1.Como criar um poster atraente
2.Como criar um poster cativante
3.Ferramentas para criar um poster

Você sabia que os primeiros protótipos de posters foram usados antes de Cristo? Não é nem preciso dizer que eles eram muito diferentes dos designs atuais. A primeira versão do que hoje nós chamamos de poster ou pôster foi inventada em 1482 por um bibliógrafo alemão chamado Batdolt que desejava promover a “geometria” de Euclides. Ao longo dos séculos, o pôster manteve sua posição de ferramenta de marketing eficaz com muito sucesso. Hoje em dia, empresários usam posters de maneira ativa para aumentar sua percepção da marca e levar suas ideias adiante. Vamos descobrir como criar um poster envolvente que vai chamar a atenção do seu público-alvo.

Source – by Keene Niemack 

Como criar um poster atraente 

A história possui numerosos posters icónicos que se tornaram símbolos dos seus tempos. Não preciso nem dizer que esses posters são obras-primas artísticas. Porém, o que nos interessa em primeiro lugar é o marketing, não a arte. Como criar um poster simples que vai atrair o seu público-alvo? Continue a leitura para descobrir!

Faça uso do seu logotipo, cores corporativas e fontes

Seus potenciais clientes devem conhecer e reconhecer o seu logotipo corporativo, suas fontes, cores, o nome da empresa, seu slogan, etc. Idealmente, seus projetos corporativos também devem ser conhecidos pelos seus concorrentes e clientes fora do seu público-alvo. Se você não tem uma identidade de marca, comece com a criação de uma logo. Se você acha que criar um logotipo profissional é uma tarefa desafiadora demais, você está enganado. Use o criador de logo Logaster para gerar uma linda logo em apenas 10 minutos. Experimente você mesmo! Uma coisa importante muito importante de se entender é que seus projetos corporativos só serão eficazes se forem aplicados em conjunto de uma forma coerente. Você precisa inserir seus projetos em todo lugar possível, incluindo cartões de visita, cabeçalhos, envelopes, sites, panfletos, e – claro – posters. Se você fizer tudo certinho, as pessoas vão começar a reconhecer seus posters através do seu logotipo e suas fontes e cores corporativas.

Um bom poster é visto de longe

Nós temos certeza que você já tem uma boa ideia de como quer que o seu poster seja! Porém, pense nisso. O seu poster se destaca dos outros? As pessoas vão notá-lo entre centenas de outros posters? Atrair o olho do cliente é uma tarefa complicada, algo que tira o sono dos profissionais do marketing. Se você for paciente o suficiente para ler este artigo até ao fim, prometemos revelar os segredos para criar um poster digno da atenção de todos. Vamos nos concentrar nas cores que você vai usar no seu poster. Aplicar tons corporativos não é suficiente. Melhore a sua paleta corporativa com cores correspondentes para criar um design limpo. Ponha-se no lugar do seu cliente. Que tom chama a sua atenção? Aprenda um pouco sobre a psicologia das cores. Quanto à tipografia, aqui as coisas ficam um pouco mais fáceis. Sinta-se à vontade para usar uma fonte dinâmica e não convencional, garantindo que ela permaneça perfeitamente legível a distância.

Source – by Zhenya Rynzhuk 

Destaque a essência

Antes de adicionar informações em seu poster, classifique diferentes classes de conteúdo pela sua prioridade. Para fazer isso, determine qual objetivo você deseja atingir com o seu poster. Quer promover um evento? Atrair clientes com descontos? Talvez você tenha se mudado pra um escritório novo? Seja qual for a sua mensagem, certifique-se que ela evoca interesse e emoções. Por exemplo, você pode usar um slogan ousado, gráficos incomuns, cores saturadas, fontes decorativas e outros truques de design. Ao organizar as informações no seu poster, use a regra do “triângulo dourado”. Ela diz que as pessoas tendem a olhar para o centro do poster primeiro, em seguida, seu olhar vagueia para os cantos superiores. Certifique-se de colocar a mensagem central no centro, com conteúdo adicional (contatos, local, hora e data, etc.) ao redor dele.

Source – by Vladimir Gruev

Linhas de orientação

Agora que você chegou a um acordo com a hierarquia do seu conteúdo, pense em como orientar o olho do cliente através do seu poster. Enquanto a regra do “triângulo dourado”, cores vivas e uma tipografia incomum possam destacar os elementos principais do seu poster, as linhas de orientação criam um caminho lógico para o olho do espectador. São especialmente úteis quando você tem muito conteúdo para colocar em um poster. Amontoar a parte central do seu projeto com muitos elementos obviamente não é uma boa ideia. Como resolver este problema? É aqui que as linhas de orientação entram em ação. Elas ajudam o espectador a perceber tudo o que vale a pena ser notado. Como linhas de orientação, use formas geométricas, elementos na imagem de fundo, etc.

Source – by Vlad Grama 

Misture fotografias e elementos gráficos

Em alguns posters, você pode ver gráficos desenhados à mão em vez de fotos. É uma técnica eficaz para mostrar um novo produto ao público ou para apresentar os participantes de um evento. Ao mesmo tempo, uma foto pode apresentar um produto de uma maneira mais eficiente do que um desenho ou texto. Não preciso dizer que a foto de um palestrante renomado vai atrair muito mais pessoas para o seu evento. As tecnologias móveis e as mídias sociais fizeram das fotos um tipo muito comum de conteúdo visual.

Source – by Alex A. Szczurek

Como incorporar uma foto no seu poster? Uma maneira de fazer isso é melhorar a sua foto com gráficos. Por exemplo, você pode substituir uma parte da foto por um desenho. Deixe que mundos reais e animados se unam para criar uma fusão artística equilibrada!

A assimetria é a nova harmonia

Pensar que a assimetria lida apenas com o caos e e com a desordem seria um equívoco. É uma nova e ousada forma de harmonia. Ao usar a assimetria, é importante não cruzar a linha, deve-se manter o equilíbrio. Uma maneira de evitar esse erro é estudar a experiência das grandes empresas e delinear as regras a que elas obedecem. Em seguida, pense em como você pode adicionar algumas dinâmicas inesperadas no seu poster. Ao invés de organizar o seu cabeçalho em uma linha reta, você pode querer rodeá-lo com gráficos. Talvez você queira colocar uma imagem perto da borda? Só pra variar. Brinque com elementos individuais, mas sem sabotar a integridade e a legibilidade da composição geral.

Source – by Angelos Botsis – RGL® 

Embora o design simétrico seja, calma, a abordagem mais segura e familiar, a assimetria tem muito a oferecer. Não tenha medo de desafiar os fundamentos do design tradicional. Sem dúvidas o seu público vai apreciar suas ideias mirabolantes!

Quebrar as regras é aceitável.

De acordo com alguns empresários, como os posters para promover eventos vêm e vão (vendas, conferências, etc.), não é preciso investir muito esforço para projetá-los. Isso só é verdade em partes. Use seu poster como um playground para testar ideias originais e revelar o seu potencial criativo. Além disso, é uma ótima maneira de estudar o comportamento do seu público e coletar seu feedback. Se algumas das suas ideias falharem, pelo menos você saberá o que evitar no futuro. Valorizar qualquer experiência, até mesmo as negativas. Se as suas ideias de design forem bem sucedidas, o seu poster acabará por dar uma enorme contribuição para a sua consciência de marca.

Source – by MadeByStudioJQ

Experimentações também são bem-vindas pois as soluções de design padrão não são muito eficazes hoje em dia. Para fazer ondas com materiais de marketing, você precisa ser criativo. Aqui temos outro conselho. Ao quebrar as regras, saiba quando parar. Sempre mantenha um olho crítico sobre o quão visualmente acessível, informativo e relevante o seu poster é/está.

Como criar um poster cativante

Dê uma olhada nos elementos e características básicas que compõem um poster eficaz.

Chamariz de olhares

Quando você quer que as pessoas te ouçam, você fala mais alto. Como um poster não pode falar, ele usa uma variedade de truques de design para chamar atenção. Navegue pela internet e procure por posters inteligentes e artigos para ter algumas idéias e conseguir desenvolver os chamados “chamarizes de olhares.” São técnicas de design testadas com o tempo que possuem a habilidade mágica de prender a atenção do seu público.

Source – byJohn Oates 

Manchete

Embora os chamarizes despertem a atenção do espectador, é a manchete que revela o que você quer dizer através do seu poster e convida o público a participar. Tente deixar a sua manchete simples e concisa. Descarte qualquer ambiguidade do significado e do sentido. Uma boa ideia é incorporar uma call-to-action sutil na sua manchete.

Source – by Steve Wolf

Contatos

Depois de passar pelo seu poster e ler a manchete, a pessoa vai decidir se sua informação é ou não de interesse para ela. Se a resposta for “sim”, o foco dessa pessoa vai para as informações de contato. Certifique-se de colocar seus contatos (endereço físico, e-mail, telefones celulares, etc.) em um ponto visível.

Source – by Marka Network

Brevidade

Simplicidade é a chave para o sucesso de qualquer projeto, posters não são uma exceção. Cada informação inserida no seu poster deve ser absolutamente vital; caso contrário, você pode deixar de fora sem medo. Um slogan sucinto ou uma oferta são mais fáceis de memorizar e lembrar no momento certo. Além disso, ser breve e conciso demonstra respeito ao seu público-alvo.

Source – by Alexander Laguta 

Tamanho

As dimensões do seu poster dependem do seu propósito e localização. Os formatos de poster padrão são А1 (584 mm х841 mm) e А2 (420 mm х 594 mm). Enquanto as folhas de А1 geralmente são usadas para promover próximos eventos, o formato А2 é uma grande solução para espalhar a palavra em relação a vendas, descontos, lançamentos de produtos, etc.

Source – by Type08 (Alen Pavlovic) 

Ferramentas para criar um poster

Há apenas algumas décadas, todos os posters eram feitos à mão. Se voce não fosse um desenhista talentoso, sem dúvida nenhuma o seu poster iria fracassar. Felizmente, hoje temos uma infinidade de ferramentas online que nos ajudam a desenvolver essa tarefa. Confira nossa lista de geradores de posters básicos e editores gráficos. Para usar qualquer um deles, você não precisa de nenhuma habilidade especial.

Microsoft Publisher 

Se você está com um orçamento apertado e não pode pagar por designers profissionais, experimente o Microsoft Publisher. Esta ferramenta tem uma grande seleção de modelos, acredite em mim, isso vai te poupar muito trabalho. Graças à sua interface familiar (é a família Microsoft, afinal de contas!), é bem fácil usar o programa.

  • Complexidade: Nivel Básico
  • Preço: Grátis
  • Tempo: ca. 10-15 minutos.

Microsoft PowerPoint 

Source – by Sandor

Está procurando uma maneira rápida e gratuita de criar um poster personalizado? Com o MS PowerPoint, esta tarefa vai demorar apenas alguns minutos, nós nem estamos exagerando! Embora o Power Point não possa competir com ferramentas de edição profissionais em termos de funcionalidade, é tudo o que um amador precisa. Se você possui um Mac, o Keynote é um editor gráfico flexível que recomendamos muito.

  • Complexidade: Nivel Básico
  • Preço: Grátis.
  • Tempo: ca. 10-15 minutos.

Microsoft Word

Source – by WantLine

Mas o Microsoft Word é um editor de textos! Como ele acabou nesta lista? O ponto é que o MS Word permite aos usuários adicionar imagens e outros gráficos, usar diferentes fontes, criar tabelas, e muito mais. Estas funcionalidades são mais do que suficientes para criar um design simples e genérico. Como a maioria de nós está familiarizado com o MS Word, fazer um poster nele não será um problema.

  • Complexidade: Nivel Básico
  • Preço: Grátis
  • Tempo: ca. 10-15 minutos.

Piktochart 

O Piktochart é uma plataforma online que permite que seus usuários criem posters profissionais e outros materiais de marketing. Esta ferramenta está repleta de funcionalidades inteligentes e modelos personalizados. Sua interface amigável faz a navegação no programa parecer uma caminhada no parque. Dê uma olhada em como criar um poster atraente no Piktochart em alguns passos rápidos.

Resumindo, pode ser uma boa ideia estudar os posters feitos pelas principais empresas no seu nicho. Se você possui um negócio em ascensão, aprender com os melhores só vai te ajudar! Se você já sabe como vai ser o seu poster, não perca nem um minuto, vá trabalhar agora mesmo! Esperamos que nosso post tenha aumentado a sua confiança, agora você está pronto para voar muito, muito mais alto!

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