Os logos baseados em texto não são necessariamente chatos. Isso foi provado pelos criadores de jogos de computador que atraem fãs tanto por histórias fascinantes quanto por marcas criativas. Neste artigo, falaremos sobre as técnicas utilizadas por eles.

Minecraft 

Todas as versões do logo foram “construídas” a partir do característicos blocos do jogo – o principal elemento do Minecraft. A paleta de cores acromática permaneceu inalterada.

A clássica tipografia apareceu logo na primeira versão do logotipo de 2009: a inscrição com sombras foi colocada em um ângulo. Dois anos depois, as sombras foram removidas, o efeito 3D foi aprimorado e o monstro Creeper apareceu pela primeira vez na letra “A”. Na versão mais recente, os designers nivelaram levemente as bordas e adicionaram contornos arrojados.

Minecraft logo

Fortnite

O símbolo visual reflete o enredo de Fortnite, que é a construção de fortalezas de vários materiais. O primeiro nome em 2011 foi “construído” com elementos de madeira, como tábuas, placas de trânsito e escadas. A ideia foi apoiada pelo slogan: “Criar. Colaborar. Proteger”.

Mais tarde, o contorno da palavra foi suavizado e acima dela foi colocada uma colina alta com todos os elementos do jogo: torres, antenas de satélite e árvores. A versão moderna da identidade parece lacônica: resta apenas texto escrito em uma fonte preta em negrito.

Fortnite logo

Roblox

Nos últimos 16 anos, o símbolo da marca mudou várias vezes. Tudo começou com um alegre logotipo colorido ao estilo do Google, mas logo foi alterado para a rígida tipografia branca com um contorno vermelho. O sinal acima do primeiro “O” mostrava onde a ênfase deveria ser colocada no título.

Na década seguinte, a fonte foi alterada diversas vezes, tornando-se cada vez mais desnivelada. E em 2017, os designers introduziram um logo totalmente novo. Seu humor ainda é definido pela tipografia: quadrada em negrito sem letras serifadas. O primeiro “O” está inclinado simbolizando o espírito criativo da empresa. O logotipo atual é feito em preto e branco.

Roblox

Overwatch

Considere uma jogada de marketing extraordinária: criar uma identidade de marca ambígua e não fornecer explicação alguma para ela. Isso fez com que os fãs de Overwatch se perguntassem o que a imagem significa.

O logo nas cores laranja e cinza consiste na palavra “Overwatch” e um círculo com duas quebras. Dentro dele, há um desenho simétrico de duas listras diagonais que evocam várias associações: uma delas, lembra um monograma estilizado de “OW” (“Over” e “Watch”). Outra, parece um sinal de paz que também lembra mãos em posição de oração e o topo laranja lembra o sol nascente.

Overwatch

Apex Legends

Um exemplo perfeito de um logo simples baseado em texto que não precisa ser alterado. O rigor da inscrição (fonte preta reta com serifas modernas) é abalado pelo efeito de desgaste nas letras. A palavra “Apex” é coberta por rachaduras, manchas e marcas de arranhão trazendo um visual estiloso e lacônico. 

Apex Legends logo

League of Legends

Em 2019, em seu décimo aniversário, a empresa introduziu uma nova identidade que decepcionou os fãs. O antigo logotipo exibia grandes letras douradas com serifas contra um fundo cinza escuro. O design e as cores estavam associados à caça ao tesouro e aventuras perigosas.

A inscrição modernizada parece bastante monótona. Sua cor ficou mais clara, os contornos foram removidos e as serifas encurtadas. Esse logo pode ser relacionado a qualquer setor – de jogos de azar à joias. No entanto, a empresa não tem previsão para mudar. 

League of Legends logo

Rocket League

O símbolo visual reflete o enredo da Rocket League, segundo o qual os participantes devem chutar a bola para dentro do gol dirigindo carros. O logo consiste em um nome e um escudo azul com um carro de corrida e uma bola. A dinâmica é transmitida pela imagem do carro em movimento e por uma linha curva semelhante a uma pista.

Rocket League logo

World of Warcraft

Cada nova versão do World of Warcraft é acompanhada por uma pequena alteração na identidade, cujos detalhes estão associados à trama. Por exemplo, os cubos de gelo em Wrath of the Lich King sugerem o reino da trama, e a cor verde em Mists of Pandaria remetiam a serpente Jade. Essa técnica ajuda a evocar as emoções dos jogadores e a deixá-los mais viciados ainda na marca.

O conceito básico de sua identidade corporativa nunca mudou. Ele contém duas fontes que simbolizam o confronto de mundos diferentes, a cor dourada e uma moldura característica.

World of Warcraft logo

Call of Duty

Desde 2003, as cores e a tipografia permanecem inalteradas na identidade corporativa. A paleta de cores acromática, especialmente a cor do aço inoxidável, está associada ao tema militar.

As palavras “Call” e “Duty” escritas em letras grandes parecem ainda maiores em contraste com a pequena preposição “of”. As letras parecem ter sido danificadas em batalha. A cada nova versão, o logo é levemente reprojetado: alguns arranhões ou buracos de bala são adicionados.

Call of Duty logo

Hearthstone

A parte astuta do logotipo baseado em texto é a sua localização. A inscrição amarela é levemente arredondada e lança sombras, criando um efeito 3D. A letra “O” se destaca no nome. Ela é desenhada na forma do símbolo principal do Hearthstone, uma estrela de oito pontas com um padrão azul. Essa abordagem cria uma conexão emocional com a marca.

Hearthstone logo

Monster Hunter World

As primeiras versões do logotipo eram brilhantes e transmitiam uma natureza explosiva através de ângulos agudos, inúmeros detalhes e das cores laranja e amarelo. A cada nova versão, a imagem se tornava mais complexa e caótica até que os designers decidiram retornar à simplicidade e ao minimalismo.

O logotipo atual foi projetado nas cores cinza e branco. A inscrição lacônica de letras finas com pequenas serifas é colocada no fundo do brasão da Hunter’s Guild, que são os personagens do Monster Hunter World. 

Monster Hunter World logo

Tom Clancy’s Rainbow Six

Este logo baseado em texto apresenta duas fontes contrastantes: as palavras “Tom Clancy’s” são escritas em pequenas letras arredondadas e “Rainbow Six” em letras grandes e alongadas.

A paleta de cores cria um contraste adicional. A palavra “Rainbow” é pintada de branco contra um fundo preto e a palavra “Six” faz o contrário. Um pequeno ícone de um homem com um rifle de assalto dá a dica do enredo. 

Tom Clancy’s Rainbow Six logo

Counter-Strike

O símbolo em preto e branco mal mudou desde 2012. Seu elemento central é a figura dinâmica de um homem usando capacete e segurando uma arma que aponta ou atira em um inimigo. Na versão abreviada da identidade, esse número fica entre as siglas “CS” e “GO” (“Global Offensive”) e na versão completa, ele fica entre as palavras “Counter” e “Strike”.

A tipografia também permanece a mesma: cada letra parece estar inscrita em um quadrado com cantos arredondados.

Counter-Strike logo

Grand Theft Auto

O primeiro logo em 1997 se tratava do nome completo da marca, escrito em três linhas. As letras amarelas inclinadas com sombras e as chamas saindo delas transmitiam velocidade e dinamismo.

Dois anos depois, o logotipo ficou preto e branco. O acrônimo “GTA” foi colocado dentro de uma moldura com a inscrição “Grand Theft Auto” abaixo dela. Finalmente, em 2001, os designers apresentaram o logo mais famoso até agora: uma grande tipografia arredondada em branco com um contorno contrastante em preto.

World of Tanks

A identidade deste jogo popular transmite o poder e a força associados aos tanques. A imagem foi projetada nas cores preto e cinza e o contorno plano dá um visual impressionante e confiante. O extraordinário monograma “WT” inscrito em um heptágono aumenta a solidez da imagem.

World of Tanks logo

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.