Como Escolher as Imagens Certas para Fazer Branding de Primeira Linha

Estima-se que em média uma pessoa veja entre 6.000 a 10.000 anúncios por dia. Isso ocorre tanto nos sites das empresas e páginas de redes sociais quanto na rua em locais físicos. E uma coisa que todos esses pontos de contato têm em comum são as imagens. Como você encontra imagens atraentes que chamam a atenção dos possíveis clientes e aumenta o reconhecimento da sua marca? Este guia trará todas as respostas para as suas dúvidas!

  1. A imagem de uma marca e por que precisamos dela
  2. Como escolher as imagens certas
  3. Quais tipos de imagens constroem a imagem da marca
  4. Como usar a imagem da marca da maneira correta
  5. Como marcas famosos constroem a sua imagem
  6. Resumindo

A imagem de uma marca e por que precisamos dela

Pense em quantas imagens de marcas você viu hoje. Anúncios do Facebook, outdoors, logos em canetas, fotos em e-mails e assim por diante. Embora você possa não se lembrar de todas elas, o seu subconsciente com certeza coletou e processou todas essas informações vistas por você.

A imagem da marca consiste em todo o espectro visual da empresa, desde imagens e gráficos até a fontes a fotos em banners para propaganda. Além de criar uma imagem visual, a imagem da marca desempenha uma série de outras funções importantes.

  • A imagem da marca conta a história da sua empresa. Ela é tradicional ou moderna? Reservada ou aberta? Dependendo da personalidade da sua marca, ela pode chamar a atenção de um público-alvo bem específico e despertar a confiança deles. 
  • A imagem da marca diferencia você dos concorrentes. Uma imagem da marca que seja original é uma ótima ferramenta para diferenciar a sua empresa da concorrência. 
  • A imagem da marca intensifica bastante o reconhecimento da sua empresa. As pessoas tendem a memorizar imagens melhor do que palavras. É por isso que você deve usar imagens em todos os seus pontos de venda e contato com as pessoas, assim seus clientes em potencial sempre associarão a sua empresa a determinadas imagens, fazendo com que elas lembrem de você com mais frequência.

Como escolher as imagens certas

Antes de começar a escolher as ferramentas visuais, você precisa analisar seu negócio e seu público-alvo.

1. Determine a personalidade da sua empresa

Infelizmente não existe uma receita de bolo pronta que funcione para toda e qualquer empresa. Os clientes tendem a acreditar em empresas que são sinceras e autênticas. Como fazer para determinar a personalidade de sua empresa?

  • Descreva que tipo de negócio você está fazendo e qual é a sua vantagem competitiva. 
  • Pense em seus valores e na sua missão. No que você acredita? Por que você começou seu negócio? 
  • Faça uma lista de palavras-chave que podem ser associadas a história, missão, objetivos, produtos, etc da sua empresa. 
  • Descreva sua marca com três adjetivos, como se ela fosse uma pessoa (ex: “engraçada, ousada, direta” ou “genuína, discreta, autoconfiante”).

2. Analise seu público-alvo

A imagem da sua marca tem como alvo seus clientes em potencial. Para entender melhor o seu público, você precisa criar o perfil do seu cliente médio. Um perfil de cliente envolve as seguintes informações:

  • informações demográficas (idade, sexo, país, ocupação, estilo de vida);
  • características psicográficas (quais são os medos e desejos deles? Em que eles acreditam? Por que eles preferem o seu produto?).

3. Escolha as ferramentas certas

Comece com o básico da identidade visual da sua marca. Escolha os elementos que estarão presentes em cada imagem:

  • cores;
  • formas;
  • fontes.

Cada um desses elementos afeta a maneira como o cliente percebe a sua empresa. Por exemplo, as fontes com serifa trazem um ar mais clássico e elegante para a sua marca. A cor vermelha é associada à energia, perseverança e paixão. As formas arredondadas transmitem sensações de harmonia e paz. 

Os elementos visuais escolhidos devem estar de acordo com a personalidade da sua empresa e aos gostos do seu público-alvo. Esqueça suas preferências pessoais. Ao criar imagens para a sua marca, faça a seguinte pergunta: “Essa imagem é boa para atrair clientes?” 

Quais tipos de imagens constroem a imagem da marca

Com base em seus objetivos, você pode usar vários tipos de conteúdo visual para se conectar ao seu público.

Logo

O logo é o principal símbolo visual da sua empresa. Ele reúne todos os outros elementos da identidade visual da sua marca, como formas, cores, fontes, etc. Um logo é usado em todos os pontos de contato com seus clientes em potencial, desde um papel timbrado de marca até a marcas d’água em fotografias. Um logo de alta qualidade deve ser simples, exclusivo e marcante.

Você tem três maneiras de criar um logo.

  1. Você mesmo pode desenhar. Para isso, você precisará de conhecimentos básicos de design, habilidades para trabalhar em editores gráficos e algum tempo livre. 
  2. Contratar um designer profissional. Esta é a opção mais cara. Prepare-se para gastar no mínimo uns dois mil reais. Além disso, você precisará preparar diretrizes claras e detalhadas para transmitir a informação correta para que o designer gráfico escolhido possa criar a sua arte. 
  3. Usar geradores de logo online, como o Logaster. Esta é a maneira mais rápida e fácil de obter um logo profissional. Basta digitar o nome da sua empresa e o seu ramo de atividade para receber dezenas de opções de logos prontos para serem usados e adequados para a sua marca!

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Fotos e vídeos

As postagens nas redes sociais com imagens geram entre duas a três vezes mais engajamento do que as publicações apenas com texto. O mesmo se aplica aos anúncios, sites, design de interiores de uma loja ou escritório etc. Nunca use fotos de outras pessoas sem a devida autorização. A violação de direitos autorais pode afetar muito seu orçamento e a sua reputação.

Vamos dar uma olhada nas principais maneiras de criar um conteúdo de foto e vídeo.

  1. Faça Você Mesmo (DIY). Você precisará de uma câmera profissional (ou um smartphone com uma bela câmera) e de conhecimento básico em fotografia. Esta é uma ótima solução para startups que não têm orçamento suficiente para uma sessão de fotos profissional. 
  2. Contratar um fotógrafo/videomaker Faça uma lista de profissionais qualificados e examine os seus portfólios. Escolha o profissional cuja visão criativa se aproxima da sua. 
  3. Usar sites de banco de imagens. Os sites de banco de imagens oferecem uma infinidade de fotos feitas por fotógrafos experientes. Sites como Shutterstock e iStockphoto lidam com conteúdo pago. Se você está procurando imagens gratuitas, use o Pixabay ou o Pexels. Contudo, tenha em mente que os bancos de imagem possuem uma grande desvantagem: as fotos que eles oferecem não são exclusivas suas.

Ilustrações e animações

Ilustrações e animações são uma boa alternativa de conteúdo fotográfico e de vídeo. Além disso, é mais uma maneira eficaz de destacar a sua empresa das demais. Usando este tipo de conteúdo, você pode retratar qualquer ideia, desde conceitos abstratos a criaturas de contos de fadas. 

A melhor maneira de criar estas ilustrações e animações de forma atraente é contratando um designer profissional. Um designer consumado será capaz de transcender a personalidade da sua marca por meio de seu trabalho.

Como usar a imagem da marca da maneira correta

Para fazer todos os seus elementos visuais funcionarem em harmonia, você precisará seguir algumas regras simples. 

Escolha os pontos de contato

Faça uma lista de plataformas on-line e off-line onde você usará seu logo, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo visual. Faça o seguinte checklist para determinar as plataformas apropriadas:

  • fotos de perfil e imagens de capa nas redes sociais;
  • publicações nas redes sociais;
  • site e app para celular;
  • ilustrações e assinatura de e-mail;
  • vitrines, decoração do interior de uma loja ou escritório;
  • anúncios online e banners físicos.

Veja quais tipos de conteúdo geram funcionam melhor para a sua empresa e concentre-se nos elementos que melhor geram engajamento.

Busque coerência em suas imagens.

Independentemente de onde você for utilizar as suas imagens, elas precisam compartilhar um estilo visual coerente e evocar associações em seus potenciais clientes que estão de acordo com a personalidade da sua marca. Uma marca visualmente coerente é mais fácil de ser lembrada e reconhecida. 

Crie um manual de marca

O manual de marca é essencial para desenvolver um estilo visual coerente. É um conjunto de diretrizes informando como os elementos de identidade visual da sua marca devem ser utilizados. No manual de marca é informado quais são as cores, as fontes, as formas e os padrões gráficos que você obrigatoriamente deve utilizar ao criar qualquer peça publicitária, publicação, gráfico ou imagem. Ele contém a descrição do seu logo, da fonte escolhida, de como aplicar e fazer fotografias, além de informar como trabalhar com outros elementos visuais da sua marca. Compartilhe uma cópia de seu manual de marca com todos os envolvidos na criação de seu conteúdo visual. 

Como marcas famosos constroem a sua imagem

Encontre uma empresa de primeira linha cuja personalidade seja semelhante à da sua marca. Descubra quais ferramentas e técnicas visuais a empresa usa em sua marca. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de marketing de sucesso. 

Tiffany

A cor azul é considerada a marca pessoal inegável desta icônica marca. Além disso, a empresa é conhecida por sua fonte serif clássica, que cria associações instantâneas com luxo, prestígio e status social elevado. 

Além da forte identidade visual em todos os seus pontos de contato tradicionais, a Tiffany faz uso ativo da técnica de marketing indireto (product placement). A loja principal da Tiffany na 5th Avenue em Nova York e as belas joias da Tiffany com sua lendária caixinha azul estrelaram vários filmes de Hollywood, incluindo Bonequinha de Luxo, Sintonia de Amor e Noivas em Guerra.

Apple

A Apple faz um ótimo trabalho mantendo uma identidade de marca coerente ao longo dos anos. A empresa optou pelo minimalismo em sua identidade de marca, design do site e design de suas lojas físicas. O conciso esquema de cores em preto e branco e o logo da maçã mundialmente reconhecido são marcas registradas da gigante de TI. 

Quando se trata de branding nas redes sociais, a Apple conta com o conteúdo feito diretamente por seus usuários. As fotos dos iPhones, iMacs e outros dispositivos da Apple feitas por seus proprietários funcionam melhor do que qualquer anúncio!

Starbucks

A marca de café é conhecida por seu icônico logo de sereia e seus deliciosos cafés. Você pode ver o emblema da Starbucks nas xícaras, canecas, camisetas e outras superfícies. Os fãs da Starbucks adoram compartilhar fotos de marca e outras imagens nas redes sociais. Como resultado, o belo logo da Starbucks se tornou um dos emblemas corporativos mais reconhecidos do mundo.

Além de seu logotipo deslumbrante, a Starbucks tem muito orgulho da decoração interna exclusiva de suas cafeterias. A empresa usa cores acolhedoras e neutras para transmitir a ideia de simplicidade e paz. Dessa forma, todas as cafeterias Starbucks emanam as mesmas vibrações criando uma atmosfera familiar para os defensores leais da marca onde quer que estejam.

GoPro

A GoPro permite que milhões de pessoas em todo o mundo criem um conteúdo visual impressionante e exclusivo. Ousada e aventureira, a personalidade da marca brilha em cada foto e vídeo feito com uma máquina GoPro. 

O conteúdo visual da GoPro funciona como uma prova do produto, dando aos clientes em potencial uma amostra das emoções que eles experimentarão ao usar uma máquina GoPro. Essa estratégia aproxima a empresa do público-alvo e incentiva as pessoas a experimentarem as avançadas tecnologias da GoPro.

Resumindo

Ao fazer uma compra, o cliente se orienta não só pela qualidade do produto, mas também pelas características e valores da empresa. A melhor forma de transmitir a personalidade da sua empresa é por meio da imagem da sua marca. Crie um logo e outros elementos visuais que transmitem a personalidade única da sua empresa, fazem você se diferenciar da concorrência e que forjam um vínculo emocional com seu público-alvo. 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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