Como funciona o algoritmo do Instagram em 2021

Independentemente do tamanho ou segmento de atuação da sua empresa, as redes sociais precisam fazer parte do seu plano de marketing. Mas não basta ter a presença nos canais, é preciso saber explorá-los de forma que os seus resultados possam ser potencializados. Conhecer as regras do jogo vai aumentar as chances de sucesso das suas estratégias e é por isso que você precisa saber tudo sobre o algoritmo do Instagram.

Assim como o Google estipula alguns critérios para definir quais publicações vão aparecer nos resultados de uma pesquisa, o Instagram também traz as suas recomendações e regras. A justificativa é a mesma: oferecer melhor experiência para o usuário enquanto navega na rede social. Mas você sabe quais critérios são levados em consideração pela plataforma?

Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações que você precisa saber. A seguir, vamos falar sobre:

  1. O que é o algoritmo do Instagram?
  2. Quais são os critérios do algoritmo?
  3. Quais são os mitos e verdades sobre o algoritmo?
  4. Quais as 7 melhores táticas de explorar o algoritmo do Instagram?

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o algoritmo do Instagram e aumentar as suas chances de se tornar relevante na plataforma? Confira!

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios estipulados pela plataforma para que as publicações tenham maior ou menor destaque para os usuários. Ou seja, a sua página pode ter as fotos de maior qualidade, mas se o número de seguidores for baixo e o engajamento inexistente, as chances da publicação aparecer no feed de algum usuário são muito pequenas.

Trata-se, portanto, das recomendações da plataforma para que uma publicação entregue uma melhor experiência ao usuário. Na prática, é um processo muito similar ao que o Google faz com os critérios de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo. Ao seguir certas orientações, as chances de ser visto são ainda maiores e não é diferente dentro do Instagram.

Você já parou para pensar que o feed de cada usuário é diferente? A personalização do que vai aparecer para os usuários passa diretamente pelo algoritmo do Instagram que define critérios para recomendar ou não uma publicação para quem estiver na plataforma. A ideia é justamente entregar conteúdos que sejam relevantes e assim estimulem a pessoa a passar ainda mais tempo na rede social.

Em resumo, o algoritmo do Instagram interfere diretamente em:

  • quais posts vão para o topo do feed e em qual ordem serão exibidos;
  • quais posts serão apresentados dentro do recurso Explore;
  • quais Stories, Reels ou vídeos no IGTV aparecerão para cada usuário.

Para um usuário com mais interesse por viagens, as fotos que aparecerem no feed seguirão essa tendência. Essa é uma evolução significativa dentro da plataforma que utilizava, até 2016, a cronologia das publicações para personalizar o feed dos usuários. Agora, os critérios foram definidos e é possível ter um maior controle sobre como potencializar as suas publicações.

Quais são os critérios do algoritmo?

Mas, para ter sucesso dentro da plataforma, é preciso entender quais são os critérios estipulados pelo algoritmo do Instagram. O que acha, então, de conferir os principais parâmetros para que uma publicação tenha maior ou menor destaque? Apesar de envolver alguns cálculos mais complexos, a plataforma definiu três critérios principais. Confira!

Interesse

O primeiro ponto a ser observado pelo Instagram é o comportamento do usuário e, consequentemente, os seus interesses e preferências. Quando um post tem um conteúdo similar às publicações anteriores que o usuário curtiu, ele é classificado de forma positiva e tem mais chances de aparecer no feed da pessoa. Ou seja, a rede social direciona os conteúdos mais similares com o interesse do usuário.

Temporalidade

Por mais que a ordem cronológica não seja o fator mais importante para exibir ou não um conteúdo para o usuário no Instagram, isso não significa que o critério não seja mais utilizado. Uma publicação que não recebeu comentários ou curtidas por muito tempo, por exemplo, tende a ser deixada de lado ao escolher quais publicações vão aparecer. Afinal, quem quer abrir o Instagram para ver conteúdos tão antigos?

Relacionamento

Qual é o grau de relacionamento entre o usuário que está observando e aquele que fez a publicação? Por isso, é muito comum que conteúdos de pessoas ou marcas que o usuário tem engajamento frequente costumam aparecer mais vezes. O Instagram entende que os comentários e curtidas, por exemplo, são uma forma de demonstrar interesse, e quanto mais próximo for esse relacionamento, mais chances da publicação ser vista.

Além disso, outros três sinais são levados em consideração, em um menor grau de importância, dentro dos critérios do algoritmo do Instagram.

Frequência

A frequência com que o usuário utiliza o Instagram também é levada em conta. O algoritmo identifica qual foi a última vez que a pessoa acessou a plataforma e prioriza a exibição das publicações que melhor atendem aos critérios listados acima desde a última visita.

Uso

O algoritmo também identifica se o usuário utiliza o Instagram em períodos curtos ao longo de um dia ou se a ideia é navegar por mais tempo. A forma como o usuário faz uso da plataforma, portanto, também impacta diretamente sobre os conteúdos que serão exibidos para ele em seu feed.

Seguidores

O Instagram também busca promover as suas páginas e os seus criadores de conteúdo. Pensando nisso, o algoritmo utiliza o máximo possível da lista de seguidores para exibir os conteúdos. A ideia é apresentar uma variedade de publicações de diferentes contas que se encaixem nos critérios.

Quais são os mitos e verdades sobre o algoritmo?

Alguns mitos sobre o algoritmo do Instagram circulam na internet, mas como saber se eles são verdadeiros ou não? Separamos algumas respostas para você!

O Instagram vai voltar a usar a ordem cronológica

Muitos usuários acreditam que o Instagram pode voltar a utilizar a ordem cronológica como critério para a exibição das publicações. Mas, de acordo com a própria plataforma, essa possibilidade não existe, já que os resultados da mudança são positivos. Em média, uma publicação passou a ser vista por mais de 50% dos seguidores desde que a alteração foi feita. Mito.

O Instagram não favorece fotos e vídeos

Os usuários do Instagram também questionam muito se o algoritmo da plataforma prejudica conteúdos com fotos e vídeos. Essa percepção é verdadeira, já que esses formatos realmente não são priorizados. A plataforma reforça, porém, que o feed exibe conteúdos mais personalizados, ou seja, uma pessoa que assiste poucos vídeos não vai receber tantas recomendações de conteúdos em vídeo. Verdade.

O Instagram esconde as publicações

Outra teoria muito comum é a de que o Instagram esconde alguns posts no feed. Isso não é verdade, a questão é que se uma publicação está muito longe de seguir os critérios listados acima, as chances de que o conteúdo apareça são muito mais baixas. A plataforma garante que o usuário consiga ver todas as publicações feitas se continuar atualizando seu feed. Mito.

Quais as 7 melhores táticas de explorar o algoritmo do Instagram?

Entretanto, na prática, o que fazer para explorar o máximo do algoritmo do Instagram? Confira as nossas dicas!

1. Entenda o algoritmo

A primeira dica é muito simples: conheça o algoritmo do Instagram. Assim como é preciso conhecer quais são os critérios para que a sua estratégia de e-mail marketing funcione sem ser acusada de SPAM, o mesmo pensamento deve ser utilizado ao construir as suas estratégias e ações dentro da rede social.

2. Invista em engajamento

Dê uma olhada nos principais critérios do algoritmo do Instagram e você perceberá que o engajamento é fundamental, certo? Então, não deixe de responder aos comentários, por exemplo. A sua empresa precisa se manter ativa no relacionamento com os outros usuários para se manter relevante.

3. Publique com frequência

Com um planejamento editorial em mãos, é fundamental que a sua marca se faça presente de forma constante nas redes sociais. Lembre-se: as publicações mais antigas não costumam ser bem vistas pelo algoritmo do Instagram, não é mesmo?

4. Não tente enganar o algoritmo

Lembre-se de que o mais importante dentro de uma rede social é a experiência do usuário. Sendo assim, o seu foco deve ser apenas nesse único objetivo. Ao tentar enganar o algoritmo, os resultados no curto prazo podem até aparecer, mas a tendência é que sejam mais limitados no longo prazo.

5. Saiba quando publicar

Outra importante estratégia para potencializar o algoritmo do Instagram é entender quais são os melhores momentos ao longo do dia para fazer as publicações, o que pode potencializar as chances dos seus conteúdos serem vistos.

6. Explore as hashtags

O uso de hashtags também deve ser feito com cautela e precisão. Como os gostos e preferências dos usuários são considerados pelo algoritmo, é importante saber explorar essas tendências e as hashtags são muito relevantes para segmentar as suas publicações.

7. Não se esqueça das métricas

As métricas também são fundamentais para que a sua equipe consiga entender a melhor forma de se comunicar com os consumidores dentro do Instagram. É preciso ficar de olho nesses indicadores para saber quais são as publicações que causam melhor impacto entre a sua audiência.

Conhecer todos os detalhes sobre o algoritmo do Instagram é, portanto, essencial para que o seu planejamento dentro da rede social funcione como esperado. A ideia é aproveitar os critérios e explorá-los nas suas ações, aumentando as chances de causar um impacto positivo na sua audiência e, consequentemente, fortalecer a sua presença digital.

Agora que você já sabe tudo sobre os critérios utilizados pelo algoritmo do Instagram e como utilizá-los da melhor forma, que tal aprender a utilizar o Instagram para fazer negócios? Baixe o nosso e-book gratuito sobre o assunto e saiba como explorar todos os recursos da plataforma!

author_image

Especialista em SEO no Logaster. O conteúdo criado por Dmytro sobre design, promoção de negócios e startups é publicado no Hubspot, Hongkiat, Techradar e em muitas outras plataformas. Nas horas vagas, ele gosta de aprender japonês.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.