1. O que é um banner de anúncio
  2. Formatos e tamanhos de banner padrão em 2020
  3. Ferramentas online para criar banners de anúncios

Você precisa de um banner profissional para a sua campanha de publicidade online? Temos boas notícias para você! Você é capaz de criar um belo banner por conta própria em apenas alguns minutos. E ainda, de forma totalmente grátis! Continue lendo para saber mais. Aqui você aprenderá sobre os formatos e tamanhos padrão de banner, os principais elementos que um banner deve ter e maneiras eficazes de atrair a atenção do seu público-alvo. 

O que é um banner de anúncio

Você tem menos de três segundos para capturar a atenção de um usuário que está usando as mídias sociais ou uma página do Google com os resultados da pesquisa. É por isso que é importante fazer com que cada elemento do seu banner jogue ao seu favor. Vamos ver quais elementos são usados em um banner de anúncio e como as principais marcas os utilizam para obter vantagens.

Identidade da marca

Como o banner de anúncio é parte do branding da sua empresa, ele deverá estar alinhado ao seu estilo corporativo. Essa é a maneira certa de distinguir a sua marca dos concorrentes, aumentar seu reconhecimento e adquirir clientes mais fiéis. Aqui estão os principais elementos que todo banner de anúncio deve ter: 

  • nome da empresa;
  • logo;
  • cores;
  • fontes.

Por exemplo, o mascote da empresa (uma sereia) e o fundo em verde são partes essenciais de todo o banner criado pela Starbucks. Outra marca de primeira linha, a Coca-Cola, sempre usa sua fonte icônica manuscrita e sua cor vermelha. 

Coca-Cola banner, Starbucks banner

Texto

O texto do seu banner deverá ser claro, conciso e fácil de entender. Primeiro de tudo, você precisa determinar o objetivo que está buscando em exibir o seu banner. Por exemplo, você pode querer apresentar um novo produto, melhorar a sua imagem ou informar seus clientes sobre uma promoção. Confira se as palavras escolhidas e o estilo geral de comunicação se adequam ao seu público-alvo.

Como próximo passo, continue escrevendo um texto para o seu banner. Atenha-se ao princípio “menos é mais”. Aqui vai outra dica útil que facilitará o seu trabalho. Escreva várias versões do seu texto, escolha a melhor e foque em aperfeiçoá-la. Seu objetivo é tornar a mensagem sucinta e clara. 

Veja como as marcas populares gerenciam seus banners de anúncios. Por exemplo, o eBay atrai pequenas empresas com propostas como: “Tente vender no eBay. É totalmente grátis!” e “Abra a sua loja eBay agora”. Dirigindo-se a um público jovem e dinâmico, a Adidas usa slogans concisos e curtos, como “Energia aprimorada” ou “Mantenha-se ativo”.

eBay banner, Adidas banner

Imagens

Fotos, ilustrações e gráficos são parte fundamental de qualquer banner de anúncio. É uma ótima maneira de atrair a atenção dos usuários da Internet. Para seus banners online, a Netflix usa pôsteres de filmes, enquanto a Nike conta com close-ups de seus tênis. É isso que você precisa lembrar ao escolher os gráficos certos para seu banner:

  • Identidade da marca. O estilo visual do seu banner deve corresponder à identidade da marca da sua empresa. 
  • Uma imagem para um banner. Normalmente, será um produto específico que você promoverá.
  • Alta qualidade. Evite usar imagens borradas ou de baixa definição. Em um banner grande, esses tipos de gráficos ruins se transformarão em uma mancha triste e ilegível. 
a Netflix usa pôsteres de filmes
Nike banners

CTA

СТА significa Chamada para Ação É o elemento chave do seu banner. Ele irá estimular os usuários a executar uma determinada ação, por exemplo, acesse o site, ler mais informações, comprar um produto, etc. Ao trabalhar no texto do seu CTA, é importante entender o que você deseja que seus clientes em potencial façam e que relacionamento você tem com seu público.

  • Use o botão “Comprar” ou “Comprar agora” ao lidar com um público “acolhedor” em plataformas online onde a sua marca já é bem conhecida. É uma boa opção para marcas de produtos mais acessíveis, como Pampers, Old Spice ou Uniqlo. 
  • Ao conversar com um público mais “frio”, tente conquistar sua confiança usando frases mais leves, como “Saiba mais”, “Baixe um e-book grátis”, “Cadastre-se em um webinar” etc. Por exemplo, a Cadillac convida os usuários a dar uma olhada no seu carro novo (“Conheça o CT5”) direcionando o público para o site oficial.
  • Como alternativa, você pode substituir o botão “Comprar”, um tanto invasivo, por frases CTA mais sutis e criativas. Por exemplo, a Starbucks incentiva seus clientes a “Apreciar agora” e “Reabastecer agora”. 
 Old Spice banners, Pampers banners

Veja mais algumas dicas para criar um botão de CTA inteligente:

  • Proposta clara. Os usuários devem ter uma ideia clara do que receberão depois de clicar no botão CTA. 
  • Um único CTA. Se seu banner tiver mais de um botão CTA, ele poderá confundir os usuários.
  • Design atraente. Use cores brilhantes e contrastantes e fontes espessas.

Formatos e tamanhos de banner padrão em 2020 

O tamanho do seu banner será determinado por vários fatores, incluindo a plataforma online onde ele será publicado, o conteúdo do seu banner e seu público-alvo. 

  • Para escolher o tamanho certo para seu banner, siga os padrões internacionais desenvolvidos pelo Interactive Advertising Bureau (IAB). O IAB apresenta diretrizes relevantes para banners publicados no Google, nas principais mídias sociais e em outras plataformas.
  • Lance vários banners em diferentes formatos e veja qual deles tem a melhor resposta.
  • Verifique se o banner é exibido corretamente em diferentes dispositivos, de smartphones a PCs.  

Os banners online possuem uma variedade de formatos. Para a lista completa, acesse o site do IAB. Selecionamos os três formatos mais populares:

  • Retângulo de tamanho médio (300 × 250). É um formato altamente versátil – e custoso – que fica bem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. 
Retângulo de tamanho médio (300 × 250)
  • Bloco horizontal estreito (728 × 90 para PCs; 320 х 50 para smartphones). Este banner caberá no cabeçalho ou no artigo do seu site.
Bloco horizontal estreito (728 × 90 para PCs; 320 х 50 para smartphones)
  • Bloco vertical (160х600). Este banner é exibido ao lado do conteúdo principal em uma página do seu site. 
Bloco vertical (160х600)

Ferramentas online para criar banners de anúncios

Se você não tem experiência em design gráfico ou não tem orçamento para contratar um designer profissional, poderá usar serviços online que ajudarão a criar todo tipo de conteúdo gráfico, incluindo banners para publicidade online. Vamos ver como você pode gerar facilmente um banner online com o serviço Abyssale.

Idioma 

A plataforma Abyssale suporta dois idiomas, inglês e francês. 

Abyssale

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário informar um endereço de e-mail e criar a sua senha. Depois, será solicitado inserir seu nome, cargo, setor da empresa e nome do projeto em que está trabalhando no momento. 

Abyssale

Ferramentas

Abyssale torna o processo de criar um banner simples e direto. Faça o upload dos elementos (imagem, fonte, cores, etc.) para seu banner e a Abyssale oferecerá dezenas de designs relevantes e visualmente atraentes que se encaixam na sua campanha publicitária. Todas as opções são personalizáveis. 

Modelos 

Você não encontrará modelos prontos para uso na Abyssale. Em vez disso, você precisará criar seu banner do zero. Mas não se preocupe. O serviço tem uma interface intuitiva e o guiará pelo processo de criação de banners. 

Abyssale

Formatos e tamanhos

Com o Abyssale, você pode criar banners compatíveis com IAB para as seguintes plataformas:

  • Anúncios do Google (300х250, 300х600 ou 728х90);
  • Facebook (retângulo 1,91:1 ou quadrado 1:1);
  • LinkedIn (1,91:1);
  • Twitter (16:9 ou 1,91:1).
Abyssale

Branding

Se deseja colocar seu logo no banner, faça o upload para o site da Abyssale. A plataforma suporta arquivos em SVG e PNG. Os algoritmos inteligentes do serviço garantirão que o seu logo caiba no seu banner em termos de tamanho e proporções.

Se você já definiu as suas cores e fontes corporativas, o serviço as utilizará em seu banner por padrão. Se você ainda não escolheu um esquema de cores e tipografia, vá para a próxima etapa. 

Abyssale

Cores e fontes

Use a biblioteca do Google para escolher as melhores cores e tipos de letra para o seu banner. Em seguida, digite o título, o texto principal e o texto da CTA. Lembre-se de que o título e o texto principal devem ter até 90 caracteres.

Abyssale

Imagem

Você pode fazer upload de qualquer foto (JPG, PNG) do seu computador ou importar imagens gratuitas do Unsplash. 

Unsplash

Edição

Usando o conteúdo fornecido por você, a Abyssale gerará uma variedade de banners. Escolha a melhor opção e a edite, se necessário. Você poderá alterar o formato, texto, fonte, imagens e botão CTA. Compartilhe o banner final com seus colegas ou salve-o no seu computador. 

Abyssale

Trabalho em equipe

A Abyssale permite que a sua equipe trabalhe junto na criação do banner. Graças à tecnologia em nuvem, cada funcionário poderá acessar a plataforma Abyssale de qualquer lugar do mundo.

Abyssale

Quanto custa?

Se você não se importa em ter alguns recursos limitados, poderá se beneficiar de um plano gratuito. Os planos pagos que possuem ferramentas avançadas começam em 12 euros por mês.

Abyssale

Por fim, gostaríamos de compartilhar mais uma dica com você. Depois de criar várias versões do seu banner, monte um grupo focal para testar seus protótipos e reunir opiniões valiosas. Mostre ao grupo cada banner por 3 segundos e peça para eles compartilharem as suas impressões. Pergunte se acharam a proposta clara, se tiveram interesse em clicar no botão CTA, como perceberam o banner em geral, etc. Se a maioria das respostas for negativa, será um sinal claro de que você precisa melhorar o conteúdo e/ou o design dos seus banners antes de lançá-los. 

Pacote Completo de Identidade de Marca

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