1. Como criar um cartão de Natal personalizado
  2. Principais ferramentas para criar um cartão
  3. Onde imprimir o seu cartão
  4. As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Cartões de Natal personalizados são uma ótima maneira de felicitar seus colegas e parceiros de negócios nas festas de fim de ano. Através deste guia rápido, você aprenderá a escolher as cores e as ilustrações corretas para seu cartão de felicitações, como adicionar sua marca ao design dele e como imprimi-lo.

Como criar um cartão de Natal personalizado

Ao criar um cartão de Natal, pense nas emoções que você deseja evocar. Nostalgia? Alegria? Inspiração? Lembre-se que o estilo do cartão deverá se adequar à personalidade da sua marca. Se você tem uma empresa sólida que opera em um setor sério como o financeiro, evite usar memes e coisas assim no seu cartão.

Ilustrações

Escolha fotos ou ilustrações dependendo do humor que você deseja transmitir por meio de seu cartão.

  • Evite usar imagens de sites de banco de imagens. Se você comercializa itens relacionados ao Natal, como doces, velas ou brinquedos, vá em frente e use as fotos de sua mercadoria. Seus parceiros de negócios ficarão felizes em receber um cartão com a equipe inteira da sua empresa vestida de Papai Noel!
  • Fique livre para usar uma variedade de ilustrações, desde árvores de Natal tradicionais até belas estrelas e bonecos de neve alegres. Além disso, você pode brincar com os itens relacionados ao setor em que você trabalha.

Cores

  • Quando se trata de cartões de Natal, as cores mais populares são vermelho, verde, dourado e prata.
  • Para fazer uma conexão com a sua marca, utilize também as cores corporativas da sua marca. Pode ser uma boa ideia realçar os tons da sua marca com efeitos de glitter ou efeitos brilhantes.
  • Evite usar mais de três tons e garanta que as ilustrações ou imagens estejam em harmonia com a cor de fundo do cartão.
  • Convide quem os destinatários para participar do processo criativo. Por exemplo, deixe uma parte da ilustração inacabada para que a própria pessoa possa completar o cartão.

Fontes

  • Use fontes limpas e legíveis sem serifas. Garanta que a sua fonte seja fácil de ser lida, mesmo em um tamanho pequeno.
  • Usar uma fonte ao estilo manuscrito é uma maneira segura de tornar o seu cartão mais amigável e personalizado.
  • Evite utilizar mais de duas cores, a menos que você queira acabar com um cartão que pareça amadorístico e bagunçado.
Fontes

Fonte: Melody Fulone

Texto

  • O texto incluso no cartão deverá estar de acordo com o tom de voz da sua marca. Por exemplo, se você usa um estilo de comunicação informal em suas redes sociais, mantenha este mesmo tom em seu cartão.
  • Para um efeito mais personalizado, trate cada destinatário pelo primeiro nome.
  • Dedique bastante tempo para criar um texto conciso, porém significativo, para o seu cartão. Agradeça aos clientes, funcionários ou parceiros de negócios por serem leais à sua empresa. Além disso, faça votos de saúde e de outras coisas boas. Evite mencionar o aspecto religioso do feriado.
  • Lembre-se de que o cartão de Natal não é uma ferramenta de promoção. Ele não é o lugar ideal para divulgar o seu novo produto ou oferta especial. O destinatário deve ter a sensação de que você se preocupa de verdade com ele.
Texto

Fonte: Amy Devereux

Branding

Faça o branding em seu cartão colocando o nome da empresa, as cores, as fontes corporativas, o logotipo, etc. Não há melhor maneira que essa para fazer seu design se destacar.

  • Não tente sobrecarregar o seu cartão com todos os elementos de marca que você possui. Um ou dois elementos serão mais do que suficientes. Por exemplo, você pode adicionar seu logotipo e usar sua paleta de cores, ou então inserir o nome da empresa utilizando a sua fonte padrão corporativa.
  • Encontre uma maneira inteligente de integrar perfeitamente os elementos de identidade da sua marca ao design do seu cartão. Por exemplo, você pode “escrever” o nome da sua empresa na neve ou em uma janela congelada pelo inverno. Se você estiver usando o seu logo, pode pendurá-lo em uma árvore de Natal.
  • Não se esqueça de adicionar o endereço e as informações do destinatário (e-mail, telefone).
  • Ainda não tem uma identidade de marca? Não se preocupe! Crie uma identidade de marca profissional em apenas alguns minutos com o serviço online do Logaster.

Insira sua marca em seu cartão de Natal com apenas alguns cliques!

Coloque o nome da sua empresa para que o nosso criador de identidade de marca gere dezenas de modelos de logotipo, cores e fontes sob medida para o seu negócio.

Formato

  • Ao escolher o formato do seu cartão, considere o tamanho e o formato dos gráficos, a quantidade de texto e outros fatores.
  • A maioria dos cartões de Natal tem formato quadrado ou retangular. Se você optar por um retângulo, você poderá trabalhar bem tanto com ele na vertical quanto na horizontal.
  • Quanto aos cantos do cartão, você poderá deixá-los retos, arredondados ou chanfrados.
  • Que tal um formato original? Faça um cartão no formato do seu produto ou de uma caixa de presente, estrela, enfeite para árvore de Natal, etc. As ideias são infinitas! Lembre-se de que imprimir um cartão de formato diferente do padrão custará mais caro.
Formato

Fonte: Halo Graphic

Tamanhos padrão

Quanto mais elementos você colocar em seu cartão, maior ele será. Os tamanhos dos cartões de Natal podem variar entre os países. Aqui estão as dimensões mais comuns de um cartão de Natal:

  • 5 × 7 polegadas (127 х 178 mm);
  • 6 × 8 polegadas (152 х 203 mm);
  • 4 × 8 polegadas (102 х 203 mm);
  • 5 × 5 polegadas (127 х 127 mm).
Tamanhos padrão

Fonte: printplace

Principais ferramentas para criar um cartão

Criar um cartão de Natal bonito fica muito fácil utilizando editores gráficos e ferramentas online. Tudo dependerá de quão boas são suas habilidades de design e quão sofisticado você deseja que seu cartão seja.

Adobe Photoshop e CorelDRAW

Se você tiver habilidades básicas para trabalhar com editores gráficos, não terá problemas para usar o Photoshop ou CorelDRAW. Como você fará o seu cartão do zero, você precisará ter uma ideia clara do que deseja fazer.

Adicione os elementos (gráficos, cores, tipo de letra, etc.) um por um, criando uma camada para cada objeto. Comece com a imagem de fundo ou o padrão de fundo. Em seguida, adicione os gráficos, fontes, etc.

Lembre-se de que o Photoshop só oferece suporte ao formato raster. Um arquivo raster não é a melhor opção para trabalhar com textos. É provável que as letras fiquem borradas em suas bordas. Se o seu cartão contém uma fonte fina, é melhor usar o CorelDRAW. Este editor trabalha com arquivos vetoriais que são reproduzidos perfeitamente na impressão.

Microsoft Word

Para um cartão simples e sem sofisticação, use o Microsoft Word. Prepare os elementos com antecedência. Abra o Microsoft Word. Selecione entre a orientação de retrato ou paisagem. Defina o tamanho da página. Em seguida, comece a adicionar as suas fotos, cores, padrões, fontes, etc. Use o mouse para mover os elementos e ajustar as dimensões.

Serviços online

Os serviços online são a maneira mais fácil de criar um cartão de Natal bonito. Contudo, como essas ferramentas dependem de modelos genéricos, muito provavelmente você não acabará com um cartão exclusivo. Se isso não for um problema, vá em frente e use o Adobe Spark, o Canva, o Zazzle ou outras plataformas semelhantes. Depois de escolher o modelo de cartão ideal, você poderá personalizá-lo alterando o texto, a paleta de cores e muito mais.

Onde imprimir o seu cartão

Depois de ter o design do cartão em mãos, escolha o material e selecione o método de impressão desejado.

Materiais

O seu cartão de Natal deve ser visualmente atraente e agradável ao toque.

  • Papel ou papel de cartão. Tenha cuidado ao escolher o tipo de papel. Se o seu cartão for muito fino, poderá ser amassado durante a entrega.
  • Papel de foto. É uma alternativa econômica ao papel de cartão. Este tipo de papel também reproduz bem as cores do cartão.
  • Efeitos especiais. Se o estilo do seu cartão permitir, fique à vontade para enfeitar o seu design com efeitos brilhantes, relevo e outros aprimoramentos visuais.

Métodos de impressão

Dependendo do seu orçamento e prazo, você poderá optar por dois métodos:

  • Serviços Оnline. Envie o design do seu cartão através do site da gráfica. Selecione o tamanho, o material e o número de cartões que deseja obter. Pague pelo seu pedido. Aguarde até que os cartões impressos sejam entregues no endereço designado. Você pode optar por usar tanto um serviço de impressão internacional (Vistaprint, Moo, etc.) quanto uma gráfica local.
  • Gráficas físicas. Use o Google Maps para encontrar uma gráfica próxima à sua casa ou escritório. Se você estiver satisfeito com as avaliações dos clientes, vá em frente e faça um pedido.

As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Sabemos que criar um cartão de Natal criativo do zero não é uma tarefa fácil. Portanto, fique à vontade para se inspirar nestes cartões mágicos de Natal. Você pode pegar emprestado algumas técnicas interessantes e ajustá-las para criar um design exclusivo para você.

As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Visual Jams
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Lemons
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Mike Delsing
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Megan Smith
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Rocky Roark
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Halo Graphic
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: parisa
As melhores ideias para o seu cartão de Natal

Fonte: Hannah Smith

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.