7 Tipos de Logos: Qual Escolher?

1. Tipos de logo:
1.1. Logotipos
1.2. Abreviaturas
1.3. Símbolos
1.4. Mascotes
1.5. Logotipos abstratos
1.6. Emblemas
1.7. Combinação de marcas
2. Como criar uma logomarca com o Logaster

Um logo é parte orgânica da identidade da sua marca. Apesar de seu pequeno tamanho, o logo é responsável por uma série de funções importantes que determinam o sucesso da sua empresa. Ele é a primeira coisa que seus clientes em potencial veem quando conhecem sua marca. Através de características e benefícios únicas, um bom logotipo garante destaque para seus produtos. Um ícone projetado apropriadamente transmite uma sensação profissional a documentos corporativos, uniformes de funcionário, folhetos de marketing e outros itens que compõem a personalidade da sua marca.

Neste artigo, você conhecerá sete tipos de logos usados ​​por empresas modernas. Além disso, mostraremos belos exemplos para ajudá-lo a visualizar cada um dos tipos. Você descobrirá qual ícone é o ideal para a sua empresa e também como criar um logo usando o Logaster.

1.Tipos de logos

Os logos possuem inúmeras formas e tamanhos. É possível ver ícones corporativos em garrafas de iogurte, etiquetas de jeans, radiadores de carros, outdoors e muitos outros lugares. Ao ver dezenas de logotipos diariamente, talvez você pense que todos eles se parecem iguais. Isto é um grande erro! Hoje, falaremos sobre a diferença dos designs corporativos. Ao conhecer como as outras empresas criaram a identidade corporativa delas, ficará mais fácil você chegar a uma ideia inteligente para o seu próprio ícone.

Aqui estão os 7 tipos mais comuns de logotipos:

    • Logotipos
    • Abreviaturas
    • Símbolos
    • Mascotes
    • Logotipos abstratos
    • Emblemas
    • Combinação de marcas

 

1.1 Logotipos

Um logotipo é uma imagem corporativa que apresenta apenas o nome da empresa. Em um logotipo, você não verá símbolos, padrões gráficos ou emblemas. Seja o nome da sua marca curto ou longo, esse tipo de logo será a maneira ideal de permitir que seu público conheça o nome da sua empresa.

Quem não conhece o logotipo do Google? É uma bela definição de logotipo. Projetado em 1997 e abrindo mão de alguns elementos excessivos em 2014, ele tornou-se um excepcional exemplo de minimalismo. O Google conseguiu criar um logotipo simples e arejado, algo que poucas empresas conseguem. O ícone possui cores saturadas sem explorar o já batido espectro de arco-íris. Méritos à solução de design do Google!

Simples, mas eficaz.
Aqui estão mais alguns logotipos usados ​​pela Visa e pela Coca-Cola.

Ao colocar uma fonte azul em um fundo branco, a Visa faz com que seu público pense no céu claro e infinito. Um canto laranja na letra “V” representa as pitorescas colinas da Califórnia.

Quanto à Coca-Cola, sua imagem corporativa está literalmente repleta de vibrações positivas. Não há melhor maneira de saber que a temporada de festas de final de ano está chegando do que assistir ao icônico anúncio de Natal da Coca-Cola! A fonte divertida combina bem com a ideia de alegria e comemoração.

As marcas citadas acima têm um nome que corresponde a apenas uma palavra e isso definitivamente fica bem em um logotipo. Se, no entanto, o nome da sua empresa ser formado por mais de uma palavra, não deixe que isso lhe impeça de criar um logotipo!

1.2 Abreviações

Vamos continuar a explorar letras e fontes nos logos. O que fazer se o nome da sua empresa for muito longo e ficar meio desajeitado em um logo? É nessa hora que um logo criado com uma abreviação vem muito bem a calhar. Uma abreviação contém a primeira letra de cada palavra de uma frase. Curtas e concisas, as abreviações são fáceis de serem percebidas, tanto visualmente quanto foneticamente.

Um logotipo de abreviação oferece várias opções de design. Ao combinar uma fonte apropriada com cores balanceadas, você poderá criar um ícone reconhecível e exclusivo. Tome o exemplo da NASA (National Aeronautics and Space Administration). Letras vermelhas escritas em uma fonte não convencional são uma maneira infalível de atrair a atenção e transmitir uma abordagem criativa para o trabalho!

As letras são um elemento de design simples e fácil de lembrar. Lembrar de letras é muito mais fácil do que memorizar um emblema ou símbolo. Ao mesmo tempo, você corre o risco de criar um logo desanimador que fique exatamente igual a centenas de outras imagens. Para evitar isso, certifique-se de encontrar (ou inventar) uma solução de tipografia única ou um efeito visual para sua imagem. Dê uma olhada no logotipo da IBM com seu design “listrado”!

1.3 Símbolos e sinais gráficos

Um sinal gráfico (símbolo) é um elemento central de marca que criará uma personalidade única para seu negócio. Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve falar sobre o Twitter? Um pássaro azul, obviamente. Já a Apple, a gigante de TI, é conhecida por sua maçã mordida. Os logos dessas marcas se tornaram símbolos autônomos que nos permitem identificar a marca observando apenas o sinal corporativo delas.

A maior vantagem dos símbolos é sua versatilidade. Os logos de símbolos ficam bem em vários contextos, de aplicativos móveis a caminhões.

A Apple é um exemplo icônico de um logo de símbolo

Embora a maçã não tenha nada a ver com a especialização da empresa, isso não tira o seu valor. Com design profissional e esforços de marketing inteligentes, a logomarca se tornou um símbolo globalmente reconhecido.

No entanto, a maioria das marcas prefere ir pelo caminho seguro e escolher símbolos que refletem o que elas fazem. Se você pensar sobre isso, toda indústria tem itens distintos. Se você tem uma padaria, considere usar um pedaço de pão ou bolo em seu logo. Para o ramo jurídico, Themis com a balança será uma ótima escolha. Supermercados podem optar entre uma variada gama de legumes e frutas (pepino, batata, etc.). Embora que para algumas empresas a escolha dos ícones seja óbvia, outras terão que pensar fora da caixa para chegarem a uma imagem original. Lembre-se de que o símbolo escolhido deverá informar aos seus clientes que tipo de produto ou serviço você está oferecendo. Um pão francês não é uma boa ideia para um logo de um clube esportivo, você não acha? (A menos que você tenha um conceito realmente bom que justifique a escolha de tal ícone.)

Objetos inanimados não são os únicos símbolos para você construir sua identidade corporativa. Você pode usar a imagem de um atleta, chef, barbeiro, etc. Isso nos leva ao próximo capítulo do nosso artigo que examina os logos de mascotes.

1.4 Mascotes

Todos nós amávamos desenhos animados quando crianças. (E alguns nunca pararam de amá-los.) Você se lembra do seu personagem de desenho animado favorito que conquistou você com a carisma e o humor dele?

O coronel Harland Sanders, dono da rede americana de lanchonetes Kentucky Fried Chicken, não pensou duas vezes antes de se colocar no logo da marca. Sincero e feliz, o coronel Sanders sorridente está presente nas embalagens e outdoors da KFC, convidando-nos a provar o seu delicioso frango frito. Uma imagem assim estabelece imediatamente uma ligação emocional com os clientes, o que explica a popularidade selvagem da marca KFC em todo o mundo.

Mascotes são uma ótima opção para empresas que visam famílias com crianças. Se você possui ou gerencia um café infantil, um centro de entretenimento ou um time esportivo da escola, prepare-se para explorar o mundo dos super-heróis, animais e personagens de contos de fadas. Encontre o mascote que comunicará a mensagem da sua marca e tornará a sua proposta de valor única.

Aqui estão alguns fantásticos mascotes:

Estes alegres jogadores de futebol apareceram no logo do campeonato europeu de futebol de 2012

A flora e a fauna do Brasil inspiraram o logotipo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro

Caso não queira colocar um mascote no seu logotipo, então experimente criar uma composição abstrata!

1.5 Logotipos abstratos

Um logotipo abstrato apresenta uma ou várias formas geométricas: diamantes, triângulos, quadrados, linhas e quaisquer outras formas que você possa imaginar. Quando se trata de desenhos abstratos, o único limite é a sua imaginação!

Entre os maiores nomes que fazem uso do design abstrato estão a Adidas e a Pepsi. Vamos dar uma olhada mais de perto em como esses gigantes visualizaram suas identidades corporativas.

A Adidas não possui um, mas três logotipos abstratos:

Criado em 1972, o design original apresentava um trevo. Em 1997, a Pepsi introduziu um novo design na forma de escadas que levam você ao topo. A ideia por trás do logotipo circular de 2001 era acompanhar o mundo em rápida evolução.

Atualmente, a Pepsi está usando um círculo vermelho, branco e azul a fim de capturar a atenção das pessoas e como uma homenagem aos soldados americanos.

Como você pode ver, imagens abstratas podem representar várias coisas, por exemplo, uma flor, globo, escadas e até mesmo gratidão e respeito.

Embora nem sempre sejam simples, imagens abstratas são sinônimos de criatividade e pensamento positivo. Para criar um design abstrato inteligente, você deve se distanciar do caminho comum e ver o mundo com novos olhos.

Confira este site incrível com muitas ideias úteis para logos abstratos e outros designs.

Acha que usar um logo abstrato não está de acordo com o conceito do seu negócio? Continue lendo para descobrir sobre emblemas. Quem sabe? Pode ser o emblema o tipo de logo ideal para seu negócio.

1.6 Emblemas

Um emblema apresenta uma palavra, símbolo ou sinal dentro de uma forma geométrica. Selos, brasões e designs semelhantes caem na categoria de emblemas.

Emblemas são frequentemente usados em escolas, universidades, organizações sociais e agências estatais.

Enquanto as instalações educacionais optam por emblemas “seguros” e convencionais, as empresas investem muitos esforços criativos na criação de imagens exclusivas. Você dificilmente encontrará outro design que se assemelhe ao famoso emblema do Starbucks com a bela sereia.

A terceira versão do logo do Starbucks foi utilizada em 1992-2011

Como o próximo passo da marca, o Starbucks removeu o nome da empresa de seu emblema para torná-lo ainda mais elegante.

Harley Davidson é uma marca de motocicleta americana de nome reconhecido globalmente. Além de seus veículos, a marca colocou seu emblema em roupas, frascos de perfume, joias, artigos de papelaria e outros itens.

O emblema da Harley Davidson tem uma forma sofisticada.

Ao mesmo tempo, os emblemas são menos versáteis que os sinais, logotipos ou símbolos abstratos. Devido a uma série de pequenos detalhes e padrões complexos, os emblemas tornam-se ilegíveis quando colocados em pequenas superfícies (favicon, envelope, caneta, cartão de visita, etc.). Portanto, pense duas vezes antes de optar por este tipo de logo!

Se você não quer saber de representar seu negócio através de um emblema, então tente encontrar um equilíbrio entre forma e significado. Leia aqui sobre como criar um emblema de boa aparência.

1.7Combinação de marcas

Como o próprio nome sugere, uma combinação de marca é uma união de letras e imagens. Tomando o melhor dos dois mundos, uma combinação de marca é o tipo mais popular de design corporativo.

Um ícone e texto podem ser mesclados de várias maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser colocados lado a lado ou se sobreporem. Como com um emblema, o espaço ao redor dos elementos em uma marca de combinação permanece em branco:

Se você é uma empresa ambiciosa disputando clientes com marcas estabelecidas, uma combinação de marca é a sua melhor opção. Não há melhor maneira de se posicionar no mercado do que usar 2 elementos de identificação ao mesmo tempo.

Uma combinação de marca inteligente funciona nos dois sentidos. Vamos pegar a imagem da Lacoste, por exemplo. Ao ver o ícone do crocodilo, você não precisa do nome da marca para saber que se trata da renomada empresa francesa. Ao mesmo tempo, a palavra “Lacoste” evoca associações com o réptil icônico. À medida que sua imagem corporativa ganha visibilidade no mercado, você pode considerar remover o nome da empresa do seu logo.

Combinação de marca são especialmente apreciadas pelos fabricantes de alimentos, pois esta é a maneira mais eficaz de separar seu produto da concorrência. Além disso, ajuda os clientes a não se perderem entre uma enorme variedade de produtos nas prateleiras dos supermercados.

Uma combinação de marca reúne duas ferramentas poderosas, o nome comercial e a imagem gráfica. Se você tiver talentos artísticos suficientes para criar uma combinação equilibrada dos dois, seu design será fácil de perceber e memorizar.

Neste artigo, abordamos os sete tipos mais comuns de logos. Escolher o certo para o seu projeto não é um passeio no parque. Você deve considerar a especialização, metas, missão, lados fortes e outros fatores cruciais da sua empresa.

Quem precisa de designers com preços altíssimos quando você tem um criador de logos profissional como o Logaster?

Prepare uma boa xícara de chá e prepare-se para criar seu próprio logotipo em menos de 5 minutos!

Veja como você pode projetar um logotipo com o Logaster em 3 etapas:

1. Insira o nome da sua empresa:

2. Escolha as cores apropriadas e digite o slogan:

3. Use nossas opções de pesquisa para encontrar o melhor ícone para o seu design corporativo:

Clique em “Próximo” e salve seu logotipo.

O Logaster pode ajudá-lo não apenas com o design do seu logo! Sinta-se à vontade para usar o seu logo recém-criado para criar um favicon, envelope, cartão de visita e papel timbrado. Além de poder baixar o logo grátis em um tamanho pequeno, você também poderá adquirir o kit da marca completo (capas para páginas de mídia social, imagens para impressão, etc.) a um preço atraente.

Não importa se você está trabalhando em seu primeiro logotipo ou realizando um rebranding, você não conseguirá sucesso sem conhecer as tendências modernas da indústria de design gráfico. Ganhe vantagem sobre seus rivais e confira as tendências de design mais badaladas de 2018.

Resumindo

Criar uma logomarca corporativa não é tão assustador quanto parece. A chave de tudo é levar o processo passo a passo. Sente-se para pensar quais elementos você gostaria de ver em seu design: letras, imagem gráfica, símbolo ou talvez um padrão abstrato. Com o gerador de logos online do Logaster, você não precisará de um grande orçamento e nem habilidades criativas excepcionais para criar um design digno!

Se a identidade corporativa fosse uma casa, o logotipo seria o primeiro tijolo. Um logo é o que faz com que seus clientes em potencial percebam seu produto em uma prateleira de supermercado e o escolham sobre as ofertas de seus concorrentes. Nada mal para uma imagem pequena, né? Este artigo ajudará você a decidir qual tipo de logotipo enfatizará da melhor maneira possível os benefícios da sua empresa. Além disso, você aprenderá como criar um design corporativo por conta própria em três simples etapas.

Como o próprio nome sugere, uma combinação de marca é uma união de letras e imagens. Tomando o melhor dos dois mundos, uma combinação de marca é o tipo mais popular de design corporativo.

Um ícone e texto podem ser mesclados de várias maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser colocados lado a lado ou se sobreporem. Como com um emblema, o espaço ao redor dos elementos em uma marca de combinação permanece em branco:

Se você é uma empresa ambiciosa disputando clientes com marcas estabelecidas, uma combinação de marca é a sua melhor opção. Não há melhor maneira de se posicionar no mercado do que usar 2 elementos de identificação ao mesmo tempo.

Uma combinação de marca inteligente funciona nos dois sentidos. Vamos pegar a imagem da Lacoste, por exemplo. Ao ver o ícone do crocodilo, você não precisa do nome da marca para saber que se trata da renomada empresa francesa. Ao mesmo tempo, a palavra “Lacoste” evoca associações com o réptil icônico. À medida que sua imagem corporativa ganha visibilidade no mercado, você pode considerar remover o nome da empresa do seu logo.

Combinação de marca são especialmente apreciadas pelos fabricantes de alimentos, pois esta é a maneira mais eficaz de separar seu produto da concorrência. Além disso, ajuda os clientes a não se perderem entre uma enorme variedade de produtos nas prateleiras dos supermercados.

Uma combinação de marca reúne duas ferramentas poderosas, o nome comercial e a imagem gráfica. Se você tiver talentos artísticos suficientes para criar uma combinação equilibrada dos dois, seu design será fácil de perceber e memorizar.

Neste artigo, abordamos os sete tipos mais comuns de logos. Escolher o certo para o seu projeto não é um passeio no parque. Você deve considerar a especialização, metas, missão, lados fortes e outros fatores cruciais da sua empresa.

Quem precisa de designers com preços altíssimos quando você tem um criador de logos profissional como o Logaster?