1. O que é um padrão? Como ele se difere da iteração e do ritmo?
  2. Como usar padrões no web design?
  3. Elementos básicos usados nos padrões
  4. Como criar um padrão por conta própria

Para criar um ótimo padrão para a sua empresa, você precisa dominar os conceitos básicos do web design. Temos certeza que a sua primeira ideia era contratar um designer profissional ou um estúdio de design. Porém, não se precipite! Você realmente precisa de ajuda externa? Você tem certeza de que não consegue criar um padrão minimamente decente sozinho?

Este artigo vai te ajudar a criar um padrão irresistível para o seu site. Vamos começar os trabalhos partindo das informações básicas sobre padrões.

O que é um padrão? Como ele se difere da iteração e do ritmo?

Embora o padrão, a iteração e o ritmo sejam coisas diferentes, muitas pessoas costumam confundir um com o outro. Padrões usam iterações e ritmos como ferramentas para alcançar o efeito visual desejado. Vamos fazer uma distinção entre estes três termos.

Iteração

Iterações são muito comuns no universo do web design. Ao usar uma iteração, você atrai a atenção do seu cliente com duas imagens semelhantes que ainda possuem algumas diferenças. A vida mostra que os usuários gostam de examinar essas imagens! Iterações são utilizadas em dois casos:

Iterações em uma imagem de fundo. Uma técnica de designer que depende de elementos gráficos correspondentes. Apesar da semelhança visual, cada elemento possui suas características únicas. Pense em uma escada. Cada escada é um objeto individual, embora ela se pareça com outras escadas. Elementos individuais podem variar em cor, tamanho e até mesmo forma, tendo uma ou mais características comuns. Trata-se de um segredo para criar um web design equilibrado.

Source: by Darren Booth

Iterações na localização do conteúdo. Você pode identificar um local permanente para elementos importantes na sua página web. Desta forma, você vai melhorar muito a experiência do seu usuário. Ao colocar um logotipo, botão ou qualquer outro conteúdo no mesmo local em todas as páginas, vai ser mais fácil com que o usuário memorize a estrutura da sua página e automatize suas ações no seu site.

Ritmo

Quando conversamos sobre música e sons, a maioria de nós entende o que é um ritmo. E ritmo visual? Você sabe o que é? O ritmo visual é alcançado através da organização de elementos em certos intervalos. No design, existem 5 classes principais de ritmo:

1. Ritmo aleatório. Os elementos são organizados de uma forma caótica, mas equilibrada. O ritmo aleatório é uma boa maneira de refrescar o seu web design. Tenha cuidado para não sabotar a acessibilidade a outras classes de conteúdos.

Source: by Ahmed Salah Hassan

2. Ritmo regular. Os elementos são dispostos a distâncias iguais entre si. Para o olho humano, este tipo de ritmo é o mais fácil de ser percebido. Para tranquilizar os usuários que navegam em sua página web, aplique alguns destaques coloridos.

Source: by Gwen

3. O ritmo alternado segue a sequência 1-2-1-2-1-2, onde as distâncias entre 1-2 e 2-1 são diferentes. Use um ritmo alternado para apimentar um design monocromático.

Source: by Toni and Alysia

4. Ritmo suave. Os elementos são dispostos na forma de uma onda, criando associações óbvias com a natureza (um rio fluindo, o vento ventando, etc.). O ritmo suave tende a relaxar e acalmar quem o vê, então certifique-se de que este tipo de ritmo ainda motive o usuário a realizar uma determinada ação.

Source: by Megan Wood

5. Ritmo progressivo. A distância entre os elementos é aumentada e diminuída progressivamente. É uma ótima maneira de criar uma dinâmica visual e movimento. Este tipo de ritmo funciona muito bem em objetos de tamanhos variados. Para aumentar ainda mais este efeito, brinque com sombras e relâmpagos.

Source: by Nandini N

Padrão

Ao contrário das iterações, um padrão usa elementos idênticos dispostos em uma ordem estrita. Comparado ao ritmo, um padrão é um termo mais amplo que depende de diferentes tipos de intervalos. Vamos dar uma olhada nos padrões-chave:

1. O padrão simétrico é baseado na simetria da reflexão. O nível de simetria pode variar do básico ao intrincado.

Source: by Jude Infantini

2. Padrão assimétrico. Os elementos são organizados de uma forma caótica, mas equilibrada. Apesar de uma assimetria visível, os elementos devem criar uma composição equilibrada impulsionada pela mesma ideia.

Source: by Rachit

3. Espiral. Os elementos são dispostos na forma de um redemoinho, criando um efeito quase que hipnótico. Uma espiral está associada ao crescimento e ao desenvolvimento contínuo.

Source: by Vadim Carazan

4. Grade. Figuras quadradas ou em formato de diamante se sobrepõem entre si. A grade cria um padrão geométrico lógico que chama a atenção do usuário como um ímã.

Source: by Design Etiquette

5. Padrão centralizado. A parte central do padrão é destacada, enquanto as bordas ficam desbotadas. Use este padrão para guiar a atenção do usuário para o ponto certo na sua página.

Source: by Felipe Villanueva

6. Padrão linear. Desenhe uma linha ao longo da informação que você deseja destacar. Esta é outra maneira de colocar o conteúdo mais importante na frente dos olhos dos seus visitantes.

Source: by Mo

7. Padrão radial. Os elementos são dispostos na forma de um círculo ou em um formato oval. Ao contrário do padrão espiral, os elementos não se formam em uma espiral, eles se espalham do centro, como pétalas de flores.

Source: by Divin Creador

8. Conjunto. Os elementos são divididos em grupos, cada grupo forma uma grande parte do padrão. Vários conjuntos contribuem para a imagem total.

Source: by SoozayQ

9. Fractal. Pequenos elementos são conectados uns com os outros da mesma forma para criar um elemento maior. Os elos em uma corrente são um bom exemplo de um padrão fractal.

Source: by Toni Hall

Como usar padrões no web design?

Esses padrões podem ter múltiplas aplicações que você nem imaginou. Vamos analisar como um empreendedor pode usar padrões para melhorar a sua marca.

Web design

Padrões são extremamente populares no mundo do web design, por um bom motivo. Primeiro, eles são fáceis de serem criados, você pode usar serviços online e ferramentas de edição gráfica. Segundo, os padrões fazem com que uma página web fique mais ordenada e lógica. Agora que você sabe a grande variedade de padrões disponíveis, você pode brincar com diferentes opções até encontrar o padrão certo para o seu site. Para ativar o efeito monótono dos padrões e deixar o seu web design mais vivo, experimente usar animações.

Source: by Ronak Panchal

Identidade da marca

Você quer um logotipo com um padrão abstrato? No site Logaster, você vai encontrar uma enorme coleção de ícones e padrões. Sem dúvidas você vai encontrar as opções que expressam a personalidade da sua marca!

Ao criar um estilo visual para a sua marca, escolha o padrão que reflete a essência da sua marca e comunica a mensagem certa para o seu público.

Source: by Maxim Aginsky

Roupas

Camisetas, bonés de baseball, capuzes e aventais são superfícies ideais para o seu padrão corporativo. O único problema é que é difícil encontrar um tecido que se assemelhe ao seu padrão único. Muito provavelmente você terá que imprimir o seu padrão nos seus itens de vestuário. É uma tarefa muito importante, certifique-se de escolher uma loja de impressão confiável e discuta todos os detalhes de antemão. Se você fizer tudo certinho, você vai acabar com um lindo uniforme personalizado para seus funcionários e presentes agradáveis para seus leais clientes.

Source: by Lindsay Muir

Design de interiores

Se a identidade da sua marca possui um padrão, por que não usá-lo no seu escritório, estúdio ou loja? Você pode pintar o seu padrão nas superfícies ou colar adesivos – a escolha é sua! Ao colocar o seu padrão nas paredes, chão, espelhos ou móveis, você vai criar uma atmosfera verdadeiramente única. É uma ótima maneira de impulsionar o espírito de equipe e aumentar o desempenho dos seus funcionários. Quanto aos clientes, eles vão apreciar o quanto você está se dedicando no seu design de interiores!

Source: by Aivaras Bakanauskas

Empacotamento e rótulos

Está se perguntando o que você pode fazer para atrair clientes para a sua mercadoria na prateleira de um supermercado? Usar o potencial de marketing da embalagem e do rótulo do seu produto é uma ótima maneira de começar. Um padrão iterativo fará com que seu produto se destaque entre os concorrentes e aumente a curiosidade dos seus clientes. Experimente formas, tamanhos, cores e efeitos visuais. Lembre-se que até o mais ínfimo detalhe pode fazer com que o seu cliente decida comprar seu produto!

Source: by Stan Aleyn

Apresentações

Em apresentações e infográficos, um padrão desempenha o papel de um guia. Use padrões para priorizar informações importantes, reter a atenção do seu usuário, diversificar o seu relatório, ou simplesmente decorar seus projetos! Crie um fundo simples e discreto que seja capaz de quebrar a monotonia de uma folha branca.

Source: by Margarita Lunina

Elementos básicos usados nos padrões

Embora você possa basear o seu padrão usando qualquer ícone, a maioria dos web designers abusam da geometria para criar padrões eficazes e memoráveis. Vamos descobrir quais efeitos emocionais as grandes formas geométricas causam no seu público.

Quadriláteros

Quadrados, retângulos e diamantes estão associados com ordem, lógica e racionalidade. Se você quer mostrar como o seu negócio é organizado e sólido, os quadriláteros irão te ajudar nessa missão.

Source: by Jon Howell

Formas circulares e ovais

Círculos, elipses e formas ovais fazem você pensar em companheiros de equipe confiáveis que estão sempre prontos e dispostos a ajudar uns aos outros. Tais associações carinhosas são criadas pelo uso de linhas suaves e e tranquilas. Formas arredondadas são a melhor maneira de fazer os seus clientes se sentirem seguros e ganhar a sua confiança.

Source: by Vineta Rendon

Triângulos

Use triângulos para transmitir a idéia de crescimento, movimento e dinâmica. Uma imagem de fundo com triângulos irá motivar os seus visitantes a seguir e alcançar melhores resultados (com a sua ajuda, é claro!).

Source: by Jon Howell

Linhas

Linhas retas são minimalistas e concisas. Em um mundo sobrecarregado por informações visuais, simples linhas podem causar um efeito quase terapêutico sobre seus usuários. Enquanto as linhas verticais inspiram e suscitam interesse, as horizontais acalmam-se e relaxam.

Source: by Highly

Como criar um padrão por conta própria

Geradores de padrões online

Geradores online são a maneira mais fácil de criar um padrão. Você pode escolher um modelo pronto para usar e então personalizá-lo para que ele se ajuste à personalidade da sua marca. Vamos fazer uma pequena apresentação dos melhores geradores online.

Patternizer

O Patternizer usa listras em camadas para criar um lindo padrão em poucos minutos. Você pode modificar cor, deslocamento, largura, opacidade e outros parâmetros do seu padrão.

GeoPattern

Se você fica com medo só de ouvir as palavras “design gráfico”, temos um atalho para você. Use a GeoPattern, escolha um modelo e digite o texto que você deseja ver no seu padrão. O serviço inteligente vai transformar as suas letras em uma imagem limpa.

Patterncooler

Aqui temos outro gerador de padrão grátis com uma interface muito intuitiva. Acima de tudo, o Patterncooler tem orgulho da sua impressionante coleção de modelos que explora vários temas visuais. Sinta-se à vontade para escolher qualquer modelo e editar a sua textura, cores, sobreposição, etc. até você ficar feliz com o resultado.

Background Image Generator

O serviço irá te guiar através de várias simples etapas. Primeiro, escolha a cor e a imagem. Em segundo lugar, configure intensidade, ruído e outros efeitos. O sistema irá gerar uma imagem de fundo simples que irá melhorar muito o seu site corporativo.

Striped Backgrounds

Projetos minimalistas acabam causando um impacto psicológico maior no seu público. Veja como o Striped Backgrounds cria um padrão de cinco cores usando apenas linhas verticais!

Programas de edição gráfica

Para usar programas de edição gráfica, é muito provável que você precise de algumas habilidades de caráter gráfico. Mas ainda não desista dessa ideia! Como todos esses padrões são imagens bem simples, você pode ser capaz de criar um mesmo sem ter experiência.

Adobe Illustrator CS6 (e superior)

O Adobe Illustrator é um editor gráfico icônico para designers estabelecidos. Ele possui funcionalidades impressionantes que podem assustar amadores igual a você. Mas não se preocupe! Siga as nossas instruções passo a passo e você vai ficar bem!

Passo 1

  • Para criar um padrão do zero, faça isso:

Abra uma nova tela e selecione um objeto gráfico que será o principal elemento do seu padrão. Clique em “Objeto” > “Padrão” > “Criar”.

  • Para editar um padrão pronto, faça isto:

Vá até “Amostras” e clique duas vezes no padrão que você precisa. Em seguida, clique em “Objeto” > “Padrão” > “Editar Padrão”.

Passo 2

Na janela “Parâmetros do Padrão”, você pode editar o nome do seu padrão ou configurar um padrão novo.

Passo 3

Além disso, você pode fazer as seguintes configurações:

  • selecione a forma de um elemento;
  • defina a altura e a largura desse elemento;
  • adicione sobreposições e outros efeitos;
  • defina o número de elementos;
  • ajuste a opacidade;
  • organize os elementos em uma moldura;
  • etc.

Passo 4

Salve o seu padrão na paleta de “Amostras ” ou cancele as alterações.

Adobe Photoshop

Ao abrir o Adobe Photoshop, prepare-se para uma confusa variedade de ícones e recursos. Felizmente, você não vai precisar de todos eles para criar um lindo padrão! Confira nossas instruções abaixo.

Passo 1

Abra uma nova tela (8px x 8px) e crie uma imagem original.

Passo 2

Para definir a imagem como um padrão, clique: “Editar” > “Definir como padrão”. Neste ponto, você também pode definir um novo nome para o seu padrão.

Passo 3

Para testar o novo padrão, abra uma nova tela. Preencha o padrão clicando em: “Editar” > “Preencher”. Na lista “Padrão”, selecione o seu padrão recentemente criado. O padrão vai preencher toda a tela. Agora você só precisa selecionar uma paleta de cores equilibrada.

CorelDraw

Corel Draw é outro programa de edição gráfica que pode te ajudar muito na criação de padrões simples e compostos para o seu site. Assista esta vídeo-aula para dominar o CorelDraw sem maiores complicações!

Seu padrão corporativo, assim como sua impressão digital, deve ser único. Para o seu padrão, escolha as imagens e cores que caracterizam o seu negócio e abuse dos seus pontos positivos. Caso você se sinta perdido, não se precipite ao contratar designers! Aproveite os criadores de padrões inteligentes e editores gráficos ao criar o seu design.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.