Como calcular a Margem de Lucro?

Índice:
1.O que é a margem de lucro?
2.Margem vs. Markup: Qual a diferença?
3.Como faço para calcular online a margem de lucro?
4.Como calcular uma margem de lucro no Excel?

Ao abrir o seu primeiro negócio (seja um restaurante ou loja de reparos) a maioria dos empreendedores iniciantes tem uma breve ideia sobre termos e leis financeiras básicas. Por mais chato e difícil que seja, dominar os fundamentos da economia é uma necessidade, a menos que você queira ver sua empresa afundar em seu primeiro ano no mercado.

A margem de lucro é fundamental para que você veja o verdadeiro estado de seus negócios, detecte seus pontos fracos, analise suas opções e desenvolva uma estratégia eficaz para crescer e avançar.

Neste post, falaremos sobre o que é margem de lucro, em quais parâmetros ela se baseia e como ela é diferente de um markup. Além disso, vamos analisar os principais métodos para calcular a margem de lucro usando calculadoras online e o Microsoft Excel.

O que é a margem de lucro e por que as empresas precisam conhecê-la?

A margem de lucro marca a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um item. Esta é a fórmula comumente usada para calcular este parâmetro:

Lucro/Receita × 100% = Margem de lucro

Vamos dar um exemplo. Uma margem de 27% significa que a cada 1 Real de receita, a empresa ganha 27 centavos de lucro. Os 73% restantes respondem pelas despesas da empresa. Uma margem indica o sucesso do seu negócio, por exemplo, o quão ela é boa em transformar a receita em lucro.

Para avaliar a rentabilidade de uma empresa, precisamos ir um pouco mais fundo e analisar a margem de lucro bruto. Não se preocupe. Não há nada que você não possa aprender! É assim que a margem de lucro bruto é calculada:

(Receita – Custo dos produtos vendidos) / Receita = Margem de lucro bruta

Custo das mercadorias vendidas (CMV) incluem as despesas diretamente relacionadas à fabricação de uma unidade do produto, incluindo matéria-prima, custo de mão de obra, despesas gerais, etc. Ao mesmo tempo, as dívidas, impostos e despesas operacionais não são incluídas no CMV.

Ao analisar cada um desses parâmetros, você poderá ver como a sua empresa está, identificar quais despesas precisam ser otimizadas e dar os passos para melhorar a situação. Claro, tudo isso requer tempo e trabalho mental, mas você não pode ser preguiçoso quando a segurança financeira de sua empresa está em jogo.

Margem vs. Markup: Qual a diferença?

O markup é outro termo econômico que gostaríamos de abordar em relação a essa questão. Acontece que poucos empreendedores iniciantes entendem a diferença entre a margem de lucro e o markup. Vamos acabar com todas essas dúvidas!

Claramente falando, a margem de lucro é uma parte dos lucros que a empresa fica após deduzir todas as despesas. Ao mesmo tempo, o markup é uma quantia adicionada ao custo total incorrido pelo fabricante com o objetivo de cobrir os custos de produção, entrega, manutenção de equipamentos, etc. Agora, vamos dar uma olhada nas fórmulas usadas para calcular cada um desses indicadores.
Como você já sabe, para determinar a margem de lucro, precisamos dividir o valor do lucro pelo valor da receita: Lucro/receita × 100% = Margem

O markup (em %) é calculado da seguinte forma:

(Preço de venda – Custo de produção) / Custo de produção * 100 = Markup

Vamos dar um exemplo. Suponha que uma empresa gastou 60 reais para fabricar um produto. Então ela o vendeu por 80 reais. Desta forma, o lucro da empresa é de 20 reais. A margem de lucro será: 20/80 * 100 = 25%

A porcentagem de markup será: (80 – 60) / 60 * 100 = 33,33%

Como faço para calcular online a margem de lucro?

As modernas tecnologias automatizaram com segurança quase todos os processos de negócios, poupando muito tempo e esforço dos empreendedores iniciantes, além de evitar um erro no cálculo. Por exemplo, você pode calcular facilmente qualquer parâmetro econômico online, seja um preço de atacado, taxa de juros ou retorno sobre o investimento. Além de economizar tempo, esses serviços online fornecem resultados precisos, minimizando o risco de erros. Agora você pode avaliar o desempenho financeiro de sua empresa sem ter que estudar economia e outras disciplinas!
Temos o prazer de apresentar a você 5 importantes serviços gratuitos para calcular a margem de lucro online. Felizmente, os algoritmos usados por cada uma dessas ferramentas são bastante padronizados.

Kalku

O Kalku é uma plataforma inteligente e intuitiva que permite determinar sua margem de lucro com um clique. Além disso, você pode calcular outras variáveis cruciais, como IVA, imposto sobre vendas, margem com desconto e markup!

Profit Margins Calculator

Surpreendentemente fácil de usar, esta ferramenta permite calcular a sua margem líquida e bruta rapidamente. O serviço cuidou bem dos jovens empreendedores, fornecendo a seção Definições. Lá você encontrará as explicações detalhadas dos principais indicadores financeiros e suas fórmulas.

Omnicalculator

Esta plataforma oferece não apenas uma, mas várias ferramentas rápidas para calcular o markup, a margem bruta, a rentabilidade, o preço com e sem imposto, um desconto, etc. Além disso, você pode imprimir os resultados obtidos na hora!

Сalculatestuff

Insira seu preço de custo e seu preço de venda e clique no botão Calcular. É assim que a calculadora vai descobrir a sua margem de lucro total. Fácil, certo? Compartilhe o link de seus resultados com seus assinantes no Twitter e no Facebook.

Calculator.net

Essa plataforma abrangente fornece uma seleção de calculadoras financeiras para amortização, inflação, arrendamento, renda, hipoteca e assim por diante. É um site completo para verificar a saúde de sua empresa enquanto toma uma xícara de café.

Como calcular uma margem de lucro no Excel: Instrução passo-a-passo

O que fazer se não houver conexão com a Internet e, portanto, não for possível se beneficiar dos incríveis serviços online listados acima? Felizmente, você também pode calcular a sua margem de lucro usando o bom e velho Microsoft Excel. Basta criar uma nova planilha e inserir as fórmulas corretas! Nós preparamos um guia detalhado sobre como calcular a margem de lucro no Excel.

1.Crie uma nova planilha no Microsoft Excel. Digite os seguintes dados: Coluna A – Custo dos bens vendidosColuna B – custos de produçãoColuna C – ReceitaColuna D – Margem.


2.Preencha os valores das colunas A e B.

3.Calcule a receita na coluna C. Para fazer isso, destaque a célula C2 e digite =(A2-B2) na linha de fórmula. Pressione Enter.


4.Agora calcule Margem na coluna D. Para isso, destaque a célula D2 e insira =C2/A2*100 na linha de fórmula. Pressione Enter. Feito!

Não há como negar que administrar um negócio hoje em dia é muito mais fácil do que era 20 ou até 10 anos atrás. À sua disposição, existem centenas de aplicativos e outros serviços para avaliar o desempenho de sua empresa como Logaster. Neste post, tentamos demonstrar que determinar a margem de lucro não é uma tarefa tão assustadora quanto parece. Esperamos ter dado uma bela contribuição para a sua confiança como aspirante a empreendedor. Recomendamos vivamente que continue a explorar outras ferramentas úteis concebidas para empresários como você!

Categorias: ComoGeral