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Como Escolher o Esquema de Cor Adequado para Impressão e Internet

  1. A Diferença Entre os Esquemas de Cores CMYK, RGB e Pantone
  2. Onde Utilizar Cada Esquema de Cor
  3. O Que Você Precisa Saber Sobre a Pré-impressão de um Logo
  4. Escolha do Método de Impressão do Logo

Se você alguma vez já imprimiu ou solicitou a impressão de cartões de visita ou calendários, provavelmente já ouviu falar dos esquemas de cores CMYK, RGB e Pantone. É importante entendê-los para que o logo e os outros elementos da sua identidade visual possam ser exibidos corretamente tanto em produtos impressos quanto online. Preparamos um guia detalhado para que você possa aprender como utilizar os padrões corretamente.

A Diferença Entre os Esquemas de Cores CMYK, RGB e Pantone

As cores na tela são diferentes das cores do papel. Para entender o que causa isso, vamos analisar os três principais padrões de cores.

CMYK

O esquema recebeu este nome devido às quatro cores que o compõem: ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK). Ao combinar estas cores, é possível criar diferentes esquemas de cores para a impressão colorida. O CMYK é usado tanto nas impressoras convencionais quanto nas impressoras de gráficas.

Veja Como Ele Funciona

Você se lembra, quando era criança, das aulas de Artes na escola quando você misturava as tintas em uma folha em branco? É assim que funciona o CMYK: a intensidade mínima de quatro cores dá o branco e a intensidade máxima cria o preto.

A tinta é impressa no papel através de pontos que a impressora aplica um sobre o outro em diferentes combinações. Se você usar uma lupa para ampliar o produto impresso, poderá ver os pontinhos coloridos que criaram os tons desejados.

CMYK

Fonte: anil yanik

RGB

A cor deste texto que você está lendo em sua tela é criada usando o padrão RGB de cores: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). A combinação destas cores nos fornece os milhões de tons que vemos nas telas de nossos dispositivos eletrônicos, como computadores, telefones celulares e aparelhos de TV.

Veja Como Ele Funciona

Quando as cores vermelho, verde e azul são misturadas em intensidade máxima, os pixels da tela se tornarão brancos. Já quando houver a ausência de cores na tela, os pixels ficarão pretos. Com o padrão RGB, os tons são formados combinando as cores do esquema: por exemplo, vermelho + verde = amarelo; e azul + verde = ciano. No entanto, deve-se mencionar que todas as telas possuem recursos de renderização de cores diferentes: o logotipo verde da Starbucks ou o logotipo amarelo e azul da IKEA terão aparência diferente quando vistos em uma tela do iMac, da Asus ou da Samsung.

RGB

Fonte: Influenz

Pantone

Este é o nome da empresa que criou o sistema de correspondência de cores padronizado internacional – Pantone Matching System (PMS). Cada uma delas recebe um número único a fim de evitar inconsistências durante a impressão. Você pode ter certeza de que a cor Marsala 18-1438 impressa em Nova York, será exatamente a mesma impressa em Berlim e Xangai.

Veja Como Ele Funciona

As combinações de 13 cores básicas e preto oferecem mais de 2.000 tons exclusivos.

Pantone

Onde Utilizar Cada Esquema de Cor

Cada um dos três padrões possui os seus próprios códigos de tons. Depois de identificar e definir as cores corporativas da marca, escreva os códigos em CMYK, RGB e Pantone para ver como empresas conhecidas como Audi ou FedEx fazem isso. Continue lendo para saber como colocar tudo em prática.

CMYK

Utilize este padrão para imprimir cartões de visita, folhetos, cartazes, cartões postais, calendários e embalagens. Isso evitará que as cores com as quais você trabalha sejam exibidas incorretamente na Internet.

RGB

Adequado para qualquer produto digital: apps, sites, perfis de mídia social e publicidade online. Ele irá transmitir uma grande diversidade de cores.

RGB

Fonte: Ling Ginl

Pantone

Utilize este padrão para evitar mal-entendido entre estúdios da web e gráfica de impressão. Tudo o que você precisa fazer é informar o código ao designer ou à gráfica. Em gráficas de impressão, a cor equivalente CMYK será escolhida para cada cor Pantone.

Pantone

Fonte: Maxim Nilov

O Que Você Precisa Saber Sobre a Pré-impressão de um Logo

Imagine que você desenhou um logo em seu computador e agora vai imprimi-lo em cartões de visita ou em folhas de papel timbrado. Para chegar ao resultado desejado, siga estas simples etapas:

● Quanto mais simples for o esquema de cores de um logotipo, mais fácil será reproduzi-lo adequadamente. O Logaster, um gerador de identidade visual online, poderá ajudar você a escolher as cores certas para o seu logotipo. O serviço tem paletas de cores prontas, então tudo que você precisa fazer é usar aquelas que mais combinam com a sua identidade corporativa.

● Altere o esquema de cores de RGB para CMYK antes de enviar o arquivo para a gráfica. Isso pode ser feito na maioria dos editores gráficos, como Illustrator, Photoshop ou InDesign.

●     Salve uma cópia de backup da imagem antes da conversão, pois os valores das cores RGB serão alterados. Se você não salvar o arquivo em RGB, perderá as informações de cores para a exibição do seu logo em formato digital (telas).

Como escolher as cores do seu logo?

Nós reunimos paletas de cores prontas. Escolha uma delas para obter um resultado profissional em poucos minutos

Escolha do Método de Impressão do Logo

Depende de quais tons você deseja, a tiragem esperada e com qual urgência você precisa do resultado.

Impressão Offset

Offset significa que a forma de impressão é indireta e tem a ver com o seu princípio. A tinta passa antes por um cilindro intermediário e só depois vai para o papel. Este método alcança excelente qualidade e renderização de cores. O método offset é dividido em dois tipos, dependendo do tipo de cor usado (cores compostas ou cores sólidas).

O método de cores sólidas não requer a separação de cores. Se trata de qualquer uma das quatro cores CMYK, bem como, tons de neon, bronze, prata ou tons complexos da paleta Pantone. Este método fornece resultados de qualidade e é adequado para os seguintes casos:

● quando o logo tem poucas cores (de preferência uma ou duas);

●     uma cor do padrão Pantone foi escolhida e você deseja que ela seja reproduzida da forma mais precisa possível.

O método de cores

Fonte: tubik

O método das cores compostas requer separação de cores, portanto, esse método é usado para imprimir imagens multicoloridas.

O método das cores compostas

Fonte: Sumesh Verma

Ambos os métodos podem ser combinados em um produto. Por exemplo, para o logotipo em papel timbrado, o método de cores sólidas pode ser usado, enquanto o método de cores compostas pode ser aplicado a uma foto impressa no mesmo papel timbrado.

Impressão Digital

Se trata da impressão em qualquer impressora digital, desde uma impressora doméstica padrão até uma profissional. Nesse caso, você economiza tempo na pré-impressão (separação e ajuste de cores), mas não obtém a qualidade perfeita. Aconselhamos que utilize este tipo de impressão nos seguintes casos:

● você precisa de uma pequena tiragem, por exemplo, 20 cartões de visita ou 5 calendários (neste caso, o offset será muito caro);

● você quer que seu pedido seja feito rapidamente;

●     você não tem que reproduzir tons complexos.

Impressão Digital
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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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