1. Por onde Começar: Métodos Básicos
  2. Como Criar: Ferramentas e Custo
  3. Os Critérios Para um Bom Nome
  4. Qual o Significado dos Nomes das Empresas Famosas

A primeira coisa que aprendemos sobre uma empresa costuma ser o nome dela. Portanto, o nome deve ser simples e sonoro, assim será mais fácil de lembrar e de reconhecer no futuro. Preparamos um guia completo para você criar um excelente nome para a sua empresa. Vamos falar sobre as maneiras de desenvolver e verificar o nome, bem como, compartilharemos serviços úteis e daremos exemplos inspiradores.

Por onde Começar: Métodos Básicos

O primeiro estágio para se criar um nome é o brainstorming. A sua tarefa é encontrar o maior número possível de opções relacionadas à empresa. Você pode anotar estas ideias de nomes em ordem aleatória em uma lista ou criar um mapa mental. Eles podem se relacionar a vários aspectos:

1. Características físicas: linha de produtos, localização da empresa, horário de trabalho, etc. Por exemplo, o nome Volkswagen vem da frase “carro do povo”. Palmolive é a junção das palavras “palm” e “olive” (óleos da base dos produtos). Já Carrefour, significa “encruzilhada” em francês, e foi usada pois era onde a primeira loja ficava.

Volkswagen

2. Literatura, cinema, mitologia. A Starbucks pegou o nome de um personagem do romance “Moby Dick” (o tema marítimo do conto faz referência a terra natal da marca – Seattle, uma cidade portuária). De acordo com uma das versões, o nome Yahoo surgiu graças ao romance “As Viagens de Gulliver”. Esta palavra significava gente estranha e grosseira.

Starbucks

3. Línguas estrangeiras. Línguas antigas ou modernas são uma ótima maneira de criar um nome exclusivo. A marca Volvo teve seu nome derivado do latim “volvere” (“eu rodo”) e Xerox, vem da combinação das palavras gregas “escrita seca”.

Xerox

4. Objetivos ou valores da marca. A plataforma online da Amazon recebeu o nome por causa do rio com maior fluxo do mundo, o que refletia as ambições da empresa. E o restaurante Alinea recebeu o nome do símbolo homônimo que significa o início do parágrafo que indica o conceito incomum do local.

Amazon

5. Nome do fundador. Um método muito comum que é usado em diferentes variações. Pode ser um único sobrenome (Boeing), uma combinação de vários nomes (Garmin – Harry Burrell e Min Kao), uma combinação de nome e localização (Haribo – Hans Riegel, Bonn) e até uma tradução para línguas estrangeiras (Audi – a tradução latina do sobrenome Horch) que significa “ouvir”).

Boeing

6. Acrônimo. Normalmente usado para nomes complicados: BMW (Bayerische Motoren Werke – a fábrica de motores da Baviera), FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino – a fábrica de automóveis italiana de Torino), KFC (Kentucky Fried Chicken).

BMW FIAT

7. Neologismo. Também não é proibido inventar uma palavra que ainda não exista. Você pode usar palavras existentes como o Google (o nome é baseado no termo matemático “googol” que significa uma unidade com 100 zeros) ou criá-lo do zero como o Spotify fez (esta palavra foi ouvida por um dos fundadores quando ele inventou o nome da empresa).

Google

Como Criar: Ferramentas e Custo

Depois de analisar o negócio, você pode usar quatro maneiras para desenvolver um nome.

1. Geradores online. Esses são serviços que automatizam o processo de criação do nome e ajudam você a encontrar novas ideias. Por exemplo, o gerador online Logaster gratuito criará dezenas de variações de nomes com base em uma ou duas palavras-chave. Você pode repetir o processo até encontrar uma versão que o satisfaça.

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2. Freelancers. Você pode encontrar um profissional especializado em criação de nomes em sites de freelance ou por recomendações. O custo do trabalho varia de acordo com o nível e a experiência do especialista. Por exemplo, no popular site Upwork , a maioria dos especialistas em nomes estabelecem o preço entre 40 a 150 dólares por hora.

Upwork

3. Empresas de branding. Normalmente, essas empresas fornecem um pacote completo de serviços, incluindo nomenclatura, logotipo e desenvolvimento de identidade corporativa. Esse método custará mais. Normalmente os serviços de agências custam mais de mil reais.

4. Por conta própria. Esta opção custará tempo e exigirá bastante esforço. É uma boa opção para quem é criativo e está disposto a dedicar muito tempo ao processo.

Os Critérios Para um Bom Nome

Para que uma pesquisa seja produtiva, lembre-se de que alguns nomes podem não ser adequados. Durante a pesquisa, evite nomes que:

1. São difíceis de serem pronunciados e escritos. Os clientes irão pesquisar por sua empresa na Internet ou contar a seus amigos sobre ela. Garanta que o nome seja curto e claro – palavras assim são as mais fáceis de lembrar

2. Restrinjam o crescimento do negócio. Não se concentre em um determinado produto ou serviço: se seu negócio for bem-sucedido e você expandir sua linha de produtos, o nome perderá sua relevância.

3. Não são únicos. O nome não deve ser igual e nem parecido com o nome de outra empresa. Isso se aplica aos três aspectos a seguir:

  • Um nome de domínio para o site. Se você pretende entrar no mercado internacional, o domínio .com é preferível. Mas como os nomes mais populares para a extensão .com já foram adquiridos, você pode usar as extensões alternativas (.net, .info, .biz). Os domínios regionais (.br para o Brasil, .de para a Alemanha, .ua para a Ucrânia, etc.) são adequados para quem vai trabalhar no mercado interno.
  • Marca Comercial. Normalmente, você pode verificar se o nome já foi registrado em sites do governo, como o US Patent and Trademark Office.
  • Perfis de mídia social. Se você pretende promover a empresa nas redes sociais, certifique-se de que não haja outros perfis com o mesmo nome. Isso pode ser feito facilmente pesquisando no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e quaisquer outras plataformas.

4. Incluem associações negativas. Isso pode estar relacionado ao uso específico de uma palavra específica em seu país, a um determinado grupo social ou a traduções para outros idiomas, se você planeja trabalhar no mercado internacional.

5. Não atendem aos interesses do público-alvo. Uma etapa importante da criação do nome é obter feedback do público-alvo. Defina algumas versões finais e as mostre ao grupo de foco ou a alguns amigos ou potenciais clientes nas redes sociais (se forem seus público-alvo). Leve as opiniões deles em consideração ao decidir sobre a escolha final.

Qual o Significado dos Nomes das Empresas Famosas

Uma das maneiras mais eficazes de encontrar inspiração é estudar a história dos nomes de marcas famosas e as técnicas que eles usaram. Aqui estão alguns exemplos.

Coca-Cola

O nome vem dos dois principais ingredientes da bebida. A coca é uma substância das folhas de coca e a cola vem de uma noz com o mesmo nome. Para ser mais preciso, o nome da noz era “kola”, mas a primeira letra da palavra foi substituída para que o nome ficasse com uma aparência mais agradável.

Coca-Cola

LEGO

O nome é baseado na combinação das palavras que reflete a missão da empresa: a frase dinamarquesa “Leg godt” significa “Brinque bem”.

LEGO

IKEA

Ingvar Kamprad, o fundador da empresa, cresceu em um pequeno vilarejo sueco e, aos cinco anos, começou um negócio de venda de fósforos e outras necessidades. Não surpreendentemente, a marca recebeu o nome do proprietário e de sua terra natal: a abreviatura IKEA significa Ingvar Kamprad, Elmtaryd Farm, Agunnaryd Village.

IKEA

Apple

Steve Jobs queria criar um nome que fosse tão simples e elegante quanto os produtos que produzia. A dieta de frutas e a fazenda de maçãs que ele gostava de visitar deram a ideia para o nome. Como ele admitiu, o nome soa “divertido, enérgico e não assustador”.

Adidas

O nome da marca é uma junção do apelido e do sobrenome de seu fundador – Adolf (Adi) Dassler.

Kodak

Procurando por um nome, o fundador da empresa George Eastman decidiu inventar um neologismo. Ele começou com sua letra favorita “K”, que percebeu como forte e afiada. Eastman selecionou várias combinações aleatórias para a letra baseadas em três critérios: curta, fácil de pronunciar, única. A Kodak acabou por ser perfeita.

Kodak

Nike

A marca recebeu o nome de Nika, a deusa grega da vitória. Essa associação é razoável para uma empresa que desenvolve equipamentos para atletas.

Reebok

Existem duas técnicas usadas no nome. A palavra é emprestada de uma das línguas da África do Sul, onde significa um tipo de antílope. Este animal está associado à força e velocidade que remete à ideia de marca desportiva.

Reebok

Conclusões

A escolha do nome apropriado pode afetar o sucesso da empresa tanto na comunicação com os clientes quanto nos negócios. Para encontrar um nome criativo, comece com uma análise completa da marca, use a sua imaginação e não tenha medo de tentar métodos diferentes.

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