Os logos das equipes de e-sports são tão criativos quanto os dos clubes esportivos tradicionais. Os mais modernos incluem monogramas fora do comum, mascotes de animais e brincam com cores e formas. Saiba como a identidade de marca das equipes mais populares de e-sports foram criadas e qual o significado oculto por trás delas.

Team Liquid

A história do branding da equipe começou em 2001 quando um dos usuários do site Teamliquid desenhou uma imagem com um cavalo inspirada na pintura de Jim Warren. Desde então, esse símbolo sempre acompanhou a identidade corporativa da equipe. A imagem transmite um senso de comunidade, força, velocidade e confiança.

A última versão do logotipo apareceu em 2016. É uma imagem geométrica simples formando um emblema com a cabeça de um cavalo e sua crina balançando no vento.

Team Liquid logo

Fnatic

O símbolo de uma das principais equipes europeias foi concebido em forma de um monograma. Embora, à primeira vista, a imagem se assemelhe a um hieróglifo, é possível ver claramente as letras “F”, “I” e “C” incluídas no nome.

O design é baseado em uma grade de círculos que torna o padrão harmonioso. A combinação de linhas suaves e ângulos agudos dá contraste e a cor laranja chama a atenção para o monograma.

Fnatic logo

Cloud9

Uma identidade criativa pode ser criada acidentalmente, como no caso da Cloud9. Um designer profissional já tinha desenvolvido um logo para a equipe quando um dos fãs ofereceu sua versão. E foi esta exatamente a versão que se tornou o logo oficial popular há muitos anos. 

O logo apresenta três noves entrelaçados que formam uma nuvem. Na parte inferior, a inscrição “Cloud9” foi adicionada. A principal cor da identidade da marca é o azul, associado ao céu e ao nome da equipe.

Cloud9 logo

Evil Geniuses

Um dos logotipos mais conhecidos e elegantes do mundo dos esports é o monograma branco “EG” contra um fundo azul escuro. A forma circular executa duas funções ao mesmo tempo: reflete a inclusão, um dos princípios fundamentais da marca e ajuda a equilibrar os contornos das duas letras.

Em 2020, o logotipo foi aprimorado: o círculo foi rasgado no centro, criando a ilusão de uma linha vertical. E as serifas que apareceram nas formas das letras simbolizam o risco e a inovação, aspectos nos quais a Evil Geniuses é famosa.

Evil Geniuses logo

T1

Após o rebranding de 2019, os jogadores ganharam um novo logo. Costumava ser um círculo tradicional com a inscrição “T1” e asas no centro, o nome completo da equipe “SK Telecom Pro Game Team” era escrito dentro do círculo.

Depois de encurtar o nome para “T1”, o logotipo também se tornou mais simples. O círculo e inscrições adicionais foram removidas e a asa foi adicionada à letra “T”. A fonte inclinada e a cor vermelha transmitem a energia e a dinâmica dos jogadores.

T1 logo

Natus Vincere

“Nascido para vencer” é o que significa o nome da equipe quando traduzido do latim. Esta mensagem é representada por um logo vibrante. A paleta de cores contrastante entre preto e amarelo transmite otimismo e autoconfiança. E o grande monograma “NAVI” com elementos ausentes nas letras atrai a atenção, é fácil de lembrar e demonstra a criatividade dos jogadores da Natus Vincere.

Natus Vincere logo

Astralis

O nome da equipe também foi inspirado no latim: a palavra “astralis” significa “estrela”. O logotipo mostra uma estrela branca de cinco pontas, colocada dentro de uma estrela vermelha de forma irregular com quatro ângulos.

Astralis logo

OG

Os designers desenvolveram um monograma elegante para os jogadores: um hexágono alongado azul escuro na forma de um escudo com o nome “OG”. Os contornos aguçados das letras brancas repetem a forma da figura onde foram inscritas.

OG logo

Virtus PRO

O símbolo dominante do logo é um urso polar, o mascote da equipe. O rosto com um sorriso ameaçador sai da letra “V”, que se refere ao nome Virtus PRO. A paleta de cores preto-branco-laranja oferece um visual contrastante e chama a atenção.

Virtus PRO logo

Ninjas in Pyjamas

Um nome fora do comum inventado por diversão e firmemente estabelecido como o nome oficial da equipe de sucesso. As duas primeiras versões da identidade foram monogramas, mas em 2012 os jogadores ganharam um novo logotipo estiloso.

No centro, vemos a arma tradicional dos ninjas japoneses, shurikens. Eles são projetados como estrelas estilizadas com longas caudas entrelaçadas. 

Ninjas in Pyjamas logo

Team SoloMid

Essa identidade é exemplo de um estilo clássico relevante para qualquer época e que não está sujeito a tendências. A abreviação “TSM” é colocada em um círculo formado pela barra superior arredondada da letra “T”. Os outros símbolos foram colocados simetricamente nas laterais. As cores preto e branco são associadas à estilo e elegância, e a combinação de formas arredondadas e pontiagudas confere à imagem um toque especial.

Team SoloMid logo

FaZe

Embora este logotipo geométrico possa parecer um conjunto simples de linhas, ele é formado por um monograma de dois “F”s espelhados. Inicialmente, era apenas a imagem vermelha contra um fundo branco. Mais tarde, as cores preto, azul e amarelo foram adicionadas.

FaZe logo

Optic Gaming

Outro ótimo exemplo de um monograma criativo em que o “G” é passado pelo anel do “O”. Ambos os caracteres são ampliados em largura e combinam linhas suaves e ângulos agudos. E as cores contrastantes (preto e verde claro) aumentam o volume e a dinâmica da imagem. 

Optic Gaming logo

G2

O símbolo foi criado baseado em um capacete samurai que apresenta o nome estilizado da equipe nele. O interessante é que o logotipo se tornou tão popular que muitos fãs fizeram tatuagens com essa imagem. O dono da equipe prometeu que o G2 nunca mudaria o logotipo por respeito aos fãs.

G2 logo

PSG

A equipe se apresenta sob os auspícios do clube de futebol francês Paris Saint-Germain, então seus símbolos são semelhantes. No centro do logotipo, há a Torre Eiffel e a inscrição “Paris Saint-Germain” está localizada ao redor do círculo. As cores vermelho, azul e branco se referem à bandeira francesa. Os símbolos e a paleta de cores transmitem a mensagem patriótica do clube.

PSG logo

Echo Fox

O mascote dos jogadores é uma raposa vermelha. Sua cabeça e cauda são retratadas no logotipo. A harmonia de linhas suaves transmite uma sensação de dinâmica. E a junção das partes da cauda laranja e branca se assemelha a uma combinação estilizada de “E” e “F”.

Echo Fox logo

Complexity

Em 2019, a equipe decidiu fazer uma mudança radical de identidade visual para refletir o seu amadurecimento e novos objetivos. Os jogadores desejam ser equiparados a esportistas profissionais tradicionais.

A representação visual do novo posicionamento foi definida por uma estrela. Cada uma de suas cinco extremidades simboliza os cinco elementos da marca (“5C”) que são competição, comunidade, cultura, causa e convergência.

A paleta de cores azul e branco não foi escolhida por acaso. Estas cores são características do clube de futebol americano Dallas Cowboys, com o qual a Complexity se uniu como parte da sua nova estratégia.

Complexity logo

Counter Logic Gaming

O monograma simétrico de três letras tem um visual elegante e harmonioso. As linhas curvas estão associadas à flexibilidade e a cor azul lembra calma e confiança.

Counter Logic Gaming logo

100 Thieves

Para entender a identidade da marca, você precisa analisar seu nome. Por “ladrões”, significado de “thieves”, a marca quer dizer que são pessoas que tiram da vida o que não lhes é dado, procurando oportunidades, superando obstáculos e aprendendo coisas novas. O número 100 significa cem por cento de desempenho para alcançar o resultado.

Essa ideia é representada por um logotipo expressivo: a inscrição preta “100 Thieves” parece ser feita à mão com muitas pinceladas. As letras inclinadas, sublinhadas e elementos ausentes transmitem dinâmica e agressão.

100 Thieves logo

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.