Como, Design

Como Escolher a Cor do seu Logo

Neste artigo vamos ajudar você a escolher a melhor cor para o seu logotipo. Este é um grande passo no processo de criação de seu logo. De acordo com vários estudos, a cor certa pode melhorar a percepção da marca de um cliente e evocar as associações corretas para melhorar a sua base de clientes.

Várias empresas bem-sucedidas usam paletas de cores diferente uma das outras, o que mostra que não existe uma solução única e ideal para todas as marcas. Antes de “pintar” o seu logotipo, você precisa explorar as especificidades de cada cor.

choose logo color.jpg

Vamos nos concentrar nas cores mais comuns de logo, como o vermelho, amarelo, azul, verde e seus derivados – laranja e violeta.

Vermelho

Embora o vermelho tradicionalmente simboliza a grandeza e a força, ele deve ser usado com cautela. O vermelho excita o nosso sistema nervoso e evoca uma ampla gama de sentimentos, de amor e de paixão ao medo e agressão.

No entanto, se você quer empurrar seus clientes para uma ação decisiva e desencadear fortes associações (e se você não está com medo de destacar emoções indesejáveis), então esta cor é a sua melhor opção.

Aqui estão alguns exemplos de logos em vermelho:

Vermelho

Amarelo

Amarelo é a cor do calor, diversão e do pensamento criativo. Esta cor é uma poderosa fonte de emoções positivas, que, às vezes, pode ser cansativa. Além disso, amarelo induz à ação. No entanto, ao contrário do vermelho, o amarelo gera vibrações festivas e é orientado a ação sem trazer quaisquer conotações agressivas ou apaixonadas.

Se você quer comunicar alegria, certifique-se de usar essa cor ensolarada em seu logotipo.

Aqui estão alguns exemplos de logos em amarelo:
Amarelo

Azul

O azul escuro e o azul claro caem na categoria de “cores frias”. Mas isto é uma mera metáfora, pois as cores não têm nada a ver com a temperatura. No entanto, o azul é chamado de “frio” por uma razão. Esta é a cor da água e do céu. Ela acalma, tranquiliza e ajuda a focar no trabalho.

O azul dificilmente irá estimular os clientes a tomar decisões espontâneas. No entanto, uma vez que você construir confiança, você pode mantê-lo para os próximos anos.

Estes são logotipos de marcas famosas que usam azul:

Azul

Laranja

Localizado entre vermelho e o amarelo na paleta de cores, o laranja une as conotações psicológicas dessas duas cores. Pode parecer que unir duas cores energéticas não traria nada de novo.

No entanto, apesar de sua natureza “de fogo”, a laranja é mais sutil e acolhedor. Ele cria uma atmosfera acolhedora e confortável.

Exemplos de logos em laranja reconhecidos no mundo todo:

Laranja

Verde

A cor verde combina o frescor da natureza com um estilo de vida esportivo e saudável. Ele pode comunicar tanto serenidade quanto uma tomada de decisão ativa. O verde apresenta uma combinação bem equilibrada: não é tão provocativo quanto o vermelho, não tão agressivo quanto o amarelo e tão sereno quanto o azul. Se você está à procura de harmonia e simplicidade, você deve definitivamente escolher o verde.

Assim o verde é usado em logos internacionais:

Verde

Violeta

Violeta é a cor da aristocracia e da realeza, espiritualidade e magia. O violeta está associado ao poder e a grandeza – assim como o vermelho. No entanto, ao mesmo tempo que tem uma conotação nobre, ele também é calmante.

Apesar de ser uma cor “fria” como o azul, o violeta não excita o sistema nervoso ou estimula à ação. No entanto, esta é a cor do sucesso, sabedoria e confiança. Ele certamente pode comunicar respeito em relação a sua marca.

Exemplos de logos de sucesso com a cor violeta:

Violeta

Os infográficos abaixo são resultado de uma pesquisa sobre como as cores afetam a percepção do cliente. Nós garantimos que eles vão ajudá-lo muito quando você estiver escolhendo a cor ideal que enfatizará a identidade de sua marca.

Se você estiver planejando usar mais de uma cor ou tom, certifique-se de criar uma combinação equilibrada. Para tanto, você pode tentar uma dessas plataformas online:

Enquanto alguns dos serviços acima oferecem esquemas de cores prontos para uso, outros permitem que você crie uma combinação única com a sua cor de preferência.

Depois de escolher uma cor para o seu logo, insira o código hex no Logaster no campo relevante durante a edição.
Crie um Logo
Além disso, você pode usar um filtro de cor na Etapa 2 (clique em “Alterar parâmetros”).
Crie um Logo
Esperamos que estas recomendações e dicas tornem o processo de escolha de cor mais fácil para você e que você consiga escolher a melhor cor para o seu logo.

Sobre liliia trokhymchuk

Nenhuma informação sobre o autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>