1. O que é o Google Meu Negócio
  2. Recursos do Google My Business
  3. Como criar uma conta no GMN
  4. Como otimizar o GMN e mantê-lo atualizado

Se pequenas empresas, profissionais liberais e empreendedores soubessem das vantagens que o Google Meu Negócio (GMN) oferece, colocariam essa ferramenta como o centro de suas estratégias na internet.

Diferentemente de outras redes e mídias sociais como Instagram e Facebook, ele é muito focado em vendas, e permite que você seja encontrado nas buscas no Google. 

Nele, as informações da sua empresa são mostradas de um modo organizado e prático.

São exibidos o seu site, número de telefone, as avaliações dos clientes e a localização que, com um toque, leva ao Google Maps, o app de mapas do Google. Ou seja, a busca por um negócio local se transforma em uma oportunidade de venda em questão de segundos.

O que é o Google Meu Negócio

Ao digitar termos como “restaurante próximo” ou “academia em Belo Horizonte”, por exemplo, potenciais consumidores são levados a encontrar seu estabelecimento nas buscas do Google, com base na localização que estiverem.

O Google Meu Negócio funciona como um guia para que as pessoas encontrem empresas, sejam elas pontos comerciais ou não. 

Como boa parte dos pequenos empreendedores são donos de negócios locais, e o mais importante para eles é conseguir clientes nas redondezas em que atuam, não poderia ter canal de divulgação melhor! 

Sem qualquer investimento financeiro, usando a ferramenta corretamente, você pode dar destaque aos negócios atraindo novos clientes. Por isso, ele é considerado tão indispensável em uma estratégia de marketing local.

Recursos do Google My Business

O Google Meu Negócio tem uma série de funcionalidades muito úteis para o marketing digital, as vendas e o relacionamento com os clientes de pequenas empresas. Dentre eles, podemos destacar:

  • um painel com diversas informações sobre a quantidade de pessoas que acessou o seu perfil, de onde elas vieram e que ações desempenharam quando conheceram o seu negócio;
  • uma aba chamada clientes, com avaliações e comentários de pessoas que experimentaram o seu produto ou serviço;
  • um espaço para receber e responder mensagens de interessados;
  • informações de perfil como descrição, fotos, vídeos, horários de funcionamento, endereço local, do website e outros;
  • a possibilidade de criar mensagens automáticas para não perder tempo na hora de responder o contato dos clientes potenciais.

O GMN pode ser acessado pelo computador e também pelo telefone celular, evale ressaltar que o aplicativo para smartphone é muito fácil de usar. Nele é possível controlar suas métricas e responder clientes de qualquer lugar e a qualquer hora.

Como criar uma conta no GMN

Essa plataforma funciona conectando-se à uma conta Google. 

Se você já possui um Gmail, pode usar a mesma. Caso contrário, precisará criar uma — mas não necessariamente um Gmail. 😉 Para isso, você deve acessar o site do GMN na internet. 

Esta é a página inicial que vai encontrar:

Esta é a página inicial que vai encontrar

Clique em “fazer login”, caso queira fazer uma nova conta ou em “gerenciar agora”, se o objetivo for começar no Google Meu Negócio com a sua conta Google atual.

Em seguida, você será levado à página de login. 

Repare que ela permite digitar e-mail e senha ou criar uma nova conta (essa opção está em azul, logo abaixo da caixa onde o e-mail é pedido).

Repare que ela permite digitar e-mail e senha ou criar uma nova conta

Digite e-mail e senha ou crie ambos, se tiver escolhido começar com outra conta. Você será redirecionado ao painel do Google Meu Negócio, já com o perfil pronto para usar.

O próximo passo é fazer a personalização da ficha, inserindo todos os dados da empresa, como: 

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • site;
  • imagens do local; dentre outros.

PS: A plataforma apresenta recursos e tutoriais para que esse preenchimento seja mais fácil.

Como otimizar o GMN e mantê-lo atualizado

Assim como o buscador, o Google Meu Negócio também possui critérios de escolha para selecionar as empresas cadastradas que aparecerão primeiro. 

Este processo é conhecido como SEO local, e leva em consideração fatores como:

  • relevância: que combina o interesse na pesquisa do usuário com a ficha (perfil) dos estabelecimentos da região;
  • distância: que considera a proximidade das fichas em relação ao usuário;
  • proeminência: leva em consideração a popularidade da empresa.

Exatamente por esse último, evite pensar no seu perfil como algo estático: ele deve estar em constante atividade para ser considerado popular!

Veja que itens devem ser atualizados com frequência:

  • troque suas imagens sempre que for necessário, ou adicione novas, já que, para quem quer conhecer o que você vende, elas são muito úteis;
  • estimule seus clientes a entrar em seu perfil para adicionar imagens, depoimentos e nota (as estrelinhas). Vale até fazer uma ação promocional para conseguir essa movimentação;
  • responda a todos os comentários e avaliações do Google Meu Negócio regularmente. Lembre-se que tudo o que é escrito por lá fica visível a todos. Capriche;
  • veja dados como telefone, horário de funcionamento com frequência, mantendo-os sempre atualizados. Lembre-se, inclusive, de considerar o horário de funcionamento dos feriados;
  • altere o endereço caso mude;
  • se mudar muito sua área de atuação, modelo de negócio ou passar a comercializar produtos completamente diferentes, considere excluir o perfil do Google Meu Negócio e criar um novo;
  • publique na página constantemente.

Uma dica para facilitar o uso do recurso: utilize uma ferramenta para gerenciamento de redes sociais. 

Com ela você concentra todos esses canais sociais de relacionamento em um só lugar, otimizando o seu tempo. 

Uma outra vantagem é poder deixar seus posts agendados, garantindo a frequência necessária para ter melhores resultados.

O Google Meu Negócio é uma oportunidade de ouro para atrair novos clientes e aumentar a rentabilidade do negócio sem precisar de qualquer investimento. Você já está por lá?

Este post foi escrito por Vanelly Ferreira, coordenadora de Inbound Marketing na mLabs.

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