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Como construir uma marca de cerveja artesanal de sucesso – não basta apenas ter qualidade

  1. O que você deve saber sobre o mercado da cerveja artesanal
  2. Posicionamento: como criar uma história e uma proposta única de venda
  3. Design: como atrair a atenção através de rótulos, garrafas e embalagens
  4. Melhores exemplos de branding criativo de cervejarias artesanais

O interesse pelas cervejas artesanais está no auge. A cada dia dezenas de cervejarias são abertas no mundo todo, aumentando cada vez mais a competição pela atenção dos clientes. Para preparar um negócio de sucesso, você precisará de dois componentes: um produto de qualidade e uma marca forte. Neste artigo, falaremos sobre o segundo componente. Você aprenderá a razão pela qual uma história é importante para uma cervejaria artesanal, como projetar rótulos e quais são exemplos que podem lhe inspirar.

O que você deve saber sobre o mercado da cerveja artesanal

Hoje, existem mais de 16,600 cervejarias artesanais no mundo, a maioria delas localizadas na Europa e nos EUA. Os especialistas acreditam que a cada ano esse mercado cresça cerca de 14,1%. Para entender os motivos da popularidade destas bebidas e o interesse dos consumidores nelas, sugerimos dar uma olhada nos dados da pesquisa Nielsen realizada nos EUA em 2019.

● 43% dos entrevistados afirmam beber cerveja artesanal, 35% a mais do que em 2015.

● O cliente típico é um homem entre 21 a 44 anos que ganha cerca de $80 mil por ano.

● A indústria da cerveja artesanal é bastante determinada pelo aspecto do luxo: os consumidores pagarão de bom grado um preço mais alto por uma variedade de estilos e gostos, pelo uso de matérias-primas de qualidade e pelo uso de tecnologias mais avançadas.

● 66% dos amantes da bebida afirmaram comprar apenas a cerveja que era vendida em sua região.

● Os três locais mais populares para comprar os produtos são: cervejarias (66%), lojas de varejo (60%), bares ou restaurantes (54%).

●     Apenas 21% dos entrevistados compram cervejas artesanais das quais nunca ouviram falar antes, portanto, é fundamental que as marcas invistam em marketing e anunciem os seus produtos. De acordo com a pesquisa Nielsen, os bebedores de cervejas artesanais de hoje têm menos probabilidade de experimentar marcas diferentes, pelo menos em comparação com o que faziam há cinco anos. É por isso que chegou a hora de os cervejeiros intensificarem os seus esforços de marketing. O reconhecimento da marca e o capital que você construiu ou está construindo com a ajuda de consumidores-chave estão se tornando cada vez mais importantes.

Posicionamento: como criar uma história e uma proposta única de venda

Você quer que seus clientes escolham a sua marca? Mostre a personalidade da sua empresa, fale sobre seus valores, enfatize o que a diferencia de seus concorrentes. Para formular o posicionamento, comece fazendo uma análise completa.

Explore o seu público-alvo

A primeira pergunta que você deve responder é para quem você está criando o produto? Para encontrar a resposta, crie o avatar (persona) do seu cliente, ou seja, um retrato de um cliente potencial típico:

● idade, gênero, posição social;

● interesses, hobbies, desejos;

● medos e crenças;

● caráter e estilo de vida (por exemplo, jovens que gostam de viajar, de assistir concertos ou festivais. Ou talvez homens de negócios de meia-idade que apreciam status e conforto);

● os motivos que ele terá para comprar o seu produto (curiosidade, desejo de originalidade, valorização da qualidade, desejo de parecer bacana, etc.);

● o local onde ele poderá comprar o seu produto (online ou offline, em eventos ou em lojas);

●     comportamento de compra (uma garrafa ou várias, uma vez ou regularmente, com ou sem motivo).

Mostre a sua singularidade

Pense no que o torna diferente de seus concorrentes. Podem ser vantagens físicas (ingredientes únicos, receita secreta, política de preços) e gatilhos emocionais (história inspiradora, missão, paixão).

Um fato interessante: o estudo feito pela Carling mostrou que na degustação às cegas os consumidores não conseguiam reconhecer sua cerveja lager favorita entre as cinco oferecidas. Mas após a rotulagem, eles avaliaram com segurança a marca preferida como a de melhor sabor. Isso sugere que o componente emocional da marca é tão importante do que a qualidade da bebida.

Conte uma história

Use a narrativa para se comunicar emocionalmente com os clientes e transmitir a sua proposta de valor. Contar histórias é uma das ferramentas mais antigas (lembre-se dos contos de fadas, mitos, canções). Elas ajudam a prender a atenção das pessoas e a ser lembrado.

● Pense se a marca tem uma história real em seu âmago. Pode ser a história sobre o fundador, os problemas que você superou com sucesso ou um exemplo inspirador de amizade.

● Molde a sua missão e seus valores como uma história. Conte por que você está envolvido na produção de cerveja, algo que vá além do lucro, algo no que você acredita e pelo que você luta.

●     Escreva uma história e a teste em um grupo de foco: colegas, amigos, clientes. Pergunte quais momentos os tocaram mais e quais não ressoaram. Corrija a sua história, se necessário.

Design: como atrair a atenção através de rótulos, garrafas e embalagens

O design é uma forma de transmitir a sua história, missão e proposta de valor aos clientes. O formato da garrafa, a cor do rótulo e o material de embalagem devem ser projetados em harmonia, no mesmo estilo e devem também transmitir a mesma mensagem.

Criar um logo

Um logo é o principal símbolo visual de uma empresa. Ao escolher seu design, as cervejarias artesanais costumam focar no componente emocional: história, talismã, missão. O logotipo também pode ser baseado nas especificações do local onde você faz negócios, técnicas inovadoras de fabricação de cerveja ou ingredientes incomuns.

Você pode criar qualquer um desses tipos de logo usando o serviço online do Logaster, que oferece centenas de fontes e ícones para ajudá-lo a expressar a sua singularidade.

Crie um logo online para a sua cervejaria artesanal!

Em poucos segundos, o serviço oferece uma variedade de ícones, cores e fontes para você escolher.

Onde usar o logo: rótulos, pacotes, site, mídia social, cartões de visita, papel timbrado, assinaturas de e-mail.

Considere um esquema de cores

● Explore quais emoções certas tonalidades evocam (por exemplo, o vermelho está associado à energia e a alegria e o azul à confiabilidade e calma).

● Se você for usar garrafas em vez de latas, comece escolhendo a cor do vidro (as três mais comuns são transparente, marrom e verde). Pense em como as cores da marca vão combinar com a cor do vidro.

●     Experimente rótulos com cores diferentes para tipos de cerveja diferentes, pois isso ajudará a orientar os clientes e atrair a atenção deles.

Onde usar as cores: design das garrafas, embalagens, fábrica da cervejaria, site.

Escolha as fontes

● Use duas ou três fontes que correspondam entre si.

● Considere o impacto psicológico das fontes: as fontes com serifa são tratadas como mais formais, enquanto as sem serifa são consideradas amigáveis e modernas. Além disso, as fontes manuscritas transmitem mais criatividade.

●     Não se esqueça da legibilidade: ao escolher fontes fora do padrão, verifique se as letras serão legíveis quando diminuídas de tamanho.

Onde usar fontes: rótulos, embalagens, site, cartões de visita.

Escolha as fontes

Fonte: Matt Vergotis

Adicione gráficos e ilustrações

● Use as ferramentas que melhor transmitem a natureza da marca: de caricaturas engraçadas a fotos estilosas, de gráficos concisos a abstrações expressivas.

●     Pense no efeito da realidade aumentada: por exemplo, ao escanear um fragmento de um rótulo, o usuário entrará no site que possui um vídeo onde você conta sobre o produto.

Onde usar as ilustrações: rótulos, site, redes sociais.

Adicione gráficos e ilustrações

Fonte: Chad Gowey

Desenvolva a forma

● Decida no recipiente (latas ou garrafas). Isso dependerá muito dos hábitos do público-alvo. Por exemplo, uma lata é mais adequada para piqueniques e churrascos. Já as garrafas de vidro são mais adequadas para amigos em visita.

● Pense em uma forma que chamará a atenção – longa ou curta, curva ou plana, clássica ou original. Lembre-se de que deve ser conveniente segurar a garrafa na mão.

●     Desenhe o formato do rótulo. Eles podem ser redondos, quadrados ou fora do padrão, duplos (em ambos os lados da garrafa) ou circulares (ao redor).

Desenvolva a forma

Fonte: Jordan Wilson

Não ignore os detalhes

● Como você frechará as garrafas – com tampa de plástico, lata ou outra tipo de tampa.

● Em que embalagem você vai vender a cerveja – papelão ou plástico com seis, oito ou 12 garrafas cada.

●     Onde as pessoas vão beber a cerveja? Em casa ou em bares, você precisará de copos e porta-copos de marca (tapetes de cerveja).

Melhores exemplos de branding criativo de cervejarias artesanais

Se inspirar nas ideias das outras marcas ajudará no desenvolvimento da sua própria marca. Analise quais técnicas os concorrentes usaram, o que está faltando no mercado e quais novas ideias você pode inserir. Escolhemos três exemplos para a sua inspiração.

●     A filosofia da cervejaria Sixpoint do Brooklyn é baseada na “ciência maluca”, uma combinação das abordagens científica e criativa. O principal elemento da marca é a já famosa estrela de seis pontas, inspirada em uma estrela do mar (um tributo ao passado portuário do Brooklyn) e numa antiga marca de qualidade dos cervejeiros alemães (Brauerstern). Este símbolo é lacônico, fácil de lembrar e é reconhecível em qualquer tamanho e formato.

Sixpoint

Fonte: brewbound

● A Left Hand Brewing optou por contar histórias para se destacar dos concorrentes. Os clientes são atraídos pela história de dois amigos que não ficaram satisfeitos com as opções de cervejas que encontravam, por isso decidiram fazer a bebida por conta própria. “Quando todo mundo vai para a direita, nós vamos para a esquerda”, afirma a empresa enfatizando que não tem medo de decisões fora do padrão. Esta tese explica o nome criativo e o logotipo em forma de uma mão esquerda.

Left Hand Brewing

Fonte: argusleader

●     O fundador da Hangar 24 Craft Brewery é um piloto profissional que certa vez tomou uma cerveja artesanal com seus amigos no hangar número 24 (daí o nome da cervejaria) e então decidiu entrar neste negócio. Em sua marca, a empresa conta combina duas paixões: cerveja e voos. O desejo de liberdade e a capacidade de alcançar novas alturas incorpora o logotipo: o nome da empresa, escrito em uma fonte grande e confiante, é complementado por três listras horizontais que lembram asas.

Hangar 24 Craft Brewery

Fonte: justbeerapp
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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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