Criar um cartão de visita que permite uma empresa se destacar entre os concorrentes requer habilidades de designer de primeira classe. Um bom cartão de visita é aquele que chama a atenção. É bom segurá-lo e estudá-lo de perto. Portanto, a fonte que você usa faz uma grande diferença. Neste artigo lhe informaremos sobre qual fonte escolher para um cartão de visita, dependendo de sua finalidade, bem como os padrões de impressão existentes no momento.

O conteúdo:

  1. Cartões de visita com fontes sanserif (sem serifa)
  2. Cartões de visita com fonte cursiva
  3. Cartões de visita com fontes vintage
  4. Cartões de visita com fontes serif (com serifa)
  5. Cartões de visita com fontes infantis e de cartoon
  6. Por que o design do cartão de visita é tão importante?

Cartões de visita com fontes sanserif (sem serifa)

Existem dois tipos de fontes: serif e sanserif. As fontes Sanserif também são chamadas de cortadas. As fontes sem serifa mais famosas e de fácil leitura são a Helvetica, Arial, Pragmatica, Tahoma, Verdana, etc.

Font
Font: Verdana

A Helvetica foi criada pelo designer suíço Max Miedinger em meados do século XX. Ela incorpora os fluxos no design, visando à simplicidade e clareza das formas geométricas. A Helvetica tornou-se extremamente popular. É a fonte mais famosa do mundo. McDonald’s, Nestlé, Energizador, Toyota, Skype, BMW, Intel, Jeep, Lufthansa, Motorola, Olympus, Panasonic, Stimorol, Samsung, Sanyo, Zanussi – todos esses logotipos usam Helvetica. Seu objetivo é ser apreciada por todos.

Font
Font: Helvetica

Arial e Pragmatica são fontes que foram formadas a partir dos moldes da Helvetica, décadas depois por outras empresas de design. Todos os três tipos podem ser considerados quase idênticos. E qualquer um deles combina perfeitamente com um cartão de visita. Se você prefere designs modernos e minimalistas, uma fonte sanserif é a sua opção.

Font
Font: Arial

Cartões de visita com fonte cursiva

Uma fonte que seja semelhante a letras escritas manualmente parece algo bastante impressionante, contudo, nem sempre é tão fácil de ler. Pode ser uma boa opção para cartões de visita, se realmente representar o estilo corporativo ou a ocupação do proprietário. É comum entre artistas: poetas, escritores, músicos, pintores, escultores, atores, etc.

Font
Font: Lobster

Lobster, Calligraph, Nautilus Pompilius, Freestyle Script, Veles, Pacifico, Teddy Bear, Vivaldi, etc. são os tipos mais populares de fontes cursivas para cartões de visita. Elas incluem fontes “florais” (sofisticadas, ornamentadas) e “cifradas” (com inúmeras cifras e floreios). Considere-as se você quiser demonstrar elegância e luxo.

Font
Font: Calligraph

Alguns tipos cursivos criam a ilusão de que o texto está escrito à mão. Considere o logotipo da empresa Cadillac. Não parece a assinatura elegante de um milionário?

Font
Font: Pacifico

As palavras escritas em letras cursivas exigem um tamanho de fonte grande. Para detalhes de contato, neste caso, é preferida outra fonte facilmente legível.

Cartões de visita com fontes vintage

O estilo vintage se destaca por seu charme e cativação especiais. Obviamente, não seria adequada para empresários que enfatizam inovações, tendências modernas, novas tecnologias, etc. Ela pode, no entanto, ser usada para mostrar décadas de experiência, tradições e, portanto, confiabilidade e estabilidade.

Se você deseja criar cartões de visita vintage, siga duas regras principais: use cores esmaecidas (como se desbotassem com o tempo) e escolha uma fonte retro ambiente (por exemplo, Campton, Duma, Streetwear, Soria etc.).

Font
Font: Campton

Simples, absoluta e neutra, a Campton se adapta perfeitamente ao cartão de visita de uma pessoa que deseja causar uma impressão de solidez respeitada. Fontes semelhantes foram amplamente utilizadas nas décadas de 1950 e 1960, e continuam populares hoje em dia.

A Duma e o Streetwear também são ótimas opções para a criação de cartões de visita vintage! Expressam precisamente a estética da década de 1970. A fonte Soria pode ser escolhida para cartões de visita com um tema retrô. É uma reminiscência às fontes usadas durante a era do art nouveau.

Font
Font: Streetwear

Cartões de visita com fontes serif (com serifa)

As fontes serif foram as primeiras usadas na impressão. Elas são comuns em livros, revistas e outros textos grandes. Sua característica mais conhecida é um pequeno traço perpendicular à base e/ou no final da letra. A fonte com serifa é considerada mais fácil para a leitura, porque esses traços formam uma linha horizontal, permitindo que o olhar dos leitores “role” ao decorrer da linha.

Font
Font: Cambria

A mais famoso dessas fontes é a Times New Roman. Foi criada nos anos 30 especificamente para o jornal The Times e foi usada por 40 anos. Essa fonte se tornou muito popular na indústria editorial e de livros. Há uma grande variedade de versões que variam em espessura e largura. Se você deseja que seu cartão de visita seja associado ao estilo inglês, modéstia, conveniência e funcionalidade, a Times New Roman é uma escolha perfeita.

Font
Font: Times New Roman

A Courier é outra fonte serif. Ela imita o texto de uma máquina de escrever mecânica. É frequentemente usado na programação e está associado à liberdade e à capacidade de ir além das soluções padrão.

Outras fontes com serifa, como Book Antiqua, Day Roman, Serif, Apple, Sanford, Nouvelle, Cambria, etc., também são usadas na criação de cartões de visita. Fontes diferentes têm traços diferentes: algumas são mais visíveis e outras são menos visíveis.

Font
Font: Serif

Cartões de visita com fontes infantis e de cartoon

As fontes infantis contêm letras com um estilo engraçado (“desenho animado”). Elas fazem você sorrir e lembrar da infância. As mais conhecidas incluem DisneyPark, Ruritania, Pudelinka, Kot Leopold, Fairy Tale, etc.

Font
Font: DisneyPark

Imagine se o cartão de visita de um administrador de banco tivesse fontes “fofas”. Como cliente em potencial, você confiaria nesse banco? Não. Agora imagine um cartão de visita com a legenda “Atrações divertidas para crianças”, escrita em preto Arial ou Times New Roman. Não parece tão divertido, certo?

Font
Font: Pudelinka

A fonte “Cartum” é adequada apenas para cartões de visita que anunciam produtos ou serviços para crianças. Se o objetivo da sua empresa é fazer as pessoas felizes, por que não alegrar seu cartão de visita com uma fonte que parece não apenas elegante, mas também divertida? Considere o Twitter, que usa uma fonte divertida do Alfabeto Pico com algumas pitadas de anime. Foi criado por uma empresa japonesa chamada Maniackers Design.

Font
Font: Rurintania

Como escolho a fonte certa para o meu cartão de visita?

A fonte do seu cartão de visita deve corresponder à sua identidade de marca. Se você ainda não tem um logo, pode criar um agora.

Por que o design do cartão de visita é tão importante?

Apesar de pequeno, um cartão de visita não é uma coisa simples. Um cartão de visita projetado corretamente é uma ferramenta de marketing eficaz. Ele funciona e apresenta a sua empresa aos clientes, assim como um folheto, white paper ou kit de marketing.

Certamente existem inúmeras alternativas convenientes e mais “progressistas” aos portadores de informações de contato em papel. Os cartões de visita, no entanto, sempre serão mais baratos para criar e disseminar em comparação com outros tipos de materiais promocionais. É necessário um orçamento mínimo para criar resultados impressionantes.

Os cartões de visita têm várias vantagens em comparação com outros tipos de publicidade, incluindo:

  • Troca rápida de informações. A distribuição do cartão permite que seu parceiro saiba mais sobre você e sua empresa em segundos.
  • Cortesia corporativa. Uma troca de cartão de visita é frequentemente usada para estabelecer conexões comerciais.
  • Tamanho pequeno. Um cartão de visita pode caber facilmente no seu bolso, carteira ou porta-cartão de visita.
  • Disponibilidade. Você pode encomendá-los em qualquer gráfica por um preço razoável.
  • Durabilidade. Se necessário, o destinatário pode manter seu cartão de visita por muitos anos

Não se esqueça de que ter um cartão de visita, assim como sua qualidade, design e fonte, são elementos de sua reputação, o que é importante nas relações comerciais.

Leia mais sobre cartões de visita lendo nossos artigos sobre como criar um design de cartão de visita original clicando aqui e como preparar um layout de cartão de visita para impressão – aqui.

***

Ao escolher a fonte para seus cartões de visita, certifique-se de não ser excessivamente criativo. Seja lá o que você preferir (letras serif ou sanserif ou uma combinação de ambas, letras cursivas, vintage ou de “desenho animado”), seu principal objetivo ao criar um cartão de visita é a legibilidade. Uma pessoa que pega seu cartão de visita deve entender instantaneamente quem você é e que tipo de produto ou serviço você oferece.

Lembre-se de que não deve haver muito texto em um cartão de visita. No entanto, é preciso conter as informações de contato – endereço, telefone, site, links para suas páginas de mídia social. Você pode indicar diretamente no cartão de visita que o titular poderá obter um desconto ou um bônus. Isso se tornará uma motivação adicional para o cliente em potencial visitar a sua loja ou escritório.

Existe uma regra não escrita: você não deve usar mais de duas fontes em um cartão de visita. A primeira é para o slogan, nome da marca ou logotipo, enquanto a segunda (simples e de fácil leitura) é para o restante do texto.

Antes de encomendar cartões de visita, faça a si mesmo várias perguntas: Por que você precisa deles, a quem e onde os entregará, como eles serão usados? As respostas ajudarão você a decidir sobre o texto e as cores, bem como, sobre as fontes.

Gostou deste artigo? Ficaríamos felizes se você o compartilhasse pelas mídias sociais. Você tem alguma dúvida? Se sim, avise-nos. Com certeza teremos uma resposta para você! Sabe mais sobre fontes do que nós? Compartilhe o seu conhecimento nos comentários!

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.