1. Por que você precisa de uma conta GMB
  2. Como configurar uma conta GMB: 6 passos simples
  3. Como conectar sua conta GMB ao seu Perfil de Negócios
  4. Como otimizar sua conta GMB
  5. Coisas que afetam a classificação do seu perfil GMB
  6. Como entrar em contato com o Suporte do Google

Se sua marca não possui uma listagem do Google My Business, você está perdendo uma enorme oportunidade de comercializar a sua empresa na web. O Google My Business (GMB) é uma poderosa ferramenta gratuita que pode ajudá-lo a melhorar sua classificação no motor de busca do Google, criar confiança perante seu público e comercializar sua oferta de produtos. Este simples tutorial irá ensinar como configurar e maximizar a sua conta GMB.    

1. Por que você precisa de uma conta GMB

Uma conta GMB possui informações básicas sobre a sua empresa (endereço físico, número de telefone, horário de funcionamento, fotos, comentários, etc.). Sua conta GMB pode ser exibida no Google de diferentes maneiras: 

  • cartão de informações à direita dos resultados de pesquisa;
  • marcação no Google Maps;
  • Seção de Pacote Local nos resultados de pesquisa orgânica.  

Você pode desfrutar da sua conta GMB da seguinte maneira:

  • Mostre o seu negócio para o mundo. Mais de 80% dos usuários pesquisa por negócios locais na internet. Com a sua conta GMB, você pode fornecer aos seus potenciais clientes todas as informações pertinentes sobre o seu negócio, como por exemplo: como é a sua loja, quando ela abre e fecha, se você tem ou não um site, etc. Por exemplo, você pode informar seu público que suspendeu determinados serviços ou que sua equipe é treinada para atender clientes com deficiência.  
  • Aumenta a confiança e a lealdade. Fornecer informações precisas e atualizadas é uma ótima maneira de forjar excelentes relacionamentos com seu cliente e mostrar todas as suas vantagens. Um perfil GMB robusto aumenta suas chances de atrair clientes. Pesquisas apontam que os clientes são 70% mais propensos a confiar em empresas com uma listagem GMB.
  • Aumente sua classificação no Google. Estar listado no GMB é uma maneira infalível de elevar sua empresa nos resultados de pesquisa do Google – especialmente em pesquisas baseadas em localização, por exemplo, “clínica veterinária em São Paulo”, “restaurante vegetariano em Curitiba”, etc. A conta GMB é um fator chave que influencia diretamente na sua classificação de pesquisas no Google. Com uma listagem GMB, sua empresa aparecerá em cima dos resultados de pesquisa orgânica. Não há melhor maneira de chamar a atenção dos seus potenciais clientes!  

2. Como configurar uma conta GMB: 6 passos simples

Para colocar a sua empresa no Google My Business, primeiro você precisa fazer login na sua conta Google. Se você não possui uma conta do Google, você pode criar uma em minutos e, em seguida, prosseguir com este guia. 

Passo 1. Acesse Google My Business e clique em “Começar agora”. Insira o nome da sua empresa.  

Passo 2. Selecione a categoria que resume o seu negócio da maneira mais precisa possível. 

Passo 3. Se você tem uma loja, padaria, clínica, lava-jato, etc., adicione o seu endereço físico. Se você atende clientes fora do seu endereço comercial (entrega de pizza, passeio com cães, limpeza de janelas, etc.), marque a opção “Eu entrego bens e serviços aos meus clientes” e selecione sua área de entrega.

Passo 4. Adicione suas informações de contato (números de telefone, URL do seu site, páginas de mídia social).  

Passo 5. Informe seus clientes sobre o seu negócio. Fale mais sobre quem você é, o que você está vendendo, o que quer alcançar, quando seu negócio está aberto, etc. Use palavras-chave para ajudar seus potenciais clientes a encontrá-lo no Google. 

Passo 6. Escolha uma maneira adequada de verificar sua conta GMB:

  • por correio (isso pode levar vários dias ou semanas);
  • por telefone;
  • por e-mail.

Você receberá uma mensagem com um código de verificação. Faça login na sua conta GMB, clique em “Verificar agora” e insira o código.    

3. Como conectar sua conta GMB ao seu Perfil de Negócios 

Para desfrutar o máximo do seu perfil de negócios no Google, você precisa conectá-lo à sua conta GMB. Existem duas maneiras de fazer isso: 

  1. Acesse google.com e procure o seu negócio. Seu Perfil de Negócios aparecerá à direita dos resultados da pesquisa. Clique em “Possui este negócio?”. Você verá uma nova janela dizendo “Gerencie esse negócio para que você possa responder a avaliações, atualizar informações e muito mais.” Clique no botão “Gerenciar agora”.  
  2. Acesse Google.com/maps e procure a sua empresa. Seu Perfil de Negócios aparecerá no lado esquerdo. Clique em “Reivindicar este negócio”. Você verá uma nova janela dizendo “Gerencie esse negócio para que você possa responder a avaliações, atualizar informações e muito mais.” Clique no botão “Gerenciar agora”.

4. Como otimizar sua conta GMB

Para desfrutar ao máximo da sua listagem GMB, você precisa construi-lo com conteúdos relevantes e promovê-lo.  

Preencha as informações da sua empresa

Forneça informações detalhadas sobre o seu negócio. É uma ótima maneira de aumentar a confiança perante seu público-alvo e melhorar sua classificação de pesquisa. Continue lendo para saber mais!

As informações compartilhadas dependem do que o seu negócio faz. Por exemplo, se você está gerenciando um hotel, mostrar quartos confortáveis com conveniências modernas é uma aposta segura. Restaurantes podem capitalizar através do botão Reservar Agora. Se você possui um negócio de varejo, concentre-se no seu catálogo de produtos. Além disso, adicione informações adicionais que podem tornar a sua empresa mais atraente para seus clientes, por exemplo, Wi-Fi gratuito, pagamento sem senha, instalações para crianças, etc.  

Adicionar fotos e vídeos

Adicionar conteúdo gráfico envolvente à sua página é uma boa maneira de personalizar o seu perfil GMB e criar intimidade com seu público. 

1. Imagem do perfil e imagem da capa. Em sua imagem de perfil, use o logotipo da sua empresa. Isso ajudará seus potenciais clientes a identificar e memorizar a sua marca. Quanto à imagem de capa, você pode apresentar o seu produto principal, fotos de seu escritório ou restaurante, etc. 

Ainda não possui um logotipo? Nós sabemos onde você pode criar um para seu negócio! Acesse Logaster, digite o nome da sua empresa e obtenha um logotipo lindo em segundos! 

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2. Outras imagens. Compartilhe fotos do seu escritório, loja, funcionários, etc. Se seus produtos tiverem um forte apelo visual, não perca a oportunidade de exibir muitas fotos. Contas GMB com fotos bonitas atraem 42% a mais de pedidos de direção no Google Maps e 35% mais cliques ao seu site. 

3. Vídeos (máximo de 30 segundos). Guie o seu público pelo caminho até o seu escritório/loja, mostre os bastidores do seu processo de produção, apresente seus funcionários, etc.  

Importante: Certifique-se de que suas fotos são de alta qualidade. Se você não possui uma boa câmera ou não se garante como fotógrafo, encontre um fotógrafo profissional para fazer o trabalho com excelência. 

Atualize seu perfil

Seu horário de funcionamento mudou? Tem novos produtos para mostrar? Está planejando um evento? Use o recurso Publicações no Google para adicionar esta e outras informações ao seu perfil GMB. Não se esqueça de usar palavras-chave para ajudar os usuários a encontrá-lo.

  • Atualizar o seu perfil GMB é uma ótima maneira de criar lealdade entre seu público.  Pesquisas apontam que, ao encontrar uma informação comercial local imprecisa ou desatualizada, 80% dos clientes perdem a confiança na empresa, enquanto 68% dos consumidores param de usar seus serviços completamente.   
  • Manter a sua página GMB relevante é outra maneira de despertar o interesse de seus clientes e impulsionar as vendas. Conte ao seu público sobre uma promoção, sobre um novo produto emocionante, consultas gratuitas, etc. Você pode até ir além e adicionar um botão Call To Action, por exemplo, “Saiba mais”, “Comprar”, “Reservar agora”, etc.  

Interaja com seus clientes

É crucial mostrar aos seus clientes que você admira todo o seu apoio. Certifique-se de se comunicar com seu público e incentivar o seu engajamento.  

  • Responda às perguntas e sugestões dos usuários. Seja paciente e educado ao lidar com críticas negativas. Caso você seja culpado, desculpe-se e ofereça descontos ou outras vantagens para clientes infelizes.  
  • Incentive seus clientes a deixar depoimentos na sua página GMB. É uma ótima maneira de aumentar sua base de clientes e construir autoridade. Pesquisas mostram que 88% dos consumidores confiam em comentários online tanto quanto em recomendações pessoais.  

Importante: Devido ao surto da COVID-19, análises e Perguntas e Respostas de negócios locais foram temporariamente desativadas.

Rastreio de Análises

As empresas que possuem uma listagem GMB podem rastrear uma variedade de estatísticas e métricas perspicazes em relação à sua conta. Por exemplo, você pode ver quais palavras-chave os clientes usam para pesquisar seu negócio, quantos usuários traçam as rotas até a sua loja usando o Google Maps, ligam para seu escritório, visualizam suas fotos, clicam nos links do seu perfil, etc. Armado com essas informações, você pode ajustar seu perfil GMB para melhorar sua divulgação.  

5. Coisas que afetam a classificação do seu perfil GMB

Relevância

As informações contidas no seu perfil GMB devem corresponder às consultas de pesquisa dos usuários. Quanto mais informações da sua empresa você fornecer, maiores são as chances do seu público-alvo a encontrar online.

Localização

Quanto mais perto o seu escritório ou loja estiver do usuário, melhor serão os resultados da pesquisa. 

SEO 

Esta dica é válida para otimizar o seu perfil GMB e site oficial. Ao criar sua campanha de SEO, descubra quais palavras-chave seus concorrentes estão usando para aparecer no Pacote Local e use as mesmas.   

Popularidade

A popularidade online da sua empresa é determinada pela quantidade de informações que você fornece sobre o seu negócio (site, blog, links externos, etc.), quantas avaliações de clientes você possui, qual é a sua classificação no Google, como você interage com seus usuários, etc.    

Consistência

Mantenha as informações da sua empresa consistentes em diferentes plataformas online, incluindo seu perfil GMB, site oficial, Yelp, Tripadvisor, etc. Esse é outro fator que afeta a sua classificação no Google.  

6. Como entrar em contato com o Suporte do Google

Para qualquer dúvida, entre em contato com o suporte do Google clicando aqui. Siga este passo a passo:

  • descreva o seu problema (máximo de 100 caracteres);
  • selecione a categoria e clique em “Avançar”;
  • ler as informações disponíveis sobre o seu problema;
  • se você não encontrar a resposta para sua pergunta, clique em “Avançar”. Preencha o formulário de feedback e envie-o para o Google.    

Observe que, devido à pandemia da COVID-19, o suporte por telefone e nas redes sociais está temporariamente indisponível.  

Como entrar em contato com o Suporte do Google

Palavras finais

O Google My Business é uma potente ferramenta de promoção online que pode ser particularmente benéfica para empresas locais. É uma maneira eficaz e de baixa manutenção de explorar o potencial de promoção do maior motor de busca do mundo. Leve alguns minutos para configurar a sua conta GMB e mostrar o seu negócio para o mundo! Além disso, certifique-se de publicar atualizações regulares, comunicar-se com seus clientes e monitorar o desempenho do seu perfil. 

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