1. Países que permitem selos postais personalizados
  2. Exemplos de selos personalizados
  3. Maneiras inteligentes de usar o selo postal da sua marca
  4. Serviços convenientes para criar selos personalizados

Cristais Swarovski, aroma de café ou de chocolate…O que você escolheria colocar em seu selo postal? Um selo com a sua marca é a maneira mais fácil e inteligente de destacar a sua empresa em uma correspondência comercial. Leia para descobrir mais! 

Países que permitem selos postais personalizados 

Os selos postais se enquadram em duas grandes categorias. A primeira categoria refere-se a selos verdadeiros com elementos de proteção que indicam que sua postagem foi paga. A segunda categoria desempenha uma função puramente decorativa e colecionável e é usada como lembrança e brindes corporativos. 

Neste artigo, falaremos sobre selos que pertencem à primeira categoria. Muitos países oferecem a ótima oportunidade para imprimir um selo postal exclusivo com seus elementos corporativos. O principal cuidado a tomar é que o design não deve conter imagens de natureza política, antiética, etc. 

Estados pós-soviéticos

Você não terá problemas para emitir selos postais personalizados na Ucrânia, Moldávia, Rússia e outros países ex-soviéticos. Para mais detalhes, verifique o site oficial do provedor de serviços postais do seu país. 

Europa

Os serviços de design e impressão de um selo corporativo também estão disponíveis em muitos países europeus, incluindo Áustria, Alemanha, Noruega e outros. 

EUA

Nos EUA, a situação é um pouco diferente. Os selos postais são fabricados por empresas privadas licenciadas pela USPS, a agência federal responsável pela prestação de serviços postais nos EUA. Essas empresas estão autorizadas a imprimir e vender selos postais personalizados que atendem aos padrões USPS.

Atenção! Na web, existem muitos serviços online que projetam selos postais com base na sua imagem ou foto enviada. Lembre-se de que esses produtos são principalmente colecionáveis, o que significa que você não pode usá-los como pagamento de postagem. Certifique-se de verificar essas informações antes de fazer um pedido.   

Exemplos de selos personalizados

Projetar um selo postal notável é um verdadeiro desafio para qualquer designer, até mesmo para os mais experientes. Por quê? Porque você tem um espaço muito limitado para transmitir a sua ideia. Para um designer criativo, esta é uma ótima oportunidade para explorar formas geométricas incomuns e materiais raros. 

A geometria mais comum inclui um retângulo (na orientação horizontal ou vertical) e um quadrado. Essas formas geométricas ficam melhores em envelopes padrão. Além disso, existem selos outros tipos de formas, como triângulo, trapézio, círculo, diamante, octógono, etc. Precisa de algo mais atraente? Você também pode projetar a sua obra de arte na forma do mapa do seu país ou símbolo que tenha um significado especial para a sua marca.  

Quanto aos materiais, o número 1 da lista é em papel (nenhuma surpresa aqui). Não é incomum que as empresas aprimorem seus selos com vários efeitos, como gravação em foil, acabamento fluorescente, envernizamento, etc. Algumas empresas ultrapassam os limites imprimindo seus selos em seda, ouro, madeira e outras superfícies não convencionais.

Procurando por alguma inspiração? Confira a nossa lista dos 8 principais design de selos que vão surpreender você por completo.

  • A marca Swarovski, juntamente com o serviço postal austríaco, embelezou um selo de cisne com seus cristais brilhantes icônicos. 
A marca Swarovski
  • Uma boa surpresa para quem tem o hábito de lamber selos! O Royal Mail da Grã-Bretanha criou selos com gosto de leite, chocolate preto e branco. Os deliciosos selos eram vendidos em embalagens que lembravam barras de chocolate. 
selo postal com chocolate
  • Em Portugal, podemos encontrar envelopes com a imagem de um sobreiro, um símbolo mundialmente reconhecido do país. 
Posta Italia
  • Para comemorar o Campeonato Europeu de Futebol, o prestador de serviços postais austríaco criou um selo com visual futebolístico impressionante.   
bola de futebol de selo postal
  • O Brasil é conhecido por seu selo de café. Coberto com uma substância especial que contém grãos de café, o selo tem cheiro da bebida icônica que desempenha um papel enorme na cultura, economia e vida cotidiana do país!  
selo de cheiro de café
  • Outra ideia incrível vinda da Áustria! Um selo foi coberto de poeira meteórica. 
 selo coberto de poeira de meteoritos
  • Já no Butão, foi feito um design de selo na forma de um disco fonográfico com contos e mitos folclóricos. Uma verdadeira obra de arte em seu envelope! 
  • Para homenagear um de seus artesanatos nacionais, a Áustria emitiu uma série de selos postais bordados.
selo postal bordado

Maneiras inteligentes de usar o selo postal da sua marca  

Quando se trata de branding, tudo é importante. Um selo postal original com seu logo acrescentará um apelo visual às suas cartas e dará a você uma vantagem sobre os concorrentes. Precisa de ideias? Descubra como você pode usar o seu design personalizado e aproveitá-lo ao máximo.

Tipos de correspondência comercial:

  • cartões de felicitações;
  • convites;
  • cartas de agradecimento;
  • catálogos;
  • cartas comerciais;
  • faturas;
  • orçamentos;
  • pacotes com pequenos brindes e produtos corporativos. 

Dicas inteligentes:

  • Comece com um logo. Criar um logo corporativo é um grande negócio. Como você usará seu emblema em um selo, não deixe de analisar se o seu logotipo ficará reconhecível e legível em tamanho pequeno. Com o criador online do Logaster, você pode gerar um emblema em poucos cliques e personalizá-lo. 
  • Escolha a cor e a forma que você deseja. Pense na cor de fundo do seu design. Além disso, que forma geométrica vai transmitir a ideia da sua marca da melhor maneira possível? Lembre-se de que cores e formas incomuns tendem a evocar uma poderosa resposta emocional do público.  
  • Escolha o material adequado. Papel comum, verniz ou gravação em ouro? Não subestime a importância de escolher o melhor material e acabamento para sua obra de arte. 
  • Crie um envelope com a sua marca para combinar com o selo. Use suas cores corporativas, símbolos, slogan ou mascote engraçado. Envelopes visualmente atraentes são abertos 69% mais frequentemente do que os envelopes normais.  
  • Crie variações sazonais do seu selo. Crie séries especiais de selos para o Ano Novo, Páscoa, Carnaval e outros feriados e eventos importantes.

Você sonha em ter o seu próprio logo?

Digite o nome da sua empresa no campo abaixo e nosso gerador oferecerá as melhores opções de design

Serviços convenientes para criar selos personalizados 

Ukrposhta (Ucrânia) 

Use o site oficial da Ukrposhta para fazer um pedido de impressão para os selos das sua marca. Carregue seu arquivo em qualquer um destes formatos: TIFF, JPEG, JPG, PSD, AI ou EPS. Sua imagem deve ter 300 dpi ou mais. 

Ukrposhta

Goznak (Rússia)

A empresa é conhecida por sua experiência no uso de tecnologias de impressão de ponta, como impressão metalográfica, envernizamento UV, estampagem de folhas, perfuração, corte e muito mais. 

Goznak

Photostamps (EUA)

Antes de enviar o arquivo, verifique se ele foi salvo em um dos formatos adequados (GIF, PNG, JPEG, JPG) e se possui uma resolução de 600 px x 600 px ou mais. Ajuste o tamanho e as cores de fundo da sua imagem, se necessário. Pronto! Agora você está pronto para fazer um pedido de impressão.  

Photostamps

Minted

Aqui a má notícia é que você não pode enviar sua própria imagem. Você pode escolher apenas os modelos disponíveis e personalizá-los adicionando texto e as suas cores preferidas. Que tal aprimorar seu selo com o nome da sua marca?

Minted

Considerações finais

Um selo postal personalizado é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da sua marca e adicionar peso e personalidade à sua correspondência comercial. Não tenha medo de criar um selo exclusivo e combiná-lo com um envelope impressionante. Seus destinatários abrirão suas cartas com um sorriso no rosto!   

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.