1. O significado por trás do logo da FedEx
  2. Antecedentes e evolução
  3. Curiosidades no design da FedEx
  4. Por que o logo da FedEx funciona
  5. Como seria o logo da FedEx se fosse feito no Logaster?

A FedEx foi fundada em 1971 como uma startup de entrega de pacotes. Ao longo de várias décadas, tornou-se uma poderosa marca de logística e criadora de tendências. O premiado logotipo da empresa se tornou um dos fatores por trás do sucesso alucinante da FedEx. 

O significado por trás do logo da FedEx

O logotipo da FedEx é conhecido principalmente por sua ilusão de óptica astuta. Se você olhar atentamente entre as letras E e X, verá uma seta branca. O logo e a seta transmitem a ideia de velocidade, precisão, busca pela perfeição e perseverança para alcançar os objetivos. 

Cada cor do logo também tem seu significado. Você deve ter notado que a parte “Ex” do nome muda de cor em diferentes tipos de telas. É uma maneira inteligente de distinguir os departamentos dentro da empresa. Por exemplo, o laranja significa FedEx Express, verde é a cor corporativa da FedEx Ground e vermelho é uma indicação direta da FedEx Freight.

FedEx logo

Antecedentes e evolução

O primeiro logotipo da FedEx veio ao mundo em 1971 no dia. O emblema exibia o nome completo da empresa “Federal Express” dentro de um retângulo dividido ao meio por uma linha diagonal. A paleta de cores corporativa incluía três tons (azul, vermelho e branco) que retratavam as ideias de poder e profissionalismo. Esse esquema de cores específico teve como objetivo chamar a atenção para o fato de que a FedEx contratava ex-funcionários do governo dos EUA e pessoas comuns.  

Em 1994, a marca reformulou seu logo. A administração da empresa decidiu se livrar do nome longo com o intuito de simplificar e evitar as associações negativas causadas pela palavra “federal”. Das quase 200 opções, os designers escolheram a que tinha proporções ideais e cores equilibradas. Desde então, a FedEx se manteve fiel ao emblema.

Antecedentes e evolução

Curiosidades no design da FedEx

O emblema da FedEx parece simples à primeira vista. Contudo, ele tem cadeira cativa nas listas dos principais logos de empresa. O logo ainda parece elegante e relevante mesmo décadas após seu último redesenho. Vamos dar uma olhada em seus elementos fundamentais. 

  • O logotipo da FedEx é um belo exemplo de como usar o espaço negativo, ou seja, o espaço em branco ao redor dos elementos do logo.
  • Para criar a icônica flecha oculta, o designer Lindon Leader combinou as fontes Universe 67 e Futura Bold. Além disso, ele dedicou um monte de tempo experimentando o arranjo e o tamanho das letras. 
  • Entre diferentes combinações de cores (preto + cinza, cinza + laranja, etc.), a empresa optou pelo mix de laranja e violeta, que significa prosperidade e prestígio. 

Por que o logo da FedEx funciona

  • O logotipo pioneiro da Federal Express enfatizava os laços da empresa com o governo dos EUA, isso resultou em um efeito benéfico para a credibilidade da empresa. 
  • O segundo emblema com a mensagem oculta se destacou por seu design inteligente que transmitia as ideias de movimento, precisão e confiabilidade. 
  • O logotipo é mostrado 24/7 ao redor de todo o mundo. Milhões de pessoas veem o emblema da FedEx em suas embalagens, caminhões, aviões, etc. Instantaneamente reconhecível, o logotipo evoca conotações e memórias positivas.  

Como seria o logotipo da FedEx se fosse criado no Logaster?

Como seria o logo da FedEx se fosse feito no Logaster?
Como seria o logo da FedEx se fosse feito no Logaster?

Você sonha em ter o seu próprio logo?

Digite o nome da sua empresa no campo abaixo e nosso gerador oferecerá as melhores opções de design

Conclusão

A identidade visual da FedEx é uma ótima fonte de inspiração para as startups que estão começando. Agora é a sua vez! Crie a sua própria mensagem forte e a incorpore em um logo simples e moderno.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.