Como Criar um Livreto Incrível no Microsoft Word

  1. Maneiras de criar um livreto
  2. Como imprimir seu livreto
  3. Considerações importantes ao projetar um livreto

Quer saber uma maneira rápida de criar um livreto de boa aparência para um evento ou um novo produto? Com o Microsoft Word, até mesmo os novatos podem fazer este trabalho em poucos minutos! Leia nosso rápido tutorial para criar um livreto no Microsoft Word. Ao final do tutorial, você encontrará 3 dicas extras para montar o livreto de forma inteligente.

Maneiras de criar um livreto

Você pode criar um livreto do zero ou se basear em modelos prontos e personalizáveis. A sequência de etapas depende do seu sistema operacional.

Faça Você Mesmo um Livreto

1. No Windows. Abra o Word e vá para a guia “Layout” e clique na seta do ícone de Margens no lado esquerdo do menu. Clique em Margens Personalizadas para abrir a nova janela.

No macOS, clique em “Layout” – “Margens” – “Margens Personalizadas”

Booklet in Microsoft Word OS

A partir daí, a sequência de etapas é igual tanto no Windows quanto no macOS.

2. Na aba Margens, na seção Páginas, altere o campo Múltiplas Páginas para “Dobra de Livro” Selecione o número de folhas desejado. A orientação da página mudará de Retrato para Paisagem.

3. Defina o tamanho das margens. Aumente a largura da medianiz (margem interna do livro)

4. Vá para a guia “Papel” e selecione o tamanho de papel desejado. Lembre-se de que o tamanho final do livreto será a metade da largura do papel.

5. Clique em “ОK”. Se o seu documento já tiver conteúdo, ele será ajustado ao formato de livreto automaticamente. Pode ser necessário ajustar um pouco o tamanho e a posição de suas imagens e tabelas. Se você ainda não tem nenhum conteúdo, comece a preencher seu livreto com texto e gráficos.

Modelos

1. No Windows. Acesse “Arquivo” – “Novo”.

 No macOS. Acesse “Arquivo” – “Novo do modelo”.

2. Digite a palavra “Livreto” ou “Booklet” no campo de pesquisa e clique no ícone para pesquisar. Além disso, você pode usar palavras-chave para pesquisar modelos temáticos adequados ao seu negócio ou projeto.

3. Escolha o modelo que se adapta às suas necessidades e clique em “Criar”. O modelo selecionado será carregado automaticamente no Microsoft Word. Agora está pronto para ser personalizado.

4. Preencha o livreto com seu conteúdo.

5.  Quando terminar, salve o livreto. Se você estiver usando o Windows, selecione “Arquivo” – “Salvar uma cópia”. Se você estiver usando o macOS, clique em “Arquivo” – “Salvar como”. Agora é hora de imprimir seu livreto.

Como imprimir seu livreto

No Windows

1. Acesse “Arquivo” – “Imprimir”.

2. Se a sua impressora tiver suporte a impressão frente e verso, altere “Imprimir em um lado” para “Imprimir nos dois lados”. Além disso, marque “Virar páginas pela margem mais curta”.

3. Se a sua impressora não oferece suporte para impressão frente e verso, selecione “Imprimir manualmente nos dois lados” e vire cada folha manualmente. Para acertar na hora da impressão, vire as páginas pela margem mais curta.

No macOS

1. Acesse “Arquivo” – “Imprimir”.

2. Na guia “Frente e verso”, selecione “Livreto”.

Booklet in Microsoft Word 7

3. Se a sua impressora não suportar esta opção, você terá que virar cada página manualmente.

Considerações importantes ao projetar um livreto

Que tipo de conteúdo deve ser inserido em um livreto? Qual é a melhor forma de apresentar as informações ao seu público-alvo? Quais imagens devem ser utilizadas? Descubra a seguir 3 segredos para criar um livreto visualmente atraente.

Identidade da marca

O logo, as cores e as fontes são muito mais do que apenas peças de conteúdo de boa aparência. Cada um desses elementos vai transmitir uma mensagem para seus clientes potenciais. Ao usar a identidade visual da sua marca de maneira inteligente, você pode fazer uma declaração forte sobre sua empresa e destacá-la entre os concorrentes.

Ainda não teve tempo para pensar em uma identidade de marca? Não se preocupe! Com o Logaster, você pode criar uma identidade de marca profissional sem esforço e em poucos minutos!

Crie uma identidade de marca impressionante para o seu livreto com apenas alguns cliques!

Insira o nome da sua empresa e o Logaster vai se encarregar de gerar dezenas de logos, esquemas de cores e fontes personalizadas para o seu negócio.

Informação estruturada

Uma coisa crucial para se ter em mente é que a maioria das pessoas não tem tempo para leituras longas. Seu livreto deve conter apenas as informações-chave. Além disso, certifique-se de dividir seu texto em parágrafos lógicos curtos. Dessa forma, será mais fácil para o seu público navegar pelo seu texto e processar as informações. Dê a devida atenção para:

  • títulos e subtítulos;
  • chamadas para a ação;
  • dados de contato.
Booklet in Microsoft Word 8
Fonte – Ashis Kumar Nath

Imagens de alta qualidade

Fotos, ilustrações, padrões e outros gráficos são as primeiras coisas que chamam a atenção do leitor. Antes de adicionar qualquer conteúdo visual ao seu livreto, confira esta lista de verificação rápida:

  • seus gráficos/imagens devem ser de alta qualidade;
  • seus gráficos/imagens devem “conversar” com a identidade visual da sua marca;
  • seus gráficos/imagens devem transmitir a mesma mensagem e emoções assim com o seu texto.
Booklet in Microsoft Word 9
Fonte – Masdika Studio

Conclusão

Agora você sabe tudo o que é preciso para criar um livreto impactante! Para mais informações sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre 7 Regras para Criar um Livreto Impressionante. Aprenda como criar títulos que chamem a atenção, escolher as melhores imagens, determinar o tamanho certo para seu livreto e distribuir o seu material impresso.

author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.