História e Evolução do Logo da Adidas

  1. Quem projetou o logotipo da Adidas
  2. O significado por trás do logotipo da Adidas
  3. Por que a Adidas usa quatro logotipos
  4. O segredo da marca Adidas

De uma pequena empresa familiar, a Adidas tornou-se a segunda maior fabricante de roupas esportivas do mundo. Uma estratégia de marca com visão de futuro desempenhou um papel enorme no sucesso da empresa. Neste artigo, veremos como a gigante global conseguiu reprojetar constantemente seu icônico logotipo, mantendo-se fiel à sua identidade de marca. 

Quem projetou o logotipo da Adidas

Na mente de milhões de clientes, a Adidas está intimamente associada a três faixas. Não é algo de se surpreender, pois a empresa se mantém fiel ao seu símbolo visual desde 1949. No primeiro logo da Adidas, havia um tênis de corrida pendurado entre duas longas linhas da letra “d”.

No entanto, o mesmo ícone já tinha sido usado pela Karhu Sports, uma das principais marcas de calçados. Para resolver a disputa, Adolf Dassler, fundador da Adidas, comprou a marca pelo valor equivalente a 1.600 euros e duas garrafas de uísque.

No início dos anos 70, o logotipo da Adidas ganhou três faixas paralelas. Como resultado da campanha de rebranding de 1971, a empresa introduziu um emblema revisitado com um trevo. Em 1991, o público viu uma nova versão do logotipo – três faixas inclinadas parecendo uma montanha. O logo da Adidas como o conhecemos hoje foi projetado no início dos anos 2000 e apresenta um círculo cruzado por três linhas curvas.  

O significado por trás do logotipo da Adidas

Inicialmente, a Adidas adicionou listras aos seus tênis de corrida para torná-los mais duráveis. A propósito, o corredor Jesse Owens venceu as Olimpíadas de 1933 usando Adidas.   

As listras no emblema em forma de trevo simbolizam o foco da empresa na variedade, enquanto as três folhas do trevo representam três partes do mundo (América do Norte, Europa e Ásia) onde você pode comprar seus produtos.

O logo em forma de montanha transmite a ideia de superar desafios e perseguir fortemente seus objetivos. Quanto ao emblema redondo, ele representa o mundo e uma rápida adaptação às mudanças.  

Aqui está um fato curioso. Em todos os logos da Adidas, o nome da marca começa com uma letra minúscula para enfatizar que a marca produz roupas esportivas casuais acessíveis a todos.

Por que a Adidas usa quatro logotipos

O único aspecto da Adidas é que ela nunca desiste das versões mais antigas de seus logotipos. O fabricante de vestuário usa quatro logos diferentes em linhas e coleções diferentes de produtos. Vamos dar uma rápida olhada em como os logotipos da extensa família Adidas coexistem. 

1. Três faixas paralelas

É um símbolo clássico que aparece em todas as linhas de produtos. Não é exagero dizer que o logo de três listras é a pedra angular da marca Adidas. 

2. Trevo

Juntamente com o design de três listras, esta versão é usada para a linha de produtos Originals (roupas e calçados casuais).   

3. Montanha

O emblema da montanha é um ajuste ideal para a linha Performance, projetada para atletas profissionais.

4. Círculo

Esta versão pode ser vista nas coleções Style, criadas em colaboração com designers famosos.  

O segredo da marca Adidas

Apesar das constantes mudanças, a marca Adidas permanece fiel às suas origens. Essa consistência nos permite reconhecer inconfundivelmente o logo da Adidas em qualquer uma das variações. O sucesso da identidade da marca se resume a quatro princípios principais:

  • Design simples. Todos os logos da Adidas são minimalistas e concisos. Tanto o texto quanto as imagens são fáceis de ler.  
  • Versatilidade. Embora a cor corporativa principal da Adidas seja preta, a empresa varia suas opções de cores em diferentes linhas de produtos. Ao longo de sua existência, o emblema icônico ficou branco, vermelho e até verde brilhante.  
  • Mensagem forte. A Adidas utiliza seu logotipo de maneira inteligente para comunicar seus valores, como qualidade, força e perseverança.
  • Consciência. A marca Adidas é confiável por muitos atletas talentosos e celebridades, incluindo Beyonce, Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo e Muhammad Ali. Ao usar Adidas em eventos públicos, eles aumentam ainda mais o perfil da marca entre clientes existentes e potenciais.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!