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Cartela de Cores do Outono: As maiores tendências de 2021

  1. Como usar as cores do outono no marketing
  2. As cores em alta do outono de 2021
  3. Como criar uma boa esquema de cores para o seu negócio
  4. Esquemas de cores para inspirar você

Folhas escarlates, vinho quente, torta de abóbora… O outono está repleto de tons vibrantes que você pode usar para elevar o patamar de sua marca. Quais cores escolher? Como combiná-las? Quais ferramentas usar para criar uma paleta de cores equilibrada? Tire proveito do poder das cores mais populares que reinaram no outono de 2021!

Como usar as cores do outono no marketing

Para quase 85% dos compradores, a cor é o principal fator que afeta a decisão de compra. Isso significa que as empresas podem usar paletas de cores para gerenciar a atenção e o comportamento de clientes em potencial.

Passo 1. Dê uma olhada na psicologia das cores

Os psicólogos descobriram há muito tempo que cada cor evoca uma resposta emocional particular. Desta forma, temos os seguintes significados para uma cartela de cores do outono:

  • amarelo e laranja: receptividade;
  • verde e marrom: ecologicamente correto;
  • tons de azul: confiabilidade;
  • vinho: luxo, elegância.

Tem curiosidade em saber mais sobre como as cores são associadas a sensações e sentimentos? Confira o seguinte conteúdo que produzimos:

Passo 2. Escolha a paleta de cores

Ao definir a cartela de cores para a sua marca, apoie a sua decisão nas descobertas da sua pesquisa de mercado. Dois fatores importantes a serem considerados são:

  • Pense no que você quer transmitir aos seus clientes. Imagine que sua marca é uma pessoa. Sua tarefa é descrever sua personalidade e aparência.
  • Estude os gostos, interesses, hábitos, necessidades e sonhos do seu público-alvo. Pense em quais emoções e sentimentos eles desejam experimentar.

Passo 3. Use sua paleta de cores no seu branding

As cores da sua marca devem ser utilizadas no maior número possível de pontos de contato com o cliente:

  • site;
  • app de celular;
  • redes sociais;
  • materiais impressos (cartões de visita, calendários, livretos, etc.);
  • embalagem do produto;
  • design de interiores (loja física, escritório, cafeteria, etc.);
  • anúncios e comerciais;
  • uniformes dos colaboradores.

As cores em alta do outono de 2021

Inspirado nos desfiles da Fashion Week de Nova Iorque e Londres, o Pantone Color Institute fez uma lista das principais cores do outono de 2021. De acordo com os especialistas, esses tons:

  • enfatizam a busca pela versatilidade;
  • incentivam a autoexpressão;
  • promovem paz e cura;
  • transmitem esperança e alegria;
  • trazer proximidade com a natureza;
  • transcendem ambições criativas;
  • unem ludicidade e praticidade.

Dividimos as cores em 3 grupos de acordo com os meses de outono, que no hemisfério norte ocorre entre setembro e novembro. Inspire-se para definir as cores que refletem a personalidade única de sua marca!

Setembro

Mykonos Blue. Mykonos é uma ilha pitoresca no Mar Egeu, na Grécia. O nome deste tom vem do azul profundo das águas que banham a ilha. O Azul Mykonos emite vibrações de serenidade e confiabilidade.    

Fonte – Sara Duval

Ibiza Blue. Este tom de azul é inspirado no exuberante mar Mediterrâneo que circunda a famosa e badalada ilha de Ibiza. 

Illuminating. Amarelo como a luz do sol, esse tom eletrizante emana alegria, otimismo e amizade.  

Leprechaun. O Leprechaun é uma criatura mitológica do folclore irlandês. O personagem travesso é frequentemente retratado vestindo verde, o tom que transcende uma variedade de significados, como esperança, bem-estar e amor pela natureza.

Fonte – pinterest.com

Green Bee. Este refrescante tom de verde representa as coisas naturais e autênticas.

Fonte – color-name.com

Outubro

Daylily. Este tom alaranjado suave está associado ao calor e à franqueza.

Fonte – redbubble

Adobe. A cor do barro seco faz você se sentir confortável, seguro e acolhido.

Tomato Cream. Sutil, porém poderoso, este tom suave de laranja transmite otimismo e receptividade. 

Fire Whirl. O nome desta cor fala por si! O tom eletrizante representa energia, movimento e paixão.

Fonte – diotti

Red Alert. Uma alternativa ao vermelho clássico, essa tonalidade é uma ótima solução para quem gravita em torno de tons frios. 

Fonte – pinterest.com

Root Beer. A cor Root Beer recebeu o nome de uma bebida feita a partir das raízes da árvore de sassafrás. Este tom saturado de marrom pode ajudá-lo a equilibrar uma paleta de cores mais vivas.  

Fonte – redbubble

Novembro

Fuchsia Fedora. Este tom vibrante de rosa é ousado e sedutor. É uma ótima opção para destacar a personalidade arrojada da sua marca.

Fonte – redbubble

Pale Rosette. Escolha este tom de rosa para enviar vibrações ternas e românticas. 

Fonte – pinterest.com

First Blush. Você não concorda que esse tom delicado de rosa parece um blush sutil nas bochechas?

Fonte – colorpalettes

Winery. Nobre e graciosa, esta cor de vinho irradia serenidade e elegância. 

Fonte – redbubble

Rhodonite. Este tom de azul profundo é uma metáfora visual para nobreza e luxo.  

Spring Lake. Este tom suave de azul é bom para definir cores mais saturadas.

Fonte – thedetoxlady

Clear Sky. Nossa lista termina com um tom refrescante que lembra o céu transparente de outono.

Como criar uma boa esquema de cores para o seu negócio

Quando se trata de criar uma cartela de cores inteligente para sua marca, não basta apenas escolher cores bonitas. É preciso garantir que elas funcionem bem conjuntamente para refletir a personalidade da sua marca e enviar a mensagem certa ao seu público. 

Tipos de tabelas de cores

O círculo cromático é um gráfico circular que mapeia as cores com base em seu valor cromático. Dependendo de onde a cor é encontrada no círculo cromático, podemos ter 4 combinações principais de cores.

  • Monocromática: é uma cartela que possui os tons localizados dentro do mesmo setor do círculo cromático. Esse tipo de esquema é frequentemente usado para criar designs limpos e minimalistas. Veja aqui mais sobre combinações de cores monocromáticas. 
  • Análoga: é uma paleta que possui tons de cores adjacentes dentro do círculo cromático, por exemplo, rosa e violeta, laranja e marrom. Funciona muito bem para adicionar profundidade e volume ao seu design.
  • Complementar: Se trata de uma combinação formada por tons em lados opostos do círculo cromático, por exemplo, azul e laranja, amarelo e violeta. Esse tipo de esquema de cores é bom para transmitir energia e dinâmica.
  • Triádico: é um esquema que combina três cores que são igualmente espaçadas uma das outra, por exemplo, verde, azul e vermelho. Esta solução de cor emana equilíbrio, consistência e confiança.

Tipos de cores

  • Cores principais: revelam a personalidade da marca e transmitem a sua mensagem.
  • Cores de destaque: servem para chamar a atenção para detalhes importantes que caracterizam a marca. 

Useful tools

  • Círculo Cromático da Adobe Color. Ótima ferramenta on-line que permite que qualquer pessoa crie belos esquemas de cores. Escolha a combinação de cores desejada e mova a seta ao redor do círculo cromático até chegar a combinação perfeita. O serviço faz a correspondência de cores automaticamente e indica o código hexadecimal Pantone de cada tonalidade.   
  • Logaster. O criador de identidade da marca Logaster é capaz de gerar uma cartela de cor profissional para a identidade visual da sua marca. Então, através do próprio serviço, você pode criar logotipos, cartões de visita, papéis timbrados e outros itens de acordo com o esquema de cores definido. Tudo o que você precisa fazer é inserir o nome da sua empresa e selecionar as cores que deseja usar.

Uma paleta de cores profissional pronta para ser usada na identidade da sua marca!

O Logaster irá gerar dezenas de combinações de cores incríveis para você escolher. Experimente. É rápido e gratuito!

  • BrandColors. Este serviço mostra os esquemas de cores usados pelas principais marcas do mundo. Explore a página para ver as empresas que estão organizadas em ordem alfabética ou use a ferramenta de pesquisa para encontrar a marca que você procura. Encontre inspiração nas escolhas de cores feitas pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo!

Precisa de mais ferramentas? Confira nosso guia dos 13 Melhores Geradores de Paleta de Cores

Esquemas de cores para inspirar você

Reunimos uma lista de lindas paletas de cores de outono usadas por empresas e organizações reconhecidas mundialmente.

Instituto de Tecnologia de Rochester. A combinação de preto com o tom de abóbora é vibrante e contrastante. Aqui o laranja serve como uma cor de destaque que chama a atenção para botões CTA (chamada para ação), palavras-chave e abas específicas no menu.

Polaroid. A empresa usa de forma arrojada uma ampla gama de tons que incluem vermelho, amarelo, azul e laranja. Não há como negar que as cores vívidas são a melhor maneira de mostrar as vantagens das câmeras de ponta!

Fiat. A renomada montadora de veículos usa uma paleta de cores limpa e minimalista feita de preto, branco e vermelho escuro.

DHL. A gigante de logística optou por uma combinação de cores quentes com vermelho e laranja. O esquema de cores é visto em seus caminhões, sites e uniformes dos colaboradores. Usado como cor de destaque, o vermelho destaca elementos vitais para a empresa que precisam ser percebidos pelos clientes.

Purdue University. A combinação incomum de marrom claro e preto confere um visual minimalista e nobre, transcendendo a autoridade dessa instituição de ensino.

Grunt. O poder contrastante do laranja e do marrom funciona como mágica criando um design calmo e harmonioso.

MasterCard. Os tons suaves de vermelho e laranja transmitem a personalidade amigável e inclusiva da marca.

Conclusão

As cores inspiradas no outono têm o poder de criar uma identidade de marca significativa e visualmente poderosa. Os tons de outono se adequam a praticamente qualquer negócio, independentemente do setor em que esteja envolvido. Pense em quais emoções e sentimentos você deseja traduzir por meio da identidade da sua marca. Inspire-se nas soluções de cores usadas por grandes marcas e crie uma paleta exclusivamente sua!

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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