1. O que é um canal de Telegram?
  2. Como configurar um canal de Telegram: instruções passo a passo
  3. Como configurar seu canal do Telegram
  4. Como gerenciar seu canal do Telegram
  5. Bots de telegrama
  6. Como promover seu canal do Telegram e monitorar estatísticas
  7. Conclusão

Em 2018, o público do Telegram alcançou 200 milhões de pessoas, com 500.000 novos usuários entrando no messenger todos os dias. O Telegram é uma ferramenta poderosa que permite a troca de mensagens instantâneas, a criação e o gerenciamento de canais, a configuração de bots e muito mais.  

O que é um canal de Telegram?

Através do seu canal do Telegram, você poderá enviar uma mensagem para vários usuários ao mesmo tempo. Como nas mídias sociais, os usuários precisam se inscrever no seu canal para ter acesso ao seu conteúdo, publicado por um ou mais administradores. 

Os canais do Telegram são como grupos, mas possuem uma variedade de propósitos, desde o compartilhamento de conteúdo até a implementação de uma estratégia de negócios. Além disso, você pode usar com sucesso o seu canal para criar e melhorar a imagem da sua empresa, aumentar as suas vendas, lucrar com anúncios, aumentar a fidelidade do cliente, etc. 

Para manter seus assinantes interessados, você precisará criar um conteúdo exclusivo que deve ser útil e interessante para o seu público-alvo. Essa é uma tarefa difícil; portanto, avalie realisticamente as suas habilidades de geração de conteúdo antes de colocar esforços em seu canal de Telegram. 

Como configurar um canal de Telegram: instruções passo a passo

Os canais de Telegram se dividem em dois tipos:

  1. O canal privado é acessível apenas aos inscritos e não aparece na pesquisa pública. Para ingressar em um canal privado, você precisará receber um link do proprietário (administrador). Um canal privado é uma ótima solução para empresas e equipes. Você também pode usar esse tipo de canal para fazer anotações pessoais, reflexões, etc. A propósito, você poderá tornar um canal privado em um canal público a qualquer momento. 
  2. O canal público é acessível a todos os usuários, independentemente de estarem ou não inscritos. Um canal público é exibido nos resultados da pesquisa e possui um endereço curto (link).

Aqui estão as principais informações que você precisa saber:  

  • O login do seu canal deve conter de 5 a 32 caracteres.
  • O nome e a biografia do seu canal não devem ter mais que 255 caracteres.
  • Você pode criar até 10 canais públicos por conta.
  • O número de assinantes é ilimitado.
  • Você pode convidar até 200 usuários de seus contatos para ingressar no seu canal.
  • Você pode adicionar até 50 administradores.
  • Você pode ativar até 20 bots.
  • Você pode editar seu conteúdo em até 2 dias após a publicação.
  • Para excluir um canal com mais de 1.000 inscritos, entre em contato com o suporte ao usuário.

Como criar um canal de Telegram

Você pode configurar um canal de Telegram por meio do app para desktop ou para celular (para Android e iOS):

  • App para desktop: no canto superior esquerdo, clique no ícone Menu (aquele com três linhas). Selecione “Criar canal” no menu suspenso. 
  • App para Android: abra a lista de bate-papos, clique no ícone Menu e selecione “Novo canal”. 
  • App para iOS: na aba “Bate-papo”, clique no ícone da nova mensagem no canto superior direito. Selecione “Novo canal”.

Vamos dar uma olhada em detalhes sobre como criar e configurar um canal do Telegram por meio do aplicativo de desktop passo a passo.  Comece clicando no ícone do menu:

Selecione “Criar canal”.

Uma nova janela aparecerá. Digite o nome e a biografia do seu canal. (Veja os limites de caracteres acima.) Clique em “Criar”. 

Na próxima janela, escolha o tipo do seu canal. Se você deseja que seu canal seja público, é necessário criar um link para ele. Na captura de tela abaixo, o nome é “/catmarketing”. Se o link selecionado não estiver disponível, você precisará sugerir outra opção.

Na próxima etapa, você poderá convidar até 200 pessoas de seus contatos para participar do seu canal. Selecione os usuários que você deseja adicionar e clique em “Convidar”. É possível pular esta etapa. 

Feito! Agora você é o orgulhoso proprietário de um canal do Telegram. O próximo passo é configurar e personalizar o seu canal.

Como configurar seu canal do Telegram

Embora as suas estratégias de conteúdo e promoção certamente afetem a sua base de assinantes e taxas de conversão, essas não são as únicas coisas importantes. O aspecto visual do seu canal também é importante. De fato, o design é a primeira coisa que um potencial assinante presta atenção, mesmo que inconscientemente.

Os principais elementos de design do seu canal de Telegram são nome, biografia (breve descrição) e avatar. A biografia deve ser: 

  • concisa;
  • limpa;
  • informativa.

Embora o limite de caracteres seja de 255, tente manter o seu texto em 200 caracteres. Dessa forma, os usuários poderão absorver o seu texto de forma rápida e fácil. Revele a essência do seu canal e forneça informações de contato. Por exemplo, você pode adicionar um nome de bot, um link para seus planos de preços, etc.  

Para visualizar a sua biografia, clique no ícone Menu e selecione “Visualizar informações do canal”. 

Ao escolher o nome para o seu canal de Telegram, use o idioma do seu público-alvo. O nome deve resumir a essência do seu canal em 1 a 3 palavras. Se você planeja expandir sua audiência no Telegram, faz sentido incorporar palavras-chave ao seu nome.     

Para editar seu nome ou biografia, clique no ícone Menu e selecione “Gerenciar canal”. 

Seu avatar é o rosto do seu canal no Telegram. Essa pequena imagem é responsável por evocar as associações certas nas mentes do seu público. Para um melhor reconhecimento da marca, recomendamos que você use o logotipo da sua empresa como seu avatar. Como você deve ter notado, o Telegram usa avatares redondos. Você não precisa recortar a sua imagem, o programa fará isso automaticamente.  Você só precisa fazer o upload de uma imagem quadrada de 300px x 300px. Garanta que os elementos principais do seu design estejam centralizados.  

Existem três maneiras de obter um logo para o seu avatar do Telegram:

  1. Encontrar a imagem apropriada em um site de banco de imagens. Os prós são uma grande variedade de designs e a pesquisa fácil por tema. Por outro lado, você nunca pode ter certeza de que sua imagem não será usada por outra pessoa. 
  2. Contratar um designer profissional para criar um logo para sua empresa ou projeto. Você terá um design exclusivo que se encaixará na personalidade da sua marca como uma luva. O único porém é o alto custo de tais serviços.
  3. Usar um criador de logotipo online, por exemplo, o Logaster. Digite o nome do seu canal, escolha o seu setor de atividade e você terá à disposição uma gama de dezenas de belas opções. 

Para fazer upload de um logotipo, clique no ícone Menu e selecione “Gerenciar canal”. Na nova janela, clique no ícone da câmera. 

Adicione o logo a partir de seu dispositivo. Ajuste a área visível da sua imagem.

Clique em “Salvar”. Parabéns! Agora seu canal do Telegram tem a sua cara!

Como gerenciar seu canal do Telegram

Administradores

O criador do canal se torna o administrador por padrão. Se precisar de ajuda para gerenciar seu canal, você poderá adicionar mais administradores a partir da sua base de assinantes. Você pode fornecer a cada administrador direitos limitados ou totais para gerenciar o canal. Por exemplo, você pode permitir que um administrador publique e edite conteúdo, enquanto impede o direito dele de adicionar novos assinantes.  

Selecione: Configurações – Gerenciar canal – Administradores – Adicionar administrador. Na sua lista de assinantes, escolha o usuário. Uma nova janela aparecerá na tela. Verifique os direitos que você deseja conceder ao seu administrador.

Clique em “Salvar”.

Hashtags

As hashtags são uma maneira rápida de encontrar as informações corretas nas mídias sociais. Para divulgar seu conteúdo, adicione hashtags a cada uma das suas postagens. Temos duas excelentes dicas para lhe dar:

  • Evite hashtags compostas que consistem em várias palavras. Se você tem uma hashtag como #marketingnewsinusa, divida-a em hashtags menores: “#marketing, #news, #usa.  
  • Escreva suas hashtags no idioma do seu público-alvo.

Pesquisas

Alguns anos atrás, para fazer uma pesquisa no Telegram, você precisava usar um bot especial. Agora você pode facilmente fazer isso sozinho em dois cliques. Clique no ícone Menu e selecione “Criar pesquisa”. Escreva a sua pergunta e adicione até 10 opções. A realização de pesquisas é uma estratégia poderosa para obter feedback do seu público. Se você está considerando a possibilidade de modificar seu canal de alguma forma, pergunte primeiro a opinião aos inscritos. 

Regras inteligentes para a publicação de conteúdo

Confira nossas dicas de gerenciamento de conteúdo:

  • Não publique novo conteúdo à noite. Como nem todos os usuários desabilitam as notificações noturnas, você corre o risco de perturbá-las inadvertidamente.
  • Descubra qual o cronograma ideal de postagem e cumpra-o. Nas mídias sociais, os horários de pico incluem 8h, 18h e 20h. Tente publicar coisas sérias pela manhã e deixe conteúdo menos exigente para o final do dia.     
  • Escolha qualidade sobre quantidade. Lembre-se de que um post de alta qualidade é melhor que cinco publicações curtas de valor questionável.
  • Sua frequência de postagem depende do tópico do seu canal. Se você possui um canal de notícias, não há problema em publicar novos conteúdos todos os dias (ou mesmo a cada hora). Para outras indústrias, mantenha 2 a 3 postagens grandes por semana.    
  • Os usuários estão mais abertos a novas informações nos dias úteis e não nos finais de semana.   

Bots de telegrama

Bots são aplicativos de terceiros que ajudam os usuários do Telegram a:

  • criar lindas mensagens;
  • se engajar com os assinantes de maneira mais eficaz;
  • agendar publicações;
  • acompanhar métricas vitais
  • definir alertas e notificações, etc.

Bots melhoram a funcionalidade do Telegram. Veja alguns bots populares do Telegram:

  1. O @ControllerBot ajuda a criar e publicar postagens (incluindo postagem agendada). Ao usar esse bot, você também poderá adicionar emojis à sua postagem e visualizar métricas analíticas.  
  2. O @vote é especialista na criação de pesquisas.  
  3. O @LivegramBot responde às mensagens dos seus assinantes, cria boletins e fornece estatísticas importantes.
  4. O @mrkdwnrbt ajuda a editar e agendar seu conteúdo. 

Como incorporar um bot (@ControllerBot) no seu canal do Telegram

Primeiro, você precisa criar o seu próprio bot. Copie esse nome – @BotFather – e digite-o na caixa de pesquisa do Telegram. Vá para a página BotFather e envie o comando /start para o bot. Em seguida, crie um novo bot enviando o comando /newbot.

O sistema solicitará que você nomeie o seu novo bot.

Agora você precisará criar um nome de usuário para o seu bot. Ele deve ter a palavra “bot” no final. Se o nome de usuário já estiver em uso, você precisará tentar outra opção.   

O bot foi criado com sucesso. Agora você precisa copiar o token dele.

Digite @ControllerBot na caixa de pesquisa. Vá para a página Controller Bot. Envie os comandos /start e /addchannel para o bot. 

Cole o token do seu bot.

Adicione seu bot recém-criado como administrador ao seu canal de Telegram (veja acima).

Copie o link do seu canal da sua biografia e cole-o na janela de diálogo do @ControllerBot.

Digite sua cidade para configurar o fuso horário. Feito! Seu bot já está em funcionamento!   

Explore abaixo o que seu robô inteligente pode fazer.

Como promover seu canal do Telegram e monitorar estatísticas 

Construir uma base sólida de assinantes custa dinheiro. Felizmente, o Telegram oferece muitas opções de publicidade. Identifique canais em que o seu público-alvo tenha interesse e use-os para promover o seu canal.  

Além disso, você poderá encontrar um canal no mesmo nicho ou nicho similar ao seu e criar uma relação mútua de divulgação. 

Aproveite o poder das redes sociais (Instagram, Twitter, etc.) para aumentar a conscientização sobre o seu canal de Telegram.   

Tente obter cobertura da imprensa para o seu canal. Por exemplo, considere publicar um artigo “Os melhores canais de telegrama de [seu setor / nicho / área de especialização]”. Coloque seu canal em primeiro ou em último lugar da lista. Dessa forma, é mais provável que os leitores o memorizem.

Estatísticas do Telegram

Se você estiver usando seu canal para fins comerciais, precisará monitorar de perto o desempenho dele. Para métricas analíticas, use o @ChannelAnalyticsBot, o Tgstat.ru ou o Telemetr.me. Concentre-se nos seguintes dados:

  • número de assinantes;
  • número de visualizações diárias;
  • número de republicações;
  • número de menções.

Conclusão

O Telegram é uma plataforma líder para construir, expandir e nutrir o público-alvo.  Empresas, marcas e empreendedores estão usando ativamente seus canais de Telegram para alcançar vários objetivos, desde o desenvolvimento da fidelidade do cliente até a melhoria do desempenho de vendas. O Telegram oferece um poderoso conjunto de ferramentas para criar, gerenciar e rastrear suas postagens. Nosso conselho é encarar o Telegram como se fosse o seu blog corporativo. Use esse messenger para descobrir seu estilo único, forjar confiança com seu público e aprimorar suas habilidades na geração de conteúdo exclusivo.

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