Cartões de Visita para 2021: Melhores Tendências e Dicas Práticas

  1. Plástico, carimbos e degrades: as principais tendências
  2. O minimalismo e o branding: dicas de design

O que é preciso para que um cartão de visita seja moderno e criativo? O segredo para o sucesso é usar técnicas que prenderão a atenção do público-alvo e falarão sobre a sua marca. Este artigo analisa as principais tendências de design de cartão de visita para 2021. 

Plástico, carimbos e degrades: as principais tendências

Os designers de cartões de visita estão se divertindo muito experimentando materiais, formas e cores fora do padrão. Escolha a opção que melhor se adapte ao seu negócio!

1. Plástico semitransparente

Devido à sua textura incomum, os cartões de visita feitos de plástico semitransparente fazem sucesso entre os designers. O material é agradável ao toque e tem um visual cheio de estilo. Também é resistente à água e ao desgaste físico, os cartões de plástico duram mais do que seus equivalentes de papel. Além disso, o plástico permite várias maneiras de criar um design original: 

  • Uma maneira de criar algo diferente é deixar uma parte do cartão de visita não transparente.
  • Escolha um esquema de cores apropriado, por exemplo, tons suaves ou cores que deixam um certo detalhe mais chamativo. 
  • Faça o texto e os gráficos do cartãozinho se destacarem. Se você tiver um fundo transparente, use cores mais vivas para o texto. Se, no entanto, o fundo da sua identidade for colorido, deixe o texto e os gráficos transparentes. 

Fonte: Mr.Mockup™

2. Carimbos

Os cartões de visita pegaram emprestado os carimbos dos documentos oficiais. Você pode colocar qualquer informação em um carimbo, desde o nome da sua empresa até as informações de contato ou alguma chamada à ação. Depois de ter um carimbo pronto, você poderá criar cartões de visita sem parar. 

Designers gostam desse método por sua incrível versatilidade. Você pode usar seu carimbo em uma variedade de outros meios, por exemplo, cartas, folhetos, embalagens de produtos, etc. 

  • Pense no formato que o seu carimbo terá. Pode ser uma figura geométrica ou gráficos dispostos aleatoriamente. 
  • Escolha a cor ideal. Não se restrinja aos tradicionais tons de azul. Procure a tonalidade que transmite o clima certo.
  • Não se esqueça de verificar se o texto e os gráficos que estarão no carimbo fiquem bem claros e legíveis quando o carimbo for aplicado. 

Fonte: grafika-kirov

3. Bordas pintadas

Procurando uma solução de cor atraente? Experimente pintar as bordas do seu cartão de visita. É uma maneira infalível de adicionar um efeito diferente ao seu design e torná-lo verdadeiramente inesquecível. O mais importante aqui é escolher as cores certas. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso: 

  • Escolha cores contrastantes. Bordas com tons mais vivos ficarão ótimas contra um fundo escuro. 
  • Para um melhor impacto visual, considere deixar as bordas um pouco mais grossas do que o resto do cartão.

4. Papel reciclado

Se a sua empresa é ecologicamente amigável, não deixe de manifestar isso a seus clientes e parceiros. Um cartão de visita feito de papel reciclado demonstra os seus esforços para tornar nosso planeta um lugar melhor para se viver. Dê uma olhada nestas diretrizes: 

  • Evite usar cores brilhantes. A bela textura do papel reciclado funciona melhor com tons naturais. 
  • Use tons suaves e refinados para o texto.
  • Fique longe de efeitos especiais, como brilho ou relevo. Lembre-se sempre de que seu cartão deve gerar associações instantâneas com a natureza. 

5. Código QR

Falando metaforicamente, o código QR é uma ponte entre os mundos físico e digital. Ao escanear o seu código QR, seus clientes em potencial poderão acessar facilmente seu site, página de destino ou página de mídia social. Aqui estão alguns truques para causar uma ótima impressão nos destinatários: 

  • Você não precisa necessariamente usar o tradicional quadrado preto e branco. Seu código QR pode estar em qualquer formato e cor. Você pode até mesmo incorporar o seu logo nele!
  • Crie um design coerente. Digamos que o seu cartão de visita apresente uma fonte manuscrita e tons suaves, tenha certeza de que seu código QR tenha um estilo visual correspondente. 
  • Adicione uma breve frase de chamariz. Diga aos seus destinatários o que eles precisam fazer e para onde o código QR os levará (“Confira nossos depoimentos”, “Ganhe um desconto”, “Participe de um webinar grátis”, etc.)

6. Degradês

Os degrades estão em tendência há algum tempo. A cada ano que chega, as transições entre as cores se tornam mais suaves e indiscerníveis. O degradê certamente adiciona volume ao seu cartão de visita e revela todo o seu lado criativo. 

  • Você pode aplicar degrades no plano de fundo ou usá-los para destacar o logo, texto ou gráficos. 
  • Com tons de magenta o seu cartão de visita terá um aspecto mais volumoso e visualmente atraente.
  • Considere colocar degradês coloridos contra um fundo escuro ou branco. 

O minimalismo e o branding: dicas de design

Como você faz para saber qual técnica ou tendência utilizar para atrair o seu público-alvo? Em qual lugar no seu cartão você deve posicionar o seu logo? Quais cores têm o impacto visual mais forte? Uma pesquisa realizada pela agência britânica Instaprint revelou que 40% das pessoas têm uma reação negativa ao receber um cartão de visita por causa da qualidade apresentada. Dê uma olhada nas conclusões mais interessantes: 

  • Branco e bege são as melhores cores para usar como fundo. Além disso, as pessoas respondem bem ao verde, azul e ao pêssego. 
  • Quase metade dos entrevistados (45,4%) é a favor de um design de cartão de visita tradicional que deixe claro com o que a empresa lida. Ao mesmo tempo, 30,8% dos entrevistados preferem um design simples que contém apenas informações importantes. Finalmente, apenas 23,9% dos entrevistados aprovam soluções criativas exclusivas em cartões de visita. 
  • A ocupação de uma pessoa afeta a maneira como ela percebe o design de um cartão de visita. Por exemplo, designers e profissionais de marketing preferem cores neutras e fontes simples, enquanto os corretores de imóveis optam por tons fortes e informações de contato destacadas. Quanto aos chefs e cabeleireiros, eles reagem bem a tons mais vivos e logos grandes.

Para facilitar a criação de um lindo cartão de visita, destacamos algumas diretrizes versáteis a serem seguidas. 

1. Minimalismo

“Menos é mais” é a regra onipresente que funciona em todos os setores de negócios e públicos-alvo. Use o mínimo de elementos que puder. Deixe espaço em branco suficiente ao redor do texto e dos gráficos. Um cartão de visita minimalista deve ter uma aparência limpa e atemporal. 


Fonte: Leo

2. Branding

O seu logo, as suas cores corporativas e as fontes escolhidas para representar você, têm o poder de dizer muito sobre sua marca. Não consegue descobrir onde posicionar o seu logo ou quais cores usar? O criador da identidade de marca do Logaster vai ajudar você! Este construtor online é capaz de mostrar dezenas de ideias para o seu cartão de visita em questão de segundos. 

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3. Informações importantes

Lembre-se de que o principal objetivo de um cartão de visita é fornecer informações de contato. Seu cartão de visita deve conter o nome da sua empresa, endereço físico, endereço de e-mail, telefones e páginas de mídia social. Garanta que as informações estejam legíveis, precisas e sejam relevantes. 


Fonte: Isaac Powell

4. Destaques

Evite misturar coisas que não caem bem juntas. Por exemplo, não recomendamos usar degradês em um cartão de plástico ou combinar bordas coloridas com um fundo claro. Isso tornará a percepção das informações mais difícil para quem as vê. 

Destaque apenas um elemento que chamará a atenção. Pode ser um material incomum, cor saturada, etc. Antes de fazer isso, não custa analisar a personalidade da sua marca e as necessidades do seu público.

Resumindo

Um cartão de visita é a continuação da personalidade da sua marca. Um cartão de visita inteligente é capaz de dizer muito sobre a sua empresa e ajudá-la a se destacar em um mercado competitivo. Para criar um cartão elegante, inspire-se nas tendências e exemplos descritos neste artigo. Ao mesmo tempo, certifique-se de que seu design permaneça elegante e limpo. 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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