Quando criança, você provavelmente leu ou ouviu ‘João e Maria’, o famoso conto escrito pelos irmãos Grimm. Pense nas incríveis habilidades de marketing que a Bruxa da história tinha! Conhecendo as preferências de seu “público-alvo”, ela transformou a sua cabana em um enorme doce de aparência deliciosa! Foi assim que ela conseguiu chamar a atenção das crianças. Agora vamos voltar à realidade. As possibilidades oferecidas pelos métodos e técnicas de marketing e de relações públicas atuais são praticamente infinitas. Ao mesmo tempo, os riscos também são onipresentes. Qualquer interação que ocorra entre o seu público e a sua marca pode resultar em um sucesso esmagador ou em um fracasso devastador. Como uma empresa sabe o que fazer para conquistar seus clientes? Como você usa as múltiplas vantagens da publicidade externa para fortalecer a sua marca? Nesta publicação abordaremos essas e outras questões importantes que serão úteis para empresas de qualquer setor.

O conteúdo:

  1. Publicidade externa: objetivos e tipos
  2. Tipos de publicidade exterior
  3. Planeje o seu orçamento de publicidade com sabedoria
  4. Como crio um anúncio exterior por conta própria?
  5. Resumindo

Publicidade externa: objetivos e tipos

O maior problema da publicidade ao ar livre hoje em dia é que ela é direcionada a um cliente que provavelmente já está farto de truques de marketing que os cercam diariamente. No mercado moderno saturado de bens e serviços, uma publicidade de baixa qualidade evocará, na melhor das hipóteses, uma sensação de indiferença. Na pior das hipóteses, seu anúncio corre o risco de receber um sorriso desdenhoso ou até mesmo uma observação irritante. Para evitar que isso ocorra, você precisa pensar bastante em como será o seu anúncio. A primeira pergunta que você precisa fazer é: “Qual é o objetivo do meu anúncio?” Nesse sentido, vamos ver os principais tipos de anúncios com base em seus objetivos.

Publicidade informativa

A publicidade informativa entra em cena quando você deseja compartilhar com seus clientes uma informação que eles podem achar útil, por exemplo, um lançamento de um novo produto, a abertura de um novo escritório, um concurso, uma oferta especial, descontos, etc. Aviso: a publicidade informativa pode se tornar viciante. Evite usá-la para atualizar o seu público-alvo sobre alguma mudança ou inovação pequena de seus negócios. Lembre-se de que os clientes estão interessados apenas no que pode ser útil e benéfico para eles. Filtre bem as informações que você estará divulgando.

Objetivos da publicidade informativa:

  • apresentar novos produtos e serviços para o cliente;
  • oferecer uma nova maneira de usar os produtos e serviços já existentes;
  • desmascarar a impressão errada de um produto ou serviço;
  • atualizar clientes sobre reduções de preço, ofertas especiais, etc.

Publicidade convincente

Ao fazer um anúncio convincente, você enfatiza a alta qualidade de seus produtos ou serviços e incentiva seu público a colaborar com você. Se você conseguir encontrar a abordagem correta para seu público, não demorará muito para que os clientes apreciem seus esforços de publicidade e verá um aumento aguardado na demanda por seus produtos. Use chamadas à ação fortes e demonstre as suas vantagens, mas sem pressão ou promessas irrealistas. Tente evocar um interesse sincero entre o seu público e faça com que eles distingam sua marca entre todas as outras.

Objetivos da publicidade convincente:

  • fazer o cliente acreditar que precisa de um produto ou serviço agora;
  • falar sobre as qualidades e vantagens dos produtos e serviços;
  • forjar um vínculo emocional entre seu público e sua marca;
  • criar uma percepção positiva da sua marca.

Publicidade de lembrança

Com a diversidade toda que existe por aí, é bastante comum que um produto que antes era popular, com o passar do tempo, se torne menos atraente aos olhos dos clientes. Se você tem um produto que costumava gerar um bom lucro para sua empresa, por que não fazer com que seus clientes lembrem novamente dele? É uma ótima maneira de dar vida nova a algo que será igualmente benéfico para o público e os negócios. Evite a tentação de economizar no orçamento e usar os seus anúncios antigos. Invista na criação de um novo anúncio. É possível até mesmo usar depoimentos de clientes que adquiriam e gostaram do seu produto. Quem sabe? Você pode reavivar o interesse do público em sua marca. Enfim, vale a pena tentar!

Objetivos publicidade de lembrança:

  • lembrar o cliente de um produto ou serviço;
  • reavivar o interesse dos clientes em seu produto ou serviço usando um novo visual;
  • promover produtos ou serviços sazonais;
  • refrescar a memória do cliente em relação à sua gama de produtos.

Publicidade comparativa

Para destacar as vantagens de um produto, pode ser uma boa ideia compará-lo com seus modelos/versões anteriores ou ofertas competitivas. Independentemente da maneira que você escolher, faça uma comparação de maneira sutil e correta para não perder a confiança de seus clientes ou enfrentar uma ação justificada de seus concorrentes.

Objetivos da publicidade comparativa:

  • destacar os pontos fortes de seus produtos e serviços;
  • demonstrar o crescimento da sua empresa;
  • despertar interesse na sua linha de produtos;
  • ampliar a percepção de uma ou várias qualidades vencedoras de seus produtos ou serviços.

Independentemente do objetivo, todo tipo de publicidade exterior compartilha a mesma qualidade, que é o poder de influenciar profundamente seu público-alvo e converter leads em apoiadores leais da sua empresa. A longo prazo, isso se traduzirá em ganho de vendas e reforçará o reconhecimento da sua marca.

Tipos de publicidade exterior

Sinalizações

Você já esteve em uma situação em que está passando lentamente por vários cafés e restaurantes em uma rua movimentada e de repente sente a tentação irresistível de entrar em um deles para tomar uma xícara de café? Já pensou no motivo de você escolher um lugar em detrimento à outros? Apostamos que isso se deve em parte devido a uma sinalização criativa e cativante! Se o proprietário do local (seja um café, um salão de beleza ou uma mercearia) conseguir criar uma sinalização inteligente, ele automaticamente receberá muito crédito de clientes em potencial. Quando se trata da primeira impressão, é crucial atingir seu público-alvo com uma sinalização precisa e nervosa. Nesse caso (mas somente neste caso!) é seguro dizer que os clientes amam com os olhos. Crie uma sinalização que atraia clientes como um ímã!

Aqui estão os dois principais tipos de placas:

Iluminada
A iluminação é um ótimo efeito visual para uma sinalização que apresenta um logotipo ou palavra. Feitas de plástico, metal, vidro, madeira e até espuma de plástico, as sinalizações fluorescentes são instantaneamente reconhecíveis no escuro, o que as torna a escolha ideal para bares e cafés noturnos. Outra opção de exibição é uma sinalização retroiluminada onde a luz passa por trás do seu anúncio, criando um efeito suave e vibrante.

Light Signboard
Source: by Irina Krivoruchko; VectorStock

Regular
Feitas de metal, PVC ou policarbonato, as sinalizações regulares são quase inúteis durante a noite, porque ninguém as vê. Por outro lado, as placas sem iluminação custarão muito menos do que as iluminadas. Ao escolher entre os dois tipos, pense em qual deles se encaixa melhor no seu estilo corporativo.

Signboard
Source: by Graphic Google

Outdoors

Os primeiros outdoors surgiram no início do século XX nos Estados Unidos. À medida que o número de proprietários de automóveis crescia, mais e mais empresas colocavam seus anúncios em outdoors grandes e fáceis de serem percebidos ao longo de rodovias movimentadas. Desde então, esse tipo de publicidade expandiu significativamente sua geografia e hoje pode ser vista em fachadas de prédios, caminhões, etc. Os outdoors se enquadram em três categorias principais:

Estático
Outdoors estáticos são pôsteres fixos de tamanho grande, instalados em estruturas estacionárias. Descobrir o lugar certo para o outdoor estático exige muito pensamento estratégico, porque você não poderá simplesmente mudar a localização se o seu anúncio mostrar um desempenho ruim.

Static billboards
Source: by Benjamin Oberemok

Móvel
Outdoors móveis são de tamanho menor e são instalados em estruturas móveis. Você pode vê-los ao lado das entradas de cafés, escritórios de agências de viagens, salões de beleza, etc. Destinado aos pedestres, os outdoors móveis convidam-nos a desacelerar e conferir os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Mobile billboards
Source: by behance;Luca Perrone

Digital
O mais avançado tecnologicamente dos três, esse tipo de outdoor apresenta uma grande tela de vídeo. Os anúncios dinâmicos são uma maneira imbatível de atrair a atenção do seu público-alvo. No entanto, manter uma tela de LED é um verdadeiro luxo, pois consome uma enorme quantidade de energia.

Digital billboards

Publicidade em elevadores e pisos

Muitas empresas estão usando a publicidade em elevadores e pisos para aumentar as suas vendas com sucesso. Embora esse tipo de publicidade seja colocado principalmente em locais lotados (como shoppings, escritórios, galerias de arte), ele também é conhecido como publicidade externa por causa de seu foco em um grande público. Se você possui uma agência de viagens em um shopping center, considere se beneficiar da publicidade no piso do lugar. Solicite a um designer que crie adesivos atraentes indicando a localização do seu escritório (andar, número da sala, etc.). Embora esses adesivos sejam geralmente feitos na forma de uma seta ou retângulo, tente criar algo incomum. Esses gráficos certamente tornarão o piso sob os pés dos clientes menos chato. Mais importante, porém, eles literalmente guiarão novos clientes ao seu escritório! Os anúncios também podem ser colocados em paredes e no piso do elevador para criar um espaço publicitário de alto impacto!

Banners

Banners atraentes são outra maneira de aumentar a sua base de clientes e levar a sua empresa a um nível superior. As faixas ou banners têm algumas vantagens inegáveis: são resistentes ao desgaste e bastante baratas. Tudo isso faz dos banners um tipo de publicidade muito popular, especialmente entre empresas que precisam contar cada centavo. Os materiais comuns usados para fazer faixas incluem seda, algodão e vinil. Devido à sua mobilidade, os banners podem ser facilmente movidos de um lugar para outro até encontrar a melhor localização em termos de promoção. Existem dois tipos principais de banners.

Banners
Source: by Jabin Hossain;Behance

Banner horizontal
Um banner horizontal geralmente tem a forma de um retângulo. Você pode ver vários exemplos de faixas horizontais acima das rodovias, na construção de fachadas, estádios, palcos de teatro, etc.

Banner de paisagem
Um banner de paisagem é uma enorme tela densa feita de fibra de poliéster reforçada. Geralmente é usado para cobrir um edifício durante a reforma. Os banners deste tipo também são chamados de “brandmauers”.

Brandmauer

Um tipo relativamente novo de publicidade ao ar livre, os brandmauers ganharam popularidade devido à sua versatilidade e dimensões impressionantes. Devido ao seu tamanho grande, ele é difícil de não ser notado, o que os torna bons para atrair a atenção das pessoas. Embora os brandmauers sejam bastante duráveis, durando de 5 a 7 anos, muitas empresas não podem pagar por essa solução de publicidade devido ao seu alto custo. Basicamente, um brandmauer é muito semelhante a um banner ou outdoor, com a única diferença de que é colocado na lateral de um edifício. É muito espaço para revelar seu potencial criativo! Se um brandmauer não abrir um buraco no seu orçamento, explore este formato para produzir um efeito de “uau” no seu público!

Stander

Ao caminhar pela cidade tarde da noite, você corre o risco de tropeçar em um stander. Essa é provavelmente a única desvantagem desse tipo de publicidade. Colocado na porta da frente de um bar ou escritório, um pedestal – quase como um velho amigo – convida você a dar uma passada e ver o que há dentro do lugar. E ele funciona! Um pedestal ou stander é realmente bom em despertar a curiosidade dos clientes. Além disso, oferece a eles uma “desculpa” válida para diminuir a velocidade por um momento, esquecer suas tarefas e conhecer um novo local que pode oferecer produtos ou serviços úteis. Baixo custo e mobilidade tornaram os standers populares em todo o mundo (aqui estamos falando apenas das cidades onde a publicidade ao ar livre é permitida por lei). Leves e de fácil movimentação, os pedestais têm diferentes formas e formatos:

Stander
Source: Etsy;
House of Valtaire;
Lo/Cal coffee

Formato em A
Os suportes em formato A são estruturas metálicas ou de madeira com aproximadamente 1 metro de altura. Não é incomum que um stander tenha um acabamento de quadro-negro para que possa ser atualizado todos os dias (esta é uma ótima solução para cafés e restaurantes que desejam mostrar os destaques do menu).

Formato em T
Esse padrão faz você pensar na letra T virada de cabeça para baixo.

Clipe de papel
Um suporte de clipe de papel se parece muito com o seu homólogo em formato A. No entanto, nesse caso, um anúncio está localizado no centro da estrutura.

Digital
Esse é o tipo mais versátil (e caro) de stander que pode exibir fotos ou mensagens diferentes que são relevantes para o seu público-alvo. Para um controle mais fácil, um stander digital pode ser apresentado com um simples menu de navegação. Contudo, é preciso considerar o preço.

Freeze

Uma publicidade do tipo freeze é uma estrutura longa e estreita que é anexada a uma fachada de edifício, que corre de uma parede à outra. Os freezes geralmente são projetados em uma cor. A maior parte do freeze é ocupada por um texto (por exemplo, slogan, oferta especial), enquanto o logo da empresa é colocado no início ou no final. A altura do logo não deve exceder 70% da altura do freeze. Devido às suas enormes dimensões e localização benéfica, esse formato de anúncio certamente chamará a atenção de seus clientes. Feitos de tecido para banner ou compósito, os freezes já se tornaram uma parte orgânica de centros de negócios, shopping centers e postos de gasolina.

Signboard

Película

O vidro pintado é um antigo método de decoração que sobreviveu até os dias atuais e é usado, entre outras coisas, na publicidade exterior Se sua loja, salão de beleza, agência de viagens ou hotel fizer frente para uma rua movimentada com muito tráfego de veículos e pedestres, considere usar uma película publicitária em suas janelas para atrair clientes. Além disso, dessa forma, você não precisará comprar persianas! Ao contrário dos mestres antigos, hoje em dia não é preciso criar composições complexas de mosaicos, graças a materiais adesivos de alta tecnologia! Aqui estão as opções das quais você pode se beneficiar:

Store window
Source: DOMINIKA.;
jcup windows/shop ideas

Película sensível à pressão
Letras e formas são cortadas a partir de uma película sensível à pressão e coladas à janela para criar uma composição única e coerente. Para criar um gráfico volumétrico ou destacar elementos específicos, é necessário aplicar várias camadas de película, uma sobre a outra.

Impressão colorida em película sensível à pressão
A película colorida é uma maneira de criar uma janela que vai fazer as pessoas virarem a cabeça! Para maior durabilidade, é recomendável cobrir a película com uma camada protetora transparente.

Película perfurada
A película perfurado sensível à pressão possui lacunas, permitindo a entrada de luz solar. Se a sua instalação fizer frente para um lado escuro da rua, esta solução simples e inteligente fará com que seu escritório pareça mais caloroso e amigável!

Como criar um logo para publicidade externa?

Crie um logo e obtenha + de 120 designs para a sua marca em diferentes tamanhos e layouts. É uma ótima opção para todos os tipos de publicidade externa.

Planeje o seu orçamento de publicidade com sabedoria

Segundo o professor John Philip Jones, renomado especialista em campanhas publicitárias, os empresários russos estão dispostos a gastar cerca de 16% do orçamento da empresa em publicidade exterior. Entre os empresários americanos, o número é de apenas 3%. Não há como negar que uma publicidade ao ar livre inteligente pode disparar suas vendas. No entanto, gastos excessivos podem ser perigosos, especialmente para empresas jovens que geralmente são pressionadas por dinheiro. Como você cria um anúncio eficaz sem ter que gastar uma fortuna com isso? Vamos ver algumas dicas úteis.

“Data de validade”

Em geral, a publicidade ao ar livre não dura muito. As tendências mudam, os materiais se desgastam, as empresas reavaliam as suas estratégias… Além disso, os clientes cansam de ver o mesmo anúncio há meses. Mais cedo ou mais tarde, sua sinalização ou banner precisará ser atualizado. Evite gastar muito dinheiro em um anúncio que o servirá por apenas 2 ou 3 meses: simplesmente não vale a pena!

Localização ideal

Se você possui vários locais para publicidade externa, invista a maior parte do seu orçamento no que tiver o maior contato com seu público-alvo. Escolha partes movimentadas da cidade com muito tráfego de pedestres e veículos. Lembre-se de que seu objetivo é exibir seu anúncio para o maior número possível de pessoas.

Tendências

As tendências são uma coisa complicada que pode se tornar um buraco negro no seu orçamento. Em busca de tendências modernas, você corre o risco de desperdiçar todo o seu dinheiro e nunca obter o efeito desejado. Seguir tendências não deve ser o seu objetivo final. Se você conseguir reunir uma mensagem forte, fonte legível e cores inteligentes, isso será mais do que suficiente para o começo!

Publicidade vs. Realidade

Se seus produtos ou serviços não corresponderem à imagem criada pelo seu anúncio, seus clientes poderão se sentir decepcionados e enganados. Não faça promessas que você não pode cumprir. Evite fazer com que seu produto se parece melhor do que ele na vida real. Seja honesto com seu público e ele certamente apreciará.

Concorrência

Ao planejar seu orçamento de publicidade, analise as decisões de seus concorrentes mais fortes. Que partes da cidade eles escolheram para seus anúncios? Como são os anúncios deles? O que você acha que eles poderiam ter feito melhor?

Se a sua publicidade não vender

Um problema comum é quando a publicidade desperta interesse no seu produto, mas ainda não aumenta as vendas. Se seus esforços não estão gerando lucro suficiente, você precisará parar de investir dinheiro em seus banners. Não fique esperando que um milagre aconteça. Analise o desempenho do anúncio e a eficiência dos custos. Identifique os pontos fracos que impedem que os leads se tornem seus clientes.

Como crio um anúncio exterior por conta própria?

Criar uma propaganda externa por conta própria é uma ótima ideia, principalmente no que diz respeito ao orçamento. Contudo, será que você tem todas as habilidades e recursos necessários para criar uma placa ou pedestal competitivo? Um anúncio que fique refletindo amadorismo dificilmente gerará um fluxo constante de clientes para sua empresa. Pelo contrário, pode derrubar a reputação da sua empresa de uma vez por todas. A lista de verificação abaixo fornece uma ideia geral do que é necessário para criar e instalar um anúncio externo.

  1. Consulte seu contador para descobrir se é preciso pagar algum imposto ou taxa para exibir um anúncio externo.
  2. Se você decidiu colocar um outdoor em um prédio, verifique se o prédio está legalizado e esteja correto em termos de materiais, fiação, arquitetura, etc. Faça uma representação do prédio com seu futuro anúncio para ver se parece apropriado.
  3. Crie o logo que você usará em seu anúncio. Você pode fazer isso agora mesmo, digitando o nome da sua empresa no campo abaixo!
  4. Crie seu anúncio no Photoshop ou em qualquer outro programa de design gráfico.
  5. Compre os materiais necessários. Se você estiver criando um design de madeira, experimente diferentes amostras de madeira para ver com qual é mais fácil trabalhar. Consultar um especialista em construção pode ser uma boa ideia.
  6. Crie uma placa, banner, etc. seguindo o design previamente criado.
  7. Instale sua placa no local escolhido. Adicione a fiação, se necessário.

Como você pode ver nesta lista, fazer uma placa simples requer experiência em vários campos, muitas vezes, não relacionados. Você precisará conhecer (ou estar disposto a aprender) os conceitos básicos de design gráfico, eletricidade, regulamentação tributária, etc. Se você não se assusta facilmente, vá em frente! Em caso de dúvidas ou dificuldades, você poderá consultar um profissional na área específica.

Mas o que fazer se você não é fã de trabalho manual, mas mesmo assim deseja contribuir na criação da sua placa? Uma das opções possíveis é projetar seu anúncio em um editor de gráficos e deixar o restante do processo de produção para uma equipe de profissionais. Em algumas semanas você verá uma linda que, além de tudo, servirá como decoração da entrada do seu escritório ou café!

Resumindo

Embora as formas de atrair a atenção do seu público-alvo sejam numerosas, a publicidade externa é, sem dúvida, a mais eficaz de todas. Este método funciona há séculos e não mostra sinais de chegar ao fim. Esperamos ter conseguido destacar as principais informações sobre este tópico. Agora é sua vez! Lembre-se de seus objetivos, saiba quem é seu público e mantenha-se fiel à sua identidade corporativa. Seguindo essas regras simples, você poderá criar uma campanha publicitária saudável e conquistar novos clientes sem estresse!

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.