SEO para iniciantes: como fazer que o seu site apareça no Google

Você criou um site e quer saber como fazer com que as pessoas visitem e gerem tráfego nele? Para desenvolver uma base de clientes sólida, é preciso que seu site ou loja online seja visível para os principais mecanismos de pesquisa. Hoje em dia até mesmo as pequenas empresas recém lançadas podem dominar a arte de SEO e alcançar uma boa classificação nos resultados de pesquisa! Leia este guia sobre SEO para iniciantes e descubra como dar os primeiros passos no mundo da otimização para motores de busca. 

  1. O que é SEO e por que as empresas precisam saber disso?
  2. Como melhorar o SEO do seu site
  3. Como acompanhar o desempenho do seu site
  4. Considerações finais

O que é SEO e por que as empresas precisam saber disso?

Você provavelmente sabe que SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca). Seu objetivo é fazer com que os motores de busca mais populares (principalmente o Google) identifiquem o seu site e o classifiquem em uma posição mais elevada nos resultados de pesquisa orgânica.

Dê uma olhada nas principais vantagens do SEO.

  • O SEO torna seu site visível para clientes em potencial. O SEO visa melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Você sabia que 75% dos usuários que buscam alguma coisa na Internet nunca olham além da primeira página de resultados oferecida? 
  • O SEO impulsiona o tráfego gratuito. A maior parte do tráfego que os sites recebem é orgânico. Pesquisas mostram que 70-80% dos usuários tendem a ignorar os resultados pagos, dando preferência à pesquisa orgânica. 
  • SEO impulsiona leads. De acordo com 61% dos profissionais de marketing B2B, o SEO e o tráfego orgânico geram mais clientes potenciais do que qualquer outra estratégia de marketing.

Como melhorar o SEO do seu site

A estratégia de SEO é composta por três partes: SEO interno, SEO externo e SEO técnico.

Otimização interna

O objetivo do SEO interno é fazer com que o seu site seja amigável, fácil de navegar e útil para os clientes em potencial. 

1. Construir um núcleo semântico

Os clientes em potencial vão encontrar a sua empresa através da busca de certas palavras e frases. É por isso que a otimização interna começa com a criação do chamado “núcleo semântico”. Vamos ver como fazer isso.

  • Se o seu site já estiver no ar e operando, você precisará descobrir quais palavras as pessoas usam em suas pesquisas quando precisam de um produto ou serviço que sua empresa oferece. Você pode fazer isso facilmente usando várias ferramentas inteligentes online Semrush, Serpstat, Google Search Console, etc.).
  • Expanda a lista de palavras-chave adicionando pesquisas semelhantes. Você pode fazer isso manualmente usando a pesquisa do Google. Adicione as dicas que aparecem quando você insere as palavras da pesquisa e as pesquisas relacionadas exibidas na parte inferior da página de resultados da pesquisa. 
  • Crie um núcleo semântico usando serviços online, por exemplo, o planejador de palavras-chave do Google Ads, o Key Collector, o Ahrefs e outros.
  • Descubra quais palavras-chave seus concorrentes estão usando para direcionar o tráfego. Use as ferramentas mencionadas acima, por exemplo, a Serpstat.

2. Adicionar metatags

“Title”, “Description” e “Alt” são as três meta tags mais importantes para o SEO. 

  • A meta tag “title” se refere ao título da sua página criado especialmente para algoritmos de pesquisa. Ele pode corresponder ao título visto pelos usuários ou ter uma aparência diferente. O título deve incluir as suas palavras-chave. O comprimento ideal de um título é de 60 caracteres. 
  • Já “description” é uma descrição do conteúdo da página. O comprimento ideal de uma descrição é de cerca de 150 caracteres. A descrição são as duas linhas de texto que você vê em cada entrada de pesquisa. A descrição também deve conter as palavras-chave. No entanto, ao contrário do título, a descrição é criada para usuários reais, e não para robôs. É uma mini apresentação do seu conteúdo, projetada para encorajar os usuários a clicar no seu link. 
  • A tag “Alt“ descreve imagens para os motores de busca. As imagens são classificadas pelo Google da mesma forma que o texto, o que lhes dá o poder de direcionar o tráfego para o seu site. Dito isso, certifique-se de incorporar as palavras-chave em suas tags alt.

3. Otimizar seu conteúdo

O Google prioriza conteúdo exclusivo e relevante que atenda às necessidades dos usuários. Quer você mesmo escreva seus textos ou contrate um redator profissional, seu conteúdo deve atender a uma série de critérios cruciais.

  • Seu conteúdo de texto deve conter as palavras-chave, mas sem fazer spam. Não adianta escrever textos de SEO que são estupidamente recheados de palavras-chave. O motor de busca pode distinguir facilmente um texto de spam de um conteúdo útil e rico em informações. Além disso, não se esqueça de incorporar as palavras-chave em seus títulos (H1), subtítulos (Н2, Н3, etc.) e no texto principal. 
  • Seu conteúdo deve ser único. O Google dá classificações mais baixas às páginas da web que duplicam o conteúdo de outra pessoa. Certifique-se de verificar se seus textos são únicos (precisa possuir pelo menos 90% de texto original). 
  • Seu conteúdo deve ser útil. O Google prefere as páginas que vão fornecer as melhores respostas para o que o usuário está pesquisando. 
  • Seu conteúdo deve ser estruturado. Uma estrutura simples e intuitiva aumenta as chances de um usuário ler seu conteúdo do início ao fim. Divida os textos em parágrafos, use títulos e listas numeradas ou com marcadores. Além disso, use uma fonte legível e fácil de ler.

4. Aperfeiçoe a funcionalidade do seu site

Se um usuário está tendo dificuldades para encontrar um determinado produto ou fazer um pedido em seu site, é improvável que ele permaneça em sua plataforma. 

  • O design do seu site deve ser moderno e minimalista. Ao sobrecarregar seu site com elementos de design e usar recursos visuais de baixa qualidade, você corre o risco de afastar seus clientes em potencial e terminar com uma classificação baixa no Google.
  • O design do seu site deve ser de fácil navegação. Um menu simples e sucinto, blocos lógicos de texto, botões CTA em destaque – tudo isso afeta diretamente a forma como os usuários perceberão o seu site e como os algoritmos de pesquisa classificarão o seu conteúdo.
  • O design do seu site deve refletir a identidade da sua marca. Se um usuário memorizar sua marca, é provável que ele volte para mais. Para deixar uma impressão duradoura em seus visitantes, você precisará de uma identidade visual de marca forte e coerente (cores, fontes, logotipo, etc.). Use o gerador de logos do Logaster para criar uma identidade de marca profissional em minutos!

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Além de um design esteticamente agradável, seu site também deve ser funcional. Você não só precisa ter todos os botões e outros elementos de interface na posição e tamanho certos, mas também é importante garantir que eles proporcionem uma experiência tranquila para o usuário e atendam às suas necessidades. Dependendo do tipo e do tema englobado pelo seu site, você precisará dos seguintes elementos:

  • formulário de cadastro;
  • chat online;
  • barra de pesquisa;
  • carrinho de compras;
  • botões CTA;
  • e outros elementos.

Otimização técnica

Abaixo está tudo o que você precisa fazer para garantir que o seu site online atenda aos requisitos técnicos do Google.

1. Criar um mapa XML

Um mapa XML inclui todas as páginas do site elegíveis para indexação dos motores de busca. Felizmente para os proprietários de sites, não há necessidade de criar um mapa XML por conta própria e manualmente. Você pode usar um dos vários programas disponíveis para isto, como o Mysitemapgenerator, Xml-sitemaps, etc. Para saber mais sobre como criar um mapa XML, clique aqui.

Além disso, é preciso que o seu site tenha um arquivo de texto denominado “robots.txt”. Ele contém páginas que não devem ser indexadas pelo Google, como a versão de testes do seu site, a versão para impressão, a página do carrinho de compras, a página das contas de usuário, etc. Aprenda mais sobre como criar um arquivo robots.txt. 

2. Verifique o protocolo de segurança

O protocolo de segurança se refere a uma combinação de letras antes do nome de domínio. Pode ser “http” ou “https”. O Google prioriza sites com o protocolo https, que é o protocolo seguro. Para habilitar o https você precisará obter um certificado SSL juntamente com o seu provedor de hospedagem. Esses certificados criptografam os dados enviados do servidor ao navegador do usuário e vice-versa- 

3. Aumente a velocidade de carregamento

Se um site leva até 2 segundos para carregar, a taxa de rejeição dele crescerá 103%. Cada segundo adicional reduz a taxa de conversão em mais 7%. 

Verifique a velocidade de carregamento do seu site usando ferramentas especiais, como o Google PageSpeed ​​Insights. Se o resultado deixa muito a desejar, pense em como acelerar seu site. 

4. Otimize os URLs

Seu endereço de URL ajuda os motores de busca e os usuários a entender melhor o seu site. Compare estes dois URLs: picnic.com/dishes/plates e picnic.com/fkld/890?=plates%82964. Obviamente, o primeiro URL terminará em posição superior nos resultados da pesquisa porque indica as informações contidas na página. Ao otimizar seus URLs:

  • use as palavras-chave;
  • evite dígitos e símbolos que não contêm informações úteis (?,%, +, etc.);
  • evite usar datas;
  • procure uma palavra curta e sucinta.

5. Desenvolva uma versão do site compatível com dispositivos móveis

A maioria das consultas atualmente são feitas em celulares. Desenvolva uma versão do seu site compatível com celulares e tablets para atender às necessidades do seu público. 

Otimização externa

Se o seu site for mencionado bastante em outras plataformas online, os motores de busca o classificarão em posições mais altas. Construir seus backlinks é uma tarefa desafiadora que requer muito tempo e esforço.

1. Crie conteúdo de alta qualidade

Para fazer os usuários compartilharem o seu conteúdo, é preciso atender a uma série de critérios vitais. O conteúdo que você cria deve ser único, rico em informações, útil, etc. (Já falamos sobre isso neste guia.) 

2. Use os principais canais de promoção

Dê uma olhada nos canais de promoção eficazes dos quais você pode se beneficiar.

  • Postagem como convidado em blogs. Insira um link para o seu site em um artigo, guia, avaliação, etc. escrito por você em outra plataforma online. 
  • Marketing coletivo. Publique backlinks para seu site em plataformas com conteúdo criado por usuários, como fóruns, sites de perguntas e respostas, etc.
  • Plataformas online onde seus concorrentes tendem a colocar seus backlinks.

Como acompanhar o desempenho do seu site

Para ver se seu trabalho está dando frutos, você precisa acompanhar os principais parâmetros de desempenho de seu site, como classificação do Google, tráfego, conversão, etc. Recomendamos que você comece com esses dois serviços indispensáveis.

  • O Google Analytics oferece um grande conjunto de ferramentas de rastreamento. Aprenda sobre suas origens de tráfego, principais consultas de pesquisa para sua empresa, dados demográficos de seu público-alvo, profundidade de rastreamento, conversões e muito mais.
  • O Google Search Console permite que você avalie o desempenho e o tráfego de pesquisa do seu site. A ferramenta informará como os algoritmos de pesquisa classificam seu conteúdo, quais consultas de pesquisa direcionam mais tráfego para seu site, quantos usuários clicam em seus links, quais sites mencionam sua marca, etc.

Considerações finais

Embora o SEO cubra uma vasta gama de habilidades e conhecimentos, você pode dar os primeiros passos para melhorar o seu site agora mesmo. Uma coisa importante a ter em mente é que o SEO não fornece resultados instantâneos. Você precisa dar aos algoritmos de pesquisa tempo suficiente para indexar e classificar seu site. Para solidificar seu sucesso, você precisa tornar o SEO uma parte integrante de sua estratégia de marketing.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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