1. O que é um trabalho remoto
  2. Uma Carreira como Freelancer: Como Começar
  3. Serviços de Busca de Oportunidades

Os freelancers representam cerca de 40% da força de trabalho do mundo e ganham mais do que trabalhadores assalariados das empresas. Deseja construir uma carreira fazendo trabalho remoto? Neste artigo, mostraremos como começar e onde encontrar clientes.

O que é um trabalho remoto

O trabalho remoto refere-se a quaisquer serviços profissionais fornecidos fora do escritório, via Internet. Pode ser serviços de programação, marketing online, consultoria, escritor de copy, design gráfico, contabilidade e muito mais. O que você precisa para esse trabalho é apenas um laptop, Internet de alta velocidade e um local confortável (casa, um café ou um espaço qualquer para trabalhar).

Existem dois tipos de trabalho remoto: em tempo integral e freelance. No primeiro caso, você é contratado por uma empresa específica, mas não vai ao escritório dela. No segundo, você oferece serviços a vários clientes, ou seja, você efetua negócios por conta própria. É esse tipo de emprego que está ficando cada vez mais popular ano após ano. As previsões mostram que até 2030 os freelancers poderão representar 80% da força de trabalho do mundo. As razões para isso acontecer são as seguintes:

  • Renda. 73% dos freelancers ganham mais dinheiro do que quando contratados fixos pelas empresas. Não há salário fixo: você determina o número de horas de trabalho e gerencia a sua renda.
  • Flexibilidade. Você não está vinculado ao local de trabalho e pode encontrar clientes em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, você não precisa se mudar para São Francisco para trabalhar para empresas do Vale do Silício.
  • Oportunidades. Freelance pode ser uma atividade independente ou apenas um trabalho extra. Você não tem certeza de que é capaz de fazer isso? Comece atendendo pedidos simples, pratique e ganhe experiência.
  • Eficiência. De acordo com a Pesquisa CoSo Cloud Remote Worker, 77% das pessoas que trabalham remotamente possuem seu desempenho aprimorado, 53% ficam menos estressadas, 45% dormem mais e 42% comem melhor.

Uma Carreira como Freelancer: Como Começar

A vantagem de um trabalho remoto é que você pode começar a trabalhar independentemente da sua experiência. Basta escolher uma esfera e começar a procurar clientes. Siga estas 3 etapas simples para fazer isso:

  1. Identifique o nicho de mercado. Você pode prosseguir com o que estava fazendo no escritório ou aprender uma nova profissão. Pense em quais áreas você está interessado e em que nível de renda espera obter em média.
  2. Crie seu portfólio. Liste suas habilidades e mostre alguns exemplos de trabalho. Se você ainda não tem experiência, faça alguns pedidos gratuitos: por exemplo, crie um site ou crie um logotipo para os negócios de seus amigos.
  3. Comece a procurar clientes. As plataformas da Internet são a principal fonte para encontrar oportunidade de serviço remoto. Leia mais sobre elas abaixo. 

Serviços de Busca de Oportunidades

Aconselhamos que você se cadastre em vários serviços: as plataformas específicas do seu ramo de atuação (de acordo com a sua área de especialização) e as de multiuso que representam várias esferas.

Fiverr

O site reúne mais de 800.000 freelancers e cerca de 5 milhões de clientes. O Fiverr é a escolha perfeita para quem está começando e deseja criar rapidamente um portfólio. Pequenos pedidos, como redação de texto, design gráfico, vídeo e animação, design de site com WordPress são populares por aqui. Além disso, o serviço oferece cursos online gratuitos, onde você pode aprimorar as suas habilidades.

Fiverr

Upwork

Um dos maiores e mais populares sites de busca remota de trabalhos: cerca de 3 milhões de oportunidades são publicadas aqui anualmente. Aqui você encontra pedidos simples para iniciantes e projetos sólidos de grandes empresas para profissionais. Por exemplo, Frank Otava, ex-funcionário do Google, ganhou mais de $900.000 em Upwork lançando campanhas de publicidade do Google Ads.

Upwork

Simply Hired

Essa plataforma é dominada principalmente por grandes oportunidades de empresas que gostam de cooperação a longo prazo. Os recursos úteis oferecidos na plataforma são a ferramenta para avaliar seu valor cobrado e a capacidade de filtrar vagas por local, se você deseja trabalhar para um mercado específico.

Simply Hired

Freelancer

Outro grande site com mais de 30 milhões de empregadores e freelancers colaborando entre si globalmente. Centenas de pedidos são postados aqui todos os dias, desde tarefas simples a projetos de grande escala.

Freelancer

TaskRabbit

Este serviço é dedicado a encontrar pessoas para realizar tarefas domésticas. O TaskRabbit pode ajudá-lo a ganhar dinheiro extra, fornecendo pequenos serviços domésticos, como montagem de móveis, conserto de eletrodomésticos ou limpeza de apartamentos.

TaskRabbit

Guru

O site publica principalmente ofertas de emprego para freelancers experientes, incluindo programadores, tradutores, redatores, designers gráficos. Escolha um trabalho por local, categoria e condições de pagamento (taxa horária / taxa fixa).

Guru

Dribbble

Um dos maiores recursos para empreendedores da área de criação: designers gráficos, artistas, videomakers, especialistas em branding e muitos outros. O Dribbble é semelhante às mídias sociais: é um lugar perfeito para publicar seus melhores trabalhos para os clientes encontrarem você

Dribbble

Toptal

O serviço é conhecido por seu rigoroso sistema de seleção: ele aceita apenas os melhores candidatos que foram aprovados nos testes e entrevistas. Como resultado, os profissionais obtêm acesso a projetos bem pagos de grandes empresas. O salário varia de $50 a $250 por hora.

Toptal

The Creative Group

A plataforma ajuda a encontrar pedidos para profissionais criativos, como fotógrafos, designers, autores de textos. No The Creative Group, você pode encontrar oportunidades para um trabalho apenas ou até mesmo obter um trabalho remoto em período integral.

The Creative Group

Aquent

Embora esta plataforma seja destinada a freelancers experientes, ela também oferece oportunidades para iniciantes, por exemplo, cursos gratuitos de treinamento online. A maioria das ofertas de emprego da Aquent estão relacionadas a marketing online e profissões criativas.

Aquent

PeoplePerHour

O nome da plataforma fala por si: ela publica oportunidades simples com pagamento por hora em quase todas as esferas – do design do cartão de visita ao desenvolvimento de uma página web de vendas. PeoplePerHour é perfeito para iniciantes, pois é o lugar para obter experiência em coisas simples e aprimorar suas habilidades.

PeoplePerHour

Crowded

O recurso seleciona os candidatos usando inteligência artificial. Primeiro, o algoritmo avalia seus conhecimentos, habilidades e valores cobrados e, em seguida, conecta você automaticamente a trabalhos que correspondem com seu perfil. 

Crowded

Nexxt

Milhões de trabalhos de centenas de milhares de empresas… O Nexxt oferece uma ótima opção para profissionais em diferentes áreas de especialização. Para começar, basta digitar as palavras-chave e a região em que deseja encontrar clientes.

Nexxt

Skyword

A plataforma é especializada em encontrar profissionais que trabalham com conteúdo: redatores, editores, gerentes de estratégia de conteúdo. Até empresas famosas como a Purina, a IBM, a Lowe’s e outras fazem pedidos aqui.

Skyword

Resumindo

Ser Freelancer é ter o seu próprio negócio, onde você toma suas próprias decisões, negocia com clientes e calcula seus ganhos e custos. Para construir uma carreira de sucesso, você precisará não apenas de conhecimento e experiência, mas também saber como se promover. Vamos compartilhar três dicas úteis com você:

  • Crie a sua própria marca. Você quer que seus clientes o encontrem? Demonstre seu profissionalismo escrevendo posts especializado nas mídias sociais, publicando artigos em blogs e participando de conferências. Não se esqueça do aspecto visual da marca, sua identidade corporativa. Crie um logotipo rapidamente em um serviço online como o Logaster de forma grátis.
  • Faça conexões com as pessoas. Cadastre-se em grupos de perfis nas mídias sociais, gerencie a sua conta do LinkedIn e use o buzz marketing para aumentar o número de pedidos.
  • Continue aprendendo. Nas profissões digitais, novas direções e tendências aparecem todos os dias e as demandas do mercado mudam constantemente. Para permanecer em alta demanda, continue se desenvolvendo: acompanhe as últimas notícias em sua esfera, aprimore suas habilidades e explore nichos promissores. 

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.