Como criar um papel timbrado corporativo: exemplos e ideias

  1. O que é um papel timbrado corporativo?
  2. 5 dicas para criar um papel timbrado corporativo
  3. 4 métodos para criar um papel timbrado
  4. Como imprimir o seu papel timbrado

A folha timbrada da empresa não é apenas um modelo para a correspondência comercial. É também uma poderosa ferramenta de marketing que comunica as informações da sua empresa, transmite a mensagem da sua marca, destaca seu profissionalismo e estabelece confiança com seu público. Neste artigo, descreveremos o processo de criação de um belo papel timbrado. Além disso, temos alguns exemplos impressionantes para mostrar para você!

O que é um papel timbrado corporativo?

Se você possui uma empresa, absolutamente você precisa de um modelo pronto para usar com seus documentos corporativos, como:

  • cartas;
  • faturas;
  • orçamentos;
  • notificações legais;
  • contratos;
  • documentos de projetos.

Um papel timbrado padrão contém os seguintes dados:

  • nome da empresa;
  • logo;
  • informações de contato (telefones, endereços físicos e de e-mail).

Além disso, um papel timbrado pode ter conteúdo adicional:

  • slogan;
  • site e páginas de mídia social;
  • nomes de parceiros (se a empresa tiver mais de um proprietário);
  • número de registro.

As empresas podem usar a folha timbrada tanto na forma impressa quanto digital. Um papel timbrado com design inteligente pode fazer muito pelo seu negócio. Aqui estão algumas das principais funções de um papel timbrado que possua a sua marca:

  • Demonstra profissionalismo. Um papel timbrado é um elemento de marca, assim como o logotipo da empresa, cartão de visita ou site. O fato de suas mensagens e documentos compartilharem um estilo visual coerente contribui para uma imagem sólida da empresa.
  • Confirma autenticidade. Imagine receber propostas de dois bancos – um em uma folha de papel comum sem nada de identificação e o outro em papel timbrado com a marca da empresa. Apostamos que você gostará mais proposta que tenha a marca! Não há dúvida de que um design bonito oferece uma boa vantagem ao seu documento, independentemente do seu conteúdo. Além disso, um papel timbrado corporativo protege seus documentos de falsificação.
  • Estimula interesse. O aspecto visual do seu documento é a primeira coisa que chama a atenção do destinatário. A maneira como você cria seu papel timbrado em termos de fontes, cores, etc. fala muito sobre você e sua empresa. Use esta oportunidade para expressar a personalidade da sua marca e transcender a sua mensagem.

5 dicas para criar um papel timbrado corporativo

Ao trabalhar em um conceito de design para a folha timbrada, confie em seu conhecimento sobre a empresa. Para facilitar as coisas para você, destacamos algumas orientações interessantes. Use aqueles que se encaixam na sua situação!

Foque em seu setor

O design visual do seu papel timbrado deve estar alinhado com o seu nicho e as expectativas do seu público-alvo. Por exemplo, se você é esteticista, vá em frente e brinque com tons e formas. Ao mesmo tempo, um papel timbrado com cores vívidas provavelmente não é a melhor opção para uma empresa de auditoria.

Se a sua empresa tem a ver com criatividade, você tem a liberdade de usar uma variedade de ferramentas ousadas para expressar a personalidade da sua empresa. Veja como uma barbearia estilizou um cabeçalho na forma de um pente, enquanto um especialista em vinhos atualizou seu design com uma elegante gota de vinho.

Use cores

Um papel timbrado é um excelente local para usar as cores que combinam com sua marca. Aqui estão algumas ideias para ajudar você com isso:

  • Pense em quais elementos você deseja destacar (nome da empresa, logotipo ou outra coisa).
  • Use tons contrastantes, se apropriado.
  • Desenhe uma moldura ao longo das bordas da folha timbrada. As linhas podem ser finas ou grossas, sólidas ou tracejadas, com cantos arredondados ou quadrados.
  • Adicione cor ao rodapé da folha timbrada.
  • Use degrades no cabeçalho ou nos cantos.
  • Escolha a cor de fundo apropriada, certificando-se de que seu texto permaneça facilmente legível em relação à tonalidade selecionada.

Adicionar gráficos

Os elementos gráficos são essenciais para qualquer tipo de papel timbrado, independentemente do nicho. Arme-se com as seguintes dicas:

  • Adicione fotos ao cabeçalho ou rodapé.
  • Embeleze os cantos opostos da folha timbrada com desenhos ou padrões em espelho.
  • Use ícones que refletem o estilo visual da sua empresa.
  • Use marcas d’água para proteger seu design e tornar sua marca mais sólida e respeitável.

Beneficie-se da geometria

A geometria define o tom emocional e reflete a personalidade da sua empresa. Não deixe de pegar emprestado algumas dessas ideias:

  • Pense em projetar um cabeçalho assimétrico.
  • Use a mesma geometria usada no seu site.
  • Espalhe as formas geométricas relacionadas à empresa em todo a folha timbrada.

Não exagere

O importante é lembrar que o design da folha timbrada deve ser funcional. Ao usar muitas cores ou imagens, você corre o risco de transformar seu modelo em uma bagunça que vai distrair a atenção do destinatário do próprio documento.

Exemplos inspiradores

Ao criar um papel timbrado, seja guiado pela linha de trabalho que você está realizando. É natural que uma empresa de reparos e uma empresa de desenvolvimento de software tenham papéis timbrados diferentes. Use os elementos de design que podem destacar sua exclusividade. Reunimos algumas ideias inspiradoras para diferentes tipos de negócios.

Organizações médicas

Os documentos relacionados à medicina devem ser precisos e concisos. Na folha timbrada de uma instituição médica (hospital, dentista, psicólogo, etc.), os elementos criativos vão parecer fora do lugar. Em vez disso, inclua os nomes dos médicos, números de telefone e outras informações de contato.

Empresas jurídicas

Se você possui um escritório de advocacia ou é um advogado autônomo, seu papel timbrado deve causar uma primeira impressão sólida e conter apenas informações essenciais. Recomendamos usar o design monocromático e destacar o logotipo. Certifique-se de listar os nomes dos seus parceiros no cabeçalho.

Papel timbrado para o Natal

Você é especialista em escrever cartas de Natal para o Papai Noel? Então use toda a sua imaginação para adicionar um pouco de mágica ao seu papel timbrado! Aproveite e use uma imagem de fundo incomum, tons vibrantes, formas expressivas, etc. Quanto mais, melhor! Não se esqueça de deixar espaço em branco para o texto.

Caridade

Se você estiver comandando ou trabalhando para uma organização de caridade, verifique se a folha timbrada evoca emoções positivas e gera confiança. Lembre-se disso ao selecionar as fontes e cores corretas para o seu design corporativo. Sinta-se à vontade para adicionar um slogan que descreva a sua missão e/ou listar seus principais patrocinadores.

Empresa de construção

Se você estiver envolvido no ramo de construção, engenharia ou arquitetura, tente reunir criatividade e minimalismo em seu papel timbrado. Certifique-se de usar gráficos e características geométricas do seu nicho.

Instituição educacional

A folha timbrada de uma escola ou universidade deve emanar autoridade e confiabilidade. Opte por cores desbotadas e fontes simples. Destacar o emblema da sua instituição educacional também é uma boa ideia. Como imagem de fundo, use marcas d’água ou um padrão de papel.

Empresa de turismo

O turismo é tradicionalmente associado a emoções felizes e impressões fortes. Use tons saturados para transmitir as vibrações únicas de explorar novos lugares. O cabeçalho é o local ideal para colocar a foto de um cenário de tirar o fôlego.

4 métodos para criar um papel timbrado

  • Logaster. Use este incrível serviço online para criar uma identidade de marca completa em apenas alguns minutos. Crie um logo e escolha um modelo para a folha timbrada, depois basta personalizar como desejar. Salve o resultado final em PDF ou DOCX.
  • Microsoft Word. Este famoso editor de texto tem todas as ferramentas necessárias para criar um papel timbrado digno, sem suor. Prepare os desenhos (emblemas, fotos, etc.) que você usará em seu papel timbrado e use modelos prontos para uso, tanto no cabeçalho quanto no rodapé.
  • Documentos do Google. Essa é outra maneira simples e intuitiva de criar um papel timbrado profissional para sua empresa ou organização. Escolha um modelo da galeria e aprimore-o com texto e ilustrações.
  • Adobe Spark. No Adobe Spark, você pode definir o tamanho e selecionar a forma e o tema do seu futuro papel timbrado. Depois, escolha a fonte certa para o seu texto e adicione imagens (do seu computador ou da galeria da Adobe). Quando estiver satisfeito com o resultado, baixe o arquivo no seu dispositivo.

Como imprimir o seu papel timbrado

Criar um papel timbrado com estilo para a sua comunicação comercial não é suficiente. Você também precisa ter certeza de que ele ficará bem na impressão. Para enviar cartas e outros documentos por correio, é necessário imprimir a folha timbrada.

  • Escolha um papel de alta qualidade. Lembre-se de que seus documentos devem ser agradáveis ao toque e criar uma sólida impressão de seus negócios. Com isso em mente, diga “não” a papéis finos e de baixa qualidade.
  • Verifique as configurações da sua impressora. Verifique se a impressora suporta o tipo de papel selecionado. Isso é especialmente importante se a folha timbrada apresentar um design sofisticado e várias cores.
  • Organize o seu texto corretamente. Crie um arquivo de texto e digite o seu texto. Em seguida, insira o arquivo na folha timbrada. Reorganize seu texto, se necessário.
  • Visualize o seu papel timbrado. Use o recurso de visualização para ver como será o documento final. Verifique se diferentes elementos não se sobrepõem ou são cortados. Se você estiver satisfeito com o design, vá em frente e envie seu papel timbrado para impressão.

Considerações finais

Com nossa lista de verificação, projetar um papel timbrado para a correspondência comercial se torna uma tarefa muito fácil.

  • Desenvolva a identidade da sua marca.
  • Determine o estilo e o conceito do seu papel timbrado.
  • Prepare os elementos que você usará em seu papel timbrado (texto, fotos, ilustrações, etc.).
  • Escolha o modelo que atenda às suas necessidades.
  • Personalize o seu modelo com o seu texto, logotipo, etc.
  • Crie um nome simples para o seu arquivo timbrado e salve-o no seu computador.
author_image

Especialista em marketing de conteúdo no Logaster. A sua área de especialização inclui tecnologia, novas tendências de negócios e mídias sociais. Os artigos de Igor são publicados no VC.ru, Sendpulse, Ello e outras plataformas importantes.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.