1. O que Pode Ser Vendido na Internet
  2. Como Começar a Vender Online

Gosta de costurar, tricotar, cozinhar ou modelar em argila? Qualquer hobby que você tenha pode se tornar uma renda extra através da venda online. A demanda por artigos artesanais está em alta: o tamanho do mercado de produtos feitos à mão está em constante crescimento. Neste artigo, mostraremos quais produtos são os mais populares, onde vendê-los e o que considerar ao iniciar um negócio online.

O que Pode Ser Vendido na Internet

A escolha de uma linha de produtos depende de dois fatores: primeiro, das suas habilidades e hobbies e, segundo, das necessidades do público-alvo. Abaixo, você encontrará algumas dezenas de ideias para vender online.

Design de interiores

As pessoas querem decorar a casa com peças de design exclusivas, não apenas cestos e almofadas padrão vendidos em qualquer lojão por aí. Em 2020, devido à quarentena, o interesse em decorar casas em todo o mundo atingiu o máximo nos últimos cinco anos. Essas coisas também são compradas como presentes, o que aumenta a sua popularidade. Você poderá vender:

  • mantas: de tricô ou feitas com a técnica de patchwork, pelo longo ou pelo curto, de materiais naturais ou sintéticos;
  • fronhas decorativas: bordadas ou com estampas, para crianças ou adultos, com cores vivas ou lacônicas;
  • velas e castiçais: inodoras ou perfumadas, regulares ou moldados, sólidos ou granulados.;
  • palitos perfumados e os seus suportes;
  • molduras para pinturas: madeira ou plástico, de tamanho normal ou grandes;
  • tapetes: para o hall de entrada ou quarto, cozinha ou varanda.

Roupas & acessórios

Este ramo de atividade é muito competitivo, então pense em encontrar um nicho específico. Atualmente, a roupa para ficar em casa está especialmente alta, cuja demanda teve forte aumento em março de 2020 e continua elevada até agora. Outras coisas populares incluem:

  • Camisetas com estampas originais;
  • Bolsas e mochilas feitas à mão;
  • Sacolas com tecidos com inscrições incomuns;
  • Meias legais;
  • Lenços, chapéus, luvas, xales;
  • Cintos de couro, gravatas-borboleta, suspensórios.

Cosméticos

Para vender produtos cosméticos, vale a pena considerar alguns detalhes. Em primeiro lugar, todos os ingredientes devem ser seguros: verifique os requisitos para a venda de cosméticos feitos em casa na sua área. Em segundo lugar, esses produtos costumam ter altos custos de produção: calcule tudo cuidadosamente antes de iniciar o processo de produção.

Cosméticos

Fonte: Phalen Reed

A linha de produtos pode incluir produtos para maquiagem, cuidados com a pele ou banho, por exemplo:

  • Protetores labiais;
  • Esfoliantes corporais;
  • Esferas efervescentes e sais de banho;
  • Perfumes sólido;
  • Gel e sais de banho;
  • Sabonete;
  • Cosméticos para os cuidados da pele/cabelo;
  • Produtos de manicure e pedicure.

Doces

Vender comida online é uma ótima ideia, porém isso possui um limite importante, que é o tempo de armazenamento. Se você não vende produtos duráveis (como chocolate ou pirulitos), a geografia das vendas deve ser limitada à sua cidade ou país.

Doces

Fonte: Peltan-Brosz

Lembre-se de que esta indústria requer treinamento adicional: esteja ciente das regras que você deve seguir ao produzir este tipo de produtos e garanta que eles não estraguem durante o transporte. Existem muitas opções para este tipo de negócio: cestas de presentes de Natal, catering com entrega, guloseimas “saudáveis” ou iguarias para crianças, tais como:

  • biscoitos;
  • doces;
  • assados;
  • chocolate;
  • molhos;
  • marmeladas e geleias.

Fotos

Tem interesse em fotografia? Então temos duas sugestões para você vender online: sites de banco de imagens, onde suas fotos são comprados por terceiros com o intuito de promoverem os negócios deles (Shutterstock, iStockphoto, Depositphotos) ou sites de decoração onde as pessoas procuram fotos para decorar o interior de suas residências ou lojas.


Fonte: Anton Pecheritsa

Selecione um gênero (retratos, paisagens, colagens, etc.) e pense em produtos relacionados, por exemplo:

  • fotos para quadros;
  • acessórios (canecas, pratos, cartões postais, imãs).

Papelaria

Apesar da popularidade das tecnologias digitais, a demanda por artigos de papelaria continua alta. Algumas pessoas compram esses produtos por causa da individualidade deles, outros para dar de presente e muitos simplesmente preferem poder escrever à mão. Você poderá vender:

  • diário de negócio;
  • organizadores;
  • cadernos temáticos criativos;
  • marca página;
  • lápis, canetas, marcadores;
  • cartões postais;
  • acessórios (potes para lápis, apontador, borracha);
  • adesivos para notebooks ou laptops.

Acessórios de cozinha

Esta é uma categoria universal. Em primeiro lugar, a demanda por acessórios de cozinha está em alta quase todo o ano, então você não precisa se preocupar com a sazonalidade das vendas. Em segundo lugar, tais produtos são procurados tanto por fãs de gastronomia e restaurantes quanto por pessoas que fazem comida em casa, por exemplo:

  • copos para várias bebidas;
  • pratos, tigelas, xícaras de chá originais;
  • tábuas para cortar e decorar;
  • acessórios de cozinha (colheres, espátulas, alicates);
  • têxteis (guarda-potes, aventais, toalhas, guardanapos, toalhas de mesa);
  • porta-facas;
  • frascos para especiarias;
  • detergentes e outros.
Acessórios de cozinha

Fonte: Esther

Produtos infantis

Este mercado é um dos mais competitivos. Pense em como você poderá se diferenciar: escolha um nicho específico e apresente uma proposta de valor forte (produtos ecologicamente corretos, desenvolvimento inovador, solução para um problema). Busque conhecimento sobre os requisitos de segurança para produtos infantis e escolha uma categoria na lista a seguir:

  • roupas (como pijamas, roupas esportivos, jaquetas de invernos, roupas elegantes);
  • sapatos (esportivos, para o dia a dia, para aulas de dança);
  • têxteis (roupa de cama, cortinas para quartos de crianças);
  • brinquedos (brinquedos macios, de madeira, de desenvolvimento infantil).
Produtos infantis

Fonte: woodbe

Produtos para animais

Outra categoria popular, que cresceu muito em 2020. As pessoas querem que seus animais de estimação sempre se sintam confortáveis. Vale lembrar que o principal critério de produtos para animais é a segurança. Os seguintes produtos podem ser oferecidos:

  • guias e coleiras;
  • tigelas e esteiras;
  • brinquedos;
  • biscoitos e petiscos;
  • casinhas para animais de estimação.
Produtos para animais

Fonte: Lola Dupre

Caixas com Presentes

Nesse caso, você enviará caixas com um determinado conjunto de produtos aos seus clientes. Pense em quais produtos você irá oferecer e com que regularidade as pessoas poderão recebê-los: por assinatura ou por solicitação.

Os kits de assinatura significam que todos os meses você enviará produtos para os clientes. E você poderá montar kits por solicitação com base em:

  • ocasiões (aniversário, Dia das Mães, natal, Dia dos Namorados, Dia das Bruxas);
  • tema (cosméticos, têxteis, decoração de casa, artigos infantis);
  • a quem se destinam os presentes (mãe, amigo, chefe, colega).

Como Começar a Vender Online

Passo 1. Analise o mercado

Explore as necessidades do seu público-alvo e certifique-se de que eles precisam do seu produto. Para fazer isso, analise as palavras-chave mais buscadas usando o Google Trends, estatísticas no setor selecionado, concorrência e tendências de desenvolvimento. Considere o preço para ter lucro.

Passo 2. Desenvolva a identidade da sua marca

O logotipo, as cores da empresa e as fontes ajudarão os clientes a lembrar de você. Eles devem ser usados tanto em sites online quanto em embalagens de produtos. Para criar uma marca para o seu negócio, você precisará de acesso à Internet e um pouco de tempo. O gerador online do Logaster oferece dezenas de opções de logos, cores e fontes à sua escolha.

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Passo 3. Escolha plataformas online para fazer as suas vendas e promover o seu negócio

Você pode vender produtos artesanais em:

  • marketplaces conhecidos (Amazon, Etsy, eBay);
  • plataformas online populares em sua região;
  • seu próprio site.

Também vale a pena pensar em uma estratégia de promoção para fazer com que você se torne conhecido pelo maior número de pessoas possíveis. Escolha uma ou duas mídias sociais que seu público-alvo usa com mais frequência, por exemplo:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • TikTok;
  • Pinterest;
  • Snapchat.

Coloque a sua marca em todos os lugares onde você vai vender e divulgar os seus produtos. Use o seu logo como foto de perfil e também as suas cores corporativas em suas postagens. Tire fotos de qualidade dos produtos de diferentes ângulos e adicione descrições detalhadas.

Passo 4. Design da embalagem

Existem dois fatores a serem considerados nesta fase:

  • Transporte. As mercadorias não devem ser danificadas durante o transporte: biscoitos não podem ser quebrados, fotos não podem ser amassadas, roupas não sujas. Pense se você vai precisar de embalagem térmica para manter a temperatura do produto, materiais super fortes e resistentes à umidade. Tudo depende das especificações do produto e do tempo de envio.
  • Branding. A embalagem deve ser agradável tanto à vista quanto ao toque. Além disso, deve servir adequadamente ao produto. Por exemplo, papel artesanal é adequado para sabonetes artesanais e caixas para doces. Pense quais serão os melhores materiais para serem usados e não se esqueça de adicionar as cores, as fontes e o logotipo da sua marca em sua embalagem.

Passo 5. Conquiste a fidelidade do cliente

Para estabelecer um negócio de sucesso, criar um produto e apenas colocá-lo em um site não será o suficiente:

  • Garanta a qualidade: escolha fornecedores responsáveis, componentes seguros e materiais duráveis.
  • Fique em contato: responda rapidamente às perguntas de clientes em potencial, resolva problemas, responda a comentários.
  • Promova os seus produtos nas redes sociais: não faça apenas publicidade, mas também poste conteúdo útil ou divertido relacionado aos seus produtos. Responda os comentários e as mensagens pessoais.

Desejamos a você muitos clientes fiéis e sucesso nas vendas!

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