Como iniciar um podcast incrível: Um tutorial passo a passo

  1. Tipos de podcasts e seu potencial de marketing
  2. Lançando o seu próprio podcast: Equipamento e análise de mercado
  3. Gravação e lançamento do podcast: informações importantes

De acordo com pesquisas, 59% das pessoas passam mais tempo ouvindo podcasts do que navegando em suas mídias sociais. Além disso, 66% dos entrevistados relataram que ouvem podcasts mais do que assistem TV. Os podcasts tornaram-se uma ferramenta de marketing poderosa e relevante que não requer grandes investimentos em dinheiro. Continue lendo para descobrir o que é preciso saber para lançar um podcast de sucesso para promover a sua marca.

Tipos de podcasts e seu potencial de marketing 

Um podcast é um arquivo de áudio que pode ser ouvido em sites e serviços de streaming dedicados, como iTunes, Spotify e outros. Cada podcast gira em torno de um tópico específico. Podcasts podem possuir vários formatos:

  • Monólogo é quando o podcaster compartilha seu conhecimento e experiência e também responde perguntas do público. 
  • Entrevista é quando o anfitrião entrevista um ou mais convidados.
  • Uma colaboração ocorre quando dois ou mais podcasters expressam suas opiniões sobre diferentes tópicos. 

Ao contrário de vídeo e texto, o áudio não requer engajamento visual, o que facilita o seu consumo. Nos últimos anos, os podcasts evoluíram de uma maneira forte e rápida, crescendo cada vez mais. Em março de 2020, mais de um terço da população adulta dos EUA (104 milhões) estavam ouvindo podcasts diariamente. A maioria das pessoas ouve  podcasts indo para o trabalho, fazendo tarefas domésticas ou no seu tempo livre. 

The state of podcasting

Fonte: buzzsprout

A crescente popularidade dos podcasts aumentou o seu potencial de marketing. Em 2019, 55,6% dos entrevistados disseram que compraram um produto anunciado em um podcast. Em 2021, as receitas de publicidade de podcast podem atingir a marca de $1 bilhão de dólares.

Lançando o seu próprio podcast: Equipamento e análise de mercado

Embora a criação de conteúdo de áudio seja uma maneira econômica de investir na sua marca, isso não significa que você não precise fazer uma análise completa do mercado antes de lançar o seu áudio para o mundo. Reunimos uma lista para ajudá-lo a começar tranquilamente, sem sentir-se sobrecarregado.

Compre equipamentos

1. Microfone. Você precisa de um microfone USB de alta qualidade. Foque em modelos que permitem brincar com efeitos sonoros. 
Faixa de preço: A partir de 350 reais.

2. Headphones. Idealmente, seus fones de ouvido devem possuir o recurso de cancelamento de ruído.
Faixa de preço: A partir de 95 reais. 

3. Software. Você vai precisar de um software profissional para gravar e editar seus podcasts. Você pode usar programas gratuitos (Audacity, GarageBand) ou programas baseados em inscrição (Reaper, Adobe Audition). 
Faixa de preço: Até 250 reais por mês.

Encontre o nicho certo

Por que você está criando um podcast? Quais são os tópicos? Por que as pessoas vão querer ouvir o que você tem a dizer? Faça todas essas perguntas (e muitas outras) para si mesmo. Isso vai ajudar você a nichar seu podcast e escolher seu público-alvo. Figurativamente falando, seu nicho é o ponto onde seus interesses pessoais e as necessidades do seu público se encontram. Nós temos algumas dicas para você descobrir nichos lucrativos para o seu podcast.

  • Liste tópicos do seu interesse e que você domina. Você pode ler livros muito específicos desse nicho, pesquisar artigos sobre o tema, participar de conferências, conversar com especialistas, etc.  
  • Avalie o interesse do seu público em cada tópico. Navegue em fóruns, blogs, grupos de mídia social, etc. para ver quantas pessoas acham esse assunto importante. Procure podcasts que possuam o mesmo tema para descobrir quantos ouvintes eles têm. 
  • Estude as estratégias dos seus concorrentes. O que separa você do resto?  Podem ser informações exclusivas, o foco em um tópico específico, a forma como você apresenta seu conteúdo, etc. Crie sua estratégia de promoção em torno da sua vantagem competitiva.   
  • Crie o perfil do seu ouvinte-alvo (idade, área geográfica, estado civil, escolaridade, nível socioeconômico, estilo de vida, hábitos, necessidades, etc.). Ter informações básicas sobre seus potenciais clientes ajudará você a escolher a maneira certa de apresentar seu conteúdo e estilo de comunicação apropriado.   
Encontre o nicho certo

Fonte: Stacy Tuschl

Determine a duração e a frequência dos seus podcasts

Quando o assunto é podcast, não existe tamanho ou frequência ideal. Tudo depende do assunto do seu podcast e das necessidades do seu público. Com base em uma amostra de 10 milhões de episódios de podcast, os episódios costumam ter uma duração de 38 minutos e 42 segundos. Estes são os principais fatores a serem levados em consideração ao escolher a melhor duração para o seu podcast:

  • Comportamento do ouvinte. Pesquisas apontam que 82,4% dos entrevistados ouvem podcasts por mais de 7 horas por semana. 22,4% dos entrevistados passam mais de 3 horas por semana desfrutando de seus podcasts favoritos. Pense se o seu público tem o tempo disponível para consumir podcasts longos. Além disso, escolha a melhor plataforma para enviar o seu conteúdo de áudio.
  • Tópico. O tópico do seu podcast é amplo o suficiente para atrair um público grande? Com que frequência você vai adicionar novos conteúdos? Você será capaz de encontrar figuras experientes e conhecidas para seus podcasts?
  • Competição. Crie um recurso de marca registrada que irá destacar o seu podcast. A maioria dos podcasters do seu nicho lançam episódios de 2 horas? Nade contra a corrente e encante seu público com episódios curtos de 30 minutos.

Independentemente do seu cronograma, certifique-se de lançar novos conteúdos de forma consistente. Ao lançar novos episódios em momentos aleatórios, você corre o risco de prejudicar a lealdade do seu público e perder ouvintes. Para evitar qualquer tipo de adivinhação, pergunte ao seu público qual é a frequência ideal para eles.

O nome do seu podcast

O nome do seu podcast deve informar ao seu público qual é o tópico principal do seu podcast. Algumas diretrizes inteligentes para escolher um ótimo nome para o seu podcast:  

  • O nome do seu podcast deve ser simples e revelador. Ao ler o nome do podcast, seu público-alvo precisa saber qual é o seu tópico imediatamente.  
  • Esse nome deve conter palavras-chave relevantes para ajudar o seu público-alvo a encontrar o seu conteúdo na plataforma. 
  • O nome do seu podcast deve destacar sua personalidade, valor único ou vantagens competitivas. 
  • O nome do seu podcast deve ser fácil de falar. Você vai falar esse nome muitas vezes em seus episódios, então ele deve ser um som memorável e agradável aos ouvidos.
O nome do seu podcast

Criar uma arte de capa

Sua capa é responsável pela primeira impressão do seu podcast. Além de ser única e atraente, sua imagem de capa deve revelar as principais características do seu produto.

  • Evite usar mais de duas cores e duas fontes. Escolha dois tons contrastantes que possuam alguma correspondência. Certifique-se de que a fonte seja legível para que seus ouvintes possam ler com facilidade.
  • Idealmente, você deve usar seu logotipo como arte de capa do seu podcast. Um logotipo é um símbolo gráfico poderoso que ajuda o seu público a identificar e reconhecer sua marca. Não faz a mínima ideia de qual é o emblema perfeito para seu podcast? Use o criador de logotipos Logaster para criar o melhor logotipo para o seu negócio!

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  • Ao projetar a sua arte, não esqueça do minimalismo. Certifique-se de que a arte da capa é legível em diferentes mídias diferentes, incluindo smartphones.   
  • Sua arte precisa atender aos requisitos do diretório de podcast que você usa. Por exemplo, o iTunes e o Spotify recomendam que as imagens possuam 3000×3000 pixels. Os formatos suportados incluem JPEG e PNG.

Adicione uma descrição

Na descrição do seu podcast, informe o seu público sobre seu produto. Ao criar uma descrição atraente, considere os seguintes fatores:

  • Os interesses do seu público. Sua tarefa é estimular o interesse dos seus ouvintes, mostrando o valor do seu produto. Convença seu público de que seu produto pode resolver seus problemas e satisfazer suas necessidades.
  • Palavras-chave. O Spotify e o iTunes classificam as descrições de podcasts por palavras-chave, portanto, certifique-se de usar palavras-chave relevantes para aumentar a sua divulgação.

Escolha música(s)

A música é uma parte essencial de qualquer podcast. Você vai precisar de trilhas sonoras para a introdução e para diferentes intermissões durante os seus episódios. Use músicas que estão disponíveis para uso público de maneira gratuita (licença Creative Commons).

  • Explore bibliotecas de músicas gratuitas, por exemplo, Dig CCMixter.
  • Para mais possibilidades, acesse plataformas pagas como Wistia, Pond5, Syncly e outras. 
  • Se você quer ter uma música única no seu podcast, entre em contato com um músico freelance para que ele componha uma música única para o seu programa. Explore as plataformas freelance mais conhecidas,  como Fiverr, Upwork, etc. 
Dig CCMixter

Gravação e lançamento do podcast: informações importantes

Agora que você comprou o equipamento necessário, escolheu o tópico certo e delineou sua estratégia de posicionamento, é hora de iniciar o seu primeiro episódio.   

Planejamento

Um podcast começa com um script. Crie um roteiro para cada episódio. Desta forma, você não terá que tirar coelhos da cartola durante a gravação de um episódio. 

  • Planeje com antecedência. Anote os principais assuntos que você deseja abordar no seu episódio e liste todos eles em uma ordem lógica. Além disso, pense em transições suaves entre diferentes segmentos dentro do episódio. 
  • A introdução é a parte mais importante do seu podcast. Prepare um plano detalhado do que você vai falar durante os primeiros minutos do episódio. Sua tarefa é atrair a atenção do seu público e envolvê-lo o máximo possível.   
  • Se você tiver um convidado, pense em como você vai apresentá-lo e prepare ótimas perguntas para ele(a).
  • Crie uma lista com segmentos recorrentes para todos os seus episódios. Pode ser “Notícias da Área” ou “Perguntas dos Ouvintes”, coisas assim.  
  • Planeje a parte final do seu episódio. Resuma tudo o que foi dito, agradeça os entrevistados e colegas de equipe e plante a semente do próximo episódio.  
  • Lembre-se de incorporar um call to action. Por exemplo, você pode pedir aos seus ouvintes que se inscrevam no seu podcast, comprem o seu produto, deixem feedback nas redes sociais, etc.     

Gravação

Uma das coisas mais legais de um podcast é que trata-se de um arquivo de áudio pré-gravado. Você pode praticar o quanto quiser gravando o mesmo episódio várias vezes e depois escolher a melhor versão.   

  • Encontre um lugar tranquilo e quieto para gravar seu podcast. Pode ser o seu apartamento, escritório ou um estúdio profissional. Desligue seu smartphone e todos os seus gadgets para evitar distrações. Grave alguns segundos de silêncio e depois ouça essa gravação para garantir que não haja ruídos indesejados. 
  • Abra o software de gravação, ligue seu microfone e personalize as configurações de áudio. Diga algumas palavras no microfone para testá-lo. Ao fazer isso, observe o indicador de amplitude. Lembre-se que ele não pode oscilar demais.
  • É melhor gravar o seu primeiro podcast em trechos curtos. Ouça cada trecho logo após gravá-lo para garantir a maior qualidade possível. 

Edição

Para editar seu arquivo de áudio, você pode trabalhar com o mesmo programa usado para gravá-lo. Junte diferentes partes da gravação em um único arquivo. Adicione música. Recorte pausas estranhas, frases inadequadas e repetições. Use as configurações para ajustar o volume e remover ruídos de fundo. Quando essa parte estiver pronta, personalize alguns parâmetros técnicos para garantir a experiência mais suave de todas para o seu público.

  • Escolha a taxa de bits correta para o seu fluxo de áudio. Trata-se de um parâmetro crucial que afeta a qualidade de áudio do seu podcast. Uma taxa de bits alta garante um som limpo e crocante. Quanto maior a taxa de bits, mais pesado será o seu arquivo de áudio. A taxa de bits padrão de podcasts é de 128 kbps.
  • Ajuste os LUFS. Em português, LUFS é a unidade usada para medir a intensidade de um áudio. Profissionais recomendam 16 LUFS para gravações estéreo e 19 LUFS para gravações mono.
  • Após terminar a edição do seu arquivo de áudio, salve-o no formato MP3.
  • Adicione tags ID3 com o nome do seu podcast e episódio. Essas informações serão exibidas na tela quando o seu podcast for reproduzido.

Publicação

Não é possível jogar o seu podcast diretamente no iTunes ou Spotify. Antes você precisa enviar seu arquivo de áudio para um armazenamento em nuvem e criar um canal RSS.

O SoundCloud é uma das plataformas mais populares para arquivos de áudio. Faça o upload do seu episódio no SoundCloud, insira seu nome e descrição e adicione-o ao feed RSS. Em seguida, copie o link do seu arquivo, faça login na plataforma escolhida para publicar seus podcasts, clique em “Adicionar” (ou qualquer botão semelhante, dependendo da interface) e insira o link. 

SoundCloud

Promoção

Para aumentar suas vendas de uma maneira nunca antes vista, pense em como você vai atrair mais ouvintes e rentabilizar o seu produto. Pesquisas apontam que as pessoas descobrem novos podcasts das seguintes formas (em ordem de relevância): em outros podcasts, recomendações de amigos, mídias sociais e sites, aplicativos móveis e promoção de influenciadores. Para atingir resultados melhores, use mais de um canal para promover o seu podcast. 

  • Encontre outros podcasters com públicos parecidos e faça promoções cruzadas.
  • Seja ativo em suas mídias sociais e nunca seja muito agressivo ao vender o seu peixe. Ao invés de criar postagens focadas nas vendas, encontre maneiras sutis de mencionar o seu produto ao seu público. Concentre-se em mostrar sua autoridade e compartilhar sua experiência. É uma ótima maneira de fornecer valor aos defensores da sua marca e construir confiança. 
  • Adicione um link do seu podcast em seu site, assinatura de e-mail e páginas de mídia social.  

Resumindo

Podcasts são uma ótima maneira de comercializar seu produto ou serviço através de conteúdo em áudio. Chegou a hora de você aproveitar o potencial deste método de promoção! Pense em tópicos atraentes para o seu podcast, destaque sua vantagem competitiva e comece a envolver seu público! Desejamos muita inspiração e ouvintes para o seu podcast! 

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Editor de blog e especialista em marketing de conteúdo na Logaster. Especialista em web marketing e branding. É capaz de explicar conceitos complexos com simplicidade. Os artigos da Natalia contêm diretrizes bastante úteis sobre como criar uma marca de sucesso e promovê-la online.

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