Geral

Cartões de visita e Seus Tamanhos Padrão

Descoberto na Alemanha, o primeiro cartão de visita da história remonta aos idos de 1786. No entanto, as pessoas já usavam este item bastante útil (ou seu protótipo, para ser exato) na China antiga, já no século 3 a.c. Sim, um cartão de visita é uma invenção muito antiga!

Ao longo do tempo, um cartão de visita tornou-se um elemento vital da cultura empresarial, representando importantes regras éticas e tradições. Por exemplo, em certos países, um cartão de visita do tamanho errado pode ser visto como desrespeitoso e pode colocar um fim repentino em uma parceria emergente. Dito isso, antes de dar seu cartão a um estrangeiro, confira se ele foi projetado corretamente.

O conteúdo:

  1. Diga-me o tamanho do seu cartão de visita e eu lhe direi de onde você é
  2. Especificações
  3. Convencional x Criativo
  4. Como fazer a escolha certa?
  5. Um pouco de criatividade nunca machucou ninguém

 

Diga-me o tamanho do seu cartão de visita e eu lhe direi de onde você é

Quando pedir a sua gráfica para fazer cartões de visita “padrão”, prepare-se, pois você pode não receber o que esperava. As dimensões de uma cartão de visita podem variar de país a país. Para o bem ou para o mal, não há um formato globalmente reconhecido de medidas. Mas ainda bem que você se deparou com este artigo antes de passar por uma surpresa desagradável como a da imagem abaixo. Continue lendo para descobrir todos os segredos de dimensão e medida destes designs traiçoeiros do mundo corporativo!

Tamanhos de cartões de visita e a cultura corporativa

    • Os EUA e o Canadá têm abordagens semelhantes quanto a etiqueta. Nestes países, cartões de visita tem a dimensão de 8,56 x 5,39 cm (3,5 x 2 polegadas). Ao contrário dos japoneses, os americanos apreciam e incentivam a criatividade em todas as suas formas.
    • Na Europa, o tamanho padrão do cartão de visita é de 85 x 55 mm. Enquanto alguns países europeus acolhem variações em termos de tamanho, outros (Como a Alemanha por exemplo) não toleram desvios.

Business Card Dimensions

    • Os cartões japoneses são chamados de “meishi” e têm as dimensões de 91 x 55 mm. Para o povo japonês, a troca de contatos de negócios é um ritual completo, por isso, siga as regras locais e evite improvisar.
    • Na Rússia, assim como em outros países da CEI (Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, etc.), você encontrará principalmente o tamanho 90 x 50 mm. Tais dimensões permitem minimizar os custos de produção.

Business Card Dimensions

Especificações

Ao criar um cartão de visita, é importante prestar atenção aos seguintes parâmetros:

  1. Para ter uma boa aparência na hora da impressão, o seu design deve ter a resolução mínima de 300 DPI/PPI (pontos por polegada/pixels por polegada).
  2. Se você estiver trabalhando em um editor gráfico (por exemplo, Photoshop ou Illustrator), use uma calculadora especial para determinar os pontos por polegada/px por polegada para a largura e a altura especificadas em cm ou mm.
  3. Não se esqueça da área de sangria. Esta área é um espaço adicional que vai além das bordas acabadas do cartão e será cortada durante a impressão. A largura da sangria pode variar de 3 a 5 mm.

 

Convencional x Criativo

Cartão de visita padrão

O tamanho internacionalmente aceito de um cartão de visita é de 85,6 x 53,98 mm (ou 85 x 55 mm). Geralmente este é o tamanho usado pelos brasileiros. Semelhante aos cartões de bancos, esses cartões de visita se encaixam perfeitamente na maioria das carteiras e porta-cartões.

Cartão de visita de tamanho grande

Os cartões de visita de tamanho grande, que geralmente possuem 89mm na horizontal e 64mm na vertical (8,9 x 6,4 cm), estão ficando cada vez mais populares, pois fornecem mais espaço para informações e possibilitam soluções gráficas criativas. Um design grande oferece mais liberdade para organizar as informações da maneira que você deseja. Além disso, ele ganha destaque entre as suas contrapartes clássicas.

Como fazer a escolha certa?

Se você está tentado pela ideia de criar um cartão de visita não convencional, tenha um pouco de paciência para colocar seus planos em prática. Aproveite o tempo para pesar todos os prós e contras deste passo, porque isso terá um efeito significativo em toda a sua marca.

  1. A principal coisa a entender é que criar um cartão de visita de tamanho grande é bastante arriscado. Se o seu cartão de visita não couber na carteira do destinatário, isso pode causar confusão ou mesmo indignação (e com razão). Será uma pena começar uma amizade com o pé errado.
  2. Um cartão de visita de tamanho padrão é mais fácil de guardar e armazenar.
  3. A maioria das gráficas faz apenas cartões de tamanhos comumente usados. Você terá problemas para encontrar uma gráfica que concorde em criar cartões de visita com tamanho personalizado para suas necessidades.
  4. Cartões com tamanhos personalizados custarão mais caros. Se você tem um orçamento apertado, isso pode ser um sério obstáculo em seu caminho de criação de um design atípico.

Se você for inflexível em ter cartões de visita que tenham uma forma, tamanho ou material não convencional, fazer um pequeno lote deles é uma ótima alternativa. Você pode usar esses cartões personalizados em ocasiões especiais, quando tiver certeza de que seus parceiros ou clientes apreciarão o gesto. No entanto, na vida cotidiana, recomendamos que você se mantenha ao design padrão, na qual será uma solução versátil e de baixo custo para todas as situações.

Um pouco de criatividade nunca machucou ninguém

Agora vamos praticar. Como você faz seu cartão de visita se destacar? Você provavelmente está com dificuldades em ter ideias. Honestamente, nós não o culpamos: criar um cartão verdadeiramente memorável é difícil! Vamos dar uma olhada em algumas ideias valiosas que ganharam a confiança de empresas e empreendedores. Não há nada de ruim ou vergonhoso em aprender com os outros. Pelo contrário, é uma boa maneira de criar a sua própria obra-prima que um dia poderá inspirar outras pessoas!

Quais materiais usar?

      1. Plástico

Cartões de plástico já existem há algum tempo. Em comparação com suas contrapartes em papel, os cartões plásticos retêm melhor as cores e duram por mais tempo. Além disso, um cartão de visita de plástico é elegante e ousado. Dependendo de suas preferências, você pode escolher entre uma superfície mate ou brilhante. Se o plástico combina bem com a personalidade da sua marca, por que não o usar?
Plastic Business Card

Source: by AK Design

 

      1. Madeira

A madeira é um material muito particular, com suas conotações específicas, o que a torna adequada para um número limitado de empresas. Por exemplo, os designs em madeira são bons para enfatizar a qualidade ecológica dos alimentos e bebidas, a elegância dos salões de beleza masculinos ou a autenticidade dos móveis feitos à mão.
Wooden Business Card

Source: by Business Cards

 

      1. Metal

Assim como a madeira, o metal é um material “exigente” que se recusa a servir para qualquer empresa ou marca. Os cartões de visita metálicos são vistos como ousados, viris e fortes. Indústrias onde este tipo de cartão de visita ficará adequado são as de tecnologia, eletrônica, esportes, militares e similares.
Metal Business Card

Source: by Roach Design Co.

 

Embora esses sejam os materiais mais populares usados em cartões de visita, algumas empresas têm a ousadia de ir ainda mais longe. Portanto, não fique com os olhos arregalados se alguém lhe der um cartão de visita feito de borracha, tecido ou pedra. Você provavelmente não vai acreditar, mas cartões comestíveis também existem!

Que forma escolher?

Formas geométricas

A melhor coisa sobre cartões de visita geométricos é a variedade. Você pode escolher entre várias figuras geométricas, incluindo um retângulo, um quadrado, um círculo, um diamante, um triângulo, um polígono etc. Naturalmente, as duas primeiras são as formas mais populares usadas pelas empresas. A maioria dos cartões de visita em formato quadrado tem as dimensões de 2,5” x 2,5”. Se você acha que um desenho quadrado ou retangular é muito chato, você pode distinguir o seu cartão arredondando os cantos. De qualquer forma, antes de fazer a escolha final, leia as conotações psicológicas de cada figura geométrica. Isso ajudará a causar a impressão certa em seus parceiros e clientes.
Geometric Business Card

Source: by Graph Squad

 

      1. Objetos

Seu cartão de visita pode ter a forma de qualquer objeto que tenha um significado simbólico para sua empresa ou esteja diretamente relacionado ao que você faz. Pode ser literalmente qualquer coisa: uma flor, mão, letra, livro, vela, etc. Se o seu design apresenta pequenos detalhes protuberantes, use materiais duráveis para evitar que partes do seu trabalho artístico sejam rasgadas.
Business Card

Source: Jean Jullien Figured Business Card

 

      1. Transformadores

Você já recebeu um cartão de visita que pode ser transformado em um carro, avião, piano, árvore ou qualquer outro objeto? É um pequeno presente que é impossível esquecer! Incentivar outra pessoa a interagir com seu cartão é uma maneira divertida e discreta de distinguir sua marca e causar uma impressão duradoura.
Business Cards Transformers

Source: by Eduardo Quadra and Eduardo Araujo For TAM Cargo

 

      1. Gravação em relevo

Se você não tem certeza sobre a experimentação de formas e formatos incomuns, mas ainda assim desejar um efeito “uau”, considere a criação de um cartão de visita em alto relevo. Você pode adicionar uma sensação 3D ao seu logotipo, nome da empresa, padrão corporativo ou qualquer outra parte do seu design. A gravação pode ser feita em qualquer material, seja papel, plástico ou metal. A gravação será uma adição notável ao seu design, fazendo com que pareça sofisticado (para não esquecer a incrível experiência tátil!).
Embossed Business Card

Source: Eleish Van Breems 3D Embossed Business Card

 

Mais recursos incríveis

Cartões de visita motivacionais

Os cartões motivacionais são uma ótima opção para professores de academia, nutricionistas, cabeleireiros, cirurgiões plásticos e outros especialistas comprometidos em ajudar as pessoas a se tornarem mais saudáveis e atraentes. Ao interagir com esse cartão, a pessoa vê uma transformação maravilhosa. Esse truque pode ter um efeito impressionante sobre como seus clientes potenciais percebem você como profissional, encorajando-os a confiar em seus conhecimentos.
Motivational Business Card

Source: by Bart for Levin Tahmaz

 

      1. Cartões de visita divertidos

Além de apresentação o seu serviço, este tipo de cartão de visita visa entreter a pessoa e fazê-la sorrir. Sinta-se à vontade para usar imagens engraçadas, máscaras, jogos de palavras, partes destacáveis e afins. O principal é evocar emoções positivas e fazer com que a pessoa mostre seu cartão a outras pessoas (olá publicidade gratuita!).
Entertaining Business Card

Source: by Dario Monetini

 

      1. Cartões de visita práticos

Nossa lista não ficaria completa sem os cartões de visita práticos. Além de sua função informativa, esse cartão também pode desempenhar alguma função útil. Basta olhar para o incrível ralador na imagem acima! Existem outros designs inteligentes que podem ser usados como calendários, porta-canetas, etc. É uma ótima maneira de mostrar aos seus parceiros e clientes em potencial que sua marca pode tornar a vida deles mais fácil!
Practical Business Card

Source: by Jukebox

 

Em busca de exclusividade e criatividade, uma coisa a lembrar é que seu cartão de visita não é uma lembrança ou um brinquedo, mas um transportador de informações importantes sobre você e sua empresa. Dito isso, certifique-se de que seu cartão de visita forneça todas as informações necessárias e que elas sejam legíveis e fáceis de perceber. A partir daí, você pode começar a construir seu design com recursos interessantes.

Nota: você pode criar um modelo de cartão de visita em 5 minutos com o Logaster. Tente agora!

Resumindo

Além de ser parte fundamental de sua marca corporativa, um cartão de visita também é uma importante ponte de comunicação no mundo dos negócios. Ter um cartão de visita inteligente que atenda aos padrões internacionais e esteja alinhado ao seu setor é um recurso inestimável. Ele caracteriza você como um profissional confiável e competente que sabe lidar com uma empresa ou projeto. Agora que você percebe o verdadeiro poder deste pequeno pedaço de papel, esperamos que você se aproxime mais ainda da criação de seu cartão de visita com a devida diligência e responsabilidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Sobre Shpitula Natalia

Nenhuma informação sobre o autor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *