1. Como usar flyers para promover a sua empresa  
  2. Como criar um flyer você mesmo
  3. Onde imprimir o seu flyer

Fato: 79% dos clientes leem os panfletos e os compartilham com os amigos. Para aproveitar o poder dos flyers, você precisa conhecer algumas coisas importantes sobre eles. Neste artigo, veremos como os flyers comerciais funcionam.

Como usar flyers para promover a sua empresa  

O Flyer é um pequeno pedaço de papel que as empresas distribuem em lojas, cafeterias, nas ruas e pelo correio. O principal objetivo de um flyer é comunicar uma mensagem e estimular um cliente a comprar um produto ou serviço. 

Um flyer pode informar aos clientes sobre uma nova loja, oferta generosa, evento importante ou fornecer outras informações. Além disso, um flyer pode conter um desconto, bônus, código promocional, etc. 

Aqui estão as principais vantagens dos flyers:

  1. Fácil de criar. Você pode criar e imprimir um flyer facilmente. 
  2. Ferramenta de marketing inteligente. O flyer é uma ótima maneira de informar o seu público sobre a sua nova loja de roupas ou os descontos em seu salão de beleza. A criação de um flyer geralmente leva de algumas horas a alguns dias. 
  3. Alta conversão. Segundo pesquisas, 48% dos clientes entram em contato com a marca depois de receber um panfleto. Eles podem visitar a loja, usar o desconto ou visitar o site da empresa. Para medir o desempenho da sua campanha publicitária, você precisa inserir um código QR com suas informações de contato nos flyers.  

Projetar um flyer é fácil. Fazer um flyer atraente e impactante é mais difícil. Confira estas regras simples que ajudarão você a criar um design eficaz.

  • Identifique o seu público-alvo. Seu design deve atender às necessidades do seu público-alvo. Retrô ou moderno? Clássico ou provocativo? Casual ou formal? Para criar um vínculo emocional com os seus clientes em potencial, você precisará saber a que eles respondem.  
  • Foque no visual. Você não pode esperar que as pessoas examinem o seu flyer por horas, certo? Você tem apenas alguns segundos para atrair a atenção do destinatário. A melhor maneira de fazer isso é colocando uma imagem cativante em sua peça. Pode ser uma foto, desenho ou qualquer imagem gráfica que transmita a sua mensagem. 
  • Crie um título inteligente. Encontre uma maneira clara e sucinta de descrever a sua oferta. Esta é uma maneira infalível de reter a atenção de seus clientes em potencial.  
  • Não exagere no texto. Use uma fonte simples e legível. Adicione um plano de ação claro, solicitando que um destinatário visite o seu site, ligue para o seu escritório, etc. Não se esqueça de incluir as suas informações de contato.
  • Atenha-se à identidade visual da sua marca. Verifique se o seu flyer está alinhado com a identidade visual da sua marca (cores corporativas, fontes, logotipo). Precisa de uma identidade visual profissional? Com o Logaster, você pode gerar um logo ou um padrão corporativo elegante que poderá ser usado como pano de fundo em seu flyer.   
  • Ofereça algo de valor. Incentive os seus clientes através de descontos, café grátis, guia online útil ou outro presente valioso. Verifique se a sua oferta é fácil de perceber. 

Como criar um flyer você mesmo

Se você nunca usou programas de edição de design antes, não se preocupe. Fizemos uma lista de 10 serviços confiáveis para ajudá-lo a criar um flyer, de editores de texto básicos a construtores online, a softwares de edição. Você tem certeza de escolher a opção que melhor se adequará ao seu conjunto de habilidades. 

1. Microsoft Word

O Word oferece um conjunto básico de ferramentas para criar um belo design de flyer com o mínimo de esforço. Você pode usar um modelo pronto ou criar a sua obra de arte a partir do zero. Carregue os seus próprios gráficos, altere as cores, brinque com as fontes, etc. até obter o resultado com o qual você está satisfeito.

2. Google Slides

O Google Slides é uma ferramenta online simples e fácil de usar que oferece um conjunto flexível de ferramentas. Carregue a sua própria foto ou escolha uma da coleção do Google. Defina o tamanho desejado, personalize os outros elementos (padrões, fontes, etc.) e adicione o seu toque final. Feito! 

3. Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é a opção ideal para quem já tem alguma experiência em programas de design gráfico. Como o software não possui modelos prontos para serem usados, você precisará contar com seus próprios recursos. Carregue gráficos, selecione o tamanho desejado e edite seu design. Lembre-se de que o Photoshop é usado principalmente para projetos baseados em gráficos: se o seu flexível for baseado em texto, você deverá usar um programa diferente.   

4. Adobe InDesign

O Adobe InDesign é um software profissional de edição de gráficos para usuários experientes. Se você não tem nenhuma habilidade de designer, então o ignore. No Adobe InDesign, você precisará carregar seus próprios gráficos. Além disso, este software apresenta uma seleção impressionante de ferramentas úteis para trabalhar com texto.

5. PowerPoint

Com o PowerPoint, você poderá criar um flexível limpo do zero. Como alternativa, você poderá escolher um modelo e personalizá-lo alterando as dimensões, gráficos, tipografia etc.  

6. MS Publisher

O Microsoft Publisher possui uma vasta coleção de modelos divididos em categorias. Escolha a categoria que atenda às necessidades da sua campanha de publicidade. Se você não conseguiu encontrar o modelo certo, pode fazer upload de seu próprio design ou criar suas peças do zero. Além disso, você pode adicionar um endereço postal ao seu design. Certamente será uma opção bastante útil se você quiser enviar os seus folhetos para certos destinatários. 

7. Orion Flyer Maker Pro

Este é outro software simples para criar um flyer espetacular em minutos. Escolha entre centenas de temas, cores, fontes e efeitos gráficos (sombras, desfoque, etc.). Além disso, você pode facilmente adicionar, redimensionar e reorganizar novos elementos. 

8. Spark Adobe

Com o Spark Adobe, o design pode ser simples, rápido e profissional ao mesmo tempo. Digite o seu texto, escolha o tema ou modelo certo e edite seu design conforme desejar! Carregue as suas próprias fotos ou explore uma enorme coleção de gráficos gratuitos disponíveis no site.  

Spark Adobe

9. Piktochart

Precisa de um folheto criativo? Com o Piktochart, você criará um design memorável a qualquer momento! O serviço possui uma variedade de vantagens, incluindo acesso gratuito, vários esquemas de cores, tipografia adaptável e editor intuitivo que permite reorganizar elementos com facilidade.

Piktochart

10. Postermywall

O gerador online Postermywall se destaca por sua impressionante coleção de temas e configurações flexíveis. Adicione os seus próprios gráficos e use as várias ferramentas para editar o texto. Quando o seu flyer estiver pronto, você poderá publicá-lo em suas redes sociais sem sair da plataforma. 

Postermywall

Onde imprimir o seu flyer

Dependendo do seu orçamento e necessidades, você pode escolher entre três opções.  

Em casa

Se você precisar de um pequeno lote de flyers, poderá imprimi-lo facilmente em casa, na impressora. Antes de enviar seu desenho para a impressão, verifique se a impressora suporta o tipo de papel que você está usando e reproduz as cores corretamente. Antes de imprimir um lote inteiro, imprima uma amostra de teste.

Serviços de impressão na Web

Com um serviço confiável de impressão na web, você pode fazer um pedido de impressão sem sair de casa. Escolha o serviço adequado, leia os requisitos necessários para enviar o arquivo, envie o design do flyer por e-mail e faça o pagamento. Seus folhetos impressos serão entregues à sua porta dentro de alguns dias! 

Gráficas físicas

Abra o Google Maps e digite “gráfica de impressão” no campo de pesquisa. O serviço mostrará as gráficas mais próximas, onde você poderá imprimir seu flyer. Navegue pelas análises de clientes e escolha a empresa em que você pode confiar.

Conclusão

O Flyer é um ótimo exemplo de uma ferramenta de marketing acessível da qual todas as empresas podem se beneficiar. É uma ótima maneira de entrar em contato com seu público-alvo, obter feedback e aumentar sua conversão. Além disso, os flyers contêm ofertas valiosas que incentivam a lealdade do cliente.     

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.