1. Por que você necessita dum código QR
  2. Como criar um código QR
  3. Como adicionar um código QR ao seu cartão de visita
  4. Observações finais

Gigantes como Nike, Porsche, IKEA e L’Oreal estão utilizando ativamente códigos QR nas suas campanhas de marketing. Ao não aproveitar os benefícios da tecnologia QR, você está perdendo oportunidades de promoção incríveis. Você pode incorporar literalmente o que desejar no seu código QR, incluindo as suas informações de contato, link para a sua página web, vouchers promocionais e muito mais. Adicione o código QR ao seu cartão de visita e veja a sua taxa de conversão disparando! Continue lendo para saber como efetuar isto passo a passo.

Por que você necessita dum código QR

O código QR (Quick Response – Resposta Rápida) é uma combinação de caracteres criptografados. Na maior parte das vezes, parece um padrão geométrico de forma quadrada. O código QR consegue armazenar todos os tipos de informações, como links de mídia social, fotos e vídeos, vouchers de desconto, bilhetes de eventos, etc. Para se ter acesso às informações contidas no código, você necessita ler o padrão do código QR com o seu smartphone.

Olhe à sua volta — e você certamente verá códigos QR num pacote de bolachas, numa página duma revista e noutras superfícies. Veja só os principais motivos pelos quais os profissionais de marketing estão aproveitando o poder dos códigos QR e por que você também o deve fazer.

  • Crescimento tecnológico. Com a difusão dos smartphones e da internet de alta velocidade, a tecnologia QR tornou-se bem mais acessível. Uma pesquisa menciona que 9,8 milhões de usuários obtiveram informações através de códigos QR em 2018. Em 2020, esse número deverá crescer para 11 milhões.
  • Facilidade de utilização. Para além dos códigos QR estáticos, os donos de empresas agora já podem criar códigos QR dinâmicos. Os códigos QR dinâmicos permitem atualizar as suas informações sem se ter alterar o seu próprio padrão. Ademais, a tecnologia QR tornou-se bem mais fácil de utilizar. Antigamente, você tinha que baixar um aplicativo especial para ler códigos QR. Atualmente, os smartphones modernos já conseguem ler códigos QR sem ajuda externa.
  • Design criativo. Os tempos dos códigos QR pretos e brancos já lá vão há muito tempo. Hoje em dia, você pode pôr o seu código como desejar, por exemplo, adicionar um logotipo, usar as cores da sua empresa, escolher uma forma original, etc.
  • Melhor envolvimento dos clientes. Em 2019, a Puma apresentou os seus novos tênis de corrida que estavam totalmente cobertos com códigos QR. Ao lerem os códigos, os clientes tinham acesso a um jogo on-line emocionante e gratificante. O Amazon Go utiliza códigos QR para promover compras sem taxas. Não é incomum que as marcas incorporem cartões de fidelidade e e-mails promocionais nos seus códigos QR. Defina as suas prioridades e decida que tipo de conteúdo você gostaria de compartilhar através do seu código.

Como criar um código QR

Você pode encontrar uma seleção alucinante de geradores de código QR na web. Como você pode escolher o melhor para si? Recomendamos que você se foque em serviços com funcionalidades avançadas, como ferramentas analíticas e de personalização incorporadas. Antes de você utilizar o seu código, leia-o para garantir que as suas informações são exibidas corretamente.

Visualead

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Os códigos QR gerados por Visualead conseguem armazenar todos os tipos de informações, desde links de aplicativos móveis até vouchers de desconto. As suas ferramentas inteligentes de personalização permitem que você combine o seu código com a identidade visual da sua marca.

QR Code Generator

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Se você deseja dar mais estilo ao seu código QR como seu logotipo corporativo, este serviço é exatamente o que você necessita e muito mais! Para além disso, está recheadinho de ótimas ferramentas analíticas. O seu código QR pode conter uma vasta variedade de conteúdo, incluindo arquivos MP3!

GOQR

goqr

Insira o seu texto, envie a URL do seu website ou carregue o seu vCard (cartão de visita virtual) — e GOQR irá gerar um código QR pronto a usar para você! Você pode baixar o seu design nos formatos vetor (EPS, SVG) e raster (PNG, GIF, JPEG).

Kaywa

kaywa

Com Kaywa, criar um código QR em 2 minutos trata-se duma realidade! Os designs podem ser salvos em PDF, PNG ou EPS. As suas ferramentas analíticas inteligentes irão manter você a par sobre quantas vezes o seu código QR foi lido.

Como adicionar um código QR ao seu cartão de visita

Para colocar o seu código QR no seu cartão de visita, você pode usar literalmente qualquer gráfico ou editor de texto. No nosso guia, falamos sobre o Adobe Photoshop, o Microsoft Word e o GIMP. Escolha o programa que se enquadra melhor com as suas competências!

design de cartão de visita

No Adobe Photoshop

Crie um negócio impecável com o gerador de logotipos Logaster e melhore-o com um código QR usando o Adobe Photoshop. Mesmo se as suas competências de trabalho com editores gráficos sejam básicas, você não terá problemas em lidar com este programa que venceu o teste do tempo.

No Microsoft Word

Se você se intimida com recursos de edição inteligentes, então, escolha o Microsoft Word. É um editor de texto simples que serve para efetuar tarefas básicas de design. Clique em “Inserir” — “Imagem” e, depois, selecione um arquivo com o código QR do seu computador. Use o mouse para redimensionar o seu padrão e ajustar a sua posição. Para obter instruções mais pormenorizadas, dê uma olhada nesta aula de vídeo:

No GIMP

Gimp é um programa de gráficos gratuito e de código aberto. Como qualquer usuário pode efetuar alterações no seu código, pode ser desafiante usar o GIMP. Esperamos que este vídeo ajude a conseguir lidar com as complexidades do GIMP:

Crie um cartão de visita numa questão de minutos.

Baixe-o nos formatos PDF e SVG e adicione lá o seu código QR

Observações finais

Para tirar o máximo de partido dum código QR no seu cartão de visita, siga estas regras simples:

  1. Adicione um CTA. Motive os seus destinatários com uma mensagem CTA tentadora. Ofereça aos seus potenciais clientes algo de valor em troca da leitura do código, por ex.: “Leia o código QR e obtenha um voucher promocional”.
  2. Otimize o seu código. Os usuários leem códigos QR com os seus smartphones e tablets. Certifique-se de que você otimiza a sua página web para dispositivos móveis; caso contrário, os usuários sairão sem efetuar a ação que desejavam.
  3. Acompanhamento da conversão. Acompanhar as suas análises de código QR é de extrema importância. Quanto tráfego está sendo dirigido para você? Que links recebem mais cliques? Quantos clientes efetuaram uma compra? Você deve conhecer todos estes dados para poder melhorar a sua estratégia de marketing.

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