Nicho: Apoio online
Projeto: Feelicity – Plataforma de Apoio à Mulher
Função: Fundador e codiretor
Região: Rússia

De acordo com o Centro de Crises para Mulheres de Moscou, ANNA, apenas 3% dos casos de violência doméstica são julgados como um caso criminal e registrados nas estatísticas. Em nossa entrevista com os fundadores da plataforma de apoio à mulher, Feelicity, Igor Barinov e Elena Filimonova conversaram sobre como eles construíram a plataforma, a organização e seus projetos.

Como vocês tiveram a ideia do Feelicity? Qual é a filosofia da sua empresa?

Trabalhando na esfera social, chefiei um dos distritos de Moscou por 15 anos. Muitas vezes tive que lidar com problemas de disfunção familiar, violência doméstica, falta de moradia e o fracasso dos pais em cumprirem suas responsabilidades paternais. Não podemos dizer que o sistema estatal de prevenção de tais fenômenos não seja eficaz. É sobre algo mais… Na minha opinião, ele não é muito flexível e não aborda diferencialmente o problema de uma pessoa como indivíduo.

Trabalhando no sistema do governo local, você age apenas dentro da estrutura de sua autoridade, sem ter a oportunidade de ampliá-la. Após a minha demissão, entrei em contato com a maravilhosa psicóloga de família Elena Filimonova e decidimos criar um projeto online juntos. Como parte de nosso conceito, estamos lançando uma escola online chamada ProDivorce que está no estágio inicial de construção do site.

Qual é o objetivo do projeto?

• Existem muitos recursos legais na Internet sobre como registrar um divórcio, quais documentos são necessários para isso, etc. Mas, às vezes, são sobrecarregados com jargões de lei e são incompreensíveis para a grande maioria das pessoas.
• Também existem muitos especialistas, grupos de mulheres e sites diferentes para fornecer assistência psicológica de uma forma ou de outra.
• É bastante difícil e, às vezes, impossível para as pessoas em estado estressante entenderem tudo. E as visitas a advogados e psicólogos geralmente exigem não apenas muito tempo, mas também dinheiro.

Assumimos a missão de realizar um curso fácil de entender, que combina os aspectos psicológicos de um divórcio e as questões legais associadas a ele.

Exclusividade e benefícios do nosso curso online

• Tentamos libertar aqueles que desejam seguir nosso curso do ríspido e complexo palavreado legal e de termos psicológicos incompreensíveis.
• Fizemos um curso fácil de entender, explicando todas as etapas do divórcio, todos os pontos psicológicos e as sutilezas legais desse processo em uma linguagem simples.
• Desenvolvemos uma metodologia psicológica exclusiva chamada “Roda da Feelicity” e a complementamos com uma unidade legal compreensível e aplicável chamada “Divórcio para Iniciantes”.

Que tipos de problema vocês resolvem?

Como mencionado anteriormente, nosso curso consiste em duas partes.A primeira parte é desenvolvida por psicólogos. É chamado de Roda da Feelicity.

Você pode se perguntar como criamos o nome. Se deve ao fato de que, como a roda da vida, nossos relacionamentos são da mesma natureza cíclica. Os relacionamentos mudam continuamente, evoluindo para um nível mais alto de vínculo emocional ou recuando para um estado inferior. Quando nossa técnica exclusiva é aplicada corretamente, seu relacionamento sempre se desenvolve.

Seguindo nossa metodologia, você irá:

• aprender a lidar com emoções
• entender o seu papel na vida
• descobrir em quem se apoiar em uma situação difícil de divórcio
• descobrir por que isso está acontecendo com você
• entender como agir quando ficar sem forças
• perceber que o divórcio não é o fim, mas apenas um novo começo
• entender se vale a pena salvar o relacionamento e a família ou pôr um fim

A segunda parte, chamada Divórcio para Iniciantes, foi desenvolvida por advogados.

Cada videoaula é acompanhada de um tema de casa, treinamento e esquemas interessantes para você se conhecer. O nome fala por si. Se trata de um curso simplificado para pessoas que não têm muito conhecimento sobre direito, mas que enfrentam os problemas legais do divórcio e desejam entender um pouco mais sobre eles. É para pessoas que não têm tempo e dinheiro para advogados.

O curso revela as seguintes perguntas em uma linguagem simples e acessível:

• Onde e por que motivos pedir o divórcio?
• O que é necessário para o divórcio? Quais documentos e declarações?
• Como dividir propriedades?
• Como amparar os filhos no divórcio?
• Como fazer seu ex-marido pagar pensão alimentícia para você e seu filho?
• Como elaborar e rescindir um contrato de casamento?

Cada pergunta é acompanhada não apenas por um tutorial em vídeo, mas também por mapas mentais que ajudarão a pessoa a entender rapidamente um complexo problema jurídico.

Vocês trabalham apenas com clientes da Rússia ou seus serviços estão disponíveis para os necessitados de todo o mundo?

Este é um projeto online e pode ser acessado por qualquer pessoa que fale russo em todo o mundo, independentemente de onde mora. Enquanto o processo de criação da escola online não é concluído e o site está em construção, criamos um grupo no VK para discutir tópicos prementes e conectar pessoas, principalmente mulheres, que estão em situações difíceis.

Você planeja arrecadar fundos e aceitar doações para ajudar as mulheres que possuem poucos recursos?

Doações e finanças ainda não foram pensadas, mas tudo é possível. É importante começar e chamar a atenção para o problema. Você sabia que, de acordo com as estatísticas da Rússia, 621 de 1.000 casamentos registrados são encerrados? Você sabia que um a cada cinco homens na Rússia não cria seus próprios filhos? Uma em cada cinco mulheres é exposta à violência doméstica e 38% das mulheres em nosso país sofrem violência psicológica na família. As pessoas têm bastante medo de psicólogos, geralmente não têm tempo e dinheiro para um advogado. Estamos tentando resolver esse grande problema com nossos esforços limitados. Temos a força e o desejo de fazê-lo.

Como você organizou o projeto? Quantas pessoas estão envolvidas?

Por enquanto, somos dois. Como eu disse, a psicóloga Elena Filimonova e eu (advogado). Mas, no futuro, vamos recrutar pessoas que estão a fim de ajudar. Você precisará de advogados, psicólogos, programadores e pessoas com conhecimento sobre publicidade em redes sociais.

Na foto: Elena Filimonova
Na foto: Igor Barinov

Houve alguma história que mais o impressionou?

Existem muitas histórias, especialmente quando chefiei a comissão sobre assuntos juvenis e a proteção de seus direitos. Às vezes, você não entende como é possível, quando uma mãe sai de casa por dois dias e abandona o filho de 10 anos em casa na varanda com uma caixa de iogurte. Ou como é possível uma mãe levar homens para casa e dormir com eles e seu filho na mesma cama? Ou como a pessoa é capaz de colocar uma criança pequena para dormir em um tapete com um cachorro no corredor? Eu tive que trabalhar com todos esses casos e muito mais nos últimos anos.

Qual é o seu conselho para os leitores que planejam iniciar um projeto para ajudar os necessitados?

O conselho é simples – o que quer que você faça, deve ser feito com todo o seu coração. O projeto deve ser confiável e deve ser benéfico para as pessoas.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.