Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Como Encontrar um Distribuidor Atacadista Confiável

Como uma pequena empresa faz para ter um fornecimento ininterrupto de produtos? Como economizar dinheiro e tempo na compra de produtos para sua loja de varejo? Você precisa de um fornecedor honesto e confiável para trabalhar. Vamos ver como encontrar um.

  1. O que é um distribuidor atacadista?
  2. Por que trabalhar com um atacadista?
  3. Como encontrar um fornecedor atacadista confiável em 5 simples etapas
  4. Riscos de trabalhar com distribuidores e fornecedores atacadistas
  5. Considerações finais

O que é um distribuidor atacadista?

Vá a um supermercado qualquer, pegue um produto da prateleira e veja o longo caminho que percorreu até chegar até você. Do fabricante, o produto foi enviado para o distribuidor atacadista e depois para o varejista, ou seja, para o supermercado local.

  • O fabricante é o responsável pela produção dos bens de consumo. A empresa que fabrica um produto, não lida com marketing, negociações e outros problemas relacionados à venda para consumidores finais.
  • Os distribuidores atacadistas compram o produto do fabricante em grandes lotes e a preços baixos para depois o venderem para os varejistas.  
  • Os varejistas adicionam sua própria margem ao preço do produto e vendem o produto para o consumidor final on-line ou off-line. Alguns atacadistas também atuam como dropshippers, ou seja, embalam e enviam mercadorias para os clientes finais. Dessa forma, à medida que o produto se move na cadeia de suprimentos, seu preço cresce.

Para uma melhor compreensão, criamos um rápido FAQ sobre distribuidores atacadistas.

Preciso procurar um atacadista? Por que não comprar diretamente do fabricante?

Os fabricantes preferem trabalhar com grandes compradores. É mais fácil fechar um negócio com um grande comprador do que vários negócios com pequenos compradores. Além disso, mesmo que o fabricante concorde em vender diretamente para você, o preço provavelmente será mais alto do que para os distribuidores atacadistas. Você precisa comparar os preços e outros termos de cada caso individual. 

Quando posso trabalhar sem um distribuidor atacadista?

Você não vai precisar de um fornecedor caso fabrique os seus produtos sozinho ou os compre diretamente do fabricante. 

Por que trabalhar com um atacadista?

Seja para um negócio on-line ou off-line, o papel dos distribuidores na otimização de todo o processo de fornecimento é fundamental. 

  • Você economiza tempo. Em vez de negociar com dezenas de fabricantes individuais, você pode fazer um acordo com um único distribuidor atacadista.
  • Você obtém acesso a uma gama ampla de produtos. Há um grande número de produtos que as pequenas empresas não podem comprar diretamente dos fabricantes, principalmente os maiores e de grande valor. Tais bens estão disponíveis apenas através de distribuidores. Além disso, você pode comprar mercadorias importadas dos revendedores oficiais do fabricante em seu país. Dessa forma, você não fica geograficamente limitado.  
  • Você economiza dinheiro. Como os atacadistas compram produtos a preços baixos, eles também podem oferecer preços atraentes para os varejistas.

Como encontrar um fornecedor atacadista confiável em 5 simples etapas

Encontrar um bom fornecedor é uma tarefa desafiadora que exige muito tempo e paciência. Siga as etapas abaixo para encontrar o fornecedor atacadista certo para sua pequena empresa.

1. Estude os canais de fornecimento em seu setor

Os canais de fornecimento são determinados pelo seu nicho de negócio, localização geográfica e especificidades do produto. Um produto pode ser transferido de um fabricante para um varejista de diferentes maneiras. Por exemplo, alguns vendedores atacadistas têm o direito exclusivo de importar um determinado produto para um determinado país. Aqui está, passo a passo, o que você precisa saber:

  • em quais países estão localizados os fabricantes dos quais você deseja comprar;
  • como seus produtos chegam ao seu país;
  • quantos elos consiste a cadeia de suprimentos do produto.

2. Comece a pesquisar

Para reduzir custos, você precisa manter um número mínimo de intermediários entre você e o fabricante. Comece sua pesquisa entrando em contato com o fabricante. Descubra se eles estão dispostos a vender diretamente para você. Caso contrário, peça uma lista de distribuidores oficiais com os quais eles trabalham.

Além disso, experimente outras maneiras de encontrar fornecedores.

  • Pesquise fornecedores on-line por palavras-chave. Pesquise pelo nome do produto, nicho ou marca registrada em conjunto com a palavra “atacado” e “distribuidor” ou “fornecedor”.
  • Acesse as principais plataformas de comércio eletrônico B2B (Alibaba, WholesaleCentral, GlobalSources) e de cadeia de suprimentos (SaleHoo, WorldwideBrands).
  • Construa a sua rede de contatos. Participe de grupos relacionados ao seu setor nas mídias sociais e fóruns on-line. Vá a exposições e outros eventos. Todas estas são fontes de informação potencialmente valiosas que o ajudarão a encontrar os melhores fornecedores.

3. Colete informações

Ao final de sua pesquisa, você precisa ter uma lista de fornecedores em potencial. Agora você precisa entrar em contato com os fornecedores um após o outro e coletar informações sobre cada um dos seguintes itens:

  • valor mínimo do pedido.
  • preço unitário.
  • regiões geográficas para as quais eles fornecem.
  • métodos de pagamento.
  • termos e prazos de envio.
  • política de devolução de mercadorias danificadas e procedimento para outras situações problemáticas.
  • alterações de preços (descubra por quanto tempo os preços atuais são válidos, se o revendedor notifica os compradores dos aumentos de preços, etc.);
  • mudanças nas condições (descubra se o fornecedor notifica os compradores sobre o encerramento da produção do produto ou outras alterações).

4. Faça a escolha

Ao final desta etapa, você deverá ter uma lista restrita dos fornecedores que mais se adequam ao seu negócio. Resuma as informações que você coletou em uma tabela: nome da empresa, informações de contato e termos (preços, prazos de entrega etc.). Dessa forma ficará mais fácil comparar os diferentes fornecedores e escolher a melhor opção (ou opções).

Tenha em mente que você não precisa tomar a decisão final imediatamente. Dê um tempo a si mesmo. Faça um pedido de teste para ver se você gosta de trabalhar com o fornecedor. Se as coisas derem errado, você sempre pode mudar de distribuidor.

5. Crie uma identidade de marca

Os fornecedores atacadistas só trabalham com empresas registradas. Isso significa que você precisará formalizar a sua empresa, criar um nome para ela e desenvolver um logo e outros elementos da identidade visual da sua marca. Com o Logaster, um construtor on-line de identidade de marca, você conseguirá fazer tudo isso (e muito mais) em um só lugar, rápido e fácil!

Use o Logaster para criar um nome comercial, logotipo, cartões de visita personalizados, papéis timbrados, imagens para redes sociais e outros designs que são vitais para qualquer empresa.

Tenha uma identidade de marca matadora em poucos cliques!

Invista tempo na busca de fornecedores confiáveis e deixe o Logaster cuidar do resto!

Riscos de trabalhar com distribuidores e fornecedores atacadistas

As vendas podem ser afetadas por diversos fatores. Quanto mais elos uma cadeia de suprimentos tiver, maior será a sua exposição à riscos. 

  • Termos difíceis. Os fornecedores atacadistas têm a liberdade de escolher com quais fabricantes vão trabalhar e quais serão as condições oferecidas aos varejistas. Por exemplo, eles podem determinar um valor mínimo de pedido ou uma assinatura de contrato por um tempo limitado.
  • Flutuações do mercado. Os atacadistas atuam como intermediários entre você e o fabricante, impossibilitando que você controle a situação. Sua empresa estará exposta às condições em constante mudança do mercado, como disponibilidade de produtos, demanda, flutuações de preços e outras.
  • Bens importados. Alguns atacadistas não podem fazer envios internacionais ou podem rescindir seus contratos de fornecimento após mudanças na legislação ou por outros motivos.

Embora você não possa evitar totalmente os riscos, você tem o poder de minimizá-los.

  • Dedique um tempo para fazer uma verificação completa da reputação e dos termos do fornecedor antes de assinar um contrato.
  • Mantenha algumas cartas na manga caso queira mudar o distribuidor no futuro.

Considerações finais

Embora a busca pelo distribuidor atacadista ideal possa levar um certo tempo, todo o esforço será recompensado. Com um fornecedor íntegro e confiável, você terá acesso a produtos de alta qualidade em condições vantajosas. Esperamos que este guia o ajude a explorar o desafiador mundo dos distribuidores e fornecedores atacadistas. Confira todas as informações que destacamos neste artigo e não deixe nenhuma etapa para trás. 

Atualizado Posted inComo
author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.