Como colocar uma marca d’água no Word

A função de marca d’água presente em todas as versões do Microsoft Word é um recurso incrivelmente útil para comunicar a natureza comercial e as restrições de um documento. Um dos exemplos mais comuns é a marcação indelével de um documento como confidencial, privado ou rascunho. Como o Microsoft Word permite que você use imagens como forma de marca d’água, o logo ou a assinatura da empresa são ótimas maneiras de ajudar os leitores a reconhecer o criador e o proprietário de um documento. Se você ainda não tem um logo, pode usar o Logaster para criar um. Para descobrir como criar uma marca d’água no Word, leia aqui.

A maneira de criar uma marca d’água no Word 2010 e no Word 2013 (que no momento em que este artigo foi escrito vem junto com o Office 365) é exatamente a mesma, com uma pequena diferença no local do recurso.

Como adicionar uma marca d’água em todas as páginas de um documento do Word

Depois de abrir seu documento:

marca d'água no Microsoft Word
  1. No Word 2010, clique na guia Layout da Página (no Word 2013, clique na guia Layout)
  2. Clique em Marca d’água onde a seta está. Uma lista de vertical com seis marcas d’água será exibida (Confidencial, Não Copie, Rascunho, Amostra, ASAP e Urgente)
  3. Selecione a marca d’água que deseja usar.

As marcas d’água textuais padrão fornecidas pelo Microsoft Word são boas para a maioria das ocasiões. No entanto, convém usar a função de marca d’água para outros fins, como marcar cada página com texto especial, emblema ou logotipo da empresa. O Microsoft Word permite inserir texto e imagens personalizados para marcas d’água. Aqui está como:

Como inserir uma marca d’água usando uma imagem ou texto personalizado

Marca d'água personalizada
  • Clique na guia Layout de Página (Word 2010) ou na guia Layout (Word 2013)
  • Clique em Marca d’água. Uma lista vertical com seis marcas d’água será exibida com um conjunto de opções em um menu abaixo.
  • Nas opções de menu, selecione Marca d’água personalizada. A caixa de diálogo Marca d’água será exibida perguntando se você deseja usar uma imagem ou personalizar o texto.

Na caixa de diálogo Marca d’água usaremos a opção de texto personalizado.

  1. Selecione o menu suspenso Texto para ver se o texto personalizado já existe na biblioteca. Caso contrário, escreva o seu próprio texto.
  2. Teste o tipo de fonte, o tamanho da fonte, a cor, o layout e a transparência para descobrir qual a melhor aparência para o seu documento.

Evite usar uma cor escura sem transparência, pois isso causará problemas de legibilidade, conforme mostrado em nossa comparação. Para aprender a criar um logo moderno, leia aqui.

A marca d’água é um recurso bastante útil do Word capaz de informar aos leitores se um documento é apenas um rascunho que precisa ser editado ou se o documento é confidencial e as informações não devem ser divulgadas.

Categorias: Como

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!