1. Preparação
  2. Como criar um cartão de visita em casa

Um cartão de visita é uma ferramenta fundamental de marketing que comunica as informações básicas e dá a conhecer a sua empresa. Com o Microsoft Word 2007, 2010, 2013, 2016 ou outra versão você pode fazer um cartão de visita profissional sem ter de gastar um orçamento que até faz arregalar os olhos em designers e serviços de impressão. Esperamos que você aprecie o nosso tutorial pormenorizado acerca de criar um cartão de visita no Microsoft Word. Vamos lá começar!

Preparação

1. Decida que partes de conteúdo você deseja que as pessoas vejam no frente e verso do seu cartão. O mais complicado aqui é não “encher o saco” dos seus futuros destinatários com demasiada informação. Aqui estão os dados que você deve sem dúvida colocar:

  • nome da empresa;
  • logotipo;
  • seu nome completo e posição;
  • contatos (telefone, morada, e-mail).

Se você desejar, você também pode adicionar conteúdo extra como este:

  • links de mídia social;
  • slogan;
  • fotos, ilustrações e outros gráficos.

2. Para parecer profissional, o seu cartão de visita deve estar em sintonia com a identidade da sua marca. Se você ainda não definiu o seu estilo corporativo, está na hora de você configurar e baixar um com o criador de logotipos grátis Logaster. Só demora somente alguns minutos! Mas, pelo enquanto, aqui estão algumas dicas úteis:

  • Logotipo. A parte intrínseca da sua identidade visual, o seu logotipo corporativo deve ser simples, destacar-se e ser memorável.
  • Fontes. No caso duma empresa de tecnologia, escolha fontes minimalistas e de grande tamanho sem terem medidas complexas. Se a sua atividade está associada a uma aptidão artística, opte por opções mais extravagantes, incluindo tipos de fontes manuscritas.
  • Cores. Aqui novamente, tenha em consideração a personalidade do seu negócio. Se, digamos, você está envolvido na indústria do entretenimento ou da arte, a sua melhor escolha é utilizar cores vibrantes. Para um negócio mais sério (investimentos, saúde, molde, etc.), escolha paletas de cores mais reservadas, como por exemplo, combinações de preto e branco.

Necessita dum cartão de visita pronto para imprimir?

Crie um modelo e baixe-o no formato certo no Logaster!

Como criar um cartão de visita em casa

Ao criar um cartão de visita no Microsoft Word, você pode fazê-lo de duas formas. Você pode prosseguir e usufruir de um modelo concebido profissionalmente. Alternativamente, você pode confeccionar um layout de cartão de visita fazendo uma tabela. Vamos abordar cada método um por um.

Usar um modelo

1. No Microsoft Word, selecione “Arquivo” — “Criar”. Insira “cartões de visita” na caixa de busca. O programa mostrará uma grande panóplia de modelos e você pode escolher um imprimível e editável.

Usar um modelo

2. Clique no modelo que mais se enquadra às suas necessidades. Surgirá uma janela de pré-visualização. Selecione “Criar” para adicionar o modelo ao seu documento.

adicione o modelo

3. Preencha o modelo com o seu conteúdo:

  • Para alterar a imagem existente, clique nela. No menu, selecione “Inserir” — “Imagens”. Numa nova janela, selecione o seu logotipo ou outra imagem e adicione o logotipo ou imagem ao modelo.
alterar a imagem existente
  • Para alterar o texto existente, destaque e insira as suas informações. Para editar a cor e a fonte, utilize as ferramentas no painel Ferramentas.
 alterar o texto existente

4. Salve o seu arquivo em PDF.

Use uma tabela

1. No Microsoft Word, selecione “Inserir” — “Tabela”.

Use uma tabela

2. Defina o número de células que você deseja que a sua tabela tenha. Uma célula é uma maquete de cartão de visita. Como a tela padrão pode exibir o máximo de 8 maquetes, a melhor maneira é criar uma tabela com 2 linhas e 4 colunas. Insira os valores e clique em OK. A tabela aparecerá na tela.

Defina o número de células

3. Faça um clique com o botão direito do mouse na tabela e selecione “Propriedades”. Numa nova janela, defina as dimensões duma célula como 9050 mm e clique no ícone de alinhamento ao centro.

 ícone de alinhamento ao centro

4. Selecione “Inserir” — “Imagem” para adicionar um logotipo, foto ou qualquer outra imagem que você deseje adicionar.

5. Adicione um texto. No painel Ferramentas, escolha a fonte e personalize a sua cor.

Adicione um texto

6. Edite a sua maquete. Use o mouse para arrastar os elementos até ficar feliz com a forma como eles estão posicionados na mesma. Você também pode alterar a escala dos elementos para os aumentar ou diminuir.

Salve o seu arquivo

7. E já está! Salve o seu arquivo em PDF e ponha-o a imprimir.

Assista a esta aula de vídeo acerca da criação de um cartão de visita no Microsoft Word:

Conclusão

A ideia de que para montar um cartão de visita elegante é necessário dispender de imenso tempo e rios de dinheiro é um mito. Só com o Microsoft Word no seu computador, você pode criar um design puro a custo zero e sem ter nenhum conhecimento de design especial! O essencial é garantir que o seu cartão de visita, website on-line, mídia social e outras ferramentas de marketing sejam coerentes em termos de identidade da marca, ou seja, tenham o mesmo tipo de código visual.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.