Quanto custa o design de logotipo em 2021?

O logo da Nike custou apenas US $35, enquanto a Pepsi pagou US $1 milhão pelo deles. O custo do logo é afetado por muitos fatores que são especialmente relevantes para quem está começando um negócio. Leia o nosso artigo e saiba quanto custa criar um logo e qual estilo de logo é o ideal para a sua empresa.

Fatores que Afetam o Custo de um Logo

O preço do desenvolvimento de um logotipo pode variar de zero a várias dezenas de milhares de dólares. E, geralmente, isso vai depender dos seguintes fatores:

  • Método de criação. A opção mais barata é usar por conta própria programas de edição gráfica ou serviços online automatizados. Já a mais cara é contratar uma agência de branding e identidade visual para criar o seu logo.
  • Nível do designer. Quanto mais experiente for o designer, mais alto será o preço cobrado.
  • Região. Este fator é importante se você busca um serviço offline. Nas grandes cidades, o custo de um logo tende a ser maior do que nas cidades menores ou cidades do interior.
  • O número de ajustes. Se você não gostar do resultado e quiser que um designer modifique o layout do seu logo várias vezes, isso afetará o custo final.
  • Pacote do serviço. Outro fator importante é tudo que está incluso no pacote de serviço a ser adquirido. Pode ser que a entrega final seja apenas um arquivo em formato raster (esta opção não permite alterar o tamanho sem que a qualidade seja perdida), um conjunto de arquivos de vários formatos e tamanhos ou um conjunto completo de elementos de identidade visual (cartões de visita, papel timbrado, envelopes, manual de marca, etc).

Quatro Maneiras de Desenvolver um Logo 

1. Agência de Design

Nas agências, há equipes de trabalho de profissionais que oferecem uma gama completa de serviços de branding, incluindo pacotes de mídia social, design de souvenirs, materiais impressos, guias de uso da identidade visual corporativa, etc.

A principal desvantagem dessa opção é o preço. Pode variar de $3.000 a várias dezenas de milhares de dólares. Dificilmente uma pequena empresa poderá pagar por isso. Além disso, o processo de análise e estudo da empresa e desenvolvimento da identidade geralmente leva várias semanas.

Antes de fazer a sua escolha, estude cuidadosamente a reputação da empresa, avalie os comentários dos clientes e certifique-se de que o nível de especialização seja adequado para você. Para encontrar a agência de branding mais próxima, use o Google Maps:

2. Designer Freelancer

O custo dos serviços dependerá da experiência do designer. Os iniciantes podem definir um preço entre $200 e $800 em média, enquanto o trabalho de profissionais experientes pode variar de $800 a $2000. O tempo gasto no projeto é importante (pergunte sobre o custo, ou seja, se ele cobra por hora ou por projeto), bem como, o número de iterações. Para obter o resultado desejado, você precisa delinear claramente o Termo de Referência.

Os prazos dependem do seu acordo pessoal com um designer e variam de alguns dias a algumas semanas. Esteja preparado caso o freelancer perca prazos ou mesmo “desapareça” sem completar a tarefa.

Antes de solicitar o serviço, verifique o portfólio do designer para ver se ele se encaixa no seu estilo e estude o feedback deixado por outros clientes. Este tipo de profissional pode ser encontrado tanto offline na sua cidade quanto no mundo online em plataformas dedicadas para este tipo de serviço.

Dribbble

Uma comunidade online internacional de designers gráficos com milhares de portfólios para analisar e escolher gratuitamente. Eles também possuem uma opção de pesquisa paga. Por US $249 por mês, você terá acesso à área fechada da comunidade com os melhores profissionais e poderá postar anúncios especificando os critérios desejados.

Upwork

O maior serviço de profissionais freelancer do mundo onde milhares de designers com diferentes níveis de experiência e tarifas estão cadastrados. O serviço é gratuito. Você pode publicar um anúncio ou procurar especialistas por conta própria, filtrando por experiência, valores cobrados e área de especialização. As classificações, portfólios e avaliações de clientes o ajudarão a escolher o melhor profissional.

99designs

Esta comunidade de designers profissionais oferece dois métodos para você encontrar um freelancer ideal. Aqueles que já formularam uma tarefa podem postar um trabalho com requisitos específicos e selecionar um designer por feedback. Aqueles que não têm ainda uma ideia clara do conceito de identidade visual que desejam podem realizar uma competição publicando seus requisitos na comunidade. O preço do serviço começa em $299.

DesignCrowd

A plataforma é baseada em crowdsourcing. Você precisa criar um briefing explicando a tarefa desejada e o orçamento disponível para obter diversas ofertas dos designers. Você pode avaliar cada trabalho e pedir que os detalhes sejam alterados. Quando prontos, você só precisa escolher o seu layout favorito e baixar o arquivo. Publicar um pedido pode custar até $109.

3. Serviços Online

São geradores de logo que não requerem nenhum conhecimento especial do usuário, pois o processo de criação é totalmente automatizado. Você pode usar modelos prontos ou desenvolver o símbolo da empresa com base em seu nome. O processo leva apenas alguns minutos. Você pode editar o layout até obter o resultado desejado. Outra vantagem é a capacidade de fazer alterações sempre que precisar, mesmo depois de fazer o download do arquivo.

Embora os geradores online não ofereçam um design exclusivo, suas ferramentas permitem que você crie uma imagem verdadeiramente impressionante. Essa opção é perfeita para pequenas empresas, pois não leva muito tempo e o custo é mínimo (cerca de $80 em média).

Logaster

Este serviço online criará dezenas de opções de logotipo com base no nome e na área de negócios da sua marca. Você poderá editar qualquer um dos elementos do seu logo, alterando cores, fontes e gráficos. Baseado no logo criado, o gerador oferecerá um pacote completo de identidade visual para a sua empresa, incluindo cartões de visita, papel timbrado e manual da marca. O logotipo em baixa resolução pode ser baixado gratuitamente, enquanto as versões completas custam a partir de US $8,99.

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Designhill

Use a ferramenta de criação de logotipo Designhill para criar um logo profissional em minutos ou lançar uma competição e obter o logotipo desejado em seu orçamento. Os logotipos projetados pela comunidade de designers profissionais da Designhill são todos originais. Os designers os criam de acordo com o brief enviado por você. A comunidade de designers não usa clip-arts ou cópias de outros gráficos para criar o logo. Eles usam seu processo criativo próprio.

Canva

Escolha um modelo entre várias centenas disponíveis para qualquer indústria e o personalize alterando texto, fotos, cores e gráficos. Um arquivo de baixa resolução está disponível gratuitamente. Para usar o conjunto completo de recursos, você precisa assinar o serviço. A valor começa em $9,99 por mês e pode variar para mais dependendo das suas necessidades.

Spark.Adobe

Escolha o modelo mais adequado para você e altere cores, imagens, fontes e gráficos para encontrar o estilo que irá transmitir a “voz” da marca. A versão gratuita do Spark permite que você teste o serviço com um conjunto limitado de recursos. O custo mínimo do pacote pago é $9,99

4. Desenvolvimento do Logo por Conta Própria

Os editores gráficos permitem que você desenhe um logotipo exclusivo e dê vida a todas as suas ideias criativas. O preço de desenvolver um logo por conta própria (exceto o custo do software) é o seu tempo, pois você terá que desenvolver a identidade do zero, sem quaisquer modelos. Esta forma é adequada apenas para quem já tem certo grau de experiência em design.

Um dos editores gráficos mais populares é o Adobe Illustrator. Comece desenvolvendo o conceito do logotipo, crie elementos visuais para expressar a identidade visual de sua marca e salve o arquivo no formato que desejar. O uso do programa custa no mínimo US $20,99 por mês.

Como Escolher a Maneira Ideal para Criar um Logo? 

Em primeiro lugar, pense a respeito do seu orçamento, prazos e expectativas. Vamos detalhar esses critérios:

  • Orçamento. Se você tem menos de $100 para gastar com branding, opte por usar geradores online ou desenvolver o seu logo por conta própria editores gráficos. Se você tiver um orçamento maior disponível, então recorra a freelancers ou agências de branding.
  • Tempo. A maneira mais rápida de criar um logotipo é usando serviços online. Trabalhar com agências será mais demorado.
  • Ideia. Para quem sabe exatamente o resultado final que deseja, a melhor escolha seria o Illustrator se você tiver tempo e conhecimento ou contratar um designer, se você puder fornecer a ele uma descrição precisa e detalhada da sua ideia. Se você não tem ideia do logotipo que precisa, a melhor opção será usar serviços online que permitem escolher a partir de modelos prontos.Uso. Você precisa apenas de um logotipo ou de um pacote completo de identidade visual para a sua empresa? Se você não precisa do pacote de serviço completo, comece com geradores online, onde uma pequena versão do logo pode ser baixada gratuitamente.

Confira a nossa tabela para comparar todas as maneiras:

Ferramenta de criação de logoCustoPrazosOpção de Edição Mediante Solicitação
Agências de BrandingDe $ 3.000 a várias dezenas de milhares de dólaresVárias semanasNão
Designers Freelancers$200 – $2000Vários dias à várias semanasNão
Serviços Online$0 – $80Em poucos minutosSim
Desenvolver Logo por Conta PrópriaA partir de $ 20,99Várias horas à vários diasSim

Como as Startups Criam Logos para Seus Negócios: Uma Pesquisa do Logaster

O Logaster realizou uma pesquisa com 1.200 pequenas empresas localizadas nos países pós-soviéticos, EUA, Brasil, Canadá, Alemanha, Espanha, França e outras partes do mundo. O objetivo da pesquisa foi descobrir como os empresários lidam com a tarefa de criar um logo para seu negócio. Os entrevistados foram questionados sobre seus métodos preferidos de criação de logo, orçamento e muito mais. Vamos dar uma olhada em tudo o que a pesquisa revelou!

Orçamento

A maior parte dos entrevistados (53,9%) está disposta a gastar menos de US $100 em um logotipo, enquanto 20,5% gostariam de obtê-lo gratuitamente. Apenas 19,2% dos empreendedores estão dispostos a abrir mão de US $100-500. Já para 6,4% dos entrevistados o orçamento para um logo ultrapassa os US $500.

Como você pode ver, apenas 1 em cada 4 startups pode pagar os serviços de um designer freelance ou agência de design. Todas as outras empresas precisam criar um emblema por conta própria ou usar criadores de logotipo online.

Relação preço/qualidade

38,2% dos entrevistados apontaram a alta qualidade como fator decisivo na tomada de decisões de branding. 33,6% optam por uma boa relação qualidade-preço. Os 12,5% restantes das empresas colocam o preço em primeiro lugar.

Tempo

A pesquisa revelou que 44,6% das startups estavam dispostas a esperar até uma semana para receberem o logotipo. 25% dos entrevistados estão dispostos a esperar até um mês. Lembre-se de que essas são expectativas padrão se você estiver usando os serviços de designers freelancers e agências de design.

Para 17,8% das empresas, o tempo ideal para criar um logotipo é de 1 a 2 dias. Ao mesmo tempo, 7,9% dos entrevistados esperam obter um emblema dentro de 24 horas. Esses tempos curtos só são possíveis se você mesmo estiver criando um logotipo ou usando um gerador de logotipo online.

Período de criação do logo desde o lançamento da empresa

A maioria dos empreendedores (78,6%) desenhou seu logotipo antes de abrir sua empresa. Outros 16% das startups projetaram um emblema entre 2 e 3 meses após o lançamento do negócio, enquanto 5,3% esperaram um ano inteiro antes de começar a bolar a identidade visual da marca e fazer branding.

Método

Mais de um terço (36,7%) dos entrevistados confiou nos fabricantes ou geradores de logo online para criar seu emblema. Outros 23,7% têm confiança e habilidade para desenhar um logo por conta própria. Designers freelance e estúdios de design são os métodos preferidos de 20,4% e 19,2% das empresas, respectivamente.

Importância

88,6% dos proprietários de empresas estão convencidos de que um logotipo é um fator crucial para aumentar o reconhecimento da marca e fortalecer a posição no mercado. Apenas 11,4% acham que um logo tem pouca importância.

Conclusão

O logo é um ponto de referência para a construção de uma personalidade única de marca. Ter um emblema cativante e facilmente identificável é uma necessidade absoluta para qualquer empresa. A boa notícia é que um logo bacana pode ser criado de muitas maneiras diferentes. Você não terá nenhum problema em escolher o método de criação de logotipo que se adapta às suas necessidades e orçamento!

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Editor de blog e especialista em marketing de conteúdo na Logaster. Especialista em web marketing e branding. É capaz de explicar conceitos complexos com simplicidade. Os artigos da Natalia contêm diretrizes bastante úteis sobre como criar uma marca de sucesso e promovê-la online.

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