1.Loja Online vs. Loja no Instagram
2.Escolha seu nicho, defina seu público-alvo e estude seu mercado
3.Escolha a plataforma de comércio eletrônico certa
4.Escolha o nome do seu domínio. Crie uma logo e favicon.
5.Escolha um modelo
6.Adicione produtos
7.Adicione métodos de pagamento
8.Execute o SEO
9.Desenvolva uma campanha publicitária
10.Organize a entrega
11.Colete avaliações e continue melhorando

Em 2020, 2 bilhões (mais de 60%) de usuários online vão fazer compras online. Além disso, as roupas continuam sendo a compra mais popular em todo o mundo. Você sonha em começar a sua própria loja de roupas online? Nós sabemos como fazer isso sem ter nenhuma habilidade especial ou um grande orçamento disponível.

Source – by Cuberto

Loja Online vs. Loja no Instagram

Plataformas de comércio eletrônico especializadas superam sites tradicionais e mídias sociais de muitas maneiras.

  • Apelo visual. Em um site de comércio eletrônico, todos os itens estão reunidos em um só lugar, convenientemente divididos em categorias e acompanhados por fotos em HD.
Source – Vika Gerasina
  • Suporte técnico. As redes sociais geralmente não estão disponíveis devido a falhas técnicas. Além disso, você não tem um controle real da sua página do Instagram – ela pode ser suspensa ou excluída pela administração a qualquer momento. Um site de comércio eletrônico oferece muito mais controle do seu conteúdo e um melhor suporte técnico.
Source – Olga Nova
  • Segurança. Sistemas de pagamentos seguros são parte essencial do seu negócio online. Sites de comércio eletrônico estão usando a tecnologia SSL (Secure Sockets Layer) que garante uma conexão segura entre sua loja e seus clientes. Ao criptografar as informações de faturamento do seu cliente e outros dados confidenciais, o SSL te protege da interceptação de terceiros.
Source – by Helena Stretovych

Passo 1. Escolha seu nicho, defina seu público-alvo e estude seu mercado

Um negócio de sucesso é uma ideia onde seus interesses, os interesses dos seus clientes e as tendências globais de mercado se unem. Antes de iniciar a sua loja online, certifique-se de fazer uma sessão de brainstorming.

Descreva os seus interesses

A marca Nike começou quando um estudante de Stanford teve certas dificuldade ao procurar bons tênis. O império Vivienne Westwood nasceu do amor pela cultura punk. Uma forte motivação é um fator importante na abertura da sua própria loja. Faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Que objetivo estou perseguindo?
  • Por que eu quero vender roupas?
  • Sou fã de moda?
  • Quais problemas o mercado existente possui?
  • Como posso resolver esses problemas?

Escolha um nicho

Entre roupas para homens, mulheres e crianças, as roupas femininas são best-sellerinquestionável. Nos últimos anos, a demanda por roupas esportivas cresceu muito. Tire um tempo para analisar a dinâmica de vendas para descobrir em qual nicho se inserir.

Source – by Cuberto

Identifique o seu público

Quanto mais você conhecer o seu público-alvo, maiores serão as suas chances de construir um negócio de sucesso. Quem é o seu cliente médio? Quantos anos ele tem? Quais são as suas necessidades? Considere a idéia de segmentar um público restrito, ou seja, vestuário para mulheres plus size, roupas de bebê, etc. Se o seu produto básico for um sucesso, você pode considerar a ideia de expandir para outros nichos.

Online jewelry store concept
Source – by Uliana Che

Estude o mercado

Ao entrar no mercado de roupas, prepare-se para uma competição acirrada. Você terá muitos concorrentes, desde camelôs online até gigantes como Zara e Burberry. Para distinguir a sua marca, você precisará analisar o mercado e definir uma proposta de venda exclusiva.

Source – by edward blake

Competidores online e offline

  • Liste sites de roupas, pequenos e grandes. Quais são os prós e contras de cada uma dessas lojas?
  • Estude como grandes plataformas de comércio eletrônico (Asos, Amazon, AliExpress) funcionam. Como eles categorizam seus produtos? Como eles entregam seus pedidos? Quais promoções e descontos eles oferecem?
  • Caminhe pelos shoppings da sua cidade. Quais são as tendências atuais? Quais são os itens de vestuário mais populares entre os clientes?
Hoomer, concept of online store
Source – by Kulik Oleg

Use ferramentas online para estudar seus competidores

  • Hootsuite. Procure por menções no Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, etc.
  • Ahrefs Site Explorer. Entre no site de alguma marca famosa de roupas e veja informações detalhadas sobre seus backlinks, tráfego orgânico e métricas-chave.
  • Spy Words. compara a visibilidade da marca em todos os motores de busca, tanto no caso de pesquisas orgânicas quanto por anúncios de contexto.
  • Serpstat. Ferramentas para analisar seus concorrentes e monitorar suas posições na busca orgânica.
  • Fanpage Karmа. é usado para a análise de dados no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Pinterest. Essa ferramenta mostra o número de assinantes, as principais publicações e outras métricas de engajamento de usuários.
  • Google Trends. mostra como as solicitações de pesquisa mudam dependendo da época do ano e da localização geográfica. Analise relatórios anuais do Google e crie seus próprios gráficos.

Passo 2. Escolha a plataforma de comércio eletrônico certa

Como escolher o construtor certo para criar a sua futura loja online? Dê uma olhada nas ferramentas inteligentes abaixo e escolha uma com base na sua experiência e necessidades!

Weebly

weebly_logo

Weebly é um grande construtor de sites de comércio eletrônico para iniciantes. Juntamente com uma vasta galeria de imagens, os usuários apreciam a possibilidade de compartilhar produtos nas mídias sociais e usar diferentes métodos de pagamento. Ao mesmo tempo, as funcionalidades do Weebly são meio limitadas. Por exemplo, não é possível personalizar uma página de pedidos nem gerenciar vários inventários ao mesmo tempo.

Wix

Wix é especialista em iniciar lojas online em grande escala. Suas vantagens indiscutíveis incluem funcionalidades poderosas, ferramentas de edição intuitivas, configurações em um clique e inúmeros modelos profissionais impressionantes.

Squarespace

Embora o Squarespace ofereça mais recursos que as duas plataformas anteriores, você não terá problemas para lidar com todas elas. À sua disposição estão modelos modernos, configurações de personalização, ferramentas analíticas inteligentes e integração de mídias sociais.

WordPress

Se você já tem um site em execução no WordPress, você pode facilmente transformá-lo em uma loja online funcional. Para fazer isso, você só precisa baixar o plugin WooCommerce gratuito. Sendo compatível com todos os modelos WordPress, o plugin permite que você adicione um número ilimitado de produtos e o gerenciamento completo do design da sua loja online.

FerramentaServe para iniciantes?Preço por mêsDemo grátis
WeeblySima partir de $12 Não
WixSima partir de $17Sim
SquarespaceSima partir de $12 Sim
WordPressSim (se você tiver um site WordPress)a partir de $4 Sim

Passo 3. Escolha o nome do seu domínio. Crie uma logo e favicon.

Com um domínio exclusivo e uma logo afiada, seu site de comércio eletrônico será sólido e profissional. Os clientes nunca mais vão esquecer a sua marca!

  • Você pode comprar um nome de domínio na sua plataforma de comércio eletrônico selecionada, mas também pode usar um registrador de nome de domínio confiável, por exemplo, Domain)Recomendamos a segunda opção, assim você terá seu nome de domínio para sempre, mesmo que você mude para outra plataforma de comércio eletrônico.

  • Seu nome de domínio deve se adequar ao nome da sua marca. Ele deve ser sucinto e fácil de ser entendido pelo público internacional. Além disso, ele deve ter um aspecto charmoso. Um grande exemplo é o Alibaba, o nome de domínio de um varejista online icônico.
  • A logo transmite a identidade visual da sua empresa. Coloque o seu emblema no canto superior esquerdo da sua página inicial, ao lado dos seus produtos e das avaliações de clientes. O favicon é um ícone pequeno que ajuda seus usuários a identificarem seu site entre as muitas guias do seu navegador.
Source – by Eddie Lobanovskiy
  • Para criar uma logo e um favicon fantástico, utilize o serviço online Logaster. Digite o nome da sua empresa e indústria – Logaster irá gerar uma marca forte para o seu negócio!

Passo 4. Escolha um modelo

Qualquer loja – seja ela online ou offline – deve ser atraente. Certifique-se de que os usuários vão gostar de navegar no seu site. Como escolher um modelo limpo para a sua loja de comércio eletrônico:

  • Selecione a categoria certa, por exemplo, Moda.
  • Navegue pelos modelos disponíveis (por exemplo, o Wix oferece 26 modelos, 19 deles são gratuitos).
  • Escolha a opção que mais se adeque à sua marca.
  • Certifique-se de que seu modelo é acessível e bonito tanto em computadores quanto em smartphones.

Passo 5. Adicione produtos

Para seus clientes em potencial, navegar pelo inventário é a parte mais emocionante da visita em sua loja. Certifique-se de que seus catálogos e galerias estejam acessíveis e fáceis para se navegar.

  • Divida as suas mercadorias em categorias lógicas. Adicione filtros de pesquisa por preço, cor, material e marca.
  • Faça o upload de fotos profissionais dos seus produtos. Os clientes devem ser capazes de ampliar as imagens. Além disso, adicione vídeos que demonstrem os itens em movimento.
  • Escreva uma descrição detalhada em cada produto. Adicione informações sobre as cores, tamanhos, preços, etc.
  • Para ajudar seus clientes a fazer a escolha certa, adicione tabelas de tamanho, uma seção de perguntas frequentes, política de entrega e devolução, formulário para feedbacks, informações de contato, etc.
Source – by Vitalii Kudelevskii

Passo 6. Adicione métodos de pagamento

Todas as plataformas de comércio eletrônico possuem métodos de pagamento incorporados. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o método e conectá-lo com alguns cliques.

Faça um pagamento como teste para garantir que tudo está funcionando corretamente. Você não quer perder clientes na última etapa do seu funil de vendas, certo?

Source – by Luboš Volkov

Passo 7. Execute o SEO

Para deixar o seu negócio visível na web e afirmar a sua marca, você precisa iniciar uma campanha de SEO.

  • Incorpore palavras-chave no título e na descrição de cada produto, por exemplo, “roupas para mulheres grávidas”, “acessórios esportivos masculinos”.
  • Para melhorar a sua classificação no Google, verifique se suas páginas da Web possuem uma estrutura bem organizada e contém links internos.
Fendi - Redesign modular content
Source – by Raffaele Avallone

Passo 8. Desenvolva uma campanha publicitária

Pense em como você vai promover a sua loja online. Desenvolva um plano de marketing usando as três ferramentas principais abaixo.

Mídias sociais

Source – by Shakil Ali

Descubra quais plataformas sociais o seu público-alvo prefere e usa. Uma boa maneira de fazer isso é publicar seu conteúdo em algumas plataformas principais e ver onde você receberá mais comentários.

  • Instagram e Pinterest são considerados as melhores plataformas sociais para promover vestuário, roupas e outros produtos que dependem da sua atratividade visual. Além disso, você pode usar o Instagram Stories para compartilhar vídeos e depoimentos de seus clientes.
  • Não subestime o poder do Facebook e do Twitter. Essas redes sociais são ideais para publicar atualizações da sua empresa, notícias de moda, tendências locais e globais, etc.
  • Inicie um blog no YouTube. Faça vídeos sobre dicas de moda e experiências.

Influenciadores

Source – by Zhenya Rynzhuk

Colaborar com influenciadores (blogueiros, especialistas em moda e outras celebridades) é outro método de promoção orgânica que vale a pena explorar.

  • Ao escolher um influenciador, certifique-se de que seus públicos-alvo são o mesmo ou que pelo menos possuem características semelhantes.
  • De que maneira o influenciador se comunica com seu público? Qual é o seu tom de voz? Certifique-se de que ele vai se adequar à ideia da sua marca.
  • Escolha um blogueiro que sabe manter o equilíbrio entre publicidade e publicações regulares. Caso contrário, as informações sobre sua marca vão se perder em um fluxo infinito de anúncios.

Janelas pop-up

Uma janelas pop-up é uma mensagem curta que aparece em uma página web e que incentiva um usuário a realizar uma ação específica, por exemplo, se inscrever em uma newsletter, usar um código promocional, fazer uma pesquisa, etc. O objetivo final dessa pop-up é converter visitantes em leads.

Source – by Asif Aleem

Passo 9. Organize a entrega

A entrega rápida e segura é a pedra angular do seu negócio online.

  • Configure uma página com métodos de entrega disponíveis e seu custo.
  • Se você estiver oferecendo um serviço de entrega gratuito, certifique-se de incluir esse custo nos preços do produto.
  • Pense se você mesmo vai entregar essas mercadorias ou se você vai trabalhar com serviços de terceiros.
Source – by Vik Lishchuk

Passo 10. Colete avaliações e continue melhorando

Agora que você lançou a sua loja online, é hora de se esforçar ainda mais para construir uma base de clientes fiel.

  • Peça aos seus clientes que escrevam comentários na sua loja. Use descontos, presentes, brindes, etc. para incentivar as pessoas a compartilhar suas experiências. Publique os depoimentos em seu site e redes sociais.
  • Crie um programa de fidelidade. Agradeça seus clientes de longa data por sua lealdade, ofereça a eles entrega gratuita, cartões presente e descontos.
  • Para continuar a melhorar o seu negócio, você precisa pedir feedback aos seus clientes. O que eles gostam no seu serviço? Ainda mais importante, o que eles gostariam que fosse diferente? Valorize o feedback e responda às sugestões de seus clientes.
Source – by Tallulah Watson

Resumindo

A verdade (amarga) é que iniciar uma loja online é mais fácil do que manter ela em alta. Para construir uma loja online de sucesso, você precisa trabalhar duro todos os dias. Nós temos algumas dicas:

  • Mantenha o controle sobre seus concorrentes e aprenda com as melhores marcas em seu nicho. Ao invés de seguir tendências, tente antecipá-las.
  • Mantenha contato constante com seu público-alvo. Responda às suas perguntas e comentários. Mostre aos seus clientes que você gosta deles.
  • Procure o momento certo para expandir seu negócio ou escolher um nicho mais rentável.

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