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Como criar um logo minimalista e simples

Minimalismo e simplicidade são a mesma coisa?

Em forma de estilo visual, o minimalismo é atemporal. Enquanto as tendências minimalistas na moda vêm e vão com o tempo, este estilo para um logotipo funciona perfeitamente a qualquer momento. Conhecendo o incrível poder do minimalismo, marcas já muito bem estabelecidas deixaram e ainda mantêm a sua identidade corporativa limpa e concisa. Por exemplo, a Nike tem sido fiel à sua icônica e simples logomarca há décadas.

Simplicidade e minimalismo são definidos assim pela Wikipédia.
– Simplicidade é o estado ou a qualidade de ser simples.
– Minimalismo é um estilo que usa apenas elementos essenciais para o máximo impacto.

Como você pode ver, o minimalismo e a simplicidade não são sinônimos. O minimalismo flui em direção à simplicidade ao eliminar elementos excessivos que não atendem às expectativas do público.
A tendência de simplificação e do design flat foi traçada há muito tempo. Logotipos de diferentes marcas se tornaram mais simples e minimalistas.

O fato dos logos estarem cada vez mais com menos detalhes e mais simples, não é apenas uma aspiração dos designers ou apenas uma tendência de design. Isso ocorre para que os logotipos possam ser colocados em diferentes tipos de mídias – se antes um logo era inserido apenas em uma mídia física, agora o logo deve ficar bem na web, incluindo em telas pequenas de celulares.

Aqui estão alguns exemplos de marcas que tornaram os seus logos mais simples:

Adidas

Adidas logo

IKEA

Ikea-min

Instagram

Instagram logo

Para criar um logo inteligente, você deve desenvolver um conceito visual simples, porém envolvente, e manter-se a essa ideia. Um design complexo de um logo perderá para um design que é digerível visualmente com mais facilidade, perderá na capacidade de transmitir a mensagem da marca – os valores, a missão ou o lema – para os clientes em potencial.

Dicas importantes para criar um logo simples

 

Mire na simplicidade criando um logotipo

Um logotipo é considerado a maneira mais fácil de representar graficamente uma empresa. Um logotipo deve apresentar apenas o nome da empresa, sem quaisquer símbolos, marcas ou outros elementos gráficos. Como você deve estar pensando, a fonte escolhida vai desempenhar um papel essencial em um logotipo. Com uma impressionante variedade de fontes disponíveis, você pode experimentar o estilo que quiser. Um logotipo tem todas as chances de se tornar uma parte orgânica da sua marca nos próximos anos.

logotipo
Pense no caso de marcas como a Disney, a Philips e o Google. Os logotipos dessas gigantes tornaram-se sinônimo de alta qualidade e experiência única ao cliente!

Use linhas retas e curvas

As linhas, sejam elas retas ou curvas, são a base de qualquer projeto. Usar linhas para expressar um significado múltiplo é uma verdadeira arte, portanto, tire tempo suficiente para refletir sobre o seu conceito criativo.

linhas logo

King Elephant by Paul Saksin

Pensar que linhas retas são chatas é um grande erro. Com linhas horizontais, verticais ou diagonais, você pode criar um emblema original que parecerá ousado e estiloso em qualquer contexto.

Já para as linhas com curvas e rabiscadas, há uma variedade de opções. O lado bom das linhas irregulares é que elas podem assumir qualquer forma. Curvando e torcendo uma linha, você pode visualizar seu conceito de design de várias maneiras. É uma ótima chance de alongar os seus músculos visuais!

Curvas logo

Use formas geométricas

No design de logos, a geometria não é algo que você pode ignorar. Formas geométricas conseguem comunicar a mensagem da sua marca, defender os valores da sua empresa e definir o ambiente ideal.

Uma figura geométrica sozinha pode afetar a maneira como o público-alvo percebe a empresa. Lembre-se disso ao pensar em colocar alguma forma em seu emblema!
Assim como as cores, cada forma geométrica tem suas conotações psicológicas que são “gravadas” em nossos cérebros. Designers experientes conhecem os significados por trás de um círculo, de um quadrado e de um triângulo com a palma da mão. Continue lendo para descobrir quais figuras e formas você deve usar para projetar graficamente a visão do seu negócio.

  • Círculo

Se você nos perguntar qual forma é tendência nos dias de hoje, a resposta será: um círculo. A elipse e o círculo simbolizam unidade, amor, amizade, compromisso e harmonia. Pense no icônico símbolo das olimpíadas como exemplo. Os círculos olímpicos representam a união dos cinco continentes que participam das Olimpíadas, um evento esportivo global que promove a união dos países e a superação de diferenças.

Além disso, um círculo (por exemplo, uma roda) é frequentemente associado a movimentos e transformações constantes. Isso é bastante lógico, pois um círculo não tem começo nem fim.

Círculo logo

Clock LCS logo by Kyle Poff

  • Quadrado

Um quadrado é outra forma geométrica popular que representa equilíbrio, confiabilidade e profissionalismo.

O problema é que um quadrado é uma escolha comum entre os designers de logo. Para evitar o risco de ter um design genérico, apimente o seu quadrado com cores. Certifique-se de escolher tons que estejam alinhados com a forma em termos de significado psicológico!

Quadrado logo

  • Triângulo

Embora um triângulo seja uma forma geométrica muito menos popular do que um quadrado, ele é uma poderosa ferramenta visual para contar a história da sua marca. Ao olhar para um triângulo, você não pode deixar de sentir uma grande força inspiradora por trás dele. Esta figura projeta dinamismo, hierarquia, mudança e melhoria.

Devido aos seus ângulos agudos, um triângulo literalmente irradia energia, o que o torna uma escolha ideal para visualizar a inovação e o progresso. Se, no entanto, você quiser traduzir os sentimentos de segurança e conforto, fique longe de triângulos e escolha quadrados ou retângulos.

Triângulo logo

 

Explore o estilo retrô

Se você gosta de coisas retrô, não hesite em usar esse estilo incrível em seu logo. Será uma ótima oportunidade para explorar as possibilidades das linhas minimalistas e dos traços finos. Uma técnica comum típica de desenhos retrô é colocar um texto que ultrapassa o círculo externo do emblema. Para trazer seu público de volta aos anos 80, use tons de sépia e néon que estavam em tendência na época.
A maior vantagem do estilo retrô é que ele permite que um designer peça emprestado uma série de tendências que moldaram o cenário de décadas atrás.

Retro logo

Conclusão

As vantagens de um logo simples são inúmeras. Um design limpo é cativante, fácil de lembrar e muito atraente para o olho humano. Além disso, permite que você interaja com o seu público de maneira direta. Tudo isso faz com que um símbolo minimalista se torne uma ferramenta indispensável que gera uma experiência única para o cliente. No entanto, antes de criar o seu próprio, tire tempo suficiente para pesquisar completamente o seu público-alvo para garantir que o design simples seja o que a sua marca realmente precisa para atingir as metas.

Se você não sabe como criar um logo, comece a fazer ele com o Logaster. Vale a pena experimentar. Você definitivamente vai encontrar uma solução muito boa para a sua empresa.

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