Como o Google Meu negócio pode ajudar nas vendas
- O que é o Google Meu Negócio
- Recursos do Google My Business
- Como criar uma conta no GMN
- Como otimizar o GMN e mantê-lo atualizado
Se pequenas empresas, profissionais liberais e empreendedores soubessem das vantagens que o Google Meu Negócio (GMN) oferece, colocariam essa ferramenta como o centro de suas estratégias na internet.
Diferentemente de outras redes e mídias sociais como Instagram e Facebook, ele é muito focado em vendas, e permite que você seja encontrado nas buscas no Google.
Nele, as informações da sua empresa são mostradas de um modo organizado e prático.
São exibidos o seu site, número de telefone, as avaliações dos clientes e a localização que, com um toque, leva ao Google Maps, o app de mapas do Google. Ou seja, a busca por um negócio local se transforma em uma oportunidade de venda em questão de segundos.
O que é o Google Meu Negócio
Ao digitar termos como “restaurante próximo” ou “academia em Belo Horizonte”, por exemplo, potenciais consumidores são levados a encontrar seu estabelecimento nas buscas do Google, com base na localização que estiverem.
O Google Meu Negócio funciona como um guia para que as pessoas encontrem empresas, sejam elas pontos comerciais ou não.
Como boa parte dos pequenos empreendedores são donos de negócios locais, e o mais importante para eles é conseguir clientes nas redondezas em que atuam, não poderia ter canal de divulgação melhor!
Sem qualquer investimento financeiro, usando a ferramenta corretamente, você pode dar destaque aos negócios atraindo novos clientes. Por isso, ele é considerado tão indispensável em uma estratégia de marketing local.
Recursos do Google My Business
O Google Meu Negócio tem uma série de funcionalidades muito úteis para o marketing digital, as vendas e o relacionamento com os clientes de pequenas empresas. Dentre eles, podemos destacar:
- um painel com diversas informações sobre a quantidade de pessoas que acessou o seu perfil, de onde elas vieram e que ações desempenharam quando conheceram o seu negócio;
- uma aba chamada clientes, com avaliações e comentários de pessoas que experimentaram o seu produto ou serviço;
- um espaço para receber e responder mensagens de interessados;
- informações de perfil como descrição, fotos, vídeos, horários de funcionamento, endereço local, do website e outros;
- a possibilidade de criar mensagens automáticas para não perder tempo na hora de responder o contato dos clientes potenciais.
O GMN pode ser acessado pelo computador e também pelo telefone celular, evale ressaltar que o aplicativo para smartphone é muito fácil de usar. Nele é possível controlar suas métricas e responder clientes de qualquer lugar e a qualquer hora.
Como criar uma conta no GMN
Essa plataforma funciona conectando-se à uma conta Google.
Se você já possui um Gmail, pode usar a mesma. Caso contrário, precisará criar uma — mas não necessariamente um Gmail. ? Para isso, você deve acessar o site do GMN na internet.
Esta é a página inicial que vai encontrar:
Clique em “fazer login”, caso queira fazer uma nova conta ou em “gerenciar agora”, se o objetivo for começar no Google Meu Negócio com a sua conta Google atual.
Em seguida, você será levado à página de login.
Repare que ela permite digitar e-mail e senha ou criar uma nova conta (essa opção está em azul, logo abaixo da caixa onde o e-mail é pedido).
Digite e-mail e senha ou crie ambos, se tiver escolhido começar com outra conta. Você será redirecionado ao painel do Google Meu Negócio, já com o perfil pronto para usar.
O próximo passo é fazer a personalização da ficha, inserindo todos os dados da empresa, como:
- localização;
- horário de funcionamento;
- telefone;
- site;
- imagens do local; dentre outros.
PS: A plataforma apresenta recursos e tutoriais para que esse preenchimento seja mais fácil.
Como otimizar o GMN e mantê-lo atualizado
Assim como o buscador, o Google Meu Negócio também possui critérios de escolha para selecionar as empresas cadastradas que aparecerão primeiro.
Este processo é conhecido como SEO local, e leva em consideração fatores como:
- relevância: que combina o interesse na pesquisa do usuário com a ficha (perfil) dos estabelecimentos da região;
- distância: que considera a proximidade das fichas em relação ao usuário;
- proeminência: leva em consideração a popularidade da empresa.
Exatamente por esse último, evite pensar no seu perfil como algo estático: ele deve estar em constante atividade para ser considerado popular!
Veja que itens devem ser atualizados com frequência:
- troque suas imagens sempre que for necessário, ou adicione novas, já que, para quem quer conhecer o que você vende, elas são muito úteis;
- estimule seus clientes a entrar em seu perfil para adicionar imagens, depoimentos e nota (as estrelinhas). Vale até fazer uma ação promocional para conseguir essa movimentação;
- responda a todos os comentários e avaliações do Google Meu Negócio regularmente. Lembre-se que tudo o que é escrito por lá fica visível a todos. Capriche;
- veja dados como telefone, horário de funcionamento com frequência, mantendo-os sempre atualizados. Lembre-se, inclusive, de considerar o horário de funcionamento dos feriados;
- altere o endereço caso mude;
- se mudar muito sua área de atuação, modelo de negócio ou passar a comercializar produtos completamente diferentes, considere excluir o perfil do Google Meu Negócio e criar um novo;
- publique na página constantemente.
Uma dica para facilitar o uso do recurso: utilize uma ferramenta para gerenciamento de redes sociais.
Com ela você concentra todos esses canais sociais de relacionamento em um só lugar, otimizando o seu tempo.
Uma outra vantagem é poder deixar seus posts agendados, garantindo a frequência necessária para ter melhores resultados.
O Google Meu Negócio é uma oportunidade de ouro para atrair novos clientes e aumentar a rentabilidade do negócio sem precisar de qualquer investimento. Você já está por lá?
Este post foi escrito por Vanelly Ferreira, coordenadora de Inbound Marketing na mLabs.