Por que criar um cartão de fidelidade e como fazer isso

  1. Cartão de Fidelidade vs Cartão de Desconto
  2. Segredos para criar um programa de fidelidade de sucesso
  3. Como criar um cartão de fidelidade espetacular

Pesquisas mostram que manter um cliente existente custa 7 vezes menos do que conquistar um novo. Uma das melhores maneiras de converter compradores ocasionais em clientes fiéis é por meio de cartões de fidelidade que oferecem descontos, pontos de crédito e promoções personalizadas. É uma ótima maneira de se destacar de uma multidão de concorrentes, criar lealdade entre seus clientes, aumentar seu público-alvo e melhorar seus resultados financeiros. Neste artigo aprenderemos práticas e técnicas inteligentes para desenvolver um programa de fidelidade matador para seus clientes.

Cartão de Fidelidade vs Cartão de Desconto

Os descontos são, sem dúvida, a ferramenta mais comum que as empresas usam para atrair novos clientes e fazer com que eles voltem. Quanto maior o desconto, maior a probabilidade de o cliente escolher seu produto ou serviço em vez de outras ofertas. Mas e se seus concorrentes oferecerem um preço ainda mais baixo? Como você persuade o cliente a permanecer com você? Uma maneira de fazer isso é desenvolver um programa de fidelidade sólido que incentive os clientes com recompensas que podem variar de bônus e ofertas exclusivas até a frete grátis e mais. 

Loyalty Card
Fonte: Matt Higgins

Inserir um programa de fidelidade em sua estratégia de marketing pode ajudar a fortalecer um vínculo emocional entre seu público e sua marca, transformar clientes ocasionais em defensores devotos da marca e aumentar seus lucros. O fato de clientes recorrentes serem lucrativos para sua empresa é amparado por estas descobertas impressionantes:

  • adquirir um novo cliente é 7 vezes mais caro do que manter um existente;
  • um cliente recorrente gasta 3 vezes mais do que uma pessoa que vai comprar pela primeira vez. Já um cliente fiel gasta 5 vezes mais;
  • um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento de lucro de 25% a 95%.

Um programa de fidelidade pode ser benéfico principalmente para empresas que lidam com clientes que retornam, como cafeterias, restaurantes, serviços de limpeza, entregas, lavanderias etc.

A única desvantagem dessa estratégia de marketing é que ela só funciona no longo prazo. Embora um cartão de desconto possa ter um efeito quase imediato em sua taxa de retenção e resultados financeiros, seus esforços no programa de fidelidade podem levar mais tempo para serem compensados. Por outro lado, oferecer um cartão de fidelidade traz vários benefícios:  

  • Vantagem competitiva. Em vez de se envolver na guerra sem fim dos descontos com seus concorrentes, você pode usar um amplo espectro de ferramentas mais eficazes para adquirir novos clientes. 
  • Flexibilidade. Você é livre para escolher os tipos de recompensas que serão oferecidas, dependendo do seu nicho, estratégia financeira, interesses e necessidades do seu público e outros fatores. 
  • Benefícios de longo prazo. Ao fazer com que os clientes voltem para compras repetidas, você está alimentando o relacionamento deles com sua marca. No longo prazo, isso pode levar a uma série de benefícios, incluindo aumento nas vendas, marketing boca a boca e comunidade leal em torno de sua marca.

Segredos para criar um programa de fidelidade de sucesso

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para que o seu programa de fidelidade funcione. Aqui estão algumas dicas sobre como aprender mais sobre seus clientes: 

  • Compreenda o comportamento do seu cliente. Analise quais produtos/serviços os clientes mais compram e com qual frequência. Monitore os padrões de comportamento deles quando estiverem comprando tanto offline quanto online. 
  • Peça um feedback. Convide seus clientes a deixarem depoimentos sobre sua empresa ou determinado produto, peça sugestões, faça pesquisas nas redes sociais, etc.

Determine que tipo de programa de fidelidade é mais adequado para sua empresa:

  • Pontos de recompensa. Em cada compra, os clientes recebem pontos de crédito que podem ser usados para pagar pelas compras. 
  • Programa de fidelidade em camadas. Ao avançar pelas camadas (níveis, classificações), os clientes obtêm acesso a benefícios cada vez mais valiosos. Este esquema de fidelidade é uma escolha comum entre as companhias aéreas. 
  • Programa de fidelidade pago. Uma empresa incentiva seus clientes de primeira linha a ingressar em um programa de fidelidade pago para obter acesso a ofertas e benefícios exclusivos. Os clientes devem pagar uma taxa única ou recorrente de adesão.
Loyalty Card
Fonte: Ben Grossblatt

Agora você precisa decidir quais ações de seus clientes irão gerar a recompensa. Você pode incentivar seus clientes a:

  • comprar qualquer um de seus produtos/serviços;
  • comprar um produto específico ou fazer um pedido que exceda o limite de valor especificado;
  • atrair um novo cliente por meio de um link de referência;
  • engajamento com sua marca nas redes sociais (compartilhar, mencionar em uma história no Instagram, participar de uma pesquisa);
  • escrever uma crítica positiva sobre a sua empresa.

Para fazer a escolha certa, pense sobre quais ações de seus clientes geram mais benefícios para sua empresa.

Como criar um cartão de fidelidade espetacular

Você pode criar um cartão de fidelidade visualmente atraente em um programa de design gráfico de sua escolha como o Photoshop, Illustrator ou InDesign. Outra opção é usar serviços online com modelos prontos para uso. Vejamos algumas das plataformas mais populares que podem ajudar você na criação de um cartão de fidelidade impressionante.

Adobe Spark

Adobe Spark

O serviço oferece muitos modelos prontos para serem usados projetados profissionalmente. Você pode filtrar os exemplos por tema, cor, humor e outros parâmetros. Para personalizar o modelo selecionado, envie a sua própria imagem ou escolha qualquer gráfico da vasta biblioteca do Adobe Spark. O serviço permite fazer ajustes no texto, fontes e gráficos. Quando estiver satisfeito com o resultado, você pode baixar seu cartão de fidelidade para o seu dispositivo ou mandar para a impressão em uma gráfica. 

MyCreativeShop

MyCreativeShop

O MyCreativeShop é uma maneira rápida e descomplicada de criar brochuras, cartões de visita, cartões de fidelidade e outros designs de papelaria para a sua marca. Escolha o modelo que melhor se adapta à sua visão e use as poderosas ferramentas de edição para tornar seu design único e memorável. Altere cores e fontes, adicione efeitos especiais, ajuste o brilho e a saturação, carregue suas próprias imagens e ilustrações e muito mais. Se você não tem uma imagem própria, escolha uma da biblioteca de fotos disponíveis no site. 

Design Wizard

Design Wizard

O Design Wizard é o lar de 15.000 modelos bem projetados, mais de 1 milhão de imagens atraentes e mais de 100 fontes incríveis. Com esses recursos ao seu alcance, montar um belo cartão de fidelidade será muito fácil! As opções de personalização oferecidas pelo Design Wizard são abundantes. Você pode adicionar o logo da sua empresa, experimentar esquemas de cores diferentes, enviar as suas próprias fotos e criar de tudo para fazer o design do seu cartão se destacar!

Para criar o design do seu cartão de fidelidade, você precisará ter em mãos o seguinte:

  • Identidade da marca. Ter um logo personalizado, a paleta de cores e as fontes definidas servirá para aumentar o reconhecimento de sua marca e fazer com que o seu negócio se destaque da multidão de concorrentes. Com o construtor online do Logaster, criar uma identidade visual de marca leva apenas alguns minutos!

Precisa de um cartão de fidelidade com a sua marca?

Com o Logaster, você evita todo o estresse e pode criar uma identidade de marca profissional sem qualquer complexidade! Explore as dezenas de opções de logos, exemplos de esquemas de cores e fontes e escolha o design que mais se adequa ao seu negócio!

  • Texto. O texto em seu cartão de fidelidade deve ser curto, direto e fácil de entender. Ele deve resumir os principais pontos do seu programa de fidelidade. Quanto aos termos mais detalhados do seu programa, você pode incluí-los em um boletim informativo ou publicá-los em seu site. 
  • Contato. Considere informar o seu endereço físico, número de telefone, e-mail e redes sociais ao seu cartão de fidelidade. Seus clientes devem saber como entrar em contato com sua empresa.

Resumindo

Um programa de fidelidade eficaz é uma ótima maneira de estabelecer um vínculo sólido com o seu público-alvo e construir uma forte comunidade ao redor da sua marca. Contudo, tenha em mente que essa estratégia não fornecerá um retorno instantâneo do seu investimento. Seu sucesso depende de quão bem você conhece as necessidades e padrões de comportamento do seu público. Vamos recapitular as principais ideias abordadas no artigo:

  • ao decidir sobre os tipos de recompensas para seu plano de fidelidade pense no valor não apenas para seus clientes, mas também para sua empresa; 
  • crie um design visualmente atraente para seu cartão de fidelidade;
  • incentive novos clientes a aderirem ao seu programa de fidelidade;
  • envie lembretes para o seus clientes existentes sobre os benefícios do seu programa de fidelidade por meio de e-mails, mensagens de texto e mídias sociais;
  • aproxime-se do seu público, peça opiniões e feedback através de pesquisas e reagindo às suas perguntas e comentários;
  • crie um aplicativo para seu programa de fidelidade para poder observar o comportamento de cada cliente e direcioná-los à recompensas personalizadas.
author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.