O que se pode fazer para aperfeçoar o seu marketing mais ainda quando você já tem um site legal, páginas nas redes sociais, publicidade funcionando corretamente e até materiais promocionais? O que você pode fazer quando possui folhetos, brochuras, crachás e cartões de visita que lembram o cliente sobre a sua empresa? A coisa mais importante a fazer é estar sempre à vista. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de artigos de papelaria da sua marca.

Sempre que os seus clientes usam uma caneta com o seu logotipo, eles inconscientemente pensam em sua marca, promovendo-a entre as pessoas ao seu redor. Pode parecer algo sem importância, mas e se você olhar para isso de um ponto de vista diferente … E se houverem muitos desses itens? Digamos três, cinco, oito ou até dezesseis? Eles estarão bem diante dos olhos das pessoas, lembrando-os constantemente de você e, assim, aumentando a conscientização e a lealdade à marca, o que acabará por impulsionar as vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

O conteúdo:

  1. Quais são os principais benefícios dos produtos de marca para o seu negócio e por que se preocupar em produzi-los?
  2. Os meios mais populares de branding de produto
  3. Os 8 principais itens de papelaria não óbvios, mas obrigatórios, para o branding corporativo
  4. Outros produtos úteis para fins de branding
  5. Vamos resumir


Quais são os principais benefícios dos produtos de marca para o seu negócio e por que se preocupar em produzi-los?

A princípio, pode parecer que os artigos de papelaria são relíquias do passado, algo originário da era dos dinossauros. No entanto, mesmo no mundo digital moderno, eles desempenham um papel essencial na vida diária de cada indivíduo, bem como, nos negócios em geral. Abaixo estão vários motivos pelos quais você deve pensar em exibir o nome e o logotipo da sua marca em todos os espaços em branco da empresa.

É fácil de ver
Dezenas de pessoas verão os papéis minúsculos como notas, adesivos Post-It e outros artigos de papelaria antes de jogá-los fora. Tente se lembrar da última carta que você recebeu. As chances são altas (quase 99%) de que o logotipo do remetente estivesse na frente ou no verso do envelope.

Disponibilidade
Ao contrário de outros produtos de marca, como óculos de sol ou banners de grande formato, os itens de papelaria são muito mais acessíveis devido aos materiais e aos recursos/energia necessários para produzi-los. Além de serem baratos, são usados por todos.

Enorme variedade
Existem muitas opções. Canetas, cadernos, envelopes, papel timbrado, cartões, pastas, calendários, bolsas, fita adesiva – a lista é longa, mas o ponto é que existem muitas coisas que as pessoas usam diariamente e todas elas podem ser usadas para promover e apoiar constantemente a sua marca. E o mais importante: independentemente do material usado para fabricar o item, as modernas tecnologias de impressão permitem que sua marca seja impresso nele com facilidade e que isso tenha um preço acessível.


Os meios mais populares de branding de produto

Existem várias maneiras de colocar a marca da sua empresa em praticamente qualquer superfície. As tecnologias modernas permitem adicionar quaisquer símbolos e padrões a uma enorme variedade de materiais: plástico, metal, madeira, couro, materiais sintéticos, tecidos, cerâmica e assim por diante.

Aqui estão os meios de impressão mais populares:

  • gravação a laser em superfície de metal,
  • almofada de impressão,
  • serigrafia,
  • impressão offset,
  • impressão de carimbos.

De fato, a maioria das empresas que trabalham na área de impressão ou produção de banners de marca possui o equipamento necessário para todos os materiais necessários. O principal objetivo aqui é garantir que seu estilo corporativo seja flexível o suficiente e que seu logotipo tenha uma aparência boa e clara o suficiente em um grampeador, lápis ou placa na frente de uma loja. Como preparar os produtos de marca para a impressão – leia aqui.


Os 8 principais itens de papelaria não óbvios, mas obrigatórios, para o branding corporativo

Muitas pessoas pensam que simplesmente imprimindo o seu logo em preto e branco no canto de uma folha em branco com uma impressora antiga, elas estão em conformidade com a questão de branding corporativo. No entanto, isso está longe da verdade. Vamos dar uma olhada nos oito produtos mais eficientes e de boa saída.

Envelopes corporativos

Envie documentos para seus clientes e parceiros usando não apenas o papel timbrado da empresa, mas também envelopes com a sua marca. Ao fazer isso, você pode aumentar significativamente o processo de leitura de cartas e distinguir seu envelope entre as dezenas de envelopes brancos semelhantes que o destinatário recebe.

O formato do envelope pode variar dependendo do tamanho do papel. Os mais comuns são C4, C5, C6/C5 e C6. Você pode encontrá-los facilmente em qualquer gráfica.

Branded envelopes
Source: by OTL

Fita adesiva

Você costuma enviar produtos em caixas de papelão? Nesse caso, use uma fita adesiva com sua marca para embalá-los. Essa não é apenas uma ótima maneira de impedir que suas encomendas sejam abertas, mas também uma marca de identificação perfeita. O mesmo acontece com os envelopes – é possível ver imediatamente quem enviou a encomenda e qual é o seu conteúdo antes mesmo de abri-la.

Branded scotch

Calendários

Este é um acessório conveniente e prático. O formato do calendário não é realmente importante. Pode ser um calendário horizontal para uma mesa ou vertical para uma parede. Pode ser papelão ou brilhante. Os calendários estão sempre à vista e são usados pelas pessoas. Apesar de tê-los em nossos smartphones e laptops, ainda é mais fácil desviar a cabeça do monitor para verificar o dia da semana em vez de abrir um aplicativo. Além disso, um calendário é uma escolha perfeita para presentes corporativos. Não será jogado fora como um cartão ou folheto, mas estará lá sendo olhado durante o ano todo. Você deve se lembrar de adicionar o logotipo da sua empresa para transformar um calendário em uma ferramenta de publicidade para a sua marca.

Branded calendars
Source: by Bayazid Ahmed Bulbul

Canetas

Você se lembra da regra anterior? Uma caneta está sempre à vista. Uma pessoa que usa uma caneta com seu logotipo está promovendo sua marca gratuitamente. Você pode deixar essa estratégia ainda mais eficiente, solicitando canetas de alta qualidade com um design atraente.

Branded pens
Source: Design Group Italia

Canecas e copos

Estes são os instrumentos mais importantes de qualquer funcionário do escritório. Uma xícara de café permite que você comece seu dia de trabalho cheio de energia. É a melhor amiga e companheira de seus colaboradores durante o horário comercial.

No entanto, uma caneca normal com sua marca não é tão interessante quanto uma caneca térmica. Realize um sorteio e dê uma caneca a um de seus clientes sortudos. O vencedor sempre fará referência a sua marca no círculo dele, mostrando seu logotipo. Outros participantes também falarão sobre você nas redes sociais, aumentando assim seu nível de reconhecimento da marca.

Branded cups

Bloco de anotações, organizadores e planejadores

Embora possamos usar uma ampla variedade de aplicativos e soluções de software para fazer anotações e planejamentos, os blocos de anotações continuam muito populares. As pessoas usam estes materiais literalmente em todos os escritórios. Entregue blocos de anotações com a sua marca aos seus melhores clientes e parceiros. É uma maneira perfeita de lembrá-los sobre a sua empresa. O mais importante é que seu presente não seja guardado em uma gaveta. Se a pessoa que recebeu seu bloco de notas não o usar pessoalmente, simplesmente o entregará a outra pessoa, continuando assim a promover você e sua marca. Crie blocos de anotações com um formato elegante e incomum, bem como, com um papel pesado, capa de couro, caixas bem pensadas e um design bonito. Assim, esses materiais tendem a se destacar e exibir o logotipo da sua empresa, lembrando os clientes a respeito dela e criando emoções positivas.

Branded notebooks

Pendrive

Um dispositivo de armazenamento USB portátil é conveniente, útil e interessante. Sem dúvida, o custo de aquisição e impressão de sua marca em um lote de pendrives será maior do que em canetas. Contudo, aumentará também o valor de sua propaganda.

Imagine que você está montando uma apresentação sobre um novo produto da empresa e preparando um conjunto de itens promocionais, materiais impressos e papelaria – um pacote padrão. Adicione então um pendrive com uma versão eletrônica da sua apresentação e vários outros arquivos. Você não apenas atrairá mais interesse, mas também oferecerá um item prático para cada participante do evento. Isso ocorre porque um pendrive ou cartão de memória é uma ferramenta conveniente para o uso diário. E as pessoas sempre saberão de quem ganharam. Elas lembrarão da sua empresa e compartilharão informações a respeito dela com todos os que estão à sua volta.

Branded flash drive
Source: by Andrew Diete-koki | Logo/Brand Identity Designer

Sacolas

Uma sacola simples com o seu logo pode ser usada com eficiência durante vários eventos, exposições e conferências corporativas. Basta colocar na sacola todo o material promocional para distribuição entre os participantes do evento, incluindo folhetos A4 e A5, além de outros itens de marca, como bloco de anotações e cartões de memória.

Branded Bags
Source: by Sidhya Tikku

O que faço se ainda não tenho um logotipo?

Digite o nome da empresa no campo abaixo, escolha o melhor design, faça as alterações (se necessário) e baixe o arquivo. Fácil né?


Outros produtos úteis para fins de branding

A solução perfeita é usar o que puder para fazer branding. No entanto, nem todo produto pode garantir resultados constantes e eficientes. Ao mesmo tempo, não há necessidade de ir além do seu orçamento. No entanto, quanto mais itens de papelaria com seu logotipo você produzir, mais brilhante será a sua imagem geral no mundo moderno da publicidade e promoção. Aqui está uma lista de outros cinco produtos que aumentarão o nível geral de reconhecimento da sua marca.

Cartões de visita

Estes provavelmente estão entre os produtos mais procurados e populares para fins de branding. Um cartão de visita deve ser brilhante, agradável de tocar e memorável. Atualmente, pode-se encontrar uma enorme variedade de soluções de designers nesse campo. Cartões de visita impressos em plástico transparente usando a tecnologia UV estão entre as opções mais interessantes. Eles parecem algo trazido de um mundo futuro de tecnologias incríveis.

Está criando um cartão de visita? Confira aqui nossa seleção de ideias criativas de design de cartão de visita para a sua inspiração.

Business card
Source: by AK Design

Papel de anotação

Crie papel de anotação exclusivo com o logotipo da sua empresa. Muitas pessoas ainda fazem anotações escritas para se lembrarem das tarefas ao longo do dia. Isso significa que uma nova pilha de post-its é sempre uma ótima ideia. Se estes adesivos para anotações estão disponíveis em cores diferentes, certamente criarão emoções positivas entre seus clientes.

Pastas para papel

Folder

Virtualmente qualquer empresa que precise armazenar mais de uma folha de papel deve ter uma pasta especial entre seus itens de papelaria personalizados. De fato, se todos os documentos importantes – incluindo faturas, contas, contratos e informações pessoais impressas – couberem em uma pasta, é onde eles serão armazenados. O uso de pastas para guardar papel permite descobrir imediatamente que tipo de documento está dentro.

Source: Hartnack and Company

Papel timbrado da empresa

Os papéis timbrados comerciais devem ser impressos em folhas A4 padrão e geralmente tem as informações colocadas no cabeçalho, rodapé ou em ambos. Os papéis timbrados comerciais visam ajudar seus clientes a entender quem é o remetente da correspondência e das informações.

Business letterheads
Source: By Stephanie Design

Cartas

Você ainda está procurando uma nova ferramenta de publicidade offline para a sua empresa? Uma das maneiras mais eficientes de promover os seus negócios é enviando correspondências, folhetos publicitários e materiais impressos. Papéis de carta com a sua marca são perfeitos para a impressão. Eles são duráveis e acessíveis e podem ser usados para imprimir muitas informações úteis.

Você pode enviar lembretes sobre reuniões, trocas de óleo, promoções ou códigos promocionais para seus clientes mais fiéis, cada um com o logotipo da empresa na frente ou no meio.

Postcards
Source: By Kira Crugnale

Faturas

Folder

Se você estiver criando faturas para atacadistas ou fornecedores, colocar a sua marca neças facilitará a identificação de sua empresa por outras pessoas. Não se esqueça que as faturas podem oferecer espaço limitado para suas informações corporativas. Portanto, você precisa criar uma versão especial do seu logotipo dentro do estilo corporativo existente.

Source: By Iulian Neagoe


Vamos resumir

Os artigos de papelaria com a sua marca são uma das melhores maneiras de lembrar os outros sobre você e permanecer constantemente à vista. Essas não são apenas coisinhas fofas, são ferramentas necessárias usadas por milhões de pessoas diariamente. Se você realmente deseja tornar sua marca reconhecível e popular, pense em maneiras de estabelecer o estilo corporativo em detalhes. A maneira mais fácil e conveniente de criar seu próprio estilo corporativo é usando o serviço online Logaster. É simples, rápido e acessível. Experimente agora, absolutamente de graça, e veja como o seu logotipo ficará em diferentes superfícies.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.