Eventos de negócios ou feiras também são um tipo de publicidade. “Mas, por quê?” – você pode se perguntar. A televisão, o rádio, o YouTube, as redes sociais, os aplicativos e até mesmo a Bíblia online já não estão cheios de publicidade? A publicidade está se tornando mais intrusiva e cada vez é mais difícil surpreender os clientes.

Então, qual é o objetivo de uma exposição?

Para sentir, senhoras e senhores. Um cliente em potencial poderá tocar, cheirar e experimentar seus produtos. Ele poderá usar qualquer um dos sentidos para perceber a qualidade do produto oferecido, bem como receber informações necessárias de primeira mão. As exposições ultrapassam as barreiras que existem entre uma empresa e seu público-alvo. Elas aproximam os clientes, além disso, transmite confiança, o que leva às vendas.

Conteúdo:

  1. A importância da marca em uma exposição
  2. O estande da exposição como uma demonstração de sucesso
  3. Esquema de ações na exposição
  4. Como criar um logo e um cartão de visita em um editor gráfico por conta própria
  5. Onde é mais conveniente imprimir produtos – os prós e contras de cada opção
  6. Conclusão


A importância da marca em uma exposição

Na maioria das vezes, as empresas participam de exposições para buscar novos parceiros e clientes, bem como, para pesquisas de mercado.

Mas no caso de exposições específicas, apenas um número limitado das mesmas empresas chega lá todos os anos. Assim, não é uma opção esperar uma expansão significativa da base de clientes usando tais exibições.

Uma exposição empresarial não é um mercado onde você poderá vender diretamente. Ela fornece uma oportunidade para estabelecer relacionamentos de longo prazo. Então, é inútil aparecer sem uma identidade corporativa. Outras empresas com identidade de marca bem definida podem facilmente absorver a atenção do seu público-alvo. E não restará chance para você aumentar o seu número de clientes. É por isso que é aconselhável ter um estilo corporativo definido antes de pensar em participar de um evento assim.

Porque enquanto seus assistentes “sorriem e acenam”, para atrair novos clientes, a identidade da empresa funciona silenciosamente:

  • Aumenta a conscientização do produto;
  • Promove a visibilidade da empresa;
  • Cria uma imagem individual;
  • Fala sobre organização e profissionalismo;
  • Inspira confiança no público-alvo;
  • Atrai com a estética e chama a atenção para a sua empresa.
Exhibitions


O estande da exposição como uma demonstração de sucesso

Então, vamos definir a sua área de trabalho na exposição. Tudo é muito simples – estes são os limites do estande da exposição. Normalmente, um estande padrão é oferecido pelos organizadores do evento para aluguel. Isso inclui prateleiras, mesas, cadeiras e outros equipamentos de exposição para você anunciar o seu serviço ou produto. Como cada participante recebe o um estande igual, apenas o nome forte e a marca de alta qualidade o ajudarão a se destacar.

É claro que estruturas incomuns de estandes atraem muito mais atenção. Mas tal luxo requer um trabalho de designers experientes e alguma grana extra em seu orçamento.

Nas exposições, as empresas B2B buscam fornecedores e empreiteiros para uma cooperação futura. A discussão geralmente começa no estande e continua nos corredores. Assim, a estrutura bem projetada do estande é estrategicamente importante para preparar uma oferta lucrativa. Você deve estimar os estandes de seus concorrentes que participaram de exposições anteriores. E levando o melhor deles como exemplo, você poderá discutir com os designers.

Além disso, ter um estande permite:

  • Apresentar a sua empresa como promissora e bem sucedida neste campo;
  • Obter informações válidas sobre as expectativas de ambos: clientes regulares e clientes potenciais;
  • Obter opinião e feedback dos clientes;
  • Aprender mais sobre as recentes inovações e tecnologias;
  • Atrair o interesse de clientes e parceiros de negócios para a empresa;
  • Alimentar a mídia que escreverá sobre a exposição
Exhibition Stands


Esquema de ações na exposição

Além do nome atraente e slogan, a empresa precisa de produtos promocionais. Eles podem ser banners, lightboxes, folhetos, panfletos e cartões de visita, onde o logo da marca deverá ser aplicado. O trabalho na criação da marca começa com o logotipo. Alguns elementos podem ser criados independentemente no Logaster.

Checklist: o que você nunca deve esquecer.

  • Um estande original para mostrar seu sucesso.
  • Livretos, panfletos e folhetos exclusivos para pessoas interessadas em seus produtos. Esses instrumentos podem funcionar para você mesmo vários meses após a exposição. Esta é a razão que eles são considerados promissores.
  • Canetas da marca com cadernos promoverão o mesmo efeito que livretos com folhetos.
  • Pacotes e outros produtos de lembrança com o logo da empresa são para aprimoramento da consciência da marca
  • Cartões de visita agilizam as vendas e aumentam o seu volume, consequentemente, o crescimento das receitas da empresa. O maior número possível deles devem ser levados para a exposição. Especialmente se for um evento de grande escala e um grande número de visitantes for esperado. E claro, sua empresa ser do segmento B2C.
  • Apresentação de vídeo informativo e cartaz publicitário grande, apresentando mais rapidamente a sua empresa aos visitantes
  • Um grande balão de hélio com o logo da empresa atrai visitantes em abundância. Muitas vezes, serve como uma zona de foto.
Exhibition attributes
https://dribbble.com/

“Antes” da exposição:

  1. Verifique os preços. Idealmente, você pode pagar apenas pelos metros quadrados ocupados. Mas alguns organizadores colocam preço no inventário que será utilizado, como luminárias, tapetes, toalhas de mesa, etc. Leia novamente o contrato cuidadosamente antes de assiná-lo.
  2. Identifique os convidados. Revise vídeos ou relatórios de exposições anteriores. É necessário entender que porcentagem do seu público-alvo está chegando, se é um ponto para participar aqui
  3. Avalie o profissionalismo dos organizadores em exposições. O número de convidados, assim como seus atuais e potenciais clientes e parceiros, depende disso. Claro, nem todo mundo começa com a Expo. Mas, se não houver propaganda ativa sobre a exposição, é pouco provável que seja benéfico para você participar.
  4. Alguns organizadores compõem um programa temático versátil com workshops, seminários, competições etc. Se você faz parte deste cenário, então esta exposição irá beneficiar a sua empresa.
  5. Defina um objetivo claro que você está buscando na exposição: é uma parceria ou aumento da base de clientes? Você deve destacar seus pedidos para este evento, para que você possa entender se o sucesso é alcançado.
  6. Prepare-se com antecedência. Antes de aprovar um pedido do designer, você definitivamente deve comparecer ao local onde a exposição será realizada. Após a estimativa do interior, o designer poderá esboçar uma ideia para o seu estande, além de determinar as dimensões necessárias.

“Durante” a exposição:

  1. A coerência é a chave para o sucesso. Não importa o quão legal seja seu time. Você pode se cansar muito antes do término do evento caso não haja uma discussão prévia da sequência de ações e da divisão de responsabilidades.
  2. Use publicidade ativamente: camisetas de marca, papelaria, cartões de visita, folhetos, brochuras. Tudo isto é uma garantia da popularidade da sua marca.
  3. Arrase em seu programa de negócios. É claro que um estande é bom, mas um estande que “fala” é muito melhor. Busque por expositores com a capacidade de comentar informações sobre o público em seu estande. Encontre um colaborador carismático para essa função que possa responder a todas as perguntas do seu público-alvo.
  4. Tenha assistentes suficientes para não perder um único visitante em seu estande. Desatenção aos clientes muitas vezes cria ressentimento.
  5. Não permita que os visitantes deixem seu estande sem receberem presentes úteis. Isso inspira confiança. Ofereça um produto ou serviço completamente de graça – e aguarde feedback. Também não se esqueça de brindes promocionais para seus parceiros.
  6. E não se sente. Com certeza, essa regra não é agradável, mas a melhor maneira de os expositores passarem o dia é em pé. Os visitantes verão sua atividade e prontidão para o trabalho produtivo.

“Depois” da exposição:

  1. Determine quais foram os resultados alcançados durante a participação na exposição. Tente fazer uma análise comparáveldas expectativas da exposição com os resultados reais.
  2. Compartilhe com o público as fotos e vídeos da sua participação neste evento. Isso é para mostrar sua posição ativa para o maior público possível.
  3. Faça um plano de ação futuro para cooperação com novos clientes e parceiros.


Como criar um logo e um cartão de visita em um editor gráfico por conta própria

Preparar-se para uma exposição é um negócio caro, mas a importância da marca não pode ser negligenciada em nenhum momento. Pois se trata da sua marca, que será capaz lhe trazer destaque e chamar a atenção. Na verdade, não há um problema caso o orçamento da sua empresa não couber na contratação de designers criativos ou publicitários experientes e agências de design. Um logo de qualidade e toda a identidade corporativa podem ser criados de forma independente no Logaster com um par de cliques.

Seleção do editor gráfico

Programas vetoriais mantêm imagens como elementos gráficos separados – linhas, círculos, retângulos etc. Durante a transformação, eles não ficam distorcidos e são bem simples de desenhar. É possível editar partes individuais da imagem. Além disso, há alta precisão (1 polegada = 1.000.000 pontos) e a velocidade do editor estão entre as suas vantagens.

As desvantagens deste tipo de editor são: as imagens parecem artificiais e o editor tem um conjunto limitado de ferramentas para ilustração.

Os editores vetoriais mais populares entre os designers são o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Você pode criar o design de qualquer tipo de mídia de publicidade neles. Se você não tiver tempo para se dedicar ao programa por conta própria, é melhor contratar um designer especialista.

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Onde é mais conveniente imprimir produtos – os prós e contras de cada opção

Para decidir onde imprimir os layouts – em uma gráfica, centro de cópias ou em casa – você precisará entender o quanto deseja pagar e qual a qualidade que deseja obter.

Esteja ciente de que a preparação para a exposição requer atenção aos detalhes. É bom não poupar muito em certas coisas para não comprometer a imagem da empresa.

Gráficas

As gráficas aceitam os formatos AI, PDF, EPS, CDR, PS (vetor) e TIFF, JPG, PSD (raster).

O mais versátil deles é o CDR (programa do CorelDRAW), pois ele é adequado para a maioria das tarefas. Mas nem sempre é compatível com arquivos de versões antigas e com a importação no Adobe Illustrator.

Por exemplo, você criou um arquivo de qualidade no Adobe Illustrator e, quando aberto no CorelDRAW, ele não é a mesma coisa. Assim, o padrão geralmente aceito para impressão de arquivos é o Adobe PDF. Pois tais problemas, não ocorrerão.

Prós:
  • Você pode obter um conselho sobre a escolha do papel;
  • sentir diferentes opções do design do papel (brilhoso, texturizado, kraft, etc) e dos tamanhos;
  • solicitar prova de cores;
  • veja o resultado final rapidamente na gráfica.
Contras:
  • É preciso ter um layout pronto. Como é difícil fazer isso sozinho, você precisará procurar um designer;
  • Você precisa ter certo conhecimento técnico e certas coisa definidas. Compreenda pelo menos as especificações sobre o campo de impressão, para que o gerente da gráfica possa entender e executar a sua ideia.

Centros de cópias

Prós:
  • A tiragem exigida é menor do que na gráfica – o lote mínimo começa a partir de 50 unidades.
Contras:
  • Layout completo é necessário. Será oferecido várias opções, mas a escolha será limitada. E talvez a mesma opção já tenha sido usada por outros;
  • Má seleção de papel entre os mais baratos;
  • O resultado final depende das configurações da impressora existente, portanto, é imprevisível.

Impressora doméstica

Prós:
  • Menor custo;
  • Não há necessidade de ir a qualquer local.
Contras:
  • A impressora doméstica está limitada ao tamanho A4 ou no máximo A3. Um material publicitário grande requer equipamento profissional.


Conclusão

Se você ainda não sabe se vai participar da próxima exposição ou não, não hesite, pois seus concorrentes estarão lá! Prepare-se completamente para entrar em contato com seus futuros parceiros e clientes.

Desenvolva uma identidade corporativa exclusiva de alta qualidade e use os equipamentos de publicidade e exposição necessários. Por fim, levante a sua cabeça, busque e ganhe novas posições e aumente as vendas

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