Logos com Animais: Guia Completo e Exemplos

  1. Por que os logos com animais são tão eficazes?
  2. Como escolher o animal certo para o seu logo
  3. Grandes nomes que possuem um animal em seu logo
  4. Palavras finais

Crocs, Lacoste, Red Bull, Playboy…As empresas do mundo todo adoram usar imagens de animais em sua identidade de marca. Utilizar animais é muito bom para evocar associações instantaneamente e deixar a sua marca fixa na cabeça dos clientes. E isso é tudo que uma empresa deseja! Você está pensando em colocar um animal em seu logo? Continue lendo para descobrir como criar seu próprio logo de animal de brilhar os olhos!

Por que os logos com animais são tão eficazes?

É seguro dizer que os humanos percebem cada animal de uma certa maneira predeterminada. Por que não usar isso em benefício do seu negócio?

  • Associações instantâneas. Esperto como uma raposa, trabalhador como uma abelha, valente como um leão…Cada animal produz fortes associações para as pessoas. Isso faz com que as imagens de animais sejam uma bela escolha para branding.
  • Resposta emocional. Gatos são fofos. Touros são assustadores. Pandas são engraçados. Animais diferentes desencadeiam diferentes respostas emocionais, ajudando você a estabelecer contato com seus clientes potenciais. De acordo com uma pesquisa, o marketing emocional é muito mais eficaz do que o marketing padrão. Foi descoberto que 70% dos clientes que tiveram uma resposta emocional a um anúncio apresentado, ficaram propensos a fazer uma compra, enquanto 71% daqueles que compraram e criaram um vínculo emocional com a marca, recomendam a empresa para outras pessoas.
  • Notabilidade. O conteúdo emocional sempre causa uma clara impressão nas pessoas. Ao ver o seu logo com um animal, é muito provável que seu público comece a perceber mais a sua marca e a diferencie dos concorrentes. 

Quais empresas devem usar logos com animais? Francamente falando, qualquer empresa. Independentemente de seu negócio ter alguma coisa a ver com animais, você pode se beneficiar muito inserindo um animal em sua identidade visual. Pense no pássaro do Twitter ou no pavão da NBC! Embora nenhuma dessas empresas tenha algo a ver com o mundo animal, elas fazem um belo uso destes animais para promover suas marcas! 

Como escolher o animal certo para o seu logo

Ao procurar o melhor animal para construir a identidade da sua marca, considere estes três fatores: a personalidade da sua marca, seu público-alvo e associações que ele deve transmitir. Vamos olhar de perto cada um destes fatores.

1. Identifique a personalidade da sua marca

Seu emblema deve dar ao seu público uma ideia instantânea de qual negócio você dirige e quais produtos ou serviços está oferecendo. Para enviar a mensagem certa, você precisa conhecer bem o seu negócio. Faça uma sessão de brainstorming e pergunte a si mesmo o seguinte:

  • Qual é a personalidade da minha marca? É ousado e arriscado? Confiável e sereno? Amigável e alegre? Vamos pegar o jaguar do logo da icônica marca de automóveis. O animal exótico é sinônimo de velocidade e agilidade, características que a empresa Jaguar quer que sejam associadas a ela. 
  • Quais são seus valores e objetivos? O panda do logo da WWF traduz a principal missão do fundo que é salvar espécies de animais ameaçados de extinção. 
  • Que produto ou serviço você está oferecendo? A marca Evernote usa a imagem de um elefante para mostrar que seu programa pode armazenar grandes quantidades de dados. (Nota: os elefantes têm uma memória muito boa.) 

Faça uma lista de características que você gostaria de associar a sua empresa e escolha os animais que podem ser usados para expressar visualmente essas características. 

2. Análise do seu público-alvo

Sexo, idade, status social, hobbies, renda, necessidades – esses e muitos outros fatores afetam a forma como as pessoas percebem certas imagens. Por exemplo, o cisne no lago da Swarovski representa elegância e luxo. Na verdade, essas são as coisas que vêm à sua mente quando você pensa em uma marca de joias premium. 

3. Examine as associações

Agora, você já deve ter uma lista de animais que podem se adequar a sua marca. Você precisará ter certeza de que seu público vai perceber essas imagens da maneira certa, porque, como você provavelmente sabe, os símbolos visuais podem não significar a mesma coisa em diferentes culturas e países. 

Por exemplo, nos países asiáticos, uma cobra é um símbolo de sabedoria, enquanto para a civilização ocidental ela é sinônimo de traição. Ao promover sua marca no exterior, evite usar imagens de vacas na Índia e ilustrações de porcos em países muçulmanos. Não subestime a importância de estudar o conjunto cultural do mercado em que você está entrando.

4. Pense no design

Um logo com o mesmo animal pode ficar diferente dependendo dos seguintes fatores:

  • tipo de logo: logomarca (logotipo baseado em imagem) ou marca de combinação (imagem + texto);
  • tipo de imagem: foto ou desenho;
  • esquema de cores: uma mesma figura desenhada em cores diferentes pode desencadear associações diferentes.

Para evitar erros comuns de design, recomendamos confiar no Logaster, um serviço inteligente de criação de logos. O Logaster possui um enorme portfólio de ícones com temas de animais para qualquer tipo de negócio. Crie um logo com apenas alguns cliques, o visualize com cores e ícones diferentes e escolha a opção mais bonita!

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5. Verifique se o seu logo é único

Embora seja perfeitamente normal buscar inspiração em outras marcas, copiar um logo ou símbolo de outra empresa é antiético e ilegal. Além disso, roubar as ideias criativas de outras pessoas pode prejudicar gravemente a reputação da sua empresa. Portanto, antes de começar a usar seu logo, verifique se ele é exclusivamente seu.   

Grandes nomes que possuem um animal em seu logo

O uso de animais é muito popular entre as grandes marcas. Vamos ver alguns exemplos proeminentes, a história e os significados ocultos por trás deles.

Porsche 

Desenhado em 1952, o agora icônico logo com o cavalo e o brasão incorpora símbolos visuais exclusivos que contam a história da empresa automotiva. 

A marca Porsche foi estabelecida em Stuttgart, a antiga capital do Reino de Wurttemberg na Alemanha. A cidade foi fundada a partir de um haras, por isso o cavalo no logo da Porsche. Aqui estão outras referências ao local histórico:

  • o brasão de 4 seções no logo lembra o antigo brasão de Wurttemberg;
  • preto e vermelho eram as cores oficiais de Wurttemberg;
  • chifres representam os ricos recursos naturais pelas quais Wurttemberg era conhecido.

Puma 

O logo da Puma existe desde 1948. O emblema original apresentava um puma saltando através da letra D que representava o sobrenome do fundador da empresa, Rudolf Dassler. Dassler queria que sua marca fosse associada a força, velocidade, força de vontade e perseverança. Nada surpreendente, porque essas qualidades formam as características de qualquer atleta de sucesso! 

Ao longo das décadas, o emblema da Puma mudou seu formato, mas as cores permaneceram sempre preto e branco. A marca mantém este esquema de cores estiloso até hoje, não importa o que aconteça, exceto em raras ocasiões.

Firefox 

Em 2004, o Firefox estava procurando um logo que mostrasse a acessibilidade global e o alto desempenho de seu novo navegador de Internet. Depois de uma longa busca, os marqueteiros descobriram um lindo animal de cauda longa abraçando o globo. 

Enquanto muitas pessoas acreditam que o logo do Firefox apresenta uma raposa, na verdade se trata de um panda vermelho. O contraste do laranja e do azul cria uma dinâmica vibrante que destaca as características do navegador. 

Ferrari

Você sabia que o cavalo da Ferrari mundialmente conhecido vem do caça de Francesco Baracca, o melhor piloto italiano nos tempos da Primeira Guerra Mundial? Baracca morreu tragicamente em 1918. Alguns anos depois, sua mãe disse a Enzo Ferrari, o fundador da icônica marca de automóveis Ferrari: “Coloque o cavalo empinado do meu filho nos seus carros. Isso vai lhe trazer sorte. ”

Foi assim que nasceu o logo com um cavalo preto em um fundo amarelo. (Amarelo é a cor de Modena, local de nascimento de Enzo Ferrari.) Esta imagem caiu como uma luva para a marca, pois logo foi associada a velocidade e a potência dos carros fabricados pela Ferrari.

Lamborghini

Acredita-se que a Lamborghini surgiu como rival da Ferrari. Provavelmente por isso que a empresa decidiu optar pela paleta de cores preta e amarela também. Quanto ao símbolo visual principal, o fundador da empresa, Ferruccio Lamborghini, optou por um touro. A razão por trás dessa escolha foi bem simples: o signo de Ferruccio era Touro e ele era um grande fã de touradas. Sinônimo de agressividade e força, o touro é um símbolo visual ideal para carros de corrida!

Nestlé 

Você sabia que o logo da Nestlé tem um significado duplo? O pássaro alimentando seus filhotes em um ninho foi baseado no brasão da família de seu fundador: Henri Nestlé. (Traduzido do alemão, a palavra “nestlé” significa “ninho”.) Além disso, o emblema transcendeu a abordagem da empresa voltada para a família: em 1868, a Nestlé entrou no mercado com seu primeiro produto, um leite em pó para bebês.

Lacoste 

A escolha de um crocodilo como símbolo da marca Lacoste foi precedida por uma história engraçada. O fundador da empresa, Rene Lacoste, era um jogador de tênis renomado. Um dia, ele e outro jogador apostaram quem venceria uma importante partida de tênis. O vencedor ganharia uma bolsa feita de pele de crocodilo. 

Embora Lacoste tenha sido derrotado, os jornalistas descreveram que ele havia brigado pela vitória “como um crocodilo”. Então o apelido pegou, e Rene o tornou o logo de sua marca de roupas em 1933.

Metro-Goldwyn-Mayer

Leo, o leão, é o nome oficial do lendário símbolo do estúdio de cinema. No entanto, a verdade é que ao longo dos anos, o logo da MGM apresentou sete reis da selva diferentes. O estúdio de cinema buscou inspiração para a sua ideia na equipe esportiva da Universidade de Columbia, cujo mascote era um leão. 

O animal selvagem fez sua estreia no logo do estúdio em 1917. Naquela época, os filmes ainda eram sem som e o leão não rugia. A MGM refez a introdução de seus filmes várias vezes. O leão peludo rugindo que todos nós conhecemos dos icônicos filmes da MGM foi apresentado em 1957. Em 2021, no entanto, a empresa tomou uma decisão inteligente de substituir o leão da vida real por um CGI. 

Palavras finais

Um logo com um animal é uma maneira infalível de chamar a atenção de clientes em potencial e repercutir sua marca emocionalmente com eles. Como você escolhe o símbolo visual certo que se encaixa na sua marca? Você precisa determinar as características únicas de seu negócio e examinar os emblemas de animais usados por empresas de primeira linha em seu nicho. Além disso, pense cuidadosamente na mensagem que deseja enviar ao seu público-alvo por meio de suas imagens.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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