Você não precisa procurar um novo emprego para aumentar os seus lucros! Segundo esta pesquisa, cerca de 45% dos americanos transformaram seus hobbies em uma fonte extra de renda. Por que você não faz o mesmo? Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar suas habilidades, criar um portfólio forte e desenvolver uma rede profissional. Continue lendo para descobrir como ganhar dinheiro extra. 

Nota: Observe que este artigo contém ganhos aproximados para cada trabalho paralelo. Quanto dinheiro você ganhará depende do seu nicho, nível de conhecimento e habilidades para promover sua marca. 

1. Fotografia

Este tipo de trabalho paralelo é a escolha ideal para pessoas criativas e apaixonadas pela fotografia. Comece escolhendo o seu nicho. Pode ser casamento, família, retrato, moda, comida ou qualquer outro tipo de fotografia. Além disso, você pode vender seu trabalho em sites de fotografia.   

O que você precisa:

  • câmera profissional;
  • conhecimentos básicos de composição e iluminação;
  • habilidades de edição de fotos.

Quanto você pode ganhar. Uma sessão de fotos de uma hora custa $30 a $60 (Europa Oriental) a $100 a $300 (EUA). Em sites de fotografia, você pode receber entre $0,5 a $10 por imagem. O preço das sessões de fotos de casamento varia de $700 (Europa Oriental) a US$1.000-3.000 (EUA).

Onde encontrar clientes. Se você não tem experiência em fotografia, é uma boa ideia começar como assistente de um fotógrafo experiente. É uma maneira infalível de adquirir o conhecimento necessário e fazer contatos úteis. Contudo, se você já estiver pronto para começar por conta própria, poderá procurar clientes em grandes plataformas freelancers (Upwork, Fiverr). Além disso, pode colocar anúncios em fóruns de fotografia da sua região. Além disso, crie uma conta no Instagram e aumente os seus seguidores por lá. Comece o seu próprio blog sobre fotografia.

Não deixe de conferir os principais sites de bancos de imagem, como Shutterstock, Depositphotos e Istockphoto.

bancos de imagem

2. Consultoria

Se você se considera uma autoridade em um campo específico, pode compartilhar seu conhecimento com outras pessoas mediante uma taxa. Tente trabalhar como consultor. Você será pago por analisar dados, desenvolver recomendações e diretrizes e criar soluções prontas para uso. Os consultores estão em alta demanda em diferentes setores, desde restaurantes a finanças e marketing. 

O que você precisa:

  • conhecimento profundo em um determinado campo;
  • habilidades para resolver tarefas e prontidão para assumir a responsabilidade por suas ações..  

Quanto você pode ganhar. Sua taxa de consultoria pode variar dependendo do seu setor e experiência. Por exemplo, uma consulta de uma hora sobre questões de marketing custa de $20 a $30 na Europa Oriental e cerca de $100 nos EUA. Se você deseja se tornar um consultor de carreira, pode cobrar de $50 (Europa Oriental) a $140 (EUA).

Onde encontrar clientes. Se você estiver disposto a construir uma carreira de consultoria no setor com o qual você já está familiarizado, poderá se beneficiar do boca a boca. Peça a seus clientes existentes que o recomendem aos amigos e colegas de trabalho. Se, no entanto, você está começando do zero, crie uma conta comercial forte no LinkedIn e no Facebook. Compartilhe dicas interessantes e comunique-se com seu público. Oferecer consultas gratuitas aos primeiros N clientes também é uma boa técnica de promoção.

LinkedIn

3. Design de logo

Este trabalho paralelo atenderá designers profissionais e aqueles que não têm experiência neste domínio. Se você está procurando uma maneira rápida e fácil de aprender o básico do processo de criação de logotipo, pode procurar ajuda de geradores de logotipo online, por exemplo, Logaster.

O que você precisa:

  • bom gosto e criatividade artística;
  • habilidades básicas ou experiência em design usando criadores de logo online.

Quanto você pode ganhar. O custo da criação de um logo é determinado conforme o caso e dependerá de quão sofisticado será o seu design e de quantas versões do logo você será contratado para criar. Na Europa Oriental, os designers cobram de $50 a $100 por um emblema, enquanto seus colegas nos EUA ganham entre $300 a $800 por arte.

Onde encontrar clientes. Visite grandes sites freelancers, como Upwork, Fiverr, Guru e outros.

4. Limpeza

A boa notícia é que a demanda por serviços de limpeza não é afetada por mudanças ou tendências do mercado. As pessoas precisam de casas e escritórios limpos o tempo todo. Como este é um mercado altamente competitivo, recomendamos que você escolha um nicho no qual se especializará. Por exemplo, você pode se concentrar na limpeza após reformas ou festas, na remoção de manchas complexas, etc. 

O que você precisa:

  • diligência e disciplina;
  • produtos de limpeza eficazes, aspirador de pó;
  • capacidade de lidar com diferentes tipos de manchas.

Quanto você pode ganhar. Sua recompensa dependerá do tipo de limpeza que você for fazer. Os preços padrão variam de $10 (Europa Oriental) a $20 (EUA) por hora.

Onde encontrar clientes. Entre em contato com as agências de limpeza da sua cidade / região e pergunte se estão contratando novos funcionários. Além disso, anuncie seus serviços em sites especializados online e comunidades da web (por exemplo, Housekeeper).

Housekeeper

5. Passeador de cães

Devido a horários de trabalho ocupados, muitos donos de animais não têm tempo para passear com eles. Por que você não assume esta tarefa para eles? Além de ganhar algum dinheiro extra, você passará um tempo com os cães, o que pode ter um ótimo efeito antiestresse. 

O que você precisa:

  • amor por cães;
  • responsabilidade, pontualidade.

Quanto você pode ganhar. De $2-4 (Europa Oriental) e $15-20 (EUA) por caminhada.

Onde encontrar clientes. Peça a seus amigos para promover os seus serviços em suas mídias sociais. As chances são de que alguns de seus seguidores/assinantes possam estar precisando de um passeador de cães. Além disso, publique anúncios nos fóruns locais e consulte sites especializados em serviços para animais de estimação (por exemplo, Wag nos EUA).

Wag

6. Catering

Catering se refere a uma variedade de serviços de fornecimento, preparação e entrega de comidas e bebidas para uma variedade de eventos, incluindo casamentos, banquetes, conferências, etc. Esse nicho é predominantemente dominado por grandes empresas de catering que contratam pessoal (garçons, cozinheiros, motoristas etc.) para cada evento específico.  

No entanto, isso não significa que uma pessoa não possa fornecer serviços de catering para eventos menores. Se você é bom em cozinha e multitarefa, pode facilmente criar um menu original, preparar a comida, entregá-la no local e servi-la a mesa.  

O que você precisa:

  • experiência trabalhando no negócio de restaurantes;
  • alto nível de responsabilidade.

Quanto você pode ganhar. Seus ganhos dependem do tipo e tamanho do evento que você cobrirá. Os preços variam de $50 a $150 por um evento inteiro (Europa Oriental) a $14 por hora (EUA).

Onde encontrar clientes. Cadastre-se em sites de busca de emprego (por exemplo, Indeed) e navegue pela seção de catering. Como alternativa, você pode procurar vagas de emprego nas empresas de catering locais. 

Indeed

7. Orientação Educacional

Se você possui um sólido conhecimento acadêmico de uma determinada área (matemática, línguas estrangeiras, etc.), você pode dar aulas particulares a estudantes e adultos. Um dos lados positivos deste tipo de trabalho extra é que você pode fazer isso remotamente, dando aulas online via Skype. 

O que você precisa:

  • conhecimento profundo em um determinado campo;
  • sociabilidade, amabilidade.

Quanto você pode ganhar. $8-15 (Europa Oriental), $30-50 (EUA) por hora.

Onde encontrar clientes. Coloque anúncios nos principais fóruns online, peça a seus amigos e familiares que o encaminhem para os conhecidos e consulte sites especializados como Tutors (EUA), Tutorhunt (Grã-Bretanha), Repetitors  (Europa Oriental).

Tutors

8. Entrega 

A demanda por serviços de entrega está crescendo em todo o mundo. Nenhuma empresa, seja uma pequena pizzaria ou gigante internacional como Amazon e UPS, poderia existir sem o um serviço de entrega. É uma bela possibilidade para ganhar dinheiro extra, especialmente se você é um adolescente ou estudante universitário. Para poder entregar pedidos de forma rápida, você precisará de um carro, bicicleta ou scooter. 

O que você precisa:

  • boa habilidade de navegação;
  • responsabilidade, pontualidade.

Quanto você pode ganhar. De $400 (Europa Oriental) a $3.000 (EUA) por mês.

Onde encontrar clientes. Escolha algumas das principais empresas da sua região e verifique seus sites e páginas de mídia social para encontrar trabalhos de entrega.

quadro de avisos

9. Babá

Uma babá pode fazer uma variedade de tarefas. Entre elas, é possível levar a criança para passear, ajudá-la na lição de casa, preparar uma refeição e até limpar o quarto. Decida por si mesmo que tipos de trabalho você está pronto para fazer e qual a idade das crianças que você gostaria de cuidar. Observe que as famílias preferem contratar principalmente mulheres para esse tipo de trabalho. 

O que você precisa:

  • capacidade de lidar com situações de emergência;
  • amor pelas crianças e experiência em se comunicar com elas;
  • o conhecimento de medicina e psicologia será uma vantagem competitiva.

Quanto você pode ganhar. De $2-4 (Europa Oriental) a $15-20 (EUA) por hora.

Onde encontrar clientes. Ao procurar uma babá, os pais confiam principalmente nas recomendações e referências de seus amigos e conhecidos. Nesse nicho, o poder da propaganda boca a boca é muito importante, portanto, é preciso que você seja indicado por alguém de confiança. Além disso, explore os sites de babás da sua região. Por exemplo, na Rússia, o site mais popular é o Nashanyanya. As babás ucranianas podem conferir o Zabota. Se você mora nos Estados Unidos, acesse o Sittercity.

Sittercity

10. Artesanato

Nos dias de hoje, é muito difícil encantar alguém com um produto produzido em massa por maquinários. As pessoas estão começando a valorizar itens personalizados criados manualmente cada vez mais. Você pode criar uma variedade de itens bonitos e úteis, de livros de recortes até a sabão. É uma ótima ideia para obter renda adicional se você estiver de licença maternidade ou de férias. Lembre-se de que seus ganhos dependerão não apenas de nosso talento, mas também de suas habilidades para promover e vender seus produtos. 

O que você precisa:

  • talento para criar itens artesanais exclusivos;
  • conhecimentos básicos de marketing e e-commerce.

Quanto você pode ganhar. Seus ganhos podem variar de $10 a vários milhares de dólares por mês. Seu desempenho financeiro dependerá de quais produtos você vende, de quão exclusivos eles são e de qual é sua estratégia de preços.  

Onde encontrar clientes. Participe de uma grande comunidade online de artesanato, como o Etsy. É um site importante onde você pode vender seus itens feitos à mão. Além disso, não perca a oportunidade de participar de eventos locais, como exposições e feiras.

Etsy

11. Programação Web

Se você possui conhecimento básico de HTML ou Python, já consegue desenvolver sites e aplicativos para celulares. Se você não sabe nada sobre desenvolvimento web, ainda pode criar sites simples baseados nas estruturas de plataformas como o WordPress, Wix ou Squarespace.

O que você precisa:

  • conhecimento de programação (para desenvolvedores da web);
  • experiência em trabalhar com sistemas de gerenciamento de conteúdo (para quem usa criadores de sites);
  • conhecimentos básicos de design gráfico.

Quanto você pode ganhar. De $10 a 20 (Europa Oriental) a $50 a 100 (EUA) por hora.

Onde encontrar clientes. Procure por trabalho em sites freelancers populares (Upwork, Fiverr) ou sites especializados em TI (Codingninjas, Scalablepath).

Upwork

12. Organizador de Eventos

Se você tem talento para organizar eventos, pode tentar planejar cerimônias como aniversários, festas, casamentos, conferências e festivais. Lembre-se de que é um trabalho muito desafiador. Um organizador de eventos é responsável por todos os aspectos do evento, desde a escolha de um local e da música até o design de convites. 

O que você precisa:

  • habilidades de gerenciamento de projetos e de pessoal;
  • sociabilidade;
  • habilidade de gestão de tempo;
  • resistência ao estresse;
  • criatividade;
  • ser multitarefa.

Quanto você pode ganhar. Na Europa Oriental, você pode contar com $400 por mês ou $25-100 por hora. Nos EUA, seu faturamento geralmente equivale a 15 a 20% do custo total do evento.

Onde encontrar clientes. Ser indicado é a melhor forma de publicidade. Faça contatos na indústria de hospitalidade, peça a seus amigos que o recomendem a todos que eles conhecem, comunique-se com seus clientes em potencial online e offline. Construir uma base sólida de clientes pode levar tempo, mas no final vale muito a pena. Se você é novo nesse ramo, comece com pequenos projetos. Organize alguns eventos para sua família e amigos. Depois de montar um bom portfólio e ganhar experiência, você pode dar um passo adiante e aumentar suas ambições profissionais.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.