- Elementos inclusos na identidade visual corporativa
- Exemplos de identidade corporativa de marcas famosas
A identidade corporativa não é apenas uma combinação de logo, slogan, paleta de cores e fontes. O principal objetivo dela é criar uma imagem reconhecível da empresa aos olhos dos consumidores. Nesse processo, todo ponto de contato com a marca se torna crucial, desde a embalagem da marca até a comunicação com os clientes. No artigo, explicaremos como as marcas conhecidas lidam com esse conceito.
Elementos inclusos na identidade visual corporativa
O estilo ou a identidade corporativa é baseada na missão e nos valores da empresa e na mensagem que deseja ser transmitida ao público-alvo. Você pode transmiti-la com a ajuda de ferramentas que evocam todos os sentidos: visão, audição, olfato e sentidos táteis. Os principais elementos da identidade corporativa são:
- nome da empresa
- logo
- slogan
- tipografia
- espectro de cores
- fotos, ilustrações, gráficos formadores de estilo
Dependendo do ramo de atividade da empresa, elementos adicionais podem ser:
- cheiros
- maneira de comunicação com os clientes
- uniforme do pessoal
- estilo das campanhas publicitárias
- embalagem do produto
- estilo de postagens nas redes sociais
- faixas de música
Dicas para criar uma identidade corporativa:
- Para ver como o seu design ficará na vida real, crie um mockup. Este é um arquivo com a imagem do seu logo aplicada em vários objetos, como xícaras, cadernos e capas de telefone. Você pode baixar modelos de mockups prontos na Internet (ex: Freedesignresources, Mockupworld e outros sites). Você só precisa fazer o upload do seu logo.
- Após concluir o design da identidade da sua marca, crie um manual de marca – um guia completo sobre como usar e aplicar a sua identidade corporativa. Descreva a missão e os valores da marca, bem como, a maneira de usar e não o logotipo, os gráficos, as ilustrações e os outros elementos importantes.
Ainda não sabe como começar a projetar a sua identidade de marca corporativa?
O serviço online do Logaster gera um logo em poucos cliques e cria os elementos essenciais da identidade visual da marca para você.
Exemplos de identidade corporativa de marcas famosas
1. Winter Milk
O uso de ingredientes naturais é o conceito central da cadeia mexicana de cafeterias com sorvete artesanal. A identidade foi moldada ao estilo dos anos 60. Sentimentos nostálgicos evocam associações com viagens em família a uma sorveteria, produtos de qualidade e um clima leve e despreocupado.
Essa atmosfera se reflete no interior do café. As cores corporativas incluem laranja contrastante (tradicional na Holanda, famosa por sua qualidade de laticínios) e azul (associado ao frescor). Linhas arredondadas e tipografia lacônica limpa lembram os anos 60. O logotipo também é feito no mesmo estilo com o nome da marca colocado em um losango com bordas arredondadas.
A identidade da marca está presente em diversos pontos de contato com os clientes, incluindo placa, interior (etiquetas plásticas com os nomes dos sorvetes), uniformes da equipe e embalagens dos produtos.

Fonte: Anagrama

Fonte: Anagrama

Fonte: Anagrama
2. Helvetimart
A loja suíça oferece aos clientes produtos regionais de alta qualidade, de modo que sua marca é inspirada na identidade nacional. Os elementos gráficos em preto e branco se referem à arquitetura antiga. As bandeiras multicoloridas de 26 regiões do país que rotulam seus produtos dão um excelente contraste com a paleta monocromática.
O nome da marca é baseado na palavra Helvetia – o nome latino da Suíça, que também é usado como símbolo unificado do país, por exemplo, em selos postais e moedas. E o logotipo da cornucópia representa uma variedade de produtos.
A identidade da marca fortalece a comunicação com os clientes. A equipe tem o prazer em informar aos clientes todos os detalhes da produção e os recursos dos produtos. Eles também oferecem degustações regularmente.

Fonte: Anagrama

Fonte: Anagrama

Fonte: Anagrama
3. Foursquare
A principal função do aplicativo é ajudar os usuários a encontrar o local mais próximo para almoço ou entretenimento e fazer uma escolha de acordo com as avaliações. Como os dispositivos móveis se tornam o único ponto de contato com a marca nesse caso, os designers tentam tornar o aplicativo o mais elegante, conveniente e útil possível.
O que chama bastante atenção no design da identidade corporativa é o logo apresentado na forma da letra “F”. Ele atua como o ícone do aplicativo. Sua forma incomum contém vários significados: um alfinete no mapa (abrindo novos lugares), um emblema de super-herói (atingindo metas) e um balão de fala (opiniões dos usuários). Um conjunto de ícones com imagens engraçadas de alimentos e bebidas complementa tudo.

Fonte: Vc.ru

Fonte: Vc.ru
4. Autistic Art
Os designers tiveram um trabalho difícil – criar uma identidade para o fundo que apoia crianças com autismo. O fundo organiza aulas de pintura para eles e vende as pinturas prontas para angariar fundos.
Sua identidade de marca foi construída em torno da imagem de uma janela, simbolizando a conexão entre o mundo interior das crianças e o ambiente externo. Raios de luz são lançados através da janela na forma de pinturas brilhantes.
O logotipo também tem uma personificação dinâmica: as pinturas mudam rapidamente, mostrando que duas personalidades idênticas não existem. Todos esses elementos tornam a identidade simples, porém emocional. As imagens ficam espetaculares quando aplicadas em qualquer produto como, por exemplo, xícaras de café, capas de notebook ou cartões de crédito.

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net
5. Apple
A estratégia da marca é construída sobre uma forte conexão emocional com os consumidores. “Nossos produtos tornam você especial”, a ideia está incorporada em todas as comunicações e campanhas publicitárias da Apple.
Uma empresa que é para ser cultuada não se concentra nos produtos ao fazer branding. Ela se concentra nas qualidades que você receberá ao adquirir os produtos como, por exemplo, inspiração, criatividade e originalidade. Essa mensagem é aprimorada pelos gráficos e cores das linhas finas monocromáticas e metálicas, enquanto o laconismo dela está associado ao luxo, estilo e sofisticação.

6. Animal Planet
Em 2018, o canal apresentou um estilo corporativo para refletir a sua nova identidade de marca global. “Estamos aqui para entreter, surpreender, aproximar as pessoas dos animais e da natureza e preservar a alegria da infância”, explicou a empresa.
O logotipo com o elefante pulando se tornou a personificação visual dessa ideia. A cor azul está associada ao globo terrestre e a imagem engraçada do animal transmite um clima amigável e informal.

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net
7. Coffeecell
O vendedor de café construiu a sua identidade através de uma associação fora do padrão – “proteja as suas células”. Isso se refere à tese científica de que a cafeína afeta positivamente as células do sistema cardiovascular.
Os elementos visuais da marca são baseados em camuflagem, feita em seis cores corporativas: vermelho, azul, verde, amarelo, cáqui e preto. Esta imagem demonstra os copos com uma bebida, bolsas brilhantes e elegantes caixas de café.

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net
8. Black Watch Global
A marca transmite a mensagem principal: a BWG é uma empresa com experiência global em vários países, da África à Ásia. Portanto, seu emblema consiste em quatro figuras geométricas simbolizando os quatro pontos cardeais. Todas as figuras buscam o centro da imagem para enfatizar a combinação de quatro qualidades – pesquisa, análise, mente e comunicação. Você precisa deles para atingir objetivos importantes.
As cores monocromáticas da identidade são diluídas com o detalhe da cor turquesa, tornando o logo elegante, conciso e inteligente. A criatividade do BWG é confirmada pelo manual de marca original de 40 páginas no qual as inscrições, às vezes, vão além das páginas ou pulam de uma folha para outra.

Fonte: Behance.net

Fonte: Behance.net
9. Madame Quoi
A marca expressiva e o nome da padaria francesa são inspirados em uma história dramática. Em 1914, Henrietta Cayo atirou e matou a editora-chefe do jornal, que era inimiga do marido, um político de alto escalão.
A identidade visual reflete uma mistura de emoções fortes com gentileza e feminilidade. Letras com grafite e gráficos abstratos são combinados com as cores preto, branco e rosa. Essa identidade refere-se à ideia de gostos não padronizados de produtos e à explosão de emoções que isso produz.

Fonte: Fivestarlogo

Fonte: Fivestarlogo

Fonte: Fivestarlogo
10. Orchestre Metropolitain
A missão da Orquestra de Montreal é tornar a música clássica acessível ao público em geral. Portanto, a identidade corporativa combina com sucesso elementos clássicos e modernos.
Os contrastes são transmitidos pelo logotipo em monograma. A letra “O” foi projetada em um estilo moderno com a forma de uma janela circular de onde a “música é jogada”. A ideia é complementada por mãos com diferentes instrumentos que se estendem pela janela. A letra “M” com serifas, pelo contrário, dá um visual mais rígido. Essa abordagem deu à orquestra um caráter moderno, mantendo uma referência importante ao clássico e à elegância.

Fonte: Medium

Fonte: Medium
11. Bokeria
O restaurante croata serve cozinha mediterrânea de qualidade em um ambiente caseiro. A marca transmite as ideias do prazer da comida e do vinho, o amor por viagens e descobertas, a convivência e a comunicação calorosa.
Quanto à sua identidade, uma gama quente de marrom e dourado contrasta com um tom azul, transmitindo um equilíbrio de frescura, tradição e qualidade. O logotipo se enquadra em um padrão clássico que lembra gravuras antigas.
Ícones com imagens de produtos complementam a identidade. Eles são usados no menu, nas etiquetas, embalagens, uniformes da equipe e rótulos dos produtos.

Fonte: Brandidentity

Fonte: Brandidentity

Fonte: Brandidentity
12. Kallo
A empresa produz alternativas saudáveis e naturais para bolos, doces e biscoitos. Essa qualidade se reflete em sua identidade corporativa e a embalagem se tornou o elemento central dela.
Segundo os designers envolvidos na criação da marca, a embalagem era rígida e sem emoção antes. Agora, ela faz com que os amantes da alimentação saudável se sintam como pessoas especiais. A nova identidade mostra que os clientes são gourmets que apreciam produtos naturais.
O calor e a simpatia foram demonstrados usando ilustrações coloridas e elegantes que descrevem o ingrediente principal de cada produto. O logo com um pássaro desenhado à mão enfatiza as associações com a natureza e o organismo.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest
Conclusão
Vamos resumir as principais etapas para a criação do design da sua identidade
- indicar a missão e os valores da marca, ou seja, a mensagem que você transmitirá ao público-alvo
- pensar em como os expressar usando instrumentos visuais, auditivos ou táteis
- conferir e aprender com exemplos de marcas que inspiram você ou transmitem uma mensagem significativa para você
- depois de projetar a identidade, implementá-la no número máximo de pontos de contato com os clientes