11 Fontes Manuscritas Para a Sua Marca

  1. 11 Fontes Manuscritas Para a Sua Marca
  2. 3 dicas para escolher a melhor fonte manuscrita

Uma fonte manuscrita é um dos produtos fundamentais de uma marca amigável e acessível. As fontes manuscritas dão uma aparência de maior exclusividade à sua marca e criam confiança com o seu público-alvo. Criamos uma lista com as 11 fontes manuscritas mais modernas da atualidade que certamente servirão como marca registrada da sua identidade visual. E o melhor de tudo é que todas essas fontes profissionais estão disponíveis gratuitamente. O que você está esperando?  

1. Allura

Allura

Essa fonte tem um visual clean e minimalista. Como qualquer fonte manuscrita, esta fonte tem pequenas imperfeições que lhe dão um charme extra, como o “m” irregular, o “s” protuberante, espaçamento variado entre as letras e muito mais. E o lado bom é que isso tudo não prejudica a legibilidade da fonte nem um pouco. Graças à sua versatilidade, a Allura pode ser usada em uma variedade de formatos, de logos a embalagens e publicidade externa. 

2. Alex Brush

Alex Brush

Com suas letras maiúsculas volumosas, linhas suaves e espessuras variadas das linhas, a Alex Brush é uma fonte clássica que sempre se mantém atual entre as fontes manuscritas. A fonte se destaca por seus ascendentes e descendentes extensos como, por exemplo, nas letras “t”, “f”, “k”, “p” ou “g”. Essa pequena peculiaridade torna este tipo de letra fácil de ser compreendido mesmo em tamanhos pequenos, inclusive em um ícone para app móvel.

3. Balqis

Balqis

Os caracteres por extenso arredondados desta fonte tem um visual equilibrado e natural. As serifas nas letras maiúsculas e as linhas contrastantes finas e grossas conferem-lhe um tom elegante, quase romântico. A Balqis é uma solução versátil que se adapta a todos os tipos de mídia como, por exemplo, sinalização, cartões postais e convites. Lembre-se de que essa solução de tipografia fica melhor quando usada sozinha. Dito isso, é melhor evitar combinar outras fontes com a Balqis. É preferível deixar que ela seja a peça central do seu design. 

4. Yellowtail

Yellowtail

A Yellowtail tem um ar vintage intenso que homenageia as fontes populares da década de 1930, como Gillies Gothic e Kaufmann. A primeira coisa que chama atenção é a diferença entre uma letra e a outra: enquanto algumas têm ligações suaves, outras permanecem completamente isoladas. Graças aos seus ascendentes espetaculares, a Yellowtail tem um visual dinâmico e fácil de ler. Se você optar por esta solução tipográfica, ficará feliz em saber que ela pode ser aplicada com sucesso em vários pontos de contato com seus clientes. 

5. Qwigley

 Qwigley

Nesta fonte, cada letra tem sua personalidade distinta e única. Você pode ver uma variedade de recursos interessantes, incluindo linhas mais grossas, curvas e espirais divertidos, traços radicais e muito mais. Combinando elegância e experimentação, a Qwigley é uma ótima escolha para marcas que procuram enfatizar a personalidade. Porém, esta fonte deve ser utilizada com cautela, pois seus elementos decorativos podem interferir na sua legibilidade, principalmente quando ela for aplicada em tamanhos pequenos. 

6. Parisienne

Parisienne

Se você já fez exercícios de caligrafia será capaz de facilmente imaginar do que se trata essa fonte incrível simplesmente lendo a sua descrição. Arrojada e cheia de estilo, a Parisienne apresenta letras arredondadas que parecem ser inspiradas nos clássicos da tipografia dos anos 1960. Com suas serifas perfeitas, a fonte transcende os sentimentos de liberdade e coragem. Este tipo de letra será fácil de replicar em materiais de marketing, sites, banners e muito mais. 

7. Mr De Haviland

Mr De Haviland

A próxima fonte em nossa lista é o resultado dos esforços conjuntos de vários calígrafos americanos que atuaram na década de 30 do século passado. A personalidade explosiva deste tipo de letra brilha através de seus elementos salientes e arrojados, serifas sofisticadas e linhas abrangentes. A Mr De Haviland será uma ótima escolha para cartões de visita, convites e outros impressos. Por outro lado, essa fonte pode ser muito sofisticada para os meios digitais.

8. Miama

Miama

O autor desta fonte se inspirou na caligrafia da sua namorada para criá-la. Por causa disso, podemos desfrutar de uma bela solução tipográfica com uma bela história fora do comum como pano de fundo. Observe os grandes espaços entre as letras, ascendentes em negrito e as formas não convencionais do “m”, “s” e de algumas outras letras. O autor recomenda o uso da Miama para títulos de primeiro nível, versos curtos e cartões comemorativos. Se você está procurando uma fonte para textos extensos, a Miami provavelmente não será a opção ideal. 

9. Great Vibes

Great Vibes

Uma ligeira inclinação e ligações suaves dão a esta fonte uma vibração clássica. A parte mais característica dessa fonte são as serifas nas letras maiúsculas e a espessura contrastante das linhas. A Great Vibes é uma fonte Unicode destinada às letras do alfabeto latino. No entanto, você também pode adaptá-la facilmente para linguagens baseadas em cirílico. 

10. Aquarelle

Aquarelle

Esta próxima fonte irá surpreendê-lo com suas letras minúsculas volumosas com serifas duplas e loops em negrito nas letras “q” e “g”. Essas peculiaridades conferem à Aquarelle um forte efeito retrô. Lembre-se de que os elementos decorativos da Aquarelle só ficarão bem em tamanho grande. Quando usada em tamanho pequeno, a fonte corre o risco de perder seu charme. 

11. Olivia

Olivia

Com linhas e ligações suaves, esta fonte elegante emana uma sensação serena e harmoniosa. É quase impossível não se apaixonar por seus ornamentos extravagantes e ascendentes e descendentes ousados. A Olivia é incrivelmente fácil de ler, o que a torna adequada para uma variedade de usos, de grandes pôsteres impressos a sites. 

3 dicas para escolher a melhor fonte manuscrita  

Escolher a melhor fonte manuscrita é algo que você vai querer fazer da forma certa. Lembre-se de que, além de ser visualmente agradável, a fonte também deve ser funcional. Aqui estão três dicas que ajudarão você a explorar o mundo diversificado das fontes.

1. A fonte escolhida deve ser adequada ao seu tipo de negócio

Assim como a caligrafia de uma pessoa, cada fonte manuscrita é uma peça de arte única. Alguns tipos de fontes podem transmitir uma personalidade mais amigável e informal, já outras podem causar uma impressão de solidez. Antes de começar a procurar a fonte ideal, pense na emoção que você deseja transmitir com a sua marca através da tipografia. 

É sempre uma boa ideia dar uma olhada em como as grandes marcas, como Ray Ban, H&M, Coca-Cola, Instagram, Harrods, Esquire, etc., fazem. Encontre empresas que operam no mesmo ramo de mercado que você e estude as fontes que elas optaram utilizar. 

2. A fonte deve ser versátil

Escolha uma fonte que permaneça legível tanto em mídia digital quanto impressa em todos os tamanhos. Isso é especialmente vital ao escolher uma fonte para um logo. Já que você vai aplicar seu logo em uma variedade de superfícies, ele deve ter uma fonte vibrante e legível que possa ser perfeitamente utilizada em todos os tipos de mídia sem perder suas características.

Escolha um tipo de letra que permaneça legível mesmo em tamanhos pequenos. Um dos melhores lugares para encontrar uma fonte ideal é no criador de logo do Logaster!

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3. Combine as fontes com sabedoria

As fontes manuscritas são conhecidas por sua forte personalidade. Ornamentais e complexas, elas chamam a atenção do espectador e moldam a identidade do seu design. Dito isso, a tipografia manuscrita fica melhor quando combinada com a tipografia simples. A melhor maneira de criar um par equilibrado de fontes é usar serviços online especiais. Por exemplo, o serviço Google Fonts irá oferecer a você soluções de tipografia que combinam com a sua fonte manuscrita escolhida e até mesmo mostrar como elas ficam juntas. 

Conclusão

Simplicidade e legibilidade são os dois critérios que devem ser levados em consideração ao escolher uma boa fonte manuscrita para sua marca. Não se esqueça também que a sua fonte deve estar em harmonia com a mensagem que você deseja enviar ao seu público-alvo. Quer mais informações e dicas úteis? Nós mantemos você informado! Leia outros artigos do Logaster sobre este tema: Como Escolher a Melhor Fonte: Dicas de um Designer Profissional e Como Formar Pares de Fontes: Diretrizes e Exemplos

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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