1. Elementos inclusos na identidade visual corporativa
  2. Exemplos de identidade corporativa de marcas famosas

A identidade corporativa não é apenas uma combinação de logo, slogan, paleta de cores e fontes. O principal objetivo dela é criar uma imagem reconhecível da empresa aos olhos dos consumidores. Nesse processo, todo ponto de contato com a marca se torna crucial, desde a embalagem da marca até a comunicação com os clientes. No artigo, explicaremos como as marcas conhecidas lidam com esse conceito.

Elementos inclusos na identidade visual corporativa

O estilo ou a identidade corporativa é baseada na missão e nos valores da empresa e na mensagem que deseja ser transmitida ao público-alvo. Você pode transmiti-la com a ajuda de ferramentas que evocam todos os sentidos: visão, audição, olfato e sentidos táteis. Os principais elementos da identidade corporativa são:

  • nome da empresa
  • logo
  • slogan
  • tipografia
  • espectro de cores
  • fotos, ilustrações, gráficos formadores de estilo

Dependendo do ramo de atividade da empresa, elementos adicionais podem ser:

  • cheiros
  • maneira de comunicação com os clientes
  • uniforme do pessoal
  • estilo das campanhas publicitárias
  • embalagem do produto
  • estilo de postagens nas redes sociais
  • faixas de música

Dicas para criar uma identidade corporativa:

  • Para ver como o seu design ficará na vida real, crie um mockup. Este é um arquivo com a imagem do seu logo aplicada em vários objetos, como xícaras, cadernos e capas de telefone. Você pode baixar modelos de mockups prontos na Internet (ex: Freedesignresources, Mockupworld e outros sites). Você só precisa fazer o upload do seu logo.
  • Após concluir o design da identidade da sua marca, crie um manual de marca – um guia completo sobre como usar e aplicar a sua identidade corporativa. Descreva a missão e os valores da marca, bem como, a maneira de usar e não o logotipo, os gráficos, as ilustrações e os outros elementos importantes.

Ainda não sabe como começar a projetar a sua identidade de marca corporativa?

O serviço online do Logaster gera um logo em poucos cliques e cria os elementos essenciais da identidade visual da marca para você.

Exemplos de identidade corporativa de marcas famosas

1. Winter Milk

O uso de ingredientes naturais é o conceito central da cadeia mexicana de cafeterias com sorvete artesanal. A identidade foi moldada ao estilo dos anos 60. Sentimentos nostálgicos evocam associações com viagens em família a uma sorveteria, produtos de qualidade e um clima leve e despreocupado.

Essa atmosfera se reflete no interior do café. As cores corporativas incluem laranja contrastante (tradicional na Holanda, famosa por sua qualidade de laticínios) e azul (associado ao frescor). Linhas arredondadas e tipografia lacônica limpa lembram os anos 60. O logotipo também é feito no mesmo estilo com o nome da marca colocado em um losango com bordas arredondadas.

A identidade da marca está presente em diversos pontos de contato com os clientes, incluindo placa, interior (etiquetas plásticas com os nomes dos sorvetes), uniformes da equipe e embalagens dos produtos.

Winter Milk

Fonte: Anagrama
Winter Milk

Fonte: Anagrama
Winter Milk

Fonte: Anagrama

2. Helvetimart

A loja suíça oferece aos clientes produtos regionais de alta qualidade, de modo que sua marca é inspirada na identidade nacional. Os elementos gráficos em preto e branco se referem à arquitetura antiga. As bandeiras multicoloridas de 26 regiões do país que rotulam seus produtos dão um excelente contraste com a paleta monocromática.

O nome da marca é baseado na palavra Helvetia – o nome latino da Suíça, que também é usado como símbolo unificado do país, por exemplo, em selos postais e moedas. E o logotipo da cornucópia representa uma variedade de produtos.

A identidade da marca fortalece a comunicação com os clientes. A equipe tem o prazer em informar aos clientes todos os detalhes da produção e os recursos dos produtos. Eles também oferecem degustações regularmente.

Helvetimart

Fonte: Anagrama
Helvetimart

Fonte: Anagrama
Helvetimart

Fonte: Anagrama

3. Foursquare

A principal função do aplicativo é ajudar os usuários a encontrar o local mais próximo para almoço ou entretenimento e fazer uma escolha de acordo com as avaliações. Como os dispositivos móveis se tornam o único ponto de contato com a marca nesse caso, os designers tentam tornar o aplicativo o mais elegante, conveniente e útil possível.

O que chama bastante atenção no design da identidade corporativa é o logo apresentado na forma da letra “F”. Ele atua como o ícone do aplicativo. Sua forma incomum contém vários significados: um alfinete no mapa (abrindo novos lugares), um emblema de super-herói (atingindo metas) e um balão de fala (opiniões dos usuários). Um conjunto de ícones com imagens engraçadas de alimentos e bebidas complementa tudo.

Foursquare

Fonte: Vc.ru
Foursquare

Fonte: Vc.ru

4. Autistic Art

Os designers tiveram um trabalho difícil – criar uma identidade para o fundo que apoia crianças com autismo. O fundo organiza aulas de pintura para eles e vende as pinturas prontas para angariar fundos.

Sua identidade de marca foi construída em torno da imagem de uma janela, simbolizando a conexão entre o mundo interior das crianças e o ambiente externo. Raios de luz são lançados através da janela na forma de pinturas brilhantes.

O logotipo também tem uma personificação dinâmica: as pinturas mudam rapidamente, mostrando que duas personalidades idênticas não existem. Todos esses elementos tornam a identidade simples, porém emocional. As imagens ficam espetaculares quando aplicadas em qualquer produto como, por exemplo, xícaras de café, capas de notebook ou cartões de crédito.

Autistic Art

Fonte: Behance.net
Autistic Art

Fonte: Behance.net
Autistic Art

Fonte: Behance.net

5. Apple

A estratégia da marca é construída sobre uma forte conexão emocional com os consumidores. “Nossos produtos tornam você especial”, a ideia está incorporada em todas as comunicações e campanhas publicitárias da Apple.

Uma empresa que é para ser cultuada não se concentra nos produtos ao fazer branding. Ela se concentra nas qualidades que você receberá ao adquirir os produtos como, por exemplo, inspiração, criatividade e originalidade. Essa mensagem é aprimorada pelos gráficos e cores das linhas finas monocromáticas e metálicas, enquanto o laconismo dela está associado ao luxo, estilo e sofisticação.

Apple

6. Animal Planet

Em 2018, o canal apresentou um estilo corporativo para refletir a sua nova identidade de marca global. “Estamos aqui para entreter, surpreender, aproximar as pessoas dos animais e da natureza e preservar a alegria da infância”, explicou a empresa.

O logotipo com o elefante pulando se tornou a personificação visual dessa ideia. A cor azul está associada ao globo terrestre e a imagem engraçada do animal transmite um clima amigável e informal.

Fonte: Behance.net

Animal Planet

Fonte: Behance.net
Animal Planet

Fonte: Behance.net

7. Coffeecell

O vendedor de café construiu a sua identidade através de uma associação fora do padrão – “proteja as suas células”. Isso se refere à tese científica de que a cafeína afeta positivamente as células do sistema cardiovascular.

Os elementos visuais da marca são baseados em camuflagem, feita em seis cores corporativas: vermelho, azul, verde, amarelo, cáqui e preto. Esta imagem demonstra os copos com uma bebida, bolsas brilhantes e elegantes caixas de café.

Coffeecell

Fonte: Behance.net
Coffeecell

Fonte: Behance.net
Coffeecell

Fonte: Behance.net

8. Black Watch Global

A marca transmite a mensagem principal: a BWG é uma empresa com experiência global em vários países, da África à Ásia. Portanto, seu emblema consiste em quatro figuras geométricas simbolizando os quatro pontos cardeais. Todas as figuras buscam o centro da imagem para enfatizar a combinação de quatro qualidades – pesquisa, análise, mente e comunicação. Você precisa deles para atingir objetivos importantes.

As cores monocromáticas da identidade são diluídas com o detalhe da cor turquesa, tornando o logo elegante, conciso e inteligente. A criatividade do BWG é confirmada pelo manual de marca original de 40 páginas no qual as inscrições, às vezes, vão além das páginas ou pulam de uma folha para outra.

Black Watch Global

Fonte: Behance.net
Black Watch Global

Fonte: Behance.net

9. Madame Quoi

A marca expressiva e o nome da padaria francesa são inspirados em uma história dramática. Em 1914, Henrietta Cayo atirou e matou a editora-chefe do jornal, que era inimiga do marido, um político de alto escalão.

A identidade visual reflete uma mistura de emoções fortes com gentileza e feminilidade. Letras com grafite e gráficos abstratos são combinados com as cores preto, branco e rosa. Essa identidade refere-se à ideia de gostos não padronizados de produtos e à explosão de emoções que isso produz.

Madame Quoi

Fonte: Fivestarlogo
Madame Quoi

Fonte: Fivestarlogo
Madame Quoi

Fonte: Fivestarlogo

10. Orchestre Metropolitain

A missão da Orquestra de Montreal é tornar a música clássica acessível ao público em geral. Portanto, a identidade corporativa combina com sucesso elementos clássicos e modernos.

Os contrastes são transmitidos pelo logotipo em monograma. A letra “O” foi projetada em um estilo moderno com a forma de uma janela circular de onde a “música é jogada”. A ideia é complementada por mãos com diferentes instrumentos que se estendem pela janela. A letra “M” com serifas, pelo contrário, dá um visual mais rígido. Essa abordagem deu à orquestra um caráter moderno, mantendo uma referência importante ao clássico e à elegância.

Orchestre Metropolitain

Fonte: Medium
Orchestre Metropolitain

Fonte: Medium

11. Bokeria

O restaurante croata serve cozinha mediterrânea de qualidade em um ambiente caseiro. A marca transmite as ideias do prazer da comida e do vinho, o amor por viagens e descobertas, a convivência e a comunicação calorosa.

Quanto à sua identidade, uma gama quente de marrom e dourado contrasta com um tom azul, transmitindo um equilíbrio de frescura, tradição e qualidade. O logotipo se enquadra em um padrão clássico que lembra gravuras antigas.

Ícones com imagens de produtos complementam a identidade. Eles são usados no menu, nas etiquetas, embalagens, uniformes da equipe e rótulos dos produtos.

Bokeria

Fonte: Brandidentity
Bokeria

Fonte: Brandidentity
Bokeria

Fonte: Brandidentity

12. Kallo

A empresa produz alternativas saudáveis e naturais para bolos, doces e biscoitos. Essa qualidade se reflete em sua identidade corporativa e a embalagem se tornou o elemento central dela.

Segundo os designers envolvidos na criação da marca, a embalagem era rígida e sem emoção antes. Agora, ela faz com que os amantes da alimentação saudável se sintam como pessoas especiais. A nova identidade mostra que os clientes são gourmets que apreciam produtos naturais.

O calor e a simpatia foram demonstrados usando ilustrações coloridas e elegantes que descrevem o ingrediente principal de cada produto. O logo com um pássaro desenhado à mão enfatiza as associações com a natureza e o organismo.

Kallo

Fonte: Pinterest
Kallo

Fonte: Pinterest

Conclusão

Vamos resumir as principais etapas para a criação do design da sua identidade 

  • indicar a missão e os valores da marca, ou seja, a mensagem que você transmitirá ao público-alvo
  • pensar em como os expressar usando instrumentos visuais, auditivos ou táteis
  • conferir e aprender com exemplos de marcas que inspiram você ou transmitem uma mensagem significativa para você
  • depois de projetar a identidade, implementá-la no número máximo de pontos de contato com os clientes

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