Qual é a diferença entre um logotipo e uma marca?
Todo mundo sabe o que é um logo. O logo é a maneira visual das empresas se apresentarem. Por exemplo, o símbolo usado pela Nike, os arcos dourados do McDonald’s ou o logo verde da sereia da Starbucks. Mas o que exatamente é uma marca? Uma marca é uma perspectiva mais holística de como seus clientes experimentam seus negócios. Enquanto o logo é basicamente um símbolo, a marca representa todos os pontos de contato que seus clientes têm com a sua empresa.

Um logo e uma marca são, de fato, duas coisas muito diferentes que precisam trabalhar em conjunto de forma harmônica. Aqui está uma rápida explicação sobre o que é um logo, o que é uma marca e qual a diferença entre eles.
O que é um logo? (definição)
Um logo é um elemento de design reconhecível e de fácil reprodução que geralmente inclui um nome, símbolo, cor ou marca registrada. É uma representação rápida e visual da mensagem e do posicionamento de uma marca. Um logo bem projetado deve evocar algumas lembranças ou emoções do espectador, dependendo do relacionamento da pessoa com a marca. Um logo é uma ferramenta que ajuda na comunicação e na representação de um negócio. Conheça aqui os 7 tipos de logo usados pelas empresas modernas.
O que é uma marca?
Uma marca é qualquer prática de interação e marketing de um nome ou design que identifique e diferencie um negócio, produto ou serviço de outro. Ela abrange posicionamento, mensagens e comunicações, design visual, mercado-alvo, voz, marketing e promoções – a presença e a experiência que qualquer pessoa tem com o negócio, produto ou serviço online, offline ou pessoalmente. É a experiência que as pessoas têm quando entram em contato com você ou sua empresa.
Pense desta maneira. Um logo é apenas um elemento gráfico com um nome. Uma marca é a estratégia de comunicação que ajuda você a comunicar a sua paixão e experiência.
Quando combinados, um logo bem desenhado e a estratégia de marca podem ajudá-lo a atingir seu público-alvo de maneira eficaz e eficiente, comunicar sua mensagem, valor e benefícios e atrair visualmente mais atenção.
Se você ainda não tem um logo, pode criá-lo através do Logaster gratuitamente.