Criando uma Marca Pessoal: Um Guia Passo a Passo
Pense nos especialistas que você acompanha nas redes sociais. Cozinheiros, psicólogos, guias de turismo, coaches ou profissionais de marketing – todos eles constroem seus negócios e atraem clientes por meio de uma marca pessoal. Você pode criá-la do zero interagindo com o público e se apresentando da maneira adequada. Leia o artigo para aprender como fazer isso.
O que é uma marca pessoal e por que você precisa dela
Todos nós temos uma marca pessoal. Ela é a nossa imagem na mente das outras pessoas. Esta imagem é baseada em traços de caráter, estilo de comunicação, reputação, habilidades e conhecimento. Mas para que uma marca pessoal funcione para uma empresa, você precisa moldá-la com propósito e divulgá-la para o maior número possível de pessoas. O marketing pessoal tem várias vantagens:
● Ela aumenta a confiança. Imagine que você precisa escolher um fotógrafo para a sessão de fotos do seu casamento. Um deles só lhe mostrou o portfólio, mas o outro também falou sobre os bastidores do processo de filmagem, a atitude em relação aos clientes e as recomendações de preparação para a sessão de fotos. Quem você vai escolher? Quando reconhecemos uma pessoa não apenas por suas qualidades profissionais, mas também por suas qualidades pessoais, percebemos ela como alguém como nós e assim confiamos mais nela.
● Ela atrai clientes. As pessoas preferem se comunicar com pessoas reais em vez de empresas, mesmo que a empresa seja excepcionalmente amigável. Por exemplo, Elon Musk tem o dobro de seguidores no Twitter (38,7 milhões) do que a Tesla e a SpaceX juntas.
● Ela o diferencia da concorrência. Os métodos de posicionamento de empresas são limitados, contudo, uma marca pessoal é 100% única, assim como cada pessoa. Se você definir a sua personalidade e conseguir acentuá-la, será difícil confundirem alguém com outra pessoa.
Como Criar uma Marca Pessoal do Zero
A sua exclusividade será a base para o seu marketing pessoal. Para identificá-la e apresentá-la, você precisará seguir alguns passos simples.
Passo 1. Encontre um nicho
Você não pode oferecer “tudo para todos”. Portanto, você deve começar tendo um posicionamento claro. Comece analisando a sua empresa, as suas competências, bem como, os interesses e necessidades dos seus clientes. A fórmula para encontrar um nicho pode ser definida assim: o que você faz de melhor + o que você realmente gosta de fazer + o que o público-alvo deseja. Responda às seguintes perguntas:
● Quais são os seus conhecimentos e competências: a sua ocupação principal e formação complementar (cursos de formação, seminários, etc.)?
● Do que você gosta: quais questões você está genuinamente interessado e quais está profundamente imerso?
● Que valor você pode oferecer aos clientes em potencial?
● Este valor corresponde às necessidades reais do público-alvo?
Passo 2. Descreva o seu público-alvo
Para entender exatamente o que os clientes em potencial desejam, faça uma análise detalhada. Quanto mais você entender sobre eles, mais exata será a sua proposta de valor para o segmento desejado.
● Faça um planilha com as características do público-alvo: sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, localização, ocupação, emprego) e psicográficas (estilo de vida, hábitos, medos, desejos, problemas, necessidades).
● Falta de informação? Crie uma persona ou avatar do cliente que você deseja. Dê um nome ao avatar e o descreva em detalhes: quem ele é, qual é o seu estilo de vida, o que ele deseja, quais problemas está enfrentando. No início, confie neste modelo criado e ajuste a estratégia com base na resposta do seu público-alvo.
● Não tente agradar a todos. Para construir uma marca pessoal de sucesso, você precisa apenas das pessoas que estão interessadas em você e em seu produto. Ao atrair o público-alvo certo, você deixará de lado o resto das pessoas. E isto é assim mesmo.
Passo 3. Enfatize a sua personalidade
Qualidades pessoais, maneiras, valores e crenças são o tempero emocional sem os quais uma marca pessoal se torna impossível de existir. A sua personalidade atrairá os seus clientes e o distinguirá dos concorrentes que trabalham no mesmo nicho.
● Traços de caráter. Você é alegre e dinâmico? É uma pessoa energética e inspiradora? Sistêmica e profunda? Destaque as qualidades que são inerentes a você.
● Seus valores e suas crenças. No que você acredita? Quais ativos intangíveis você considera os mais importantes? O que você não aceita ou é contra? Valores compartilhados são a base para unir pessoas.
● Missão. Por que você faz o que faz? O que faz você continuar a seguir seu caminho? Esta mensagem deve ser expressa regularmente na comunicação com o público.
Observação: o princípio fundamental do marketing pessoal é a autenticidade. Não tente ser o que você não é: a falta de sinceridade rapidamente afastará as pessoas.

Fonte: hin I Lee
Passo 4. Crie um site e seus perfis nas redes sociais.
Depois de construir a base de sua marca pessoal, você deverá começar a promovê-la. Para começar, use um site e as redes sociais.
O site é a principal plataforma que fornecerá todas as informações sobre você que serão úteis para os clientes:
● proposição de valor: quais problemas você resolve, quais ferramentas você usa e que experiência você tem;
● linha de produtos ou serviços: descrições detalhadas dos produtos com preços, fotos ou vídeos;
● prova social: depoimentos de clientes, publicações em mídias relevantes;
● contatos: diferentes formas de entrar em contato com você (e-mail, perfis nas redes sociais, números de telefone);
● chamada para a ação: não basta ter apenas o botão “Comprar”, mas também outras gatilhos que guiarão os clientes através do funil de vendas: “Participe do Webinar”, “Receba uma Consulta Gratuita” ou “Baixe Uma Checklist para Se Preparar para uma Maratona” .

Ter um perfil ou página em uma rede social é necessário para conseguir atingir o maior público possível e construir uma conexão emocional com ele. Sua tarefa é atrair tráfego para o site através desses lugares onde seus possíveis clientes estão (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, YouTube, Pinterest, etc.). Algumas questões importantes a serem consideradas:
● Não tente estar presente em todas as mídias sociais: escolha duas ou três que sejam utilizadas pelo seu público.;
● Faça o design de seus perfis: coloque a sua foto, escreva o que você faz, deixe informações de contato e links para outras redes sociais e para o site.
Passo 5. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
Você pode mostrar seu conhecimento e ganhar a confiança do público usando um conteúdo diversificado e de alta qualidade.
Postagens
Contar histórias é estratégia de marketing pessoal eficaz. As histórias mostram uma pessoa real e envolvem os seguidores. Alterne as histórias sobre os seguintes tópicos nas redes sociais:
● Conteúdo especializado. Não convença apenas com palavras as pessoas de que você poderá ajudá-las. Em vez disso, mostre a elas como você fará isso: publique estudos de caso, escreva sobre as maneiras de superar dificuldades, mostre-lhes os bastidores da criação de produtos.
● Conteúdo pessoal. Tudo o que interessa a você e ao seu público-alvo: hobbies, histórias de viagens, família, esboços de vida – algo que mostre os diferentes aspectos de sua personalidade.
Artigos
Este tipo de conteúdo demonstra sua experiência e traz tráfego para o site:
● Artigos de blogs pessoais. Para fazer uma lista de assuntos atuais, analise as principais consultas de pesquisa sobre o seu ramo de atividade usando as ferramentas dos mecanismos de pesquisa (Google Trends, Yandex Wordstat).
● Artigos como convidado. Escreva artigos para outros blogs e mídia online que seu público-alvo leia. Isso aumentará a sua visibilidade, fortalecerá a sua experiência e o ajudará a atrair clientes.
Outros tipos de conteúdo
Não se limite a postagens e artigos. Use ao máximo todo o potencial do espaço online. Você pode compartilhar:
● vídeos;
● podcasts;
● entrevistas;
● webinars;
● guias, listas de verificação, livros de exercícios.
Para fazer a sua estratégia de promoção funcionar, considere estas nuances:
● Foco na qualidade e na consistência. Não espere resultados imediatos. O marketing de conteúdo é um jogo longo que traz ótimos resultados se administrado de maneira adequada.
● Concentre-se na resposta do público. Passe algum tempo analisando estatísticas: quantas pessoas reagiram à postagem, leram um longo artigo até o fim, clicaram no botão “Comprar” etc. Ajuste a sua estratégia focando nos resultados de conversão.
Passo 6. Seja consistente
Uma boa marca pessoal é consistente tanto no estilo de comunicação quanto na apresentação visual. Por meio da consistência, as pessoas vão se lembrar e reconhecer você.
Design
Em 94% dos casos, o design é quem causa uma primeira boa impressão de uma pessoa ou marca e esta decisão leva apenas 50 milissegundos. Estamos falando de fotos de alta qualidade, padrões visuais da empresa, fontes e logo. Para que seu design pareça profissional, recomendamos que você peça a fotógrafos para tirarem fotos profissionais. Para desenvolver a identidade visual da sua marca, você poderá usar o gerador online Logaster para desenvolver a sua identidade.
Precisa de uma identidade visual para promover a sua marca pessoal?
Um gerador online profissional oferecerá dezenas de versões de logotipos para vocês escolher e personalizar cores e fontes em poucos segundos
Comunicação
Em primeiro lugar, determine o tom de voz da sua comunicação. Isso vai depender da imagem de marca que você deseja criar: informal, amigável, sólida, conservadora. O tom deve ser sincero e igual em todas as plataformas: em postagens, artigos, respostas a comentários, mensagens privadas, etc.
Passo 7. Continue desenvolvendo
Para fortalecer a sua marca pessoal, continue se aprimorando: procure novas formas de se comunicar e ampliar seu público, conhecer e acompanhar as tendências de mercado. Aqui está o que mais você pode fazer para o seu marketing pessoal:
● Crie um grupo específico para o seu ramo de atividade, no Facebook ou Telegram, para que seu público e clientes possam participar. Permita que as pessoas postem coisas, compartilhem ideias e prestem suporte umas às outras.
● Transmita ao vivo nas redes sociais: responda às perguntas importantes, compartilhe informações úteis, inspire as pessoas.
● Continue aprendendo. Todos os dias, novas ferramentas, abordagens e técnicas novas surgem no mundo do marketing. Para desenvolver a sua marca, fique de olho nas tendências de mercado e aprenda com mentores mais experientes. Diga a seus seguidores o que você está aprendendo – isso agregará valor à sua experiência.
Resumindo
A principal regra de uma marca pessoal é que não há regras rígidas aqui. Você pode agir livremente de acordo com as etapas que descrevemos, focando principalmente em sua personalidade, nicho e os interesses de seu público-alvo. Note que construir uma marca pessoal em alguns dias não funciona: é um projeto que requer tempo e investimento mental e financeiro. Você precisa ser flexível, desenvolver-se constantemente e mudar de acordo com o contexto externo e as transformações pessoais.
Categorias: Como